Spruce Glauka (canadense)

Abeto canadense, branco ou cinza (Picea glauca) é uma árvore conífera pertencente ao gênero Spruce (Picea) da família dos pinheiros (Pinaceae). É uma planta típica de montanha, nativa do Canadá e do norte dos Estados Unidos.

Muito mais do que a espécie de abeto canadense, é conhecida por suas inúmeras variedades. São difundidos em todos os continentes e devido ao seu alto decoratividade, são cultivados mesmo em condições inadequadas.

Descrição do abeto canadense

O Abeto canadense específico é uma árvore alta de até 15-20 m, com uma copa de 0,6-1,2 m. Em condições favoráveis, a planta pode se estender até 40 m, e a circunferência do tronco é de 1 m. Os galhos das árvores jovens são direcionados para cima em ângulo, descem com a idade, formando um cone estreito.

As agulhas do lado voltado para a luz são verde-azulado, abaixo - branco-azulado. É por causa dessa cor que o abeto canadense recebeu outros nomes - Sizaya ou Branco. A seção transversal das agulhas é rômbica, o comprimento é de 12 a 20 mm. O aroma das agulhas é semelhante ao da groselha preta.

A floração ocorre no final da primavera, os cones masculinos são amarelos ou vermelhos. Os cones femininos são verdes no início, castanhos quando maduros, até 6 cm de comprimento, localizados nas extremidades dos rebentos, cilíndricos, arredondados nas duas extremidades. Sementes pretas de até 3 mm de comprimento com uma asa bege de 5-8 mm de tamanho permanecem viáveis ​​por não mais de 4 anos.

A casca é escamosa e fina, o sistema radicular é poderoso e se espalha em largura. A espécie é extremamente resistente à geada, mas não tolera a poluição do ar por gases. Resiste a secas de curta duração, fortes nevascas e ventos. Vive cerca de 500 anos.

Variedade de abeto cinza

Acredita-se que, em termos de decoratividade, o abeto canadense perde apenas para o espinho. Suas variedades anãs obtidas como resultado de várias mutações adquiriram a maior distribuição e fama. Um exemplo de uso de mudanças generativas abrangendo toda a planta é Konica famosa.

Devido às mutações somáticas que afetam uma parte do corpo e provocam o aparecimento de "vassouras de bruxa", distinguem-se as formas arredondadas. Então parecia grau de almofada Ehiniformis.

Às vezes, a mutação do abeto canadense está sujeita à reversão quando as propriedades decorativas não são dominantes. Então, a variedade só pode ser propagada por enxertia. Em viveiros domésticos começaram a se dedicar a eles recentemente, por isso não conseguem saturar o mercado. A maioria dessas árvores vem do exterior e são caras.

As formas de choro se reproduzem apenas por vacinações, por exemplo, muito bela variedade pendula.

Normalmente, todas as variedades de abetos canadenses são consideradas maricas, exigindo proteção do sol, não apenas nos verões quentes, mas também no final do inverno ou na primavera. Isso é verdade e dá muita dor de cabeça aos paisagistas e jardineiros. O primeiro deve colocar o abeto canadense não só para decorar o local, mas também sob a cobertura de outras plantas. Estes últimos são obrigados a cultivar constantemente a árvore com epin e a fazer aspersão, mas a cultura “ingrata” continua a arder.

Novo Variedade Sanders Blue além de mais fácil de cuidar devido à maior resistência ao sol do que outras cultivares, também possui uma agulha original. Na primavera é azul, durante a estação muda de cor para verde, e não uniformemente, mas em grandes áreas, o que faz parecer que a árvore está coberta de manchas de cores diferentes.

A vida útil das variedades de Abeto Belaya é muito mais curta do que a da espécie vegetal. Mesmo com muito cuidado, você não deve esperar que eles embelezem o local por mais de 50-60 anos.

Abeto canadense Maygold

Existem muitas variedades de anões derivados da mutação do mais popular - o Koniki. Foi durante a observação de suas mudas que foram encontrados galhos ou árvores inteiras com desvios da norma. Foi assim que apareceu a variedade de abeto canadense Maygold.

