Contente
Gidnellum enferrujado ou marrom escuro é um cogumelo da família Banker. O corpo do fruto desta espécie tem uma estrutura específica, um pouco como uma moita côncava com um pedúnculo curto. O Gidnellum enferrujado tem uma característica única - ele cresce cheio de obstáculos.
Como é o gidnellum enferrujado?
O corpo frutífero do fungo é organizado de acordo com o esquema clássico: consiste em um gorro e uma perna. Às vezes é difícil distinguir a transição de uma parte para outra, porque devido à estrutura especial do himenóforo, a fronteira de separação entre eles praticamente não é detectada. Em alguns exemplares, ao contrário, a perna é bem definida e tem um comprimento relativamente longo.
O diâmetro do gorro varia de 5 a 10 cm, enquanto na juventude do fungo é redondo ou clavado. Com a idade, uma concavidade quase imperceptível aparece nele, e os espécimes antigos parecem uma tigela ou funil. A superfície da tampa contém um grande número de tubérculos. No entanto, é aveludado e tem uma estrutura quase uniforme (exceto por um centro mais duro).
A cor do gorro na juventude é branca, com a idade muda para castanho claro. Às vezes, aparecem gotas de líquido vermelhas ou roxas que, quando secas, cobrem o hidnelo com manchas de ferrugem de vários tons de cinza.
A polpa do cogumelo tem, na verdade, duas camadas. O invólucro fibroso externo esconde um tecido branco denso. No centro do gorro, a polpa é muito dura, de consistência semelhante a couro. Com o crescimento do corpo frutífero, envolve os diversos obstáculos encontrados na forma de galhos, cânhamo e pedras.
A perna tem um comprimento de cerca de 2 a 5 cm, mas por fora é coberta por um tecido macio com tonalidade marrom-acastanhada. A estrutura da camada externa da perna é semelhante em consistência à camada superior do gorro e difere apenas na coloração.
O himenóforo do hidnelo da ferrugem tem uma estrutura espinhosa. Consiste em muitos segmentos, com vários milímetros de comprimento, pendurados na parte inferior da tampa. A sua cor nos cogumelos jovens é branca, nos maduros - castanho escuro ou castanho. Mesmo com um leve toque, os espinhos se quebram. Os esporos são amarelados.
Onde cresce a ferrugem hidnelo
Pode ser encontrada em todo o clima temperado e subtropical do Hemisfério Norte. Espécimes de ferrugem Hidnellum podem ser encontrados no norte da Escócia e na Escandinávia. Para o leste, ele se espalha até as margens do Oceano Pacífico. Vastos habitats são encontrados na Europa Central, na Sibéria Ocidental e no norte da África.
Forma micorriza com coníferas. Adora tipos de substrato musgoso, bem como solos altamente ácidos. Eles irão se estabelecer de boa vontade nas fronteiras de vários tipos de terreno: bordas de florestas, prados, ao longo de caminhos. Muitas vezes, pode ser visto próximo à casa de uma pessoa.A frutificação ocorre em meados do verão e dura até outubro.
É possível comer hidnelo enferrujado
De acordo com a classificação moderna, esta espécie é classificada como não comestível. Ao mesmo tempo, muitos pesquisadores notam um aroma bastante forte de corpos frutíferos, semelhante ao cheiro de farinha recém-moída.
Conclusão
A ferrugem Hydnellum é um fungo não comestível da família Bunker, comum no clima temperado do Hemisfério Norte. Uma característica desta espécie é a capacidade de seu corpo de frutificação crescer sobre obstáculos com o aumento de tamanho. O cogumelo tem um himenóforo em forma de espinho, incomum para muitos representantes do Reino.