Contente
Sandy gyroporus é um representante da família Gyroporov, o gênero Gyroporus. Os sinônimos para este nome são termos latinos - Gyroporus castaneus var. Amophilus e Gyroporus castaneus var. Ammophilus.
Qual a aparência de um giroporo arenoso
Espécies não comestíveis e venenosas
Em um jovem giroporo, uma capa arenosa é convexa ou hemisférica, depois de um tempo torna-se prostrada com bordas levantadas. Seu tamanho varia de 4 a 15 cm de diâmetro.A superfície é seca, lisa, sem brilho, em alguns exemplares notam-se pilosidade fina. Inicialmente, a capa do gyroporus arenoso é de coloração rosada ou ocre, adquirindo gradativamente tonalidades amareladas com zonas rosadas. Nesse caso, as bordas são sempre mais claras do que a parte central da tampa. O himenóforo é tubular, rosado ou de cor creme, não muda de cor com o contato. Os túbulos são curtos e finos, livres da capa. Os poros são monocromáticos, bastante pequenos na fase inicial de maturação, mas alargam-se com a idade.
A perna do giroporo arenoso é cilíndrica, alargada na base. Nos presentes juvenis da floresta, ela é pintada de branco, à medida que vai crescendo vai adquirindo um tom semelhante a um chapéu. A superfície é lisa. A estrutura é esponjosa com cavidades (câmaras), e o exterior é coberto por uma crosta dura.
A carne do gyroporus arenoso é bastante frágil, em espécimes velhos torna-se esponjosa. É pintado na cor rosa-salmão, mas na idade adulta pode adquirir tonalidades azuladas. Tem um sabor adocicado e cheiro não expresso.
Onde o giroporo arenoso cresce
Na maioria das vezes, a espécie em questão é encontrada na temporada de outono em áreas costeiras, florestas de coníferas ou dunas. Ao se estabelecer, o gyroporus arenoso prefere solos calcários. Pode crescer sozinho ou em pequenos grupos. Mais comum na Europa.
Gêmeos gyroporus Sandy
Na aparência, o considerado presente da floresta é muito semelhante ao gyroporus da castanha.
A castanha Gyroporus é um cogumelo comestível condicionalmente
As características distintivas do gêmeo são a cor enferrujada ou marrom-avermelhada da tampa, bem como um himenóforo tubular amarelado.
É possível comer giroporos arenosos
Esta instância pertence à categoria de cogumelos não comestíveis. Além disso, o gyroporus arenoso contém substâncias tóxicas.
Sintomas de envenenamento
Comer este cogumelo causa distúrbios gastrointestinais a longo prazo.
Muitas vezes acontece que, por negligência ou ignorância, uma pessoa pode comer um cogumelo venenoso. Neste caso, algumas horas depois de comer giroscópio arenoso, a vítima sente os primeiros sintomas de envenenamento:
- náusea;
- diarréia;
- dor de estômago;
- vômito.
A duração das consequências desagradáveis depende da quantidade de cogumelos ingeridos, do peso corporal da pessoa e das características individuais.Assim, o período médio de sintomas negativos dura cerca de 6-7 horas, mas em certas circunstâncias pode durar várias semanas.
Primeiros socorros para envenenamento
Em caso de envenenamento por giroporo arenoso, a vítima deve prestar imediatamente os primeiros socorros:
- O primeiro passo é lavar o estômago para eliminá-lo das toxinas. Para fazer isso, dê 1 litro de água salgada para beber e induza o vômito. Este procedimento deve ser repetido pelo menos 2 vezes.
- Se a vítima não tiver diarreia, pode-se oferecer 1 colher de sopa de vaselina ou óleo de rícino.
- Você pode limpar o intestino de substâncias nocivas usando qualquer sorvente. Por exemplo, dê ao paciente carvão ativado e polissorb.
- Após todas as ações acima, a vítima precisa organizar repouso na cama e fornecer bastante bebida. Água mineral pura ou sem gás, bem como chá preto forte, são suficientes.
Conclusão
Externamente, o giroporo arenoso não parece pior do que cogumelos comestíveis. No entanto, você deve estar ciente de que este espécime é venenoso e é extremamente proibido usá-lo para alimentação. Mas se isso ainda aconteceu, você não deve se automedicar. Portanto, quando ocorrerem os primeiros sintomas, é recomendável chamar uma ambulância com urgência ou entregar o paciente ao hospital por conta própria.