Uma pequena árvore com uma copa piramidal, aos 10 anos chega a 1 m, cada estação aumenta 6-10 cm. O abeto canadense Maygold é muito semelhante ao Variedade final do arco-íris.

A principal diferença é a cor das agulhas jovens. Em Rainbows End, primeiro é branco cremoso, depois fica amarelo e depois verde. A variedade Maygold é caracterizada por agulhas jovens douradas. Eles ficam verdes escuros com o tempo. Mas a mudança de cor é desigual. Primeiro, a parte inferior do Maygold fica verde e só então as mudanças afetam o topo.

As agulhas são densas, curtas - não mais do que 1 cm, os cones aparecem muito raramente. O sistema radicular é poderoso, ele cresce em um plano horizontal.

Spruce glauka Densat

Spruce Sizaya é representado no mercado não apenas por variedades anãs. Para lotes grandes a médios, parques públicos e jardins, a variedade Densat descoberta em Dakota do Norte (EUA) por volta de 1933 é recomendada. É chamado de abeto de Black Hills e era anteriormente considerado uma espécie separada.

Um Densata adulto (após 30 anos) tem uma altura de cerca de 4,5-7 m, às vezes chegando a 18 m em casa. Na Rússia, mesmo com o melhor cuidado, é improvável que uma árvore suba mais de 5 m. A densidade difere de uma espécie plantar:

  • tamanho menor;
  • coroa densa;
  • Crescimento lento;
  • agulhas azul-esverdeadas brilhantes;
  • cones encurtados.

Ao contrário de outras variedades, esta, embora não seja anã em tamanho, vive muito e pode se reproduzir por sementes.

Abeto canadense Yalako Gold

Abeto anão glauka Yalako Gold é uma variedade altamente decorativa com uma coroa arredondada. Tem um crescimento muito lento, atingindo um diâmetro de 40 cm por 10 anos. Esta variedade é muito semelhante à Abeto canadense Alberta Globe.

Mas suas agulhas jovens têm uma cor dourada, o que parece especialmente decorativo contra o fundo de velhas agulhas verdes brilhantes. Até os 10 anos de idade, a coroa de Yalako Gold se assemelha a uma bola, então começa a rastejar gradualmente para os lados e aos 30 anos torna-se como um ninho de 60-80 cm de altura, até 1 m de largura.

Spruce glauka Laurin

Uma das mutações Koniki mais comuns em países europeus é a variedade Laurin. Ele difere da forma original pelo crescimento extremamente lento - de 1,5 a 2,5 cm por temporada. Aos 10 anos, a árvore é esticada apenas 40 cm, aos 30 não atinge mais de 1,5 M. Na Rússia, como todas as variedades de abetos canadenses, cresce ainda menos.

Os brotos de Laurin são direcionados para cima, fortemente pressionados uns contra os outros e possuem internódios curtos. Sua copa parece estreita mesmo quando comparada a outras variedades cônicas. As agulhas são verdes, macias, com 5-10 mm de comprimento.

Na foto do abeto canadense Laurin, você pode ver como os ramos aderem uns aos outros.

SONY DSC

Piccolo de abeto canadense

Uma variedade anã de crescimento lento do abeto canadense Piccolo aos 10 anos de idade na Rússia atinge 80-100 cm. Na Europa, pode se estender até 1,5 m. As agulhas de Piccolo são muito mais densas do que as da forma original - Konica. É bastante resistente, o crescimento jovem é esmeralda, com a idade as agulhas tornam-se verdes escuras.

Crohn com a forma piramidal correta. A variedade Piccolo, exceto pela cor das agulhas, é muito semelhante a Daisy White.

Hoje, o Piccolo é uma das variedades mais caras de abeto cinza.

Conclusão

O abeto canadense é uma espécie popular que produziu muitas variedades interessantes. Os mais famosos são os anões, como a Konica e suas cultivares de crescimento lento com copa arredondada ou cônica, de crescimento creme, dourado, azul e esmeralda. Mas variedades de tamanho médio e formas raras de choro também são de alto valor decorativo.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção