Contente
Nas florestas decíduas, cristas ou protuberâncias brancas e soltas podem ser observadas nas árvores. Este é um aurantiporus em divisão - um fungo poroso, fuligem, que é classificado entre os patógenos de plantas e organismos parasitas. Pertence à família Polyporovye, o gênero é Aurantiporus. O nome latino da espécie é Aurantiporus fissilis.
Qual é a aparência do aurantiporus físsil?
Seu corpo frutífero é grande, encorpado, firmemente assentado na madeira. Os tamanhos podem ter até 20 cm de diâmetro. O formato é semicircular, parece um casco, quase plano, o topo é levantado. Alguns espécimes parecem uma esponja.
A superfície do corpo frutífero é ligeiramente pubescente, com o tempo torna-se completamente lisa e acidentada. Ele está preso ao tronco da árvore com uma das pontas.
As bordas são uniformes, ocasionalmente onduladas. Com tempo seco, eles podem subir.
A cor do fungo tinder é branca, com um leve tom rosa. Com o tempo, os espécimes antigos ficam amarelos.
A polpa é carnuda, fibrosa, clara ou ligeiramente marrom, cheia de umidade. Existem espécimes com polpa levemente rosada ou roxa. Com tempo seco, torna-se duro, oleoso e pegajoso.
Os túbulos são longos, finos, rosados com uma tonalidade acinzentada, aquosos. Eles se desintegram facilmente quando pressionados.
Os esporos são ovais ou ovóides reversos, incolores. O pó do esporo é branco.
Onde e como cresce
Aurantiporus cresce, dividindo-se em todos os lugares nas regiões da Europa Central e do Norte, encontradas em Taiwan. Pode ser encontrada nos troncos de árvores caducas, coníferas e até mesmo de jardim. Freqüentemente, frutifica na maçã ou na casca do carvalho. Causa podridão branca na madeira.
Existem espécimes e grupos únicos que circundam o tronco de árvores vivas e mortas em anéis.
O cogumelo é comestível ou não
Aurantiporus fissionável não é consumido. Pertence ao grupo dos cogumelos não comestíveis.
Duplas e suas diferenças
Um gêmeo semelhante é Fragrant Trametes. Possui um aroma pronunciado a anis. A cor do gêmeo é cinza ou amarelo. Refere-se a espécies não comestíveis.
Spongipellis esponjoso tem um corpo de fruto maior, cinza ou marrom. Em alguns espécimes, uma haste falsa pode ser observada. A borda inferior do basidioma é densamente pubescente. Quando prensado, o corpo da frutificação vira cereja, exala um agradável aroma adocicado. A espécie é classificada como rara, ameaçada de extinção. Sem dados sobre comestibilidade.
Conclusão
Fissile aurantiporus é um patógeno vegetal que se distribui praticamente por toda a Europa. O fungo Tinder parasita árvores decíduas. Possui um grande corpo de fruto semicircular. Eles não comem.