Contente
Geóporo arenoso, Lachnea arenosa, Scutellinia arenosa é um cogumelo marsupial que pertence à família Pyronem. Foi descrito pela primeira vez em 1881 pelo micologista alemão Leopold Fuckel e há muito tempo é chamado de Peziza arenosa. É considerado raro. O nome comum Geopora arenosa foi dado a ele em 1978 e publicado pela Sociedade Biológica do Paquistão.
Qual a aparência de um geóporo arenoso?
Este cogumelo caracteriza-se por uma estrutura invulgar do corpo da frutificação, uma vez que não possui haste. A parte superior na fase inicial de crescimento tem uma forma hemisférica e é totalmente subterrânea. Com o desenvolvimento posterior, a tampa torna-se abobadada e sai para a superfície do solo, mas não completamente, mas apenas pela metade. Quando o geopore arenoso amadurece, a parte superior se rasga e forma de três a oito lâminas triangulares. Nesse caso, o cogumelo não se achata, mas mantém sua forma de cálice. Portanto, muitos colhedores de cogumelos novatos podem considerá-lo o vison de algum tipo de animal.
A superfície interna do cogumelo é lisa, sua tonalidade pode variar do cinza claro ao ocre. Do lado de fora do corpo frutífero, existem vilosidades curtas e onduladas, frequentemente ramificadas na extremidade. Portanto, ao atingir a superfície, grãos de areia e resíduos vegetais ficam retidos. Acima do cogumelo é marrom amarelado.
O diâmetro da parte superior do geóporo arenoso não ultrapassa 1-3 cm quando totalmente aberto, o que é muito inferior ao de outros representantes desta família. E o corpo do fruto cresce em altura não mais do que 2 cm.
A polpa é densa, mas com pouca exposição quebra facilmente. Sua cor é cinza-esbranquiçada; em contato com o ar, a tonalidade permanece. Não tem cheiro pronunciado.
O himênio está localizado na parte interna do corpo da frutificação. Os esporos são lisos, elípticos e incolores. Cada um deles contém 1 a 2 gotas grandes de óleo e várias gotas pequenas. Eles estão localizados em 8 sacos de esporos e são organizados em uma fileira. Seu tamanho é de 10,5-12 * 19,5-21 mícrons.
Onde a geopora arenosa cresce
Cresce o ano todo na presença de condições favoráveis ao desenvolvimento de micélio. Mas você pode ver os corpos frutíferos abertos na superfície desde o início de setembro até o final de novembro.
Este tipo de geopore prefere solos arenosos e também cresce em áreas queimadas, caminhos de areia e cascalho em parques antigos e perto de corpos d'água que se formam como resultado da mineração de areia. Esta espécie é comum na Crimeia, bem como nas partes central e sul da Europa.
O geóporo arenoso cresce principalmente em pequenos grupos de 2-4 espécimes, mas também ocorre isoladamente.
É possível comer um geóporo arenoso
Esta espécie é classificada como não comestível. É impossível usar geóporo arenoso fresco ou processado.
Dada a raridade e a quantidade insignificante de polpa, que não representa nenhum valor nutritivo, seria irresponsável coletar, mesmo que por interesse ocioso.
Conclusão
Geopore arenoso é um cogumelo cálice, cujas propriedades não são totalmente compreendidas devido ao seu pequeno número. Portanto, com um achado bem-sucedido, em nenhum caso você deve arrancá-lo ou tentar retirá-lo. Só assim é possível preservar esta espécie rara e dar-lhe a oportunidade de deixar descendentes.