Contente
Hydnellum odorífero (Hydnellum suaveolens) pertence à família Bunker e ao gênero Hydnellum. Classificado em 1879 por Peter Carsten, o fundador da micologia na Finlândia. Seus outros nomes:
- homem negro odorífero, de 1772;
- ouriço de frango, desde 1815;
- calodon suaveolens, de 1881;
- phaeodon suaveolens, de 1888;
- homem negro do norte, de 1902;
- hydnellum rickeri, de 1913;
- sarcodon gravis, desde 1939
Qual a aparência do hidnelo odorífero?
Apenas os corpos frutíferos que apareceram têm uma forma cônica em forma de uma capa engrossada em um caule fino. Áspero, pode ser arredondado ou angular, quase quadrado ou informe. O ápice é arredondado-convexo, com irregularidades onduladas, depressões e tubérculos. Depois torna-se plano, em forma de disco com uma depressão no centro, e depois em forma de tigela, com bordas em relevo. O diâmetro varia de 3-5 cm a 10-16 cm na idade adulta.
A superfície é aveludada pubescente, mate. A cor dos cogumelos jovens é branca como a neve, então muda para um cinza sujo com manchas marrom-acastanhadas ou bege nas depressões. Nos espécimes adultos, a parte central apresenta uma cor café-leite, bege-marrom, marrom-avermelhada, e ao longo das bordas apresenta uma borda branco-acinzentada.
A polpa é dura, fibrosa, com coloração em camadas, do caule mais escuro, preto-azulado, ao topo-azul-acinzentado, com cheiro muito pronunciado de anis ou amêndoa.
A perna é piramidal, irregular, rígida fibrosa. A cor é marrom-azulada. A altura é de 1 a 5 cm, o diâmetro de 2 a 9 cm A superfície é aveludada, recoberta de penugem macia, ao ser pressionada muda de cor para mais escura. O himenóforo é em forma de agulha e parece um matagal de pólipos marinhos. Os espinhos costumam ser localizados, com até 0,5 cm de comprimento, brancos ou acinzentados, bege-claro com a idade, marrons. O pó do esporo é marrom.
Falsas duplas
Gidnellum odoroso pode ser confundido com representantes de sua própria espécie, especialmente em uma idade jovem.
Hydnellum caeruleum. Não comestível. Sua carne é cinza-azulada. Pode ser distinguido pelo caule laranja brilhante dos cogumelos jovens.
Hydnellum Peka. Não comestível (algumas fontes afirmam ser venenoso). Difere em gotas de suco vermelho-sangue em toda a superfície do corpo frutífero. Capaz de se alimentar de corpos de insetos presos em seiva pegajosa.
Onde cresce o hidnelo odorífero
Hidnelo odorífero é muito raro. Ao mesmo tempo, seu habitat é muito amplo: todo o território da Eurásia, América do Norte. Prefere florestas de abetos e pinheiros, bem como mistas, coníferas-decíduas.Cresce nas montanhas, junto a pinheiros e cedros, em solos arenosos e rochosos. O micélio começa a dar frutos no final do verão, o crescimento continua até a geada em outubro-novembro.
Se a planta simbionte estiver ausente, esses corpos frutíferos viverão como saprótrofos.
É possível comer hidnelo odorífero
O hidnelo odorífero é classificado como cogumelo não comestível devido à sua polpa dura e amarga e baixo valor nutricional. Nenhuma substância tóxica foi encontrada em sua composição.
Conclusão
Hidnelo odoroso é um cogumelo interessante do gênero Hydnellum e da família Bunker. É extremamente raro em planícies de coníferas e florestas montanhosas, principalmente em solos arenosos. Formando uma simbiose com as árvores, fornece-lhes os minerais necessários para o desenvolvimento. Você pode encontrá-lo na Europa, Rússia, Ásia, América, no outono. Não comestível, não é venenoso. Tem contrapartes semelhantes.