Contente
O abeto canadense Echiniformis é um dos menores anões entre as coníferas e, ao mesmo tempo, a variedade mais antiga. A história não preserva a data exata de seu surgimento, mas sabe-se que a cultivar se originou na França antes de 1855. Obviamente, a mutação somática "vassoura de bruxa", que surgiu na árvore da espécie, serviu de material inicial para a criação da variedade.
Ehiniformis tem todas as vantagens e desvantagens dos abetos canadenses. Ela é muito mais fácil de cuidar do que a maioria dos anões. Isso se deve não tanto à maior resistência da variedade aos efeitos dos fatores negativos, mas à própria forma da árvore. Isso torna muitas operações desnecessárias ou impossíveis.
Descrição do abeto canadense Ehiniformis
Ehiniformis é uma antiga variedade de abeto canadense (Picea glauca), que só se sabe ao certo por ter surgido em meados do século XIX na França, presumivelmente da "vassoura de bruxa". Uma árvore jovem cresce na forma de um hemisfério e é enxertada em um caule baixo - como uma bola de forma regular. Com o tempo, a coroa do abeto Echiniformis canadense se espalha para os lados e torna-se achatada, em forma de almofada. A menos, é claro, que você não o corrija cortando.
Até os 10 anos de idade, o abeto Ehiniformis acrescenta 2-4 cm a cada temporada e atinge 40 cm de altura e 60 cm de largura. Em 30, o tamanho da árvore é de cerca de 60 cm, a largura da copa é de 100 cm. cuidado, o abeto Ehiniformis vive em condições urbanas há 50 anos ...
Os brotos curtos e finos estão localizados radialmente, ou seja, eles próprios tendem a manter a forma de uma bola. A coroa do abeto canadense Ehiniformis é densa, cones aparecem extremamente raramente, as agulhas de 5 a 7 mm de comprimento são bastante duras, espinhosas, verdes com uma tonalidade cinza ou azulada. O sistema radicular é bem desenvolvido, mas não se estende em profundidade, mas em largura.
O abeto canadense Ehiniformis freqüentemente dá uma reversão - uma mutação reversa. Entre os brotos curtos com agulhas pequenas, aparecem ramos do tamanho usual. Eles precisam ser cortados o mais cedo possível para manter a variedade.
Foto de abeto canadense Ehiniformis
Uso em paisagismo
Ehiniformis é uma variedade antiga e bastante comum de abeto canadense, amplamente utilizada em projetos paisagísticos. É tradicionalmente plantada em jardins de pedras, jardins ornamentais e outras coníferas em miniatura e urzes são consideradas as melhores vizinhas.
O abeto fica bem em canteiros de flores e cumes emoldurados por coberturas de solo. Para não bloquear a visão, Ehiniformis é plantado em primeiro plano em grupos de paisagens e canteiros de flores.
A planta é ótima para decorar encostas ou terraços. Você pode colocar o abeto Ehiniformis canadense em recipientes, parece especialmente impressionante em vasos de flores baixos.
O que você não pode fazer é manter a cultura como planta de casa, apesar de seu tamanho diminuto. É permitido levá-lo para dentro por vários dias para decorar o feriado, mas não mais.
Às vezes, você pode encontrar recomendações para plantar o abeto Ehiniformis canadense como gramado. Mesmo que alguém decida comprar mudas suficientes para preencher um grande espaço, não parecerá muito atraente. Além disso, você não pode andar em um gramado assim.
Plantar e cuidar do abeto Ehiniformis
Ehiniformis é um pouco mais fácil de cuidar do que outros abetos anões canadenses.Mas isso não significa que a planta possa ser ignorada.
Preparação da parcela de mudas e plantio
Para plantar o abeto canadense Ehiniformis, você pode escolher uma área plana ou plana. Você não pode plantar a variedade em uma várzea - ao contrário de outras cultivares, o alagamento temporário do local causará uma perda de decoratividade, uma vez que os ramos inferiores da planta ficam no solo. Além disso, existe o perigo de decomposição do colo da raiz. Echiniformis vai se sentir bem em uma colina de origem artificial.
O abeto canadense cresce em sombra parcial ou em pleno sol. A completa ausência de luz causa uma opressão geral da planta - ela se tornará mais fraca e mais suscetível a infecções.
O solo para o plantio do abeto canadense Ehiniformis deve ser permeável, solto, azedo ou ligeiramente ácido. Se o solo não for adequado para a cultura, você pode consertar a situação cavando um grande buraco para plantar. Parâmetros padrão - diâmetro de cerca de 60 cm, profundidade - não inferior a 70 cm.
A camada de drenagem é feita de 15-20 cm e coberta com areia. A mistura para o plantio é feita de grama, solo folhoso, turfa de pântano alto, argila, areia. Até 150 g de nitroammofos são adicionados a cada cova de plantio. Em seguida, é coberto por 2/3 do substrato preparado e preenchido com água.
Abeto canadense Ehiniformis enxertado em um fuste, a maior parte vem do exterior para a Rússia, eles precisam ser comprados em contêineres. Os viveiros domésticos podem colocar à venda mudas com sistema radicular coberto com estopa ou juta. Ao comprar, você deve verificar o teor de umidade do coma terrestre.
O abeto Ehiniformis com sistema radicular aberto só pode ser adquirido no viveiro se for desenterrado na presença do futuro proprietário. A raiz deve ser imediatamente envolvida em um pano úmido ou mergulhada em uma pasta de argila e envolvida firmemente com papel alumínio.
Deve-se prestar muita atenção às agulhas do abeto canadense. Se ela tiver uma cor incomum para a variedade Ehiniformis ou pontas vermelhas, a compra deve ser descartada. Essa árvore, na melhor das hipóteses, danifica o sistema radicular ou está infectada, na pior das hipóteses - inviável.
Regras de pouso
Antes do plantio, a cova deve repousar por pelo menos duas semanas. Você pode colocar um abeto vermelho no local a qualquer momento, exceto nos meses quentes - a árvore não criará raízes bem. Mas é melhor escolher a primavera ou o outono para isso. Se você preparar um buraco com antecedência, o abeto canadense pode ser plantado no sul durante todo o inverno. Nas regiões setentrionais, a operação costuma ser adiada para a primavera - com a chegada do calor, a Ehiniformis terá tempo para se adaptar e fincar novas raízes.
Algoritmo de aterrissagem:
- Primeiro, parte do solo é removida da cova e regada abundantemente.
- A muda é posicionada no centro, prestando atenção na posição do colo da raiz - deve estar ao nível do solo ou um pouco mais alto.
- A cova é coberta com uma mistura preparada com antecedência. Eles se chocam com água.
- O solo sob o abeto canadense Ehiniformis é coberto com cobertura morta. Na primavera, é melhor usar casca de pinheiro para isso, para que os ramos mais baixos não entrem em contato com o solo.
Regar e alimentar
Após o plantio, o abeto Ehiniformis canadense costuma ser regado para que o solo não seque. Mas o encharcamento e a umidade constante na área da raiz não devem ser permitidos. Então a rega é reduzida. Impossível esquecer que se trata de uma árvore varietal, e não de um abeto específico, e que depende da natureza, embora em condições naturais a planta apenas umedeça a chuva. Durante o verão, pode ser necessário regar o Ehiniformis todas as semanas.
Para o abeto canadense, a umidade do ar é importante. Se houver rega automática no local para facilitar sua vida, você pode ligá-la por 5 minutos diários pouco antes do amanhecer. Isso substituirá com sucesso a aspersão regular. Quando não há rega automática, é necessário derramar sobre a coroa de abeto da mangueira. No verão quente, eles fazem isso todos os dias.
Fertilizar o abeto anão canadense Ehiniformis deve ser um fertilizante especializado.As coníferas, especialmente as pertencentes à família dos pinheiros, não reagem muito bem à alimentação universal - não possuem todos os elementos necessários para uma cultura e as proporções "não são as mesmas".
É necessário aplicar fertilizantes especializados seguindo estritamente as instruções, tendo em mente que é melhor subalimentar qualquer planta do que superalimentar. E é fácil para um bebê como o abeto canadense Ehiniformis dar mais comida do que o necessário.
O curativo foliar é chamado de jejum, pois através das agulhas todas as substâncias são imediatamente liberadas para os órgãos vegetativos. Assim, as coníferas percebem oligoelementos - eles são mal absorvidos pela raiz. É melhor tratar a coroa com uma solução de um complexo de quelatos, adicionar sulfato de magnésio adicional ao cilindro e, alternadamente, uma ampola de zircão ou epina.
Mulching e afrouxamento
É problemático soltar o solo sob o abeto canadense Ehiniformis de raiz nativa - os ramos mais baixos ficam no chão. É fácil realizar a operação somente sob uma árvore enxertada, mas isso deve ser feito com cuidado, em uma profundidade rasa e apenas nos primeiros 2 anos após o plantio.
No futuro, o afrouxamento é substituído por cobertura morta. Na primavera, os ramos mais baixos do abeto Echiniformis canadense são cuidadosamente levantados e o solo é coberto com casca de pinheiro. No outono, ele é removido e substituído por turfa ácida. No início da safra seguinte, a casca é devolvida ao seu lugar, é melhor comprá-la em centros de jardinagem, onde o material é pré-tratado para pragas e doenças.
Poda
A coroa do abeto canadense Ehiniformis é bonita e não precisa de poda formativa. Mas a variedade está sujeita à mutação reversa (reversão), quando um ramo do tamanho normal de uma espécie de planta aparece em uma pequena árvore. Aqui, ele precisa ser removido o mais rápido possível.
Se o projeto paisagístico ainda requer correção da copa, o abeto Ehiniformis pode ser cortado com segurança - ele tolera bem.
Limpeza da coroa
O abeto canadense Ehiniformis tem uma copa densa devido aos internódios muito curtos, pois o crescimento anual é de apenas alguns centímetros. Sem luz, agulhas e pequenos galhos velhos secam rapidamente e se desintegram em poeira, os carrapatos geralmente começam aí. Mesmo a aspersão regular não será capaz de corrigir a situação.
Antes de limpar o abeto Echiniformis canadense, você deve cuidar para proteger as mãos, os olhos e a nasofaringe. As agulhas irritam a pele e minúsculas partículas secas de casca seca e agulhas, que entram na membrana mucosa, podem até causar inchaço.
Durante a limpeza, os ramos do abeto canadense são cuidadosamente colocados nas laterais, e as agulhas secas e os brotos que se quebram facilmente são removidos com as mãos enluvadas. Em seguida, o lixo é coletado com cuidado para que nada fique sob a árvore. Às vezes, leva mais tempo do que a própria limpeza.
A última etapa é o tratamento da copa do abeto Echiniformis e do solo sob ela com um fungicida. É melhor usar uma preparação contendo cobre para esse propósito. Durante a limpeza, por mais cuidadosa que seja, alguns ramos podem ficar danificados. Para evitar que a infecção penetre nas feridas, o abeto é literalmente mergulhado em cuproxato ou líquido bordalês - a coroa deve ser azul por fora e por dentro.
Preparando-se para o inverno
O tamanho anão do abeto Echiniformis canadense torna possível não se importar muito com seu abrigo durante o inverno, mesmo na Sibéria, nos Urais e no Noroeste. Se a árvore for plantada em um local sem vento, ou for coberta pelas correntes de ar de inverno predominantes por outras plantas, a copa ainda estará sob a neve.
É necessário proteger o abeto canadense Ehiniformis apenas no primeiro ano após o plantio, em regiões com invernos frios com pouca neve, ou plantado em locais onde a neve é soprada. Uma pequena árvore pode ser coberta com turfa, e a copa pode ser coberta com uma caixa de papelão com orifícios feitos para o acesso do ar. Ou envolva a coroa com um tecido não tecido branco.
Na primavera, não se deve esquecer de retirar o abrigo, pois para as coníferas é mais perigoso secar a copa do que congelá-la. As agulhas, ligeiramente escurecidas por baixas temperaturas, geralmente restauram o turgor e a cor após vários tratamentos com epin. Os galhos soltos devem ser cortados completamente e os abetos canadenses muito danificados podem morrer.
proteção solar
A variedade Ehiniformis sofre menos com as queimaduras no início da primavera do que outros abetos canadenses, especialmente se o inverno foi com neve. O dano às coníferas no início da estação ocorre porque a raiz ainda não é capaz de fornecer umidade para a parte superior da árvore, e os raios solares facilitam a evaporação da água das agulhas e galhos.
A coroa do abeto Echiniformis é pressionada contra a superfície do solo. Muitas vezes, simultaneamente à evaporação da umidade das agulhas, a neve derrete, o que aumenta a umidade do ar. Mas nem sempre é esse o caso e, para evitar o risco, é melhor cobrir um abeto em um local aberto com um pano branco não tecido ou serapilheira ao meio-dia.
No futuro, se você ligar a rega automática todos os dias por 5 minutos ou borrifar de outra forma, não deverá haver problemas com o Abeto Ehiniformis Canadense. Mas a árvore reagirá positivamente ao tratamento com epin.
Reprodução
Antes de embarcar na propagação do abeto Ehiniformis canadense, os jardineiros devem entender claramente que esta não é uma tarefa fácil, mesmo para profissionais. E eles têm instalações e experiência especialmente adaptadas.
Em qualquer caso, o abeto canadense Ehiniformis pode ser propagado por estacas ou enxertia. Os cones raramente aparecem na árvore; as espécies de plantas têm maior probabilidade de crescer a partir de suas sementes. Mesmo que alguns saiam curtos, eles não se parecerão muito com a forma da mãe.
É melhor para os amadores não mexer com as vacinas, mas você pode tentar mudas. Mas é melhor não esperar sucesso de qualquer maneira. Enraizar os tiros é apenas metade da batalha. Eles ainda precisam ser trazidos para um lugar permanente, e ainda alguns anos, quando qualquer menor erro no cuidado levará à morte da planta.
As estacas do abeto Echiniformis podem ser colhidas para enraizamento durante toda a estação, mas é mais fácil fazê-lo na primavera. Corte-os com um pedaço da casca do galho mais velho. Melhor pegar um completamente e "desmontar" em cortes.
A parte inferior do broto é liberada de agulhas, tratada com estimulante e plantada em mistura de areia, perlita ou turfa-areia. O substrato e o ar ao redor das mudas devem estar constantemente úmidos. Os ramos que criaram raízes e começaram a crescer são transplantados para um solo mais nutritivo. O lugar permanente do abeto é determinado quando aparecem os brotos laterais.
Na velha planta Echiniformis, os ramos inferiores ficam no solo, às vezes enraizando-se por conta própria. A árvore torna-se praticamente uma colônia. Mas é difícil plantar tal abeto canadense, na maioria das vezes quando se muda para um novo lugar, tanto os ramos enraizados quanto a planta-mãe morrem. Se fizermos isso, então no início da temporada no norte e antes do inverno no sul.
Doenças e pragas comeram com Echiniformis cinza
A descrição e a foto do abeto Echiniformis mostram que sua copa é densa e literalmente pressionada contra a superfície do solo. Portanto, as doenças são as mais perigosas para a árvore. A variedade é freqüentemente danificada pela cobertura de neve. Para que o abeto seja saudável, ele deve ser pulverizado com fungicidas contendo cobre no início e no final da temporada. Aos primeiros sinais de doença, o tratamento não programado é realizado. Na maioria das vezes, Ehiniformis é afetado por:
- podridão;
- ferrugem;
- necrose;
- câncer de ferida.
Das pragas, um ácaro-aranha deve ser isolado separadamente. Esse pequeno inseto geralmente cresce dentro da copa do abeto Echiniformis canadense, se você não separar os galhos durante o processamento. A aspersão é a melhor prevenção.Se o ácaro já apareceu, borrifar com acaricidas é eficaz. Os inseticidas destroem outras pragas:
- uma serra de abeto e um rolo de folhas;
- Hermes;
- cochonilha;
- pulgões;
- lagartas da freira.
Conclusão
O abeto canadense Ehiniformis é uma das variedades de menor crescimento. A árvore forma uma densa copa pressionada ao solo, lindamente emoldurada por outras coníferas, urzes, flores ou pedras.