Contente
A variedade de maçã Malinovka é um representante comum da família Pink na horticultura, que é popular há muito tempo. A árvore pertence à espécie que amadurece no verão. A variedade possui várias subespécies.
História de criação
A variedade é geralmente chamada de velha. As macieiras Malinovka foram encontradas no território da moderna Estônia, em um lugar chamado Suslepa. As informações sobre eles datam do século XVIII.
A primeira descrição da variedade foi feita pelo pomologista francês Leroy. Existem várias teorias que não foram confirmadas de que a macieira Malinovka foi cultivada na França. Outras fontes consideram a Pérsia como sua pátria.
Descrição da variedade de maçã Malinovka com foto
Não há dados exatos sobre se a árvore é híbrida ou se a variedade foi obtida naturalmente por polinização. Antes de comprar uma muda de macieira, você deve estudar suas características para proporcionar à árvore as condições ideais.
Fruta e aparência de árvore
A variedade é caracterizada por uma taxa média de desenvolvimento: durante a sua vida não ultrapassa os 3-5 metros A altura depende das condições climáticas: nas regiões do sul, as macieiras são mais maciças.
A copa tem a forma de bola, a largura varia de 3,5 a 4 m, os ramos são de cor escura, levantados. Todos os rebentos da macieira Robinovka são fortes, com pêlo moderado e placas foliares de tamanho médio. Sua cor é um verde profundo. A superfície de cada folha é brilhante, ligeiramente enrugada e com penugem. Serrilhado ao longo das bordas das lâminas das folhas, e um pecíolo curto na base.
Descrição da variedade de maçãs Robinovka: frutos de tamanho médio, o peso de cada um deles varia de 80 a 160 g. A partir de fotos e comentários, sabe-se que os jardineiros se deparam com uma variedade de colheitas, tanto frutos grandes como pequenos são formados na mesma árvore.
Todas as maçãs apresentam inicialmente uma tonalidade esverdeada, que muda gradualmente para amarelo. As frutas maduras são cobertas por listras vermelhas brilhantes de tom rosa, como um código de barras.
A casca das maçãs O tordo é ralo, com uma leve flor de cera. Abaixo dele você pode ver pontos de cor esverdeada. Dentro da carne há uma sombra branca como a neve. Logo abaixo da pele, você pode ver um tom rosa.
Polpa com inclusões de granulação fina. As câmaras de sementes são de tamanho médio, planas e de cor marrom.
Gosto
O conteúdo de várias substâncias nas maçãs:
- ácido titulável - até 0,7%;
- açúcar - até 9,8%
- pectina - até 12,2%
- ácido ascórbico - até 9,2 mg por 100 g;
- Substâncias P-reativas - até 116 mg por 100 g.
A maioria das pessoas considera o sabor das maçãs harmonioso, suculento, com acidez acentuada da polpa, deixando um sabor adocicado.
Vida útil
Com muito cuidado, a macieira Malinovka permanece viável por 35-40 anos.Os termos variam, levando em consideração as características climáticas, cuidados, doenças passadas.
Regiões em crescimento
E embora a variedade Malinovka seja onipresente, as peculiaridades de seu tratamento variam dependendo da região.
A variedade cresce bem nas regiões de Leningrado e Moscou, Rússia central, Bielo-Rússia e região Noroeste.
Em países com clima frio, a macieira Suislepskoe precisa de abrigo para o inverno, é cultivada com a finalidade de colheita. Na Rússia central, a variedade Malinovka é frequentemente encontrada como decoração em projetos paisagísticos. O clima na Bielo-Rússia e na área onde a variedade foi obtida são semelhantes, então lá a árvore pode ser cultivada sem qualquer técnica agrícola especial.
Produção
A variedade Malinovka não é recordista de produtividade. Até 50 kg de frutas são colhidos de uma árvore. As árvores jovens se deliciam com as maçãs todos os anos, mas à medida que amadurecem, a frutificação se torna menos frequente.
Resistente à geada
A macieira Robinovka tolera bem as baixas temperaturas. A árvore permanece viável em geadas acima de -30 ° C. Uma macieira cresce e dá frutos piores se a temperatura estiver acima de + 40 ° C no verão.
Resistência a doenças e pragas
A imunidade da variedade Malinovka depende das condições meteorológicas; em regiões com precipitação frequente, é possível sarna, oídio ou podridão.
Dentre as pragas, pulgões verdes e vermes são perigosos para a macieira.
A crosta é fácil de identificar: aparecem manchas nas placas das folhas e nos frutos, que escurecem e racham com o tempo. No início, a doença atinge as folhas jovens da macieira, mas gradualmente se espalha por toda a árvore.
O oídio pode causar sérios danos não só à cultura, mas também à própria árvore, afetando brotos, flores e folhas. Se a doença aparecer durante o período de maturação, as maçãs também serão afetadas.
Você pode suspeitar da podridão de frutas na variedade Malinovka, mesmo no inverno e na primavera, há rachaduras longitudinais com úlceras no tronco e a casca das árvores jovens descasca.
Sinais vívidos de podridão são visíveis durante o período de amadurecimento, as maçãs se deterioram bem nos galhos. Sua pele fica coberta com manchas amareladas ou brancas que rapidamente se espalham por todo o fruto. A polpa gradualmente fica marrom, amolece e cheira a álcool.
Período de floração e período de amadurecimento
Os botões aparecem na árvore na terceira semana de maio e depois. E embora as primeiras maçãs Malinovka possam ser degustadas 3 anos após o plantio, a frutificação completa começa no 8º ao 10º ano de vida da variedade.
Em algumas regiões, dependendo da subespécie, as maçãs começam a amadurecer já em junho. A maioria dos jardineiros colhe em julho e agosto.
Polinizadores
A macieira Robin é autofértil, para fazer uma colheita é necessário plantar outras variedades ao lado dela. Os polinizadores ideais, cujo período de floração coincide com a variedade Suislepskoe, são Grushovka Moskovskaya, Papirovka e Makintosh.
Transporte e manutenção da qualidade
A casca das maçãs O tordo é muito delicado, danifica-se facilmente. Isso afeta negativamente sua transportabilidade e manutenção da qualidade. Mesmo em condições favoráveis, a conservação da fruta não ultrapassa 3 semanas.
Subespécies
A macieira Robin não é uma variedade. Existem várias subespécies que possuem características distintas.Na hora de escolher uma muda, é recomendável levar esse recurso em consideração.
Decorativo
A subespécie é geralmente chamada de árvores altas. De acordo com fotos e comentários, a macieira Malinovka pode atingir 7 a 8 m de altura. Descrição da copa: oval ou piramidal, pode-se transformá-la artificialmente em "palmette" por meio de poda.
Placas de folhas verdes escuras e brilhantes estão presas aos brotos. As flores das subespécies decorativas da maçã Robinovka são rosa brilhante, com várias camadas. Seu tamanho atinge 3-5 cm de diâmetro.
Os frutos são pequenos, oval-oblongos, de cor roxa. Seu sabor é azedo, azedo.
Colunar
A macieira é cultivada em estoque colunar. Para isso, um tronco central é deixado sem rebentos laterais. Esse recurso oferece uma vantagem na colheita e facilita a manutenção.
Riga
A variedade tem um forte sistema imunológico e é cultivada em um porta-enxerto anão. Riga Malinovka tolera bem a geada, não cresce mais de 3 m de altura.
As maçãs desta variedade são de tamanho pequeno ou médio, de cor vermelha brilhante, a polpa é branca no interior, mas apresenta estrias vermelhas, o que lhe confere um aspecto rosado. Os frutos maduros toleram bem o transporte, são doces, adequados para compotas e compotas.
As primeiras maçãs amadurecem em meados de setembro, mas não caem, permanecendo nos galhos até a geada.
De folhas vermelhas
Uma característica distintiva desta subespécie são as folhas incomuns de cor carmim. A árvore é despretensiosa, resiste com sucesso a muitas doenças e pragas.
Os jardineiros costumam comprar uma variedade para fins decorativos: os frutos da macieira são pequenos, azedos e adstringentes.
Vantagens e desvantagens
As vantagens da variedade incluem:
- a atratividade externa da fruta;
- agradável sabor agridoce de maçãs.
As desvantagens da macieira Malinovka incluem:
- má qualidade de conservação e transporte de frutas;
- nível de rendimento médio.
A maioria dos jardineiros prefere a macieira Malinovka como uma variedade antiga comprovada.
Plantar e sair
O local da variedade Malinovka deve ser bem iluminado pelo sol. A frutificação abundante é possível se a terra for fértil e as águas subterrâneas estiverem localizadas longe da superfície do solo.
Se a muda tem sistema radicular aberto, recomenda-se transferi-lo para campo aberto na primavera, março ou abril. Uma muda com raízes protegidas também pode ser plantada no outono, em setembro ou outubro, mas antes do início da geada.
Tecnologia de pouso:
- 3 semanas antes do procedimento, é preparada uma cova, mantendo uma distância de 4 m entre as mudas;
- areia e pedra triturada são colocadas no fundo do poço como drenagem, uma camada de solo fértil é distribuída, uma estaca é cravada no meio;
- a árvore é colocada em um buraco, as raízes são esticadas, cobertas com terra e um círculo próximo ao tronco é formado;
- regar abundantemente a macieira Robinovka e cobrir a terra ao redor dela.
O cuidado com a variedade Suislepskoye é padrão: poda de primavera, tratamento preventivo contra pragas, irrigação e alimentação, preparação para o inverno.
Em condições meteorológicas normais, não é necessário regar a macieira. Nos períodos de seca, o solo deve ser umedecido: pelo menos 20-40 litros por árvore.
A variedade Suislepskoye é propensa a engrossar, então a poda não deve ser negligenciada. Os ramos esqueléticos devem ser espaçados.
Coleta e armazenamento
As maçãs não amadurecem ao mesmo tempo, estão sujeitas a queda, por isso é recomendável processar a colheita imediatamente após a colheita.
Conclusão
A variedade de maçã Malinovka é uma cultura antiga, mas popular, apreciada pelos jardineiros. Ela tem frutos lindos, a árvore em si é despretensiosa e resistente à geada. Recomenda-se que a safra seja processada imediatamente, não podendo ser armazenada e transportada.
Testemunhos