Contente
Existem muitos truques e segredos na jardinagem: você precisa saber muito e ser capaz de fazer uma colheita decente. O primeiro problema que um jardineiro novato enfrentará é a hora de plantar árvores frutíferas. Disputas sobre quando é melhor plantar mudas de árvores frutíferas: na primavera ou no outono, não diminuem por décadas. Ainda não há uma resposta definitiva: alguns agricultores acreditam que é correto plantar árvores e arbustos na primavera, outros provam que apenas o plantio no outono garante um crescimento rápido e frutificação precoce. Na verdade, a verdade está em algum lugar no meio, porque tanto o plantio de árvores frutíferas no outono quanto na primavera têm o direito de existir.
Este artigo discutirá os benefícios de plantar árvores na primavera, quando é benéfico e quando esperar até o outono. Aqui você pode descobrir quais árvores frutíferas são melhor plantadas na primavera e como fazê-lo corretamente.
Argumentos para uma plantação de primavera
Assim que a neve derreter do local e o solo descongelar a uma profundidade suficiente, os jardineiros podem começar a plantar árvores frutíferas e arbustos de bagas. Nesse momento, o solo está bem saturado de umidade, de modo que as raízes da planta criam raízes rapidamente e a própria árvore cresce.
O plantio de mudas na primavera se justifica nos seguintes casos:
- A cultura pertence a uma variedade termofílica, não resistente ao inverno.
- Você precisa plantar uma muda de uma cultura de frutas com caroço, como uma cereja, cerejas, ameixa, pêssego ou damasco.
- Foi comprada uma pereira que não é uma variedade resistente ao inverno.
- O solo no local é denso e pesado, altamente saturado de umidade.
- A primavera na região é longa, moderadamente quente (a planta terá tempo de criar raízes até o calor do verão).
Em todos os outros casos, o plantio de árvores e arbustos no outono é mais preferível. Acredita-se que, no clima da maioria das regiões da Rússia, é o outono a época mais adequada para o plantio de frutas e frutos silvestres. Mas na primavera, o jardineiro terá algo para fazer, porque há exceções a essa regra.
Plantando arbustos
Recomenda-se que a maioria dos arbustos de bagas seja plantada no outono. Se você conseguiu comprar mudas na primavera, recomenda-se escavá-las e plantá-las em um local permanente em setembro-outubro.
Por exemplo, em framboesas no final do outono e início da primavera, os botões de substituição são formados em brotos de dois anos, que são muito fáceis de danificar, interrompendo assim o desenvolvimento do arbusto. A maioria das variedades de framboesa deve ser plantada no início do outono - setembro.
Culturas como groselha, espinheiro-mar, groselha têm sua peculiaridade - os botões dessas plantas acordam muito cedo. Portanto, é muito raro plantar arbustos na primavera, porque o solo ainda não descongelou e os botões já eclodiram nos brotos - a planta não criará raízes.
Árvores frutiferas
Cada planta é única, portanto, os métodos de plantio de árvores frutíferas podem diferir dependendo do tipo e variedade da cultura.Além disso, falaremos sobre como plantar safras de frutas com caroço que amam o calor para obter uma boa colheita mais rapidamente.
Cerejas
Para o desenvolvimento normal das cerejas, é necessário um solo franco-arenoso com boa drenagem e alto teor de potássio. O sistema radicular de uma muda de cereja não tolera umidade excessiva ou secura excessiva, então o jardineiro terá que pensar cuidadosamente sobre a escolha de um local adequado.
Antes de plantar uma muda na primavera, cinzas de madeira e fertilizantes (minerais ou orgânicos) devem ser adicionados a um buraco previamente preparado.
Plantio de cereja
As cerejeiras não são tão caprichosas quanto as cerejas - suas mudas criam raízes bem em solos argilosos e arenosos. Mesmo, a cereja poderá crescer com falta de umidade - a árvore normalmente tolera períodos de seca.
Mas as mudas de cereja temem a proximidade do lençol freático, por isso o local é escolhido de forma que as águas fiquem a uma profundidade de mais de dois metros da superfície.
Antes de plantar cerejas, 15-20 kg de húmus ou composto, 150 gramas de superfosfato e 50 gramas de sulfato de potássio (ou dois copos de cinza de madeira) devem ser adicionados à cova.
Ameixeira
Mesmo as variedades de ameixas mais resistentes ao inverno não conseguirão criar raízes na maioria das regiões do país se forem plantadas no outono. As raízes das ameixas termofílicas freqüentemente congelam, portanto o plantio na primavera é mais apropriado para esta cultura.
Para a drenagem, recomenda-se escolher áreas com solo pesado, sendo adequado solo com composição argilosa. A grande vantagem desta árvore frutífera é sua capacidade de tolerar a umidade excessiva do solo.
Na primavera, imediatamente antes do plantio das ameixas, devem ser adicionados 10 kg de composto ou esterco podre, 300 gramas de superfosfato e 70 gramas de sulfato de potássio.
Plantar peras
Nem todas as peras precisam ser plantadas na primavera: variedades termofílicas de resistência média e baixa no inverno são mais adequadas para esses fins. O plantio na primavera é ideal para as variedades russas Krasavitsa, Michurinskaya, Elena, Moskvichka, Svetlyanka, Marble.
Uma área quente e seca com solo pesado, mas bem fertilizado, que é caracterizado por permeabilidade de umidade suficiente, é mais adequada para uma muda de pera. Algumas semanas antes do plantio, cerca de três baldes de húmus são colocados na cova e, no dia do plantio da árvore, um quilo de cinza e um copo de superfosfato são adicionados.
Árvore de damasco
De todas as frutas com caroço populares na Rússia, os damascos e os pêssegos são considerados os mais termofílicos. Definitivamente, é melhor plantar essas árvores na primavera, quando o solo aquece bem a uma profundidade suficiente.
Os damascos se desenvolvem bem e frutificam por muito tempo apenas em um local adequado para eles, portanto, deve-se prestar bastante atenção na escolha do local. O solo é preferencialmente franco-arenoso ou argiloso, leve e solto.
Ama árvore de damasco e nutrientes. Antes de plantar na cova, adicione:
- 500 gramas de superfosfato;
- 150 gramas de nitrato de amônio;
- 100 gramas de sal de potássio;
- 1 quilograma de cal;
- 2 quilos de cinzas.
Características do plantio de árvores e arbustos na primavera
Ao iniciar o plantio, um jardineiro novato deve saber a que distância plantar árvores e arbustos, qual a melhor forma de fertilizá-los e várias nuances diferentes.
Muitas regras de plantio dependem do tipo de árvore, mas existem várias recomendações importantes que são adequadas para todas as culturas de frutas e bagas:
- Covas para mudas de frutas ou arbustos são preparadas com antecedência: a partir do outono ou pelo menos algumas semanas antes do plantio.
- A camada fértil de solo extraída da cova deve ser misturada com fertilizantes (minerais e orgânicos), e a camada superior do solo é simplesmente removida.
- Árvores e arbustos devem ser plantados em temperaturas acima de zero.
- A cova de plantio não deve conter torrões de solo congelado e fertilizantes - o solo deve descongelar completamente.
- Na época do plantio, as mudas não deveriam ter botões inchados. Se a planta já "acordou" e os sucos se moveram nela, a muda não criará raízes bem.
- A idade ideal das árvores na época do plantio é de 1 a 2 anos. Mudas mais velhas criam raízes mais lentamente, muitas vezes descolorem e frutificam alguns anos depois.
- A altura de uma árvore de fruta com caroço deve ser de 120-140 cm, para mudas de pomóidea a altura ideal é de 80-100 cm.
- As raízes de uma muda de fruta ou arbusto de baga devem ser saudáveis e úmidas. Se raízes congeladas ou danificadas forem encontradas, elas serão podadas para uma raiz saudável. O sistema radicular seco é embebido por algumas horas em água ou em um estimulador de crescimento.
- Regar árvores frutíferas é recomendado por dois anos após o plantio. Para que a água seja melhor absorvida pelo solo, recomenda-se a construção de um poço de barro com um diâmetro de cerca de 80-120 cm ao redor do tronco, cuja quantidade de água e a regularidade da irrigação dependem das características climáticas.
- Nos primeiros 2-3 anos após o plantio, é recomendável remover todas as inflorescências que aparecem nas árvores frutíferas - a planta ainda não está pronta para frutificar.
Observando regras simples, pode-se cultivar um verdadeiro pomar, cujos frutos serão suficientes tanto para as necessidades familiares como para fins comerciais.
Conclusão
Nem todas as árvores frutíferas e arbustos de bagas podem ser plantados na primavera. O plantio de mudas na primavera é justificado para culturas que gostam de calor e também é recomendado para residentes das regiões do norte. Você não deve adiar o plantio de árvores frutíferas com caroço, peras com baixa resistência de inverno, até o outono. Mas os arbustos de baga e as safras de pomóideas são melhor plantados no outono, para que tenham mais chances de criar raízes.
Não há uma resposta definitiva para a pergunta: “Quando é melhor plantar árvores frutíferas e arbustos”. O jardineiro deve levar em consideração as peculiaridades da variedade escolhida para o plantio, o clima de sua região e as condições climáticas de uma determinada estação. As regras de plantio de mudas também ajudarão, garantindo uma colheita boa e rápida.