Swirling kudonia: descrição e foto

Nome:Kudonia rodopiante
Nome latino:Cudonia circinans
Um tipo: Não comestível
Características:
  • Grupo: ascomicetes
  • Cor amarela
Sistemática:
  • Departamento: Ascomycota (Ascomycetes)
  • Subdivisão: Pezizomicotina
  • Classe: Leotiomycetes (Leocyomycetes)
  • Subclasse: Leotiomycetidae
  • Ordem: Rhytismatales
  • Família: Cudoniaceae
  • Gênero: Cudonia (Kudonia)
  • Espécie: Cudonia circinans

Swirling kudonia é um representante não comestível da família Kudoniev. Cresce de julho a setembro em abetos, com menos frequência em florestas decíduas. A espécie recebeu esse nome por causa de seu crescimento em grupos de montes giratórios. Como o cogumelo não é comido, para não se enganar durante a caça ao cogumelo e não prejudicar o seu corpo, você precisa se familiarizar com as características externas, ver fotos e vídeos.

Como se parece o kudonia rodopiante

Este morador da floresta tem um gorro convexo ou prostrado com bordas curvadas para dentro. A superfície é pequena, não mais de 3 cm de diâmetro.A pele enrugada e protuberante é seca, fosca, irregular, coberta por muco em tempo úmido e brilha ao sol. O chapéu é cor de café-rosa, vermelho-creme, às vezes numerosas pequenas manchas vermelhas de café aparecem na superfície. A camada cremosa de esporos é irregular, áspera e enrugada próximo ao caule.

A perna oca que se estende até o topo, achatada e curvada, atinge um comprimento de 5 a 8 cm. A superfície é coberta por uma pele fina, que é colorida na cor do gorro; mais perto do chão, a cor muda para um cor mais escura. A polpa é fibrosa, inodora e insípida.

Onde kudonia espiralada cresce

Este representante do reino dos cogumelos se instala densamente em um leito de agulhas de coníferas ou em musgo. Eles estão localizados em grupos espirais ou formam "círculos de bruxa". Pode ser encontrada em toda a Rússia e começa a dar frutos de julho a setembro. A reprodução ocorre por esporos microscópicos, que estão localizados em um pó cremoso.

É possível comer kudonia enrolada

Devido à falta de sabor, cheiro e aparência desagradável, o cogumelo é considerado intragável. Mas não há informações exatas sobre a toxicidade, portanto, catadores de cogumelos experientes recomendam passar por espécimes desconhecidos. Esta espécie não possui contrapartes comestíveis, mas existem irmãos que são semelhantes na aparência:

  1. Duvidoso - um espécime não comestível. Ele pode ser reconhecido por sua tampa pequena, irregular e irregular. Limão claro, creme ou pele avermelhada às vezes é coberta com manchas escuras. A superfície é opaca, mas em um dia chuvoso torna-se brilhante e coberta por uma camada mucosa. A perna curva é achatada, até 5 cm de comprimento, a polpa fibrosa exala aroma de amêndoa. Cresce em substrato de coníferas, frutifica de julho às primeiras geadas. A espécie é rara, raramente encontrada nas florestas russas.

  1. Leotia gelatinosa - um pequeno representante não comestível do reino da floresta. A espécie cresce em pequenas famílias em florestas de coníferas, em um substrato semelhante a uma agulha. Você pode reconhecer o cogumelo por sua descrição externa: uma capa amarela escura e viscosa com um diâmetro de até 2 cm; quando infectado com parasitas, a cor da pele muda para verde brilhante. A superfície arredondada e acidentada é coberta por muco, a polpa gelatinosa é de cor amarelo-esverdeada, o cheiro e o aroma estão ausentes. A perna é coberta por numerosas escamas leves, que crescem ao longo do período quente.

Conclusão

Swirling kudonia é um habitante da floresta não comestível que prefere crescer em um substrato de coníferas ou em musgo. Começa a frutificar de julho a setembro. O fungo ainda não foi totalmente estudado, portanto, o grau de toxicidade é desconhecido.Mas os especialistas recomendam que, se espécimes desconhecidos aparecerem durante uma caça aos cogumelos, é melhor passar por ali para não prejudicar a si mesmo e seus entes queridos.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção