Contente
Gyrodon merulius é um representante da família dos Porcos (Paxillaceae), de acordo com outras fontes, alguns micologistas estrangeiros acreditam que a espécie pertença a Boletinellaceae. Na literatura é conhecido pelo nome científico de Boletinéllus merulioides, bem como Gyrodon merulioides.
Qual é a aparência de Gyrodon Merulius?
A capa tubular atinge grandes tamanhos - de 6 a 12-15 cm, o que depende da duração do período de crescimento e do solo rico em húmus. Na fase inicial de desenvolvimento, o topo do girodonte é convexo, com a borda voltada para cima, então levemente deprimido no meio do plano do chapéu, ou mesmo em forma de funil. A superfície da capa dos cogumelos merulius parece irregular, frequentemente ondulada irregularmente. A pele da parte superior é lisa e seca. A cor é do marrom amarelado ao marrom. Mesmo com uma ligeira lesão na camada tubular inferior da capa, de cor amarela escura ou verde-oliva, a tonalidade natural muda para azul esverdeado.
A massa de esporos é marrom-ocre. No meio do gorro, a polpa é densa, mais fina nas bordas, amarelo claro ou amarelo intenso. O cheiro não é expresso.
Em Gyrodon, a perna em forma de merúlio é muito baixa em comparação com o tamanho do gorro - não mais do que 4-5 cm. É excêntrica na estrutura. Acima, a cor é igual à da parte inferior do gorro, e na base da perna é marrom-escuro.
Onde Gyrodon Merulius cresce
Os cogumelos Merulius são bastante raros, comuns na Europa, Ásia, especialmente no Extremo Oriente, na América do Norte - em florestas onde há uma camada de folha caduca espessa. Grandes corpos frutíferos crescem em clareiras e bordas de floresta. Normalmente encontram-se pequenas famílias de girodontes, às vezes os cogumelos crescem sozinhos. Há informações de que girodontes são encontrados com mais frequência sob os freixos. A frutificação do Merulius começa em junho e vai até outubro.
É possível comer Gyrodon Merulius
Os corpos de frutificação de uma espécie rara são comestíveis condicionalmente, de acordo com algumas fontes, eles são considerados comestíveis condicionalmente. Muito provavelmente, os girodontes em forma de merúlio, como os amieiros, pertencem às categorias 4 ou 3 em termos de valor nutricional, uma vez que a polpa não tem um cheiro e sabor característicos de cogumelo particularmente pronunciados. Como todos os cogumelos, os girodones Merulius são valorizados por seu alto teor de proteínas e vitaminas B.
Falsas duplas
Não há contrapartes falsas e venenosas em Gyrodon Merulius. Existe uma espécie semelhante, tão rara quanto - podalder, ou Gyrodon lividus em latim. O cogumelo também é considerado comestível ou condicionalmente comestível, com relativamente pouco valor nutricional. Características dos pomares de amieiro, que são muito raras, principalmente perto de amieiros, e são comuns apenas na Europa:
- na parte superior, a pele é amarelo-leucocitária, às vezes acinzentada ou marrom;
- a superfície da perna é mais clara que o gorro, com áreas avermelhadas;
- o plano tubular inferior desce até a perna;
- parte da polpa amarelo claro, que está localizada na camada inferior, perto dos túbulos, torna-se ligeiramente azul após quebrar.
Regras de coleta
Merulius é coletado em locais ecologicamente limpos, longe de zonas industriais e estradas densamente carregadas. Devido ao corpo frutífero apresentar estrutura tubular, não apresenta falsos homólogos venenosos. Se forem encontrados amieiros, que são tão raros quanto merulius, eles têm um valor nutricional semelhante, bem como ausência de cheiro e sabor pronunciados. Ambas as espécies, pertencentes ao mesmo gênero Girodon, frutificam de meados do verão a outubro.
Usar
Antes de cozinhar, os cogumelos raros são embebidos por 2-4 horas e, em seguida, fervidos ou fritos por 20-30 minutos. É aconselhável não misturar boletins tipo merúlio com outros tipos, exceto para fritar. As matérias-primas também são utilizadas para sopas e molhos, uma vez que os cogumelos são ricos em proteínas e vitaminas B. Os boletins do tipo Merulius são consumidos apenas após a colheita, raramente são colhidos para uso futuro.
Conclusão
Gyrodon merulius é um cogumelo comestível condicionalmente, embora sua polpa não tenha um sabor característico de cogumelo. Corpos de frutificação jovens e fortes são adequados para a coleta. Antes do uso, os corpos de frutos selecionados e descascados são embebidos, após o que são tratados termicamente.