Diferenças entre abetos e pinheiros

Abetos e pinheiros são plantas bastante comuns no território dos antigos países da CEI, mas algumas pessoas às vezes têm dificuldade em determinar a que gênero esta ou aquela árvore conífera pertence. Enquanto isso, descobrir como o abeto difere do pinheiro não é tão difícil.

Diferenças nos locais onde os pinheiros e abetos crescem

Embora, à primeira vista, possa parecer que pinheiros e abetos praticamente não têm diferenças, na verdade isso está longe da verdade. Na verdade, essas coníferas têm uma série de características comuns, já que pertencem à mesma família e classe de plantas, mas não são tantas, como se costuma acreditar, há muito mais diferenças.

Assim, o pinheiro silvestre cresce principalmente em regiões da zona climática temperada, que se caracterizam por climas frios e úmidos. É comum nas regiões do norte da Rússia, Estados Unidos e Canadá. Periodicamente, a planta pode ser encontrada no sul da Mongólia e na China.

O abeto europeu compartilha parcialmente o território com o pinheiro, porém, ao contrário deste último, pertence a culturas mais termofílicas. Além da zona média da Rússia, Canadá e Estados Unidos, alguns países da Europa Oriental e da Ásia Central também estão incluídos em seu habitat.

Qual é a diferença entre uma árvore e um pinheiro

No entanto, o local de crescimento não é a única diferença entre essas espécies de coníferas. Eles também têm muitas diferenças na aparência: o formato da coroa, a aparência geral dos cones, a cor da casca. Todos esses recursos podem ser vistos a olho nu, se você souber no que deve prestar atenção.

Pinheiros e abetos

Como regra, a diferença na altura do pinheiro e do abeto não é muito perceptível. O pinheiro silvestre atinge em média 25 - 40 m, o que é aproximadamente igual ao tamanho do abeto, que cresce até 30 m. No entanto, ao contrário do pinheiro, o tamanho do abeto tem grande variabilidade. Portanto, entre os representantes desta raça existem tanto exemplares relativamente baixos - até 15 m de altura, quanto gigantes reais de 50 m ou mais.

De muito maior interesse é a altura em que as agulhas dessas plantas estão localizadas. Assim, em um pinheiro, a copa começa a uma distância igual a aproximadamente metade de todo o comprimento do tronco, enquanto as agulhas do abeto começam a crescer quase acima do próprio solo.

Tamanho de cones de pinheiro e abeto

As diferenças entre as plantas também se manifestam na estrutura das pinhas do pinheiro e do abeto. Em ambas as raças, os cones são divididos em machos e fêmeas, mas externamente são muito diferentes uns dos outros.

As pinhas machos são pequenas em tamanho, comparáveis ​​ao caroço de uma cereja, são de cor amarelada. As inflorescências femininas podem ser difíceis de notar, pois são ainda menores e estão localizadas na extremidade de um verticilo de pinheiro.

Os cones femininos, por outro lado, são muitas vezes maiores do que os masculinos: podem ser facilmente reconhecidos pela sua cor vermelha brilhante. Eles também estão localizados nas pontas dos ramos, apenas no topo da copa. Mas os cones de abeto machos não podem se orgulhar de uma cor brilhante e tamanho grande.

A forma das agulhas de pinheiro e abeto

As agulhas de abetos e pinheiros também apresentam diferenças significativas. Uma das diferenças entre essas espécies de árvores está associada ao período de troca das agulhas.

Portanto, muitas pessoas estão acostumadas a pensar que as sempre-vivas retêm suas placas de folha ao longo do ano. No caso do abeto, isso é parcialmente verdade.As agulhas desta árvore caem gradualmente, substituindo-se por novas agulhas a cada 7 a 12 anos.

Mas o pinheiro, surpreendentemente, como as árvores de folha caduca, perde a maior parte das agulhas no outono. Como resultado, as agulhas de pinheiro podem mudar completamente dentro de 1 a 2 anos.

Diferenças entre pinheiros e abetos também são observadas no comprimento das agulhas. Olhando mais de perto, as folhas do abeto têm a forma de um tetraedro, cujo tamanho varia de 2 a 3 cm, além de formarem um verticilo, se fixam aos ramos um a um.

As agulhas de pinheiro, em contraste com as agulhas de abeto, têm uma estrutura mais lisa e afilam na extremidade. Nos galhos, localizam-se aos pares e atingem de 4 a 6 cm de comprimento.

Colorir agulhas de pinheiro e abeto

Até a cor das agulhas das plantas em questão é diferente. As agulhas de abeto são caracterizadas por uma cor verde escura profunda que não muda durante todo o período de vida das lâminas das folhas. Tons mais claros de verde prevalecem nas agulhas de pinheiro. Além disso, ao contrário das agulhas de abeto, tende a amarelar perto do outono, enquanto adquire uma cor acobreada.

Expectativa de vida de agulhas de pinheiro e abeto

A expectativa de vida dessas coníferas também difere. Acredita-se que a idade média do pinheiro seja cerca de 300 - 350 anos, enquanto o abeto vive um pouco menos - 207 - 300 anos.

No entanto, ambas as raças têm seus próprios fígados longos, que são centenas de vezes mais altos do que o limite de idade esperado. Assim, na Suécia existe um abeto, apelidado de "Velho Tikko", cujo sistema radicular tem pelo menos 9550 anos. E nos Estados Unidos, no condado de Inyo, foi descoberto um pinheiro, cuja idade se aproximava da marca de 5.000 anos.

Sistema radicular de abetos e pinheiros

Além da aparência, o pinho e o abeto têm outras diferenças. Em particular, podemos falar sobre as peculiaridades dos sistemas radiculares dessas árvores.

O pinho tem um sistema radicular central. É muito poderoso e tem muitos ramos que se estendem para fora a partir da espessa raiz principal. Graças a esta estrutura, a planta é muito despretensiosa para o solo e pode crescer em quase qualquer lugar. Em particular, isso é facilitado pela raiz principal, que fica em grande profundidade e fornece umidade à árvore mesmo em solos arenosos e argilosos.

O abeto também tem sistema de raiz comum, mas, ao contrário do pinheiro, a carga principal recai sobre as raízes laterais, uma vez que a raiz principal se atrofia quando a árvore atinge os 10 anos de idade. Os rebentos laterais do rizoma são capazes de fornecer à planta as substâncias necessárias à sobrevivência, mas estão localizados mais próximos da superfície da terra do que as raízes do pinheiro. Por esse motivo, muitas vezes você pode ver um abeto coberto de sujeira sob ventos fortes.

Sinais comuns de uma árvore de Natal e pinheiro

Apesar das diferenças claras, não é difícil entender por que algumas pessoas ficam confusas quando se trata de comparar pinheiros e abetos. Essas árvores têm algumas semelhanças que as tornam difíceis de identificar:

  1. Ambas as plantas pertencem à família Pinheiros, classe Coníferas.
  2. Os cones de ambas as raças, com todas as suas diferenças, têm uma característica comum: durante o período do ovário localizam-se verticalmente sobre os ramos e durante a maturação adquirem uma posição horizontal, como se estivessem inclinados para o solo.
  3. As agulhas de pinheiro e abeto também têm características comuns. Em ambas as árvores, as placas de folhas são representadas por agulhas estreitas, que, além disso, têm uma cor semelhante.
  4. Ambas as espécies de árvores produzem compostos fitoncídeos com propriedades antibacterianas.
  5. Essas plantas podem ser consideradas árvores de primeiro tamanho, pois ultrapassam os 20 m de altura.
  6. A madeira dessas coníferas é valiosa para construção e indústria.
  7. Agulhas, cascas, resinas e outras partes dessas espécies de coníferas são ativamente utilizadas na medicina e na cosmetologia.

O que é melhor - pinho ou abeto

As principais diferenças entre o pinheiro e o abeto dão a singularidade dessas espécies de árvores e as diferenciam de outros representantes da flora.Ambas as plantas têm uma excelente função decorativa e são capazes de agradar aos olhos durante todo o ano. É difícil dizer qual é o mais adequado para decorar uma área de parque ou um terreno pessoal: depende dos objetivos que os criadores definem para si e das suas próprias preferências.

Mas seja qual for a base da escolha, deve-se ficar atento às recomendações de cuidados com essas árvores, pois certas diferenças podem ser detectadas nas medidas de tecnologia agrícola.

Características do tratamento de abetos e pinheiros

Visto que essas coníferas são bastante diferentes, é razoável supor que os requisitos para cuidar delas também serão diferentes. Basicamente, isso se manifesta no regime de irrigação e na escolha do local para o plantio das árvores.

Como mencionado acima, o pinheiro é despretensioso para os solos e se adapta facilmente à vida em áreas rochosas ou úmidas e em outros lugares que não são ricos em solos férteis. Tolera bem condições de seca, é resistente ao gelo, não tem medo de ventos e chuvas fortes. No entanto, apesar de toda a sua resistência e vitalidade, a árvore cresce com dificuldade em áreas onde falta luz solar. Portanto, ao escolher um local de plantio para uma planta, deve-se dar preferência a áreas bem iluminadas, onde não haja sombra alguma.

Spruce não é menos resistente e também pouco exigente em termos de qualidade do solo. Tem uma invejável resistência ao gelo e, ao contrário do pinho, é agradável mesmo em locais com muita sombra. Uma condição fundamental para o bem-estar desta raça é a rega competente. Ao cultivar abetos em seu local, é extremamente importante garantir que o solo sob ele não esteja muito úmido ou muito seco. Caso contrário, ele começará a murchar rapidamente e seu sistema radicular se tornará vulnerável a doenças e pragas.

Se as condições básicas forem satisfeitas, ambos os representantes das coníferas não serão infectados e servirão como decorações decorativas da paisagem por muitos anos.

Qual a aparência de um pinheiro e de uma árvore de Natal: foto

Tendo estudado as características de abetos e pinheiros, você pode facilmente distinguir entre essas duas espécies de árvores na foto.

Abeto europeu:

Pinheiro silvestre:

Conclusão

Tendo descoberto como o abeto difere do pinheiro e quais são as características dessas espécies, você pode fornecer condições para o cultivo dessas belas árvores com altas propriedades decorativas em seu terreno.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção