Contente
A variedade de maçã Geneva Earley se estabeleceu como uma variedade de alto rendimento e de maturação precoce. Foi criado há relativamente pouco tempo, mas já conseguiu conquistar o amor de muitos residentes da Rússia. Devido ao seu amadurecimento precoce e ao agradável sabor agridoce, as maçãs são consumidas no outono.
História de criação
A variedade de maçã Geneva Earley foi cultivada por criadores na estação de testes americana "Geneva" em 1964. Foi obtido durante o trabalho de polinização de variedades cubanas. Para isso, foram selecionadas espécies estranhas especiais, caracterizadas por grandes frutos vermelhos, e locais, que são adaptados a um clima fresco e maturação precoce. Como resultado do cruzamento das variedades Quinti e Julired, foram obtidas 176 mudas, dentre as quais foi selecionada a amostra NY 444, posteriormente rebatizada de Geneva Early. Geneva Earley recebeu distribuição em massa na América em 1982.
Na Rússia, a variedade foi registrada apenas em 2017. O originador foi anunciado como LLC "Sady Belogorya".
Descrição da macieira de Genebra com foto
A macieira Geneva Earley é geralmente caracterizada como de tamanho médio. Mas depende muito do porta-enxerto, por isso às vezes pode ser descrito como vigoroso. A cultura é produzida principalmente em cachos simples e complexos. Em regiões quentes, a frutificação da variedade pode ocorrer nos incrementos do ano anterior.
A variedade Geneva Earley é caracterizada como uma variedade de mesa. O alto teor de pectina na composição das maçãs permite não só comê-las frescas, mas também preparar deliciosas geleias, vários tipos de mousses e marmeladas. Graças às suas notas picantes, fazem um delicioso vinho aromático ou cidra. Além disso, secagem, sucos, compotas e conservas são feitos com frutas da variedade Geneva Earley.
Fruta e aparência de árvore
A altura da árvore é de 3,5 a 5 m.A copa é densa, redonda, de formato largo piramidal. Os ramos crescem de forma compacta, partindo do tronco em um ângulo próximo a uma linha reta. Eles estão caídos, geralmente tortos. Seu número depende da altura da árvore: há muitos galhos nos galhos altos e menos nos galhos baixos. A altura pode ser determinada independentemente pela circuncisão anual. Os rebentos são recobertos por uma margem baixa e densa, de espessura média.
A folhagem é verde escura. A forma da folha é oblonga, com uma borda ondulada serrilhada, apontada para o final. Sua base é arqueada, seu ápice é agudo. No verso, as folhas são fortemente púberes. As inflorescências são branco-rosadas, com cinco folhas, em forma de pires. A floração ocorre mais cedo. As pétalas são ligeiramente onduladas nas bordas.
A massa das maçãs varia de 150 a 170 g (porém, segundo o Registro Estadual é de 90 g), elas têm 8 cm de diâmetro. A cor é amarelo esverdeado, com um blush rosa. De forma cónica arredondada, por vezes surgem de forma arredondada achatada. A pele é lisa e brilhante, com uma leve camada de cera branca. Os pontos subcutâneos são pequenos, quase imperceptíveis. O funil é de tamanho médio, não muito profundo, sem depósitos de ferrugem. A polpa é leve, suculenta e aromática. Na foto abaixo, você pode ver claramente uma descrição das maçãs Earley de Genebra:
Vida útil
Durante 1 ano, o crescimento dos ramos é de 1,5-2 cm. Com a poda adequada e oportuna da copa, uma árvore madura atingirá cerca de 4 m. O cuidado estável proporcionará uma colheita anual com 15-20 anos de antecedência.
Gosto
A polpa é suculenta, crocante, semi-oleosa. A consistência é medianamente densa, intercalada com pequenos grãos. Seus indicadores de degustação vão de 4,1 a 4,7 (em 5). O aroma das maçãs é pronunciado, o sabor é rico, doce e azedo, bem equilibrado, com notas de especiarias de vinho.
Regiões em crescimento
O cultivo da macieira Geneva Earley é recomendado na região da Terra Negra Central, a saber: nas regiões de Oryol, Voronezh, Lipetsk, Tambov, Kursk, Belgorod.
A lucratividade do plantio da macieira Geneva Early é confirmada não apenas por uma foto da fruta ou uma descrição da variedade pelo criador, mas também por avaliações reais. Os consumidores afirmam que quanto mais quente e ameno o clima, quanto mais confortável a árvore ficará, mais doce e maior será o fruto.
Produção
A cultura é caracterizada por alta maturidade precoce: a primeira safra pode ser colhida ainda no ano do plantio. Mas será mais útil para a árvore se as flores forem arrancadas. Assim, todas as forças irão para o crescimento e fortalecimento da muda e seus rizomas.
A frutificação é anual, regular. A primeira colheita é de cerca de 5 kg. Uma árvore de até 10 anos dá cerca de 50 kg por temporada, um adulto - até 130 kg. O rendimento por hectare é em média de 152 centners. Uma descrição da colheita de maçãs da variedade Geneva Earley de 1 árvore adulta é mostrada claramente na foto abaixo:
Resistente à geada
A variedade Geneva Earley é uma das melhores entre as variedades de maturação precoce em termos de robustez no inverno. A árvore pode suportar temperaturas negativas de até - 29 cerca deC. Além disso, a cultura tolera verões quentes e secos. Mas, neste caso, o rendimento e o tamanho da fruta diminuirão.
