Como cultivar uma pêra a partir de uma semente em casa

A maioria dos jardineiros planta árvores frutíferas a partir de mudas prontas. Este método de plantio dá a confiança de que, após o tempo designado, eles produzirão uma safra de acordo com as características varietais. Mas há entusiastas que querem fazer crescer uma árvore a partir de uma semente - para ver como ela germina e se desenvolve, para tentar obter uma cópia que retenha as características da planta-mãe. É possível cultivar uma pêra a partir de sementes e como fazê-lo corretamente, será discutido mais adiante.

É possível cultivar uma pêra a partir de uma semente

Como muitas árvores de jardim, a pêra pode ser cultivada e propagada por sementes. Da semente plantada, pode-se crescer selvagem com frutos insípidos ou uma árvore que em nada é inferior à planta-mãe, ou mesmo a supera em qualidades varietais. É verdade que a probabilidade de tal resultado é uma chance em mil. Em vários fóruns, é possível encontrar muitas análises sobre os resultados do cultivo de pêras a partir de sementes, os jardineiros observam com satisfação que os frutos são obtidos, embora menores em tamanho, mas de bom gosto. O fator do acaso é muito forte aqui: tendo plantado uma semente, você não sabe o que vai resultar para crescer a partir dela. Se o resultado não corresponder às expectativas, um botão ou um talo de uma árvore que já se mostrou em termos de frutificação e rendimento pode ser enxertado em uma pêra jovem.

Na maioria das vezes, as mudas são cultivadas a partir de sementes de pera, que mais tarde serão usadas como porta-enxerto. Eles são fortes, resistentes e imunes a muitas doenças. Sem esperar pelos frutos, eles são enxertados, transformando o silvestre em planta cultivada. Assim, os jardineiros se esforçam para cultivar uma muda da variedade desejada em um porta-enxerto que passou por seleção natural e endurecimento. Também existe a prática de cultivar peras anãs e bonsai a partir de sementes para decoração de casa, então a colheita não é o objetivo.

Como cultivar uma pêra a partir de uma semente em casa

Para cultivar uma muda de pêra forte e saudável a partir de uma semente, você precisa seguir a sequência de etapas ao plantar e fornecer os cuidados adequados à muda.

Preparação de sementes

Tendo começado a cultivar uma pêra a partir de uma semente, você deve ser paciente. O processo começa com a seleção da semente e seu pré-plantio. O resultado final depende muito da qualidade e do correto preparo das sementes. É preferível selecionar sementes de pêras de variedades zoneadas adaptadas ao clima local, então as chances de crescer uma muda forte e saudável aumentam muitas vezes.

Seleção de sementes

Para cultivar uma pêra, as sementes são colhidas no final do outono. Eles são colhidos manualmente de frutas maduras cultivadas na periferia da copa de árvores saudáveis ​​e de alto rendimento. As sementes devem ser encorpadas, densas, com casca lisa e brilhante. Primeiro, eles são imersos em água salgada fria (30 g por 1 litro), os emergentes são descartados. Em seguida, são lavados em água quente, são totalmente liberados da polpa e do suco das frutas, que podem servir como ambiente favorável para o desenvolvimento da microflora patogênica na fase de postura para estratificação. Finalmente, as sementes de pêra são secas em condições ambientais.

Preparando-se para a estratificação

Estratificação - manter as sementes em condições de baixas temperaturas positivas ou pequenas negativas para superar o estado de dormência. Para fazer crescer uma pêra a partir de sementes, essa etapa é necessária: sem estratificação, elas não germinam. Antes de iniciar o procedimento, as sementes de pêra devem ser mantidas por 4-5 horas em uma solução de permanganato de potássio e 1 dia em um estimulador de crescimento "Epine", "Zircon".

Estratificação

A estratificação de sementes de pêra para crescer uma árvore saudável leva 3 meses. As sementes são processadas de uma das quatro maneiras:

  1. Misturado com areia úmida, turfa, serragem e transferido para uma sala com uma temperatura de + 3-5 С. À medida que seca, o substrato é umedecido.
  2. Colocado em um saco de linho, mantido úmido por 2-3 dias, removido, embalado em sacos plásticos e armazenado em geladeira. Uma vez por semana, as sementes da pêra precisam ser misturadas e umedecidas durante a secagem.
  3. Eles cobrem com terra, colocam em uma caixa de plástico ou saco e enterram no jardim a uma profundidade de 10-15 cm. A superfície do solo é coberta com serragem, ramos de abeto ou material especial.
  4. A semeadura Podzimny é realizada a uma profundidade de 4 cm, seguida de abrigo. As sementes de pera, das quais se planeja o crescimento de uma árvore, são embutidas diretamente no solo ou colocadas em vasos de turfa, que são cavados rente a ela. A época da semeadura é o início da primeira geada. Os sulcos no solo são feitos com antecedência, embora ainda não tenha se agarrado à crosta, são recobertos com uma mistura seca de areia, húmus e cinzas, preparada em recipientes separados. Um abrigo com cobertura morta é uma obrigação. Esta é a estratificação natural das sementes.
Importante! Na primavera, quando o solo descongela, as sementes nascidas da pêra são plantadas no solo sob uma película ou em recipientes de plantio especiais.

O cultivo de peras em recipientes acelera seu desenvolvimento e o início do período de frutificação.

Durante a estratificação no solo, as sementes de pêra devem ser protegidas dos danos dos roedores. Para fazer isso, eles precisam ser cobertos com uma malha fina. Se algumas das sementes germinaram muito cedo, todo o lote é transferido para uma sala com uma temperatura de 0-1 ˚С. Isso atrasará seu desenvolvimento, enquanto o resto amadurece.

Seleção e preparação de recipientes de plantio

Na primavera, as sementes estratificadas da pera eclodirão e, então, precisam ser cultivadas em casa de vegetação. Como um recipiente, use recipientes especiais ou copos de iogurte, creme de leite, sorvete. Os vasos de argila também são adequados - devem ser mergulhados em água por 24 horas antes do uso. Os recipientes para o cultivo de peras a partir de sementes devem ser lavados com solução desinfetante de permanganato de potássio antes da semeadura, fazer furos para escoamento da umidade e colocar drenagem de seixos ou perlita no fundo. Nenhuma preparação é necessária ao usar vasos de turfa.

Conselho! A viabilidade das sementes de pêra antes da semeadura é determinada visualmente, elas devem ser elásticas, os cotilédones - brancos, a casca - fortes, achatados quando pressionados rudemente, e não se esfarelando.

Preparação do solo

O solo para germinar as sementes de pera deve ser nutritivo. Você pode comprar solo especialmente projetado para esse fim, mas o solo comum de jardim enriquecido com fertilizantes serve. Para 10 kg, adicionar 200 g de cinzas, 30 g de superfosfato e 20 g de sulfato de potássio e misturar. Recomenda-se a desinfecção da mistura de solo - coloque em uma assadeira com uma camada de 1,5-2 cm e deixe por 1 hora em um forno pré-aquecido a 125 ° C. Em seguida, é despejado no ralo, enchendo o recipiente com ¾.

Regras de pouso

Para cultivar mudas de alta qualidade, as sementes germinadas mais fortes são selecionadas para a semeadura. Eles devem ser colocados com cuidado para não quebrar os brotos, para aprofundá-los em 1-1,5 cm. Uma incorporação mais profunda levará à formação de uma planta inviável que morrerá por 2-3 anos. Observa-se uma distância de 5-7 cm entre as sementes, nos vasos são feitos orifícios para 4-5 sementes, ranhuras em grandes recipientes e semeadas esparsamente.O solo é umedecido com um borrifador, o recipiente é coberto com vidro ou papel alumínio e colocado em um local bem iluminado - no parapeito de uma janela ou varanda isolada no lado ensolarado. As colheitas devem ser arejadas diariamente e regadas conforme necessário. Não se deve permitir que uma crosta apareça na superfície do solo - os brotos não serão capazes de rompê-la.

Cuidado de broto

Um mês depois, cotilédones aparecerão acima da superfície da terra, e então folhas reais. Quando seu número chega a 4, as mudas podem ser transplantadas para vasos maiores separados. Com cuidado, para não danificar as raízes frágeis, as mudas são retiradas com um pedaço de terra e colocadas em covas pré-preparadas.

Temperatura e umidade ideais

As mudas devem ser cultivadas a uma temperatura de 18-20 ° C e umidade relativa de pelo menos 60%. Todos os dias, você precisa ventilar a sala para o endurecimento da pêra várias vezes ao dia por 5-10 minutos. Evite a luz solar direta sobre o crescimento dos jovens e o movimento das correntes de ar na sala.

Regar e alimentar

A rega das mudas de pera deve ser bastante frequente - em dias secos e ensolarados todos os dias, em dias nublados e chuvosos - a cada dois dias. As colheitas devem ser alimentadas três vezes com uma solução de nitrato de amônio, verbasco ou fezes de pássaros na proporção de 1:10. A primeira vez - no início do crescimento, a segunda - após os primeiros brotos, a terceira - um mês depois.

Picking

Ao engrossar, as mudas precisam ser desbastadas duas vezes - quando as primeiras folhas verdadeiras são formadas e depois de mais 2 semanas. Durante esse procedimento, brotos fracos e retorcidos são removidos e os fortes são transplantados para os locais desocupados. A coleta é realizada após rega ou chuva. Um terço da espinha é retirado dos brotos, mergulhado em uma pasta de argila e plantado em um intervalo de 7 cm.

Preparando para desembarcar

As peras jovens precisam ser preparadas para o cultivo ao ar livre. Uma semana antes do desembarque, os contêineres são levados ao ar livre por meia hora. Para facilitar a retirada das mudas do recipiente, o solo é embebido nele.

Transplante de terreno aberto

Áreas bem iluminadas e protegidas do vento são adequadas para o plantio de peras jovens. O solo deve ser solto, permeável à água e ao ar. As mudas são enterradas 3-4 cm, regadas com água morna, coberto com serragem. A rega é realizada à medida que o solo seca. A distância entre as plantas é de 8 cm, o espaçamento entre linhas é de 10 cm. Após o plantio, as peras jovens precisam de rega regular, afrouxamento, capina e alimentação. Durante os primeiros 2 meses, a árvore forma raízes intensamente, por isso cresce lentamente. Os cuidados pré-enxertia das plantas visam garantir um forte crescimento e a formação de um câmbio e casca ativos e saudáveis. Um porta-enxerto forte permite que uma árvore forte e saudável seja cultivada com o devido cuidado.

Dicas de jardinagem experientes

Existem muitas opiniões sobre como cultivar uma pêra a partir da semente - cobrem todas as etapas, da estratificação à colocação em um lugar permanente no jardim. Alguns jardineiros recomendam armazenar as sementes até a primavera em um substrato úmido, outros em areia seca. Muitas pessoas optam por semear as sementes diretamente no solo no outono, acreditando que a natureza se encarregará melhor de selecionar as amostras mais fortes e endurecidas. Para cultivar uma pera em casa de vegetação no inverno, alguns recomendam levá-la para um local permanente ou "escola" na primavera, outros em setembro, quando a muda fica mais forte, e outros ainda em um ano, o que acelera o início da frutificação. Todas essas opiniões são baseadas em sua própria experiência e um jardineiro novato terá que escolher um método de plantio que lhe permitirá cultivar uma pereira a partir de uma semente.

Conclusão

Cultivar uma pêra a partir de sementes é uma tarefa longa e trabalhosa com resultados imprevisíveis. Jardineiros experientes usam esse método para obter porta-enxertos fortes e resistentes à geada. Entusiastas e experimentadores se esforçam para cultivar uma árvore dos sonhos a partir de sementes de pera, que se tornará a decoração de um jardim ou do interior de uma casa.Para obter um bom resultado, é necessário cuidar cuidadosamente da árvore jovem - cubra-a da geada e dos roedores, proteja-a de parasitas, alimente, solte e remova ervas daninhas do solo. Somente realizando as medidas necessárias, é possível cultivar uma árvore saudável e madura a partir de uma semente de pera.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção