Contente
Spruce Canadian Alberta Glob apareceu meio século atrás. Gardener K. Streng, trabalhando no viveiro em Boskop (Holanda) no local com Konik, em 1968 descobriu uma árvore incomum. Ao contrário da variedade original, a coroa do abeto não era cônica, mas quase redonda. A seleção posterior consolidou e desenvolveu características causadas por mutação acidental. Como resultado, uma nova variedade de abeto canadense, Alberta Glob, surgiu rapidamente ganhando popularidade.
Descrição do abeto Albert Globe
Todas as formas anãs de coníferas surgiram como resultado de mutação. Anteriormente, jardineiros e criadores examinavam cuidadosamente as espécies de árvores e variedades existentes, na esperança de encontrar o material de partida para a criação de uma nova cultivar. Desde meados do século passado, eles descobriram o mecanismo de mutação e o causaram artificialmente. É verdade que as pessoas ainda não conseguiram superar a natureza.
A variedade de Abeto Canadiano, Cinzento ou Branco (Picea glauca) da Alberta Globe é obtida por mutação natural, tal como a forma original - Konica. Eles têm em comum com uma espécie de planta - as características de cuidado e requisitos para as condições de cultivo, a principal diferença está no tamanho. Se um abeto canadense de crescimento selvagem se estende por até 40 m de altura com um diâmetro de tronco de 0,6-1,2 m, então a variedade Alberta Glob é um bebê de verdade.
Aos 30 anos, a árvore atinge 0,7-1 m com uma largura de 1 m. O abeto canadense Albert Globe cresce muito lentamente. Nos primeiros anos, aumenta de 2 a 4 cm de altura e largura. Por volta da 6-7ª temporada, pode ocorrer um salto, quando o crescimento é de cerca de 10 cm, é possível que continue até os 12-15 anos.
Aos 10 anos, a coroa do abeto canadense Alberta Globe tem uma forma arredondada quase ideal e um diâmetro de cerca de 40 cm. Além disso, a variedade cresce muito lentamente, adicionando 1-2 cm a cada temporada, mas sem cortes de cabelo, a árvore freqüentemente torna-se amplamente cônico.
A coroa de Albert Glob é muito densa, pois com o decréscimo de tamanho, em comparação com a espécie de abeto, os ramos canadenses da planta não diminuíram, apenas os entrenós ficaram curtos. Devido à abundância de agulhas, os brotos finos são difíceis de ver, mas sua cor é marrom claro.
As agulhas quando brotam são leves, no final da estação tornam-se verdes brilhantes. Ao toque, é muito mais macio que o do abeto canadense Konica, e mais fino, de 6 a 9 mm de comprimento. Se você esfregar as agulhas de Albert Globe em suas mãos, poderá sentir um cheiro semelhante ao de groselha preta. Algumas pessoas acham que o cheiro não é muito agradável, mas isso é uma questão de gosto.
Os cones raramente aparecem nesta variedade anã de abeto canadense. Situam-se nas extremidades dos rebentos, têm a forma de cilindro, são de cor castanha clara e são muito mais pequenas que as da espécie original.
Uso em paisagismo
Agora, os jardineiros domésticos finalmente compreenderam que as plantações de coníferas não transportam energia negativa para o local, mas são capazes de melhorar o ar e saturá-lo com fitoncidas. Além disso, em um clima frio e fresco, onde as árvores decíduas ficam nuas por quase seis meses e as flores são ainda menos agradáveis, apenas as sempre-vivas conseguem reviver a paisagem.
Árvores anãs, como o abeto canadense de Alberta Globe, são especialmente populares. Para um pequeno jardim, eles são simplesmente insubstituíveis e, em um grande jardim, são usados como as camadas intermediária e inferior dos grupos de paisagem.
Devido ao seu crescimento lento, tamanho pequeno e formato bonito, o abeto canadense Alberta Globe fica ótimo em jardins ornamentais, jardins de pedras, em qualquer canteiro de flores ou descontocontendo plantas que não gostam de umidade. A árvore será apropriada em um jardim inglês ou oriental. Mas é especialmente bonito, como pode ser visto na foto, que o spruce de Albert Glob parece em um site desenhado em estilo regular.
Aqueles que não gostam ou não podem cultivar thuja por causa do clima, substituem com sucesso as variedades anãs globulares pelo abeto canadense Albert Globe.
A árvore pode crescer à sombra. Ao contrário do abeto canadense Konik, as agulhas de Albert Globe são verdes, não azuladas ou azuladas, elas não desbotam na ausência de luz solar. E desde a escolha de culturas que não só podem ser cultivadas à sombra, mas também ali não perdem o seu efeito decorativo, a variedade torna-se ainda mais procurada.
Alberta Globe combina bem com outras plantas ornamentais, incluindo flores, desde que não bloqueiem o ar fresco do abeto canadense. E não coloque seus galhos, flores ou folhas grandes na árvore.
Plantar e cuidar do abeto cinza Albert Glob
Na descrição de Albert Globe comeu com cinza, eles costumam escrever que a planta quase não precisa de cuidados. Isso não é inteiramente verdade. Para manter a árvore viva, basta regá-la no calor. Mas sem lágrimas será impossível olhar para ele. Agulhas marrons secas na metade do abeto, galhos nus, uma nuvem de poeira voando do meio da planta a cada toque da copa. E isso se as lagartas não comerem a árvore antes.
Para que o abeto canadense da Albert Globe seja saudável e sirva de adorno ao local, é preciso remendá-lo, mas o resultado vale a pena.
Preparação da parcela de mudas e plantio
O abeto canadense cresce melhor em um local fresco e sombreado, embora o sol tolere bem. Ela não gosta de ventos fortes, lençóis freáticos próximos, solos densos, secos ou salinos. Alberta Globe sofre um ligeiro alagamento temporário do solo, mas morrerá quando o colo da raiz for bloqueado.
O melhor de tudo é que o abeto canadense cresce solto, moderadamente fértil, permeável à água e ao ar, argila arenosa ou argilosa ácida ou levemente ácida. É bom se Alberta Globe no lado sul estiver pelo menos um pouco sombreada por uma planta maior, especialmente no final do inverno ou início da primavera. Caso contrário, o abeto terá de ser protegido do sol com lutrastil branco ou agrofibra.
É cavado um buraco de plantio com um diâmetro de 60 cm e uma profundidade de pelo menos 70 cm. Certifique-se de fazer uma camada de drenagem de pelo menos 20 cm de tijolo vermelho quebrado ou argila expandida. Uma mistura fértil é melhor preparada com turfa, areia, argila e turfa azeda (vermelha). Para o abeto canadense, a adição de húmus de folha é permitida. Um fertilizante inicial é adicionado a cada cova de plantio - 100-150 g de nitroamofoska.
É melhor comprar mudas Albert Glob no viveiro, de 4 a 5 anos de idade, quando os ramos laterais começaram a se formar. O abeto canadense deve ser escavado com um pedaço de terra e coberto com estopa, ou a raiz deve ser mergulhada em uma pasta de argila e embrulhada firmemente com papel alumínio.
Em redes de varejo, você deve escolher fábricas de contêineres. Alberta Globe tem agulhas macias com uma cor verde, não cinza, o que ajudará a determinar a conformidade varietal.
O preparo pré-plantio consiste em regar o abeto vermelho e evitar que a raiz seque no solo cultivado.
Regras de pouso
Depois de cavada a cova de plantio, ela é coberta com 2/3 de mistura fértil, cheia de água e deixada repousar. Quando pelo menos 2 semanas tiverem passado, você pode começar a plantar o abeto canadense de Alberta Glob:
- Tanto terra é retirada do buraco para que o colo da raiz da muda instalada no centro fique nivelado com sua borda.
- A raiz do abeto é derramada, compactando constantemente o solo. Se Alberta Globe foi desenterrada com um torrão de terra e costurada em um saco, o material protetor não é removido.
- Depois de concluído o plantio, o solo é cuidadosamente espremido com um pé, verificado e, se necessário, corrigida a posição do colo da raiz do abeto.
- Um rolo de terra é formado ao redor do círculo do tronco e a árvore é regada abundantemente, gastando pelo menos um balde de água por árvore.
- Quando o líquido é absorvido, o solo é coberto com turfa azeda com uma camada de 5 cm ou mais.
Regar e alimentar
Nas primeiras duas semanas após o plantio do abeto canadense, ele costuma ser regado, evitando que o solo seque. No futuro, o solo será umedecido com menos frequência. No entanto, não se esqueça que a maioria das raízes do abeto está perto da superfície do solo e a cultura em si é bastante higrófila. Em verões quentes, pode ser necessário regar todas as semanas.
O abeto canadense de Alberta Glob precisa de alta umidade do ar. O ideal seria plantá-lo próximo a um chafariz, mas não está disponível em todas as áreas, assim como uma instalação de nebulização. O Spruce Albert Globe deve ser molhado com uma mangueira a cada rega, mesmo que o solo sob as outras plantas esteja umedecido.
Isso deve ser feito de manhã cedo ou às 17-18 horas para que a coroa tenha tempo de secar antes que os raios solares queimem as delicadas agulhas, ou antes de escurecer. À noite, as agulhas secam mais lentamente e doenças fúngicas podem se desenvolver em um abeto úmido longo.
Uma planta jovem deve ser alimentada regularmente. É melhor usar fertilizantes especiais destinados às coníferas. Eles são produzidos para cada estação separadamente, mantendo o equilíbrio de nutrientes necessários para as sempre-vivas em diferentes períodos de desenvolvimento. É necessário aplicar esses fertilizantes, respeitando rigorosamente as instruções. Se a dosagem estiver indicada na embalagem para 1 sq. m, deve ser igualado a 1 m de altura do abeto.
Os oligoelementos necessários à vida das plantas, incluindo a manutenção do efeito decorativo das agulhas, são melhor absorvidos com o curativo foliar. Eles são chamados de jejum e são realizados no máximo uma vez a cada 2 semanas. É melhor usar complexos de quelato, adicionando sulfato de magnésio ao cilindro e alternadamente em uma ampola de epina ou zircão.
Mulching e afrouxamento
Afrouxar o solo sob o abeto Albert Globe é problemático - seus ramos inferiores ficam praticamente no chão. Mas um ou dois primeiros anos após o plantio, é necessário fazer isso, especialmente após a rega. Uma ferramenta em miniatura é vendida em lojas para jardineiros - não são brinquedos, mas dispositivos projetados para tais ocasiões. Com uma das mãos deve-se levantar os ramos do abeto e, com a outra, soltar suavemente o solo até uma profundidade rasa para não perturbar as raízes sugadoras que se aproximam da superfície.
Sob o abeto Albert Globe maduro, é melhor cobrir o solo com turfa ácida ou casca de árvores coníferas tratadas com fungicidas. Isso não apenas conserva a umidade e protege contra ervas daninhas, mas também não permitirá que os ramos fiquem em solo descoberto e os protegerá de infecções.
Poda
O abeto canadense da variedade Albert Glob tem uma copa tão bonita que não precisa ser podada. Mas às vezes (muito raramente) um broto comum aparece na árvore. Deve ser removido imediatamente, caso contrário, não só prejudicará a aparência, mas rapidamente assumirá uma posição dominante, transformando a planta varietal em um abeto canadense comum.
A velha árvore de Albert Globe pode perder sua forma e, em vez de uma bola, tornar-se um grande cone. Em seguida, a decoratividade é suportada por um corte de cabelo, cortando-se os brotos no início da primavera, antes do início do botão.
Limpeza da coroa
A coroa do abeto canadense de Albert Glob é muito densa e mal ventilada. Quase nenhuma água chega lá durante os tratamentos, molhando a copa e durante a chuva.Muita poeira se acumula dentro da coroa do abeto Albert Globe, o ressecamento contribui para a disseminação dos carrapatos, que consideram essas condições ideais. Portanto, durante o processamento ou umedecimento da árvore, você deve separar os galhos com as mãos, certifique-se de umedecer o caule e os galhos adjacentes.
Os raios do sol não podem iluminar a parte interna da coroa do abeto Albert Globe, as agulhas secam rapidamente, como alguns dos ramos. Cortá-los é quase impossível. Em primeiro lugar, é inconveniente - com uma das mãos é preciso mover os brotos cobertos com agulhas e, com a outra, trabalhar com podador. Em segundo lugar, há tantos ramos secos que pode demorar o dia todo para removê-los. Mas se alguém tiver tempo e vontade, você pode fazer poda higiênica - isso só vai beneficiar a árvore.
Jardineiros ocupados devem descascar regularmente a copa do abeto canadense Albert Globe. Para isso, deve-se usar braçadeiras, respirador, óculos e luvas (de preferência com espinhas emborrachadas nas palmas das mãos e dedos). Por que tais precauções, qualquer pessoa que já tenha limpado os abetos canadenses Konik ou Albert Globe vai entender - a poeira voa para os olhos, obstrui a nasofaringe, as agulhas arranham e irritam a pele.
Os galhos são gentilmente afastados pela árvore e todas as agulhas secas são limpas com as mãos. Tudo! Claro, vai demorar muito e o procedimento dificilmente pode ser chamado de agradável. Mas isso deve ser feito, e pelo menos três vezes por temporada:
- primeira vez imediatamente após o inverno, antes da abertura dos botões, antes de realizar o primeiro tratamento preventivo com preparações contendo cobre;
- segundo tempo - 10-14 dias após o tratamento com fungicida de primavera;
- terceira vez - no outono, antes de borrifar o abeto canadense com preparações de cobre.
E isso é o mínimo! Cada vez após a limpeza, o abeto Albert Globe é tratado com um fungicida que contém cobre melhor, e atenção especial é dada ao interior da coroa - deve estar azul por causa do medicamento.
E agora uma palavra de cautela. Se a limpeza for ignorada, o abeto canadense Alberta Globe se tornará um terreno fértil para ácaros que se espalharão para outras culturas. E é difícil remover essas pragas microscópicas. O abeto perde o efeito decorativo. As pessoas que estão perto da éfedra não inalam fitoncidas, mas poluem pela metade com ácaros.
Preparando-se para o inverno
O abeto canadense de Alberta Glob é bastante resistente à geada, passa bem sem abrigo na zona 4 e, de acordo com as avaliações dos jardineiros russos, até na 3a. A proteção é necessária apenas para as mudas no ano do plantio - elas são cobertas com ramos de abeto ou enroladas em fibra de algodão branca, que é fixada com barbante.
Em seguida, o solo é coberto com uma camada de turfa ácida, na primavera ela não é removida, mas superficialmente embutida no solo. Se durante a estação de crescimento o solo foi coberto com casca, ele é varrido e armazenado em uma sala seca. Na primavera, a cobertura morta é devolvida ao seu lugar.
Entre as medidas que aumentam a resistência à geada do abeto canadense estão a cobrança de água no outono e a alimentação com um complexo fósforo-potássio (fertilizante de outono para coníferas), obrigatório para todas as culturas.
Proteção contra queimaduras solares
Spruce A variedade canadense Alberta Glob sofre menos queimaduras solares do que a Konica. Mas mesmo assim, é necessário, a partir de fevereiro, cobri-lo com lutrastil branco ou agrofibra. Melhor ainda, plante um pinheiro sob a sombra de plantas maiores, que fornecem sombra leve, mesmo na primavera.
No verão, a árvore também sofre de superaquecimento, embora menos do que na primavera, quando as agulhas evaporam ativamente a umidade e as raízes no solo congelado não conseguem compensar a falta. O lado sul do abeto é especialmente afetado. As agulhas ficam amarelas, ficam marrons, secam e caem. Isso não dá à árvore um efeito decorativo. O abeto de Albert Glob, que fica constantemente ao sol, pode ser coberto com lutrastil até o outono, é claro, mas não parece atraente, e a árvore cresce no local para decorá-lo.
O cuidado adequado, alimentação suficiente, mas não excessiva, e irrigação da coroa podem ajudar. Mas o principal é que uma vez a cada 2 semanas a árvore seja tratada com epin. Isso ajudará a proteger o abeto de queimaduras e, se o problema já tiver acontecido, surgirá rapidamente novas agulhas.
Reprodução
O abeto canadense de Alberta Globe é propagado por enxertos ou estacas. Uma espécie de árvore crescerá a partir de sementes. Enxertia e enxertia de coníferas não é tarefa para amadores. Os jardineiros podem tentar enraizar ramos da parte inferior da copa, com 10-12 cm de comprimento, cortados com um pedaço da casca de um rebento mais velho.
As estacas são tratadas com estimulador de formação de raízes, plantadas em perlita, areia ou mistura de turfa e areia até uma profundidade de 2 a 3 cm. Parte do rebento que ficará no substrato é liberado das agulhas. Os recipientes devem ter orifícios de drenagem para o escoamento da água. Eles são colocados em uma estufa fria, protegidos do sol e regados uniformemente.
Algumas das mudas criarão raízes e serão transplantadas para uma mistura mais nutritiva, composta de areia, turfa e grama. Eles são transplantados para um local permanente após 4-5 anos, quando um verticilo de botões aparece no topo do abeto Albert Globe, a partir do qual ramos laterais se desenvolverão.
Doenças e pragas
O maior problema (embora não o mais perceptível) de Alberta Glob ate é um ácaro-aranha, que começa nas coníferas quando há falta de umidade no ar. A copa densa não permite que a água passe, e se a árvore não for limpa (e regularmente), e se os procedimentos de água forem ignorados, você pode obter um terreno fértil para pragas e doenças no local.
Outros insetos incluem:
- serra de abetos;
- lagartas da borboleta da freira;
- pulgões da vesícula;
- Hermes;
- rolo de folhas de abeto.
As doenças mais comuns do abeto canadense:
- fusarium;
- neve e shute comum;
- podridão;
- necrose da casca;
- câncer de ferida;
- ferrugem;
- spruce twirl.
As pragas são combatidas com a ajuda de inseticidas, os acaricidas são melhores contra os carrapatos. Para doenças, fungicidas são usados. Certifique-se de realizar tratamentos preventivos de abetos com preparações canadenses contendo cobre na primavera e no outono. Uma atenção especial deve ser dada ao interior da coroa.
Conclusão
O abeto canadense Alberta Glob é uma árvore conífera em miniatura muito bonita. Cuidar dele não é tão fácil, mas todos os esforços despendidos na planta valerão a pena. Para simplificar a sua vida e não perder tempo com tratamento e arrumação da coroa, você deve simplesmente seguir todas as regras da tecnologia agrícola.