Resistência a doenças e pragas
A variedade Geneva Earley é imune à maioria das doenças das árvores frutíferas. A doença mais comum é a sarna. Este fungo infecta árvores enfraquecidas, instala-se em folhas ou ramos danificados. Combatê-lo inclui a pulverização com preparações que contêm cobre. O procedimento é realizado tanto no combate à doença quanto na profilaxia. O processamento é realizado três vezes: antes e depois da floração e após a colheita total.
Período de floração e período de amadurecimento
Floração precoce da macieira Geneva Earley. O pólen tem boa vitalidade. As flores Geneva Earley são capazes de resistir até mesmo às geadas do final da primavera.
A frutificação é recorde precocemente, 7 a 10 dias antes do enchimento branco. Nas regiões sul, as primeiras maçãs são colhidas em meados de julho, nas latitudes ao norte - a partir do final de julho.
Polinizadores
A macieira da variedade Geneva Earley não é autofértil, ela precisa de polinizadores. Devido à floração precoce, apenas alguns são adequados. Reconhecida como a melhor: Discovery, Grushevka Moskovskaya, Celeste, Idared, Delikates. Além deles, pode haver um bairro com as variedades James Grieve, Golden Delicious, Elstar, Gloucester, Ambassi.
Transporte e manutenção da qualidade
Ao descrever a variedade de maçã Geneva Earley, é importante mencionar que as frutas não toleram bem o transporte e o armazenamento. O prazo de validade na cave é de 2 semanas, o armazenamento no frigorífico no compartimento das frutas e vegetais chega a 3 semanas. A melhor forma de consumir fresco, logo após a colheita.
Vantagens e desvantagens
A principal vantagem da macieira Geneva Early é a sua frutificação precoce. Enquanto outras variedades estão apenas começando a cantar, as maçãs Geneva Earley já podem ser apreciadas.
Prós:
- rendimento anual;
- a primeira colheita dos frutos ocorre nos primeiros 2-3 anos;
- bela casca brilhante;
- a colheita é gradual e pode ocorrer até 4 vezes em uma temporada;
- resistência a doenças e pragas, em particular ao oídio;
- tolera bem o frio e o calor;
- sabor agridoce agradável;
- versatilidade na aplicação.
Desvantagens:
- a necessidade de proximidade com o polinizador;
- pouca transportabilidade;
- má qualidade de conservação.
Plantar e sair
O plantio da macieira de Genebra ocorre na primavera ou no outono. Este último é preferível, pois a árvore terá tempo suficiente para se aclimatar e ganhar força. A época ideal é o início de outubro ou o final de março.
A variedade Geneva Earley precisa de solo preto fértil. O solo deve ser solto, fertilizado. O local para a muda deve ser ensolarado, em uma área aberta.
Algoritmo de ações:
- Cave um buraco. A profundidade deve ser de cerca de 1 m, largura de até 80 cm. Coloque fertilizantes contendo nitrogênio, cinzas de madeira e esterco no fundo do buraco. Deixe a cova descansar por algumas semanas.
- Dirija uma longa estaca no meio do buraco. O tronco de uma árvore jovem será posteriormente amarrado a ela.
- Mergulhe as raízes de uma muda jovem em uma solução de argila antes de plantar.
- Coloque a muda no centro do buraco, enterre com terra fertilizada, calque.
- É bom regar a árvore, amarrar na treliça.
Cuidar da macieira precoce de Genebra inclui:
Rega | Para 1 estação, 4 regas serão necessárias: durante a estação de crescimento, durante a floração, amadurecimento dos frutos, após a colheita. De cada vez, você precisará de 10 litros de água morna, de preferência de chuva. |
Fertilizando o solo | Durante a estação de crescimento, a árvore precisa de fertilizantes contendo nitrogênio, durante a floração e a frutificação - com teor de potássio e fósforo. |
Afrouxamento | Realiza-se várias vezes ao mês e também após a plena colheita. Depois de soltar, adicione cobertura morta. |
Lavando o tronco | O processamento é realizado com cal ou tinta de jardim. |
Prevenção de doença | O tratamento de rotina com fungicidas e preparações contendo cobre é realizado. |
Formação da coroa | No outono, os ramos secos e danificados são podados. Na primavera, os brotos mais baixos e densamente crescentes devem ser removidos. No primeiro nível, os 4 ramos mais fortes devem ser deixados, todo o resto deve ser cortado. |
Coleta e armazenamento
Colheita em Genebra As primeiras macieiras começam na 2ª quinzena de julho e vão até o final de agosto. Ocorre em várias passagens, o que é conveniente para pequenas fazendas ou jardineiros privados, mas caro para grandes empresas. No total, são realizados 2-3 procedimentos de coleta. De acordo com as análises sobre as maçãs Earley de Genebra, se não forem colhidas das árvores a tempo, elas começarão a se desintegrar. Devido a danos mecânicos, frutas quebrando, apodrecendo, ocorre perda de sabor. As frutas são armazenadas apenas para uso rápido, não mais do que 3 semanas.
Conclusão
A variedade de maçã Geneva Earley é ótima para crianças. Os frutos amadurecem cedo, são saborosos e doces. Devido a essas propriedades, o armazenamento de longo prazo em um porão ou refrigerador não tem sentido, uma vez que a colheita é consumida muito antes do final da safra. A manutenção da colheita envolve algumas etapas simples, o que torna a árvore Earley de Genebra inestimável.