Contente
Críticas da pêra colunar A decoração é apenas positiva. A árvore começa a dar frutos cedo, devido ao seu tamanho diminuto pode ser cultivada em pequenos jardins. A variedade é despretensiosa, mas requer cuidados.
Descrição da variedade de decoração de pêra colunar
A variedade anã de pera Decora foi criada há relativamente pouco tempo, mas já ganhou popularidade entre os jardineiros. A árvore é compacta, raramente cresce até 2 m. Os ramos são pequenos, pressionados contra o tronco, crescem para cima. A folhagem é boa.
A árvore colunar tem boa robustez de inverno. Com os devidos cuidados, pode ser cultivado nas Regiões Norte. Sem abrigo adicional, a variedade tolera geadas de até -20 ° C.
Características da fruta
Na descrição da variedade de pêra Decora é indicado que os frutos são grandes, o que pode ser visto na foto. O peso médio chega a 200-250 G. A pele fica uniformemente colorida, sem blush. A cor da pera é amarelo esverdeado. A polpa é suculenta, doce, granulada, aromática.
A variedade é classificada como uma variedade de outono. O amadurecimento dos frutos ocorre no final de agosto. Os prazos podem variar de região para região.
As colheitas frescas são bem armazenadas, mas para isso é necessário criar todas as condições. Os frutos são adequados para todos os tipos de processamento. São usados para fazer compotas, compotas ou conservas. Além disso, as peras Decora são usadas para enlatamento de frutas inteiras.
Prós e contras das variedades de decoração
Se falarmos sobre as vantagens da variedade, podemos distinguir:
- pequeno tamanho da árvore;
- maturidade precoce;
- rendimento estável;
- fertilidade própria;
- boa imunidade às plantas;
- facilidade de crescimento;
- tamanho grande da fruta;
- boa preservação da cultura;
- longa vida da árvore;
- resistência ao gelo aceitável.
Praticamente não há desvantagens da variedade. No entanto, deve-se ter em mente que as peras maduras não podem ser deixadas nos galhos por muito tempo. Eles caem e se deterioram.
Condições ótimas de cultivo
Para fazer uma boa colheita da pera Decor, a árvore precisa criar condições favoráveis para a frutificação. Recomenda-se que as mudas sejam colocadas em áreas bem iluminadas e protegidas de ventos frios.
A pêra é despretensiosa para o solo, mas cresce bem em solo fértil. Solo preto, franco ou arenoso é adequado. A principal condição é que o lençol freático seja baixo. O sistema radicular da pêra Decora não tolera áreas úmidas, portanto a drenagem é necessária.
Plantando e cuidando de decoração de pera
As peras para decoração podem ser plantadas na primavera e no outono. O momento depende da zona climática e da preferência pessoal. Em regiões com climas adversos, é melhor plantar mudas na primavera, para que tenham tempo de criar raízes bem e suportar o inverno com facilidade. Os termos ideais são março-abril. Em climas mais amenos, o plantio de peras no outono é permitido, mas o trabalho deve ser concluído antes da primeira geada. Não é mais necessário plantar depois de outubro.
Regras de pouso
Para o plantio, é melhor usar mudas anuais de pera Decora. Criam raízes bem, o que não se pode dizer das plantas adultas. A muda deve ser escolhida corretamente:
- Sistema radicular sem danos e áreas secas.
- Os tiros são uniformes, pressionados contra o tronco.
- A altura da árvore é de até 1 m.
Se não houver mudas de um ano, então as de dois anos são bastante adequadas.
A pêra é transportada para o local de plantio para que as raízes não sequem. Para isso, são colocados em um saco de pano e bem umedecidos. Antes do plantio, a muda é adicionalmente embebida em água por pelo menos 8 horas.
A cova para o plantio de peras decorativas é preparada com antecedência, cerca de 14 dias antes. Durante esse tempo, a terra se assentará e absorverá todos os fertilizantes aplicados. O tamanho da cova é de cerca de 80-90 cm de profundidade e 60 cm de largura. Em solos leves pode ser aprofundado até 1 m, com fundo bem drenado. Em seguida, preencha o fosso com húmus e outros fertilizantes orgânicos. Você pode adicionar complexos minerais misturando-os com a terra.
Técnica de pouso:
- Regue o buraco com antecedência para que a água seja absorvida pelas camadas inferiores do solo.
- Forme um monte de solo e abaixe a muda.
- Espalhe as raízes, eleve o colo da raiz ao nível do solo e preencha os vazios com solo fértil.
- Regue a muda abundantemente.
A densidade de estocagem não pode ser reduzida. A pêra Decor possui um extenso sistema radicular. Uma distância de 1 a 2 m é mantida entre as mudas. Se houver muitas árvores, o espaçamento entre linhas é formado a 1,5 m.
Regar e alimentar
Imediatamente após o plantio, a pera Decora precisa de rega abundante. Até que a muda se enraíze, ela é regada 3-4 vezes por semana, após o que o solo é bem tratado para reter a umidade.
Para uma frutificação abundante, é útil alimentar a pêra Decor. Mas o excesso de fertilizantes faz mal à árvore, assim como a falta deles. No 2º ano de cultivo, eles começam a se alimentar:
- Na primavera, o húmus é introduzido uma vez, o procedimento é combinado com o afrouxamento do solo.
- Além disso, eles mudam para complexos minerais, que incluem potássio e fósforo.
- O principal era derreter a cobertura - para alternar a matéria orgânica com fertilizantes minerais.
- Apresente o húmus não mais do que 1 vez em 2-3 anos.
Poda
As árvores colunares devem ser podadas adequadamente para garantir uma frutificação a longo prazo e mudas saudáveis. As peras decora começam a se formar no segundo ano de cultivo. O tronco central é encurtado em 15 cm na primavera para estimular o crescimento dos brotos laterais. No outono, os mais longos deles são cortados em um terço.
Árvores maduras que atingiram 7 a 8 anos de idade precisam ser rejuvenescidas. Primeiro, os brotos são cortados em um ângulo agudo com o tronco, depois daqueles que são paralelos.
Cal
Na primavera e no outono, o tronco e os ramos do esqueleto da pera Decor devem ser branqueados para evitar a propagação de pragas e doenças. A cal é diluída de acordo com as instruções, o sulfato de cobre é adicionado para a desinfecção. A composição é aplicada com pincel para preencher bem todas as fissuras do cano. A casca pré-esfoliada é limpa para um tecido saudável.
Preparando-se para o inverno
Se a árvore for cultivada nas regiões do Norte, ela deve ser coberta para o inverno. Os preparativos começam no final do verão, quando os baús foram caiados. Com o início das geadas estáveis, quando a temperatura cai para -10 ° C, elas começam a aquecer a pêra.
Instruções:
- Coloque uma moldura de madeira em volta da árvore e prenda com barbante.
- Cubra todo o espaço livre com folhagem seca ou húmus.
- A estrutura é adicionalmente isolada com fibra de agrofibra ou material improvisado. Conserte bem.
- Depois que a neve cai, a árvore é coberta adicionalmente.
- Na primavera, a pêra é aberta em etapas, sem esperar o degelo.
Polinização
A variedade é autofértil, mas os polinizadores são necessários para uma grande produção estável. Para isso, as peras são plantadas no local:
- Chizhovskaya;
- Em memória de Yakovlev;
- Lada.
Você pode usar outras árvores cuja floração corresponda à variedade Decor.
Produção
Nas características da variedade, está indicado que a pêra colunar da Decor entra em frutificação em 2-3 anos de cultivo. A safra dá todo ano, não tem ciclicidade.
Até 20 kg de fruta podem ser colhidos de 1 árvore adulta, mas para isso é necessário cuidar adequadamente dela. Em 1 ano após o plantio, as mudas podem florescer, mas jardineiros experientes não recomendam deixar inflorescências. Eles precisam ser removidos. No ano seguinte, restam apenas 6 frutos, o restante é colhido para não sobrecarregar a planta jovem. Além disso, o número de ovários é ajustado dependendo da saúde da pêra.
Doenças e pragas
A pera com decoração colunar tem boa imunidade, mas uma árvore enfraquecida pode adoecer. As pragas e doenças mais comuns da variedade:
- midge de galha de fruta;
- pulgão;
- crosta branca.
O mosquito-galha da fruta põe ovos dentro das inflorescências, as larvas comem o ovário por dentro, as peras caem verdes. Até 90% da safra sofre com a praga. A luta contra o mosquito da bílis começa durante a formação dos botões. A árvore é pulverizada com clorofos e metafos.
Os pulgões verdes sugam a seiva celular das folhas jovens e dos brotos, a planta murcha e morre lentamente. O controle de pragas começa no início da primavera e continua ao longo da temporada. A árvore é pulverizada com Karbofos. Se houver poucos insetos, você pode tentar remédios populares, por exemplo, uma solução de sabonete líquido.
Freqüentemente, a pêra é afetada por um fungo - uma crosta branca. Ela se manifesta como manchas amarelas nas folhas da árvore. Aos poucos, a doença se espalha para as frutas, elas se tornam impróprias para alimentação. Para prevenir doenças, a pêra Decora é pulverizada com 3% de líquido Bordeaux no início da primavera e após a colheita. Se a doença pegar no verão, use uma solução a 1% para não queimar as folhas.
Críticas sobre Pear Decor
Conclusão
As críticas à pêra colunar da Decor, como podem ver, apenas confirmam as características e descrição da casta. A árvore é muito indicada para regiões de cultivo de risco, necessita de cuidados normais e tratamentos preventivos. Antes de plantar uma variedade no local, você precisa se familiarizar com todos os seus prós e contras.