Contente
As pragas das safras de frutas reduzem e, às vezes, destroem as safras, estragam os produtos, causando enormes danos às empresas privadas e às fazendas. Mas, o mais importante, eles prejudicam as plantas. Se as pragas não forem controladas, podem causar a morte da árvore frutífera. O ácaro da bílis na pêra é tão comum que se tornou um verdadeiro flagelo desta cultura.
Descrição e distribuição de ácaros da galha
O ácaro da pêra gaulesa afeta, além da pêra, freixo da montanha, maçã, espinheiro, marmelo, cotoneaster. É um pequeno inseto na fase adulta (capacidade de reprodução) atingindo um comprimento de 0,2-0,24 mm. O corpo do ácaro da galha é alongado, com dois pares de patas, o aparelho bucal é perfurante e sugador.
Os insetos, a maioria fêmeas, começam sua atividade vital a 10 ° C, 3 gerações aparecem durante a estação de crescimento. Os dois primeiros se reproduzem e parasitam nas árvores frutíferas, o último no meio do verão é introduzido nos botões para o inverno. Com isso, o ciclo de vida do ácaro-da-pêra congela até a próxima primavera.
A foto de um ácaro da bílis em uma pêra, ampliada várias vezes, ajudará você a ter uma ideia do inseto.
Por que o ácaro da pêra é perigoso?
Por si só, um ácaro não pode destruir uma pêra. Desfigura as folhas e frutos, reduz a produção, mas não representa um perigo crítico para a árvore.
Mas a praga danifica folhas, flores e rebentos. Vírus, bactérias e esporos de doenças fúngicas podem penetrar facilmente nos locais de punção, o que pode causar danos significativos, causar a morte de galhos inteiros ou de toda a árvore. Além disso, a seiva celular liberada de verduras danificadas atrai outras pragas.
As fêmeas do ácaro da bílis hibernam nos rins, elas começam a se alimentar de tecidos moles antes mesmo de irem para fora. Com uma lesão maciça, as folhas se abrem já deformadas e pequenas, não podendo participar totalmente da fotossíntese. Com o tempo, eles secam e caem.
Na maioria das vezes, os frutos não são formados por botões de flores danificados. Os que, no entanto, amarraram tornam-se pequenos e feios, geralmente desintegram-se antes de atingir a maturidade. As perdas de safra podem chegar a 95%.
Sinais de um carrapato em folhas de pera
Os botões afetados pelo ácaro da galha são claramente visíveis na primavera. Eles são muito maiores do que os saudáveis, mas estão cerca de 2 semanas atrasados no desenvolvimento. Se algumas das folhas ou botões de flores estouraram, e alguns, de tamanho maior, não vão se abrir, há razão para suspeitar que um ácaro da vesícula tenha passado o inverno ali. Você precisa inspecionar com especial cuidado a parte inferior e intermediária da coroa nas imediações do tronco.
Tendo saído dos botões, as fêmeas começam a se alimentar de folhas novas. Eles fazem furos do tamanho de uma cabeça de alfinete neles e colocam seus ovos.
- Primeiro, placas verde-claras com um diâmetro de até 3 mm são formadas nos locais de dano, que estão localizados na parte inferior da folha da pera ao longo da nervura central.
- A cor das galhas muda gradualmente para marrom escuro, cobrindo uma grande área.
- As placas marrons salientes tornam-se pretas com o tempo.Se nada for feito, eles se fundem e cobrem toda a superfície da folha retorcida e feia, e ela cai.
As ninfas nascidas de ovos de pragas nas galhas se alimentam de folhas, tornam-se adultas e logo a próxima geração de insetos aparece.
Medidas para combater os carrapatos em uma pêra
A luta contra os ácaros da vesícula em peras e outras frutas é difícil. A praga é introduzida nos tecidos moles da planta e é problemático lidar com ela apenas com preparações de contato. Para ter sucesso, você precisa combinar diferentes métodos de proteção. Para isso, os medicamentos devem ser alternados.
Preparações químicas para o ácaro da bílis em uma pêra
Uma pêra atingida por um ácaro da bílis é tratada com uma das preparações antes de brotar no verde (antes de as folhas florescerem) e branco (antes de os botões aparecerem):
- Iskra M;
- Preparação 30 Plus.
Durante o período vegetativo, a cada duas semanas, a pêra é pulverizada com preparações contendo piretróides, compostos organofosforados e outras substâncias de contato, de ação intestinal ou sistêmica. Você pode usar acaricidas projetados para controlar carrapatos e inseticidas que matam qualquer inseto.
Medicamentos recomendados para o controle do ácaro da galha:
- Apollo;
- Ditox;
- Karate Zeon;
- Fufanon.
Produtos biológicos para o controle do ácaro da galha
As peras são pulverizadas com agentes biológicos apenas durante a estação de crescimento. Nesse caso, são usados agentes feitos à base de avermectinas.
Na Rússia, as preparações biológicas entéricas para carrapatos em uma pêra se espalharam:
- Fitoverm;
- Vertimek.
Remédios populares para controlar o ácaro da galha da pera
É impossível remover pragas como carrapatos com métodos suaves. Na luta contra os insetos, os remédios populares podem ajudar, mas não se deve esquecer que os venenos mais poderosos são de origem vegetal. E você terá que borrifar a pêra com infusões ou decocções fortes que podem prejudicar uma pessoa se você não tomar precauções.
O remédio mais eficaz reconhecido por especialistas em controle de pragas é uma decocção de pimenta. Para fazer isso, 1 kg de frutos frescos esmagados são despejados em 10 litros de água e fervidos em fogo baixo por 2 horas. O caldo é deixado esfriar, filtrado e a pêra é pulverizada.
Freqüentemente, os jardineiros de ácaros da galha usam pulverização:
- dente-de-leão, 1 kg de folhas são misturados com 3 litros de água, insistiu por três dias;
- topos de batata, 1 kg de verduras frescas picadas são despejados com 10 litros de água morna, infundidos por 4 horas.
Você pode usar alho, camomila, calêndula. Mas essas medidas contra os carrapatos em uma pêra na primavera só podem ser usadas com uma infecção leve. Com um forte, você precisa passar imediatamente para os produtos químicos.
Ações preventivas
Para prevenir o aparecimento de ácaros da pereira nas árvores frutíferas, no início da safra, o tratamento preventivo das árvores é realizado ao longo do cone verde e branco com Preparação 30 Plus e Iskra M. Também são necessárias técnicas agrícolas corretas e medidas sanitárias padronizadas :
- limpeza de troncos e ramos esqueléticos de cascas velhas;
- remoção de resíduos vegetais do local no outono;
- poda de copa higiênica e abrilhantadora;
- caiação do tronco;
- cavando um círculo de tronco.
Conclusão
O ácaro da vesícula em uma pêra pode destruir plantações e criar condições favoráveis para a ocorrência de doenças perigosas. Lutar com ele é difícil, mas possível. É importante ter paciência, porque você não conseguirá remover a praga de uma só vez.