Contente
Como parte do nome de coníferas e plantas decíduas, Pendula é encontrada com bastante frequência, o que confunde os jardineiros novatos. Enquanto isso, a palavra significa apenas que a copa da árvore está chorando, caindo. A espinhosa Glauka Pendula é uma das mais belas coníferas, obtida por mutação somática e propagada exclusivamente por enxertos.
Descrição do abeto espinhoso Glauka Pendula
A mutação que levou à criação da variedade de abeto espinhoso Glauka Pendula foi descoberta nos jardins de Versalhes por A. Quarrière. A planta foi introduzida na cultura por Ari Koster, o proprietário do viveiro Boskop (South Holland) em 1895.
Glauka Pendula é uma das mais belas variedades de abeto espinhoso, considerada de altura média. É propagado apenas por enxerto, de modo que a maioria das árvores vem da Polônia, Holanda, Alemanha e outros viveiros estrangeiros para a Rússia. Os produtores nacionais apenas começaram a fazer a operação e não podem saturar o mercado. Por isso, o material de plantio é caro.
A presença da palavra Pendula no nome da variedade de abeto em si significa que sua coroa deveria estar inclinada, chorando. Mas nem sempre é o caso. O fato é que a forma da árvore neste caso particular depende dos proprietários, ou seja, do desejo ou da capacidade de dar à planta a forma desejada.
O abeto de Glauka Pendula não tem tronco como tal. Seu papel é desempenhado por um poderoso ramo escolhido arbitrariamente e amarrado a um suporte. O próprio proprietário pode regular a altura do Glauk Pendula. Para fazer isso, ele para de amarrar um abeto espinhoso e, em seguida, o topo pende, ou aumenta o suporte, e a árvore continua a se esticar para cima.
Como resultado, você pode obter plantas muito diferentes em altura, formato e formato da copa. Portanto, as fotos e descrições de Glauka Pendula ate são tão diferentes.
O crescimento de uma árvore adulta depende da altura do enxerto e da liga. Normalmente a Glauka Pendula para pequenos jardins é formada a 3-5 metros, em grandes áreas podem estender-se até 8-10 m. Mas se este abeto não for amarrado em um enxerto baixo, parecerá um solo planta de cobertura. Apenas espinhoso.
Com base nisso, é difícil falar sobre a largura do abeto Glauka Pendula. Se cultivada como planta de cobertura do solo, é capaz de desenvolver uma grande área, principalmente porque os brotos podem criar raízes, em contato com o solo por um longo tempo. Mas se em Glauk Pendula você elevar constantemente o condutor e não tocar nos ramos laterais, a largura do abeto espinhoso pode chegar a 1,5 m. Este é um valor muito condicional. Normalmente, os proprietários dão à coroa uma forma bizarra com ligas, sobras e de outras maneiras.
Glauka Pendula cresce rapidamente, em boas condições, acrescentando 30 cm durante o período vegetativo, os seus ramos são duros, mas bastante fortes, capazes de suportar grandes massas de neve. As agulhas são densas, espinhosas, azuis, ligeiramente curvadas com foice, 15-20 mm de comprimento, não mudam de cor ao longo da estação.
Brotos de Glauk Pendula caem em uma densa cascata densa, cobrindo completamente o tronco. Os galhos mais baixos ficam pendurados em um ângulo, se os galhos não são cortados, eles caem no chão.Quanto mais alto os brotos estão localizados, mais livremente eles estão localizados. Alguns crescem quase paralelos ao solo por um tempo. Por causa disso, a árvore assume sua forma original, e podemos dizer com segurança que não existem dois abetos espinhosos idênticos com uma copa chorosa.
Variedades
Spruce Pungens Glauka Pendula é obtido como resultado de uma mutação instável; durante o seu cultivo, ocorrem desvios na cor das agulhas e na natureza do crescimento dos ramos pendentes. Muitos deles foram multiplicados e isolados como variedades separadas.
Na Rússia, todas as formas chorosas de abeto espinhoso são geralmente chamadas simplesmente de Pendula; na verdade, são registradas com vários nomes. Em geral, essas são variações da mesma variedade, pode ser difícil para os amadores entendê-las, mas ainda existem diferenças.
Os especialistas ainda discutem qual nome da forma original é o correto: Spruce spruce Glauca Pendula ou Kosteri Pendula. Como resultado, decidimos que seria mais fácil considerá-los sinônimos.
Colorado Spruce Pendula
O abeto espinhoso Pendula difere da variedade original apenas na cor das agulhas. Suas agulhas não são azuis e brancas, como as de Glauka, mas verdes. A copa está caída, os ramos inferiores são baixados em ângulo e repousam no solo, os superiores crescem primeiro no plano horizontal e depois caem. A altura depende do local da enxertia e do arnês da guia para o suporte. Os galhos são duros, as agulhas são espinhosas. Apenas com fixação constante ao suporte, sua largura é um pouco maior do que a de Glauk Pendula - não 1,5, mas 2 m.
Spruce Argentea Pendula
A própria palavra Argentea indica que as agulhas deste abeto espinhoso são prateadas, não verdes ou azuis. Com a liga constante do líder, de longe, parece mais a Pendula sérvia. Um exame mais atento mostra que ainda é um abeto espinhoso com agulhas duras e afiadas.
Se o condutor for direcionado apenas para cima, a coroa torna-se cônica estreita, com ramos pendentes. O crescimento é de 15-30 cm por temporada. A variedade espinhosa Argentea Pendula tem excelente resistência à geada e pode ser cultivada sem abrigo na zona 2.
Spruce espinhoso Glauca Pendula Slenderina
Spruce Pendula Selenderina Glauka difere da variedade original em seu tamanho mais compacto e crescimento um pouco mais lento. Na primavera, suas agulhas são azul-prateadas, no verão, a cor das agulhas volta ao habitual branco-azulado para a forma da mãe.
A líder central Glauka Pendula Slenderina cresce em linha reta, os ramos inferiores formando uma espécie de saia em torno do tronco.
Abeto do Colorado Pendula Wojsławice
A principal diferença entre esta variedade polonesa de abeto espinhoso e o Pendul Glauka original é uma coroa irregular e agulhas prateadas. Mesmo com a liga constante do líder, seus brotos não tendem a cair em fileiras, mas a se projetar em direções diferentes, pendendo com o tempo. Além disso, o abeto espinhoso Wojsławice Pendula vai passar o inverno sem abrigo apenas na zona 4.
Abeto do Colorado Ze Blues Pendula
Uma nova variedade altamente decorativa de abeto vermelho espinhoso ainda não foi suficientemente multiplicada e é rara. Forma uma árvore baixa, com uma liga constante do líder atingindo 1 m aos 10 anos de idade, aos 25-30 anos, presumivelmente, se estenderá até 3 m.
As agulhas deste abeto espinhoso são excepcionalmente brilhantes ao sol, azul-prateado, esmaece em sombra parcial. As agulhas são visivelmente maiores do que as de Glauk Pendula, mas são as mesmas afiadas e resistentes.
Spruce Pendula em paisagismo
A disseminação da variedade Glauka Pendula de abeto espinhoso é contida apenas pelo seu alto custo, causado pela dificuldade de reprodução. Essa bela árvore de copa caída, galhos rígidos que suportam uma grande quantidade de neve, agulhas azuis, não muda de cor ao longo da estação e inspira a criar belas composições.
Glauka Pendula parece ótimo como uma tênia (planta focal única). Um abeto espinhoso chorão é plantado no primeiro plano dos grupos de paisagens lenhosas.Pendula pode decorar a entrada da frente de uma casa ou área de lazer. Ele servirá como um sotaque exótico entre outras coníferas, enfatizando o encanto das rosas e outras flores exuberantes ou modestas.
Graças à coroa original, usando uma liga e poda de abeto Glauka Pendula, você pode criar:
- uma árvore alta incomum com uma copa afiada voltada para cima e galhos pressionados contra o tronco, caindo em fileiras estreitas;
- uma planta de ampla cobertura do solo ocupando uma grande área com brotos caídos no solo, cobertos com agulhas duras e espinhosas de verde, prata ou azul;
- uma árvore baixa e chorosa com o topo fortemente inclinado na direção que os designers desejam e uma cascata de longos galhos caindo.
Usando um pouco de imaginação, você pode formar um abeto espinhoso chorão à vontade, criando composições novas, incomuns e incomuns. Pendula funciona bem em jardins paisagísticos, românticos ou mistos. É difícil encaixá-lo em um estilo regular, mas os paisagistas competentes podem fazê-lo.
Plantando e cuidando do abeto pendula
Cuidar do abeto espinhoso de Pendula não é difícil, mas deve ser minucioso devido à vacinação. Se uma doença ocorrer na junção dos tecidos de duas árvores diferentes, as pragas "trabalharem", as quebras de geada ou qualquer dano mecânico ocorrer, medidas deverão ser tomadas imediatamente. Caso contrário, Pendula Glauka pode morrer. O estado geral da árvore depende do correto regime de rega, cobertura e outras medidas de manutenção.
Ao plantar, o abeto espinhoso Pendula tem os mesmos requisitos que outras coníferas.
Preparação da parcela de mudas e plantio
Todos os pinheiros espinhosos Pendula crescem bem em pleno sol. Na sombra parcial, nada ameaça sua saúde, mas as agulhas azuis ou prateadas ficam desbotadas. Lá você pode plantar uma variedade com agulhas verdes - o Pendula usual. Para a forma Ze Blues, a falta de luz é inaceitável, já que a principal beleza da árvore está nas agulhas excepcionalmente brilhantes.
Abetos espinhosos têm um sistema de raízes que se estende mais fundo do que outras espécies. Por isso, são menos suscetíveis ao vento e podem crescer em solos arenosos e secos. Mas isso também torna impossível plantar pinheiros espinhosos em buracos, em solos úmidos e onde as águas subterrâneas chegam perto da superfície.
O solo de Glauka Pendula adora azedo, mas crescerá ligeiramente ácido. Solos com reações neutras e alcalinas precisam de melhorias dramáticas. Não gosta de abetos espinhosos solo pesado e denso.
A cova para o abeto espinhoso deve ser preparada no máximo 2 semanas antes do plantio. Sua largura é 1,5-2 vezes maior do que o diâmetro estimado da bola de barro ou recipiente, e a profundidade é tal que a drenagem de 20-30 cm e a camada de substrato cabem.
A mistura de solo é feita de húmus de folhas, turfa azeda, terra sod, 100-150 g de nitroammofoska e areia. A drenagem é feita, o buraco é preenchido 2/3 com um substrato, preenchido com água e deixado para assentar.
Ao comprar o pinheiro de Pendula espinhoso, a atenção é dada principalmente ao local da vacinação. Deve estar bem curado, sem danos visíveis ou sinais de doença. Se possível, você precisa comprar mudas de viveiros locais. Mas você não deve realmente esperar encontrá-los - a maioria dos abetos enxertados vem do exterior.
As mudas importadas devem estar em um recipiente, o sistema radicular das locais, junto com um torrão de terra, pode ser coberto com estopa. Você não deve nem mesmo considerar a possibilidade de comprar um abeto espinhoso de Glauka Pendula com uma raiz nua.
O meio envasado ou a serapilheira devem estar úmidos. Sinais de agulhas secando, mesmo as pontas das agulhas que mudaram de cor, são um mau sinal. Você não pode comprar tal abeto.
Regras de pouso
A plantação de pinheiros espinhosos Glauka Pendula, cultivada em recipiente, é realizada durante toda a estação, exceto nos meses quentes de verão. Árvores forradas de serapilheira são colocadas no local na primavera ou no outono.Nas regiões do sul, é melhor fazer isso no final da temporada, para que o calor não interfira no enraizamento do abeto, no norte - na primavera. Então, a árvore, antes do início da geada, vai se estabelecer e criar raízes no local.
Não há nada complicado no plantio das variedades de pinheiros espinhosos Pendula Glauka. É realizado na seguinte sequência:
- Parte do substrato da cova de plantio é retirado e colocado de lado.
- Spruce Glauka Pendula é instalado no centro do recesso. O local de transição da raiz para o tronco (colo da raiz) deve ser rente ou ligeiramente acima da borda da cova.
- O substrato preparado é recoberto gradativamente com uma bola de terra de abeto, forçando, para evitar a formação de vazios.
- Um lado com cerca de 10 cm de altura é formado a partir do solo remanescente ao redor da cova de plantio.
- Regue a muda em abundância com água para que atinja a borda da cerca.
- Quando o líquido for completamente absorvido, se necessário, adicione terra, casca de pinheiro ou palha de turfa azeda no círculo do tronco.
Regar e alimentar
Depois de plantar um abeto espinhoso, ele precisa ser regado com freqüência, não permitindo que o solo seque completamente, mesmo que por um curto período de tempo. Mas também é impossível umedecer o solo, para não causar o apodrecimento da raiz.
Quando o Glauka Pendula cria raízes, a irrigação é reduzida - entre outros abetos, o espinhoso é resistente à seca de curta duração. Claro, a planta não deve ser deixada sem água - ela vai enfraquecer, perder turgor e se tornar uma presa fácil para pragas de insetos. No verão quente, Glauka Pendula é regada toda semana, gastando pelo menos 10 litros para um pequeno abeto espinhoso, para uma árvore adulta é necessário um balde de água para cada metro de crescimento.
A aspersão irá beneficiar a planta. Não tem um significado tão grande quanto para os abetos anões canadenses, mas deve ser realizado no verão, pelo menos uma vez por semana.
As plantas varietais devem ser alimentadas com fertilizantes especiais para coníferas. Lá, todas as substâncias necessárias são balanceadas pelo fabricante nas doses exigidas para o abeto espinhoso:
- o nitrogênio predomina nas destinadas à primavera;
- os de outono contêm grandes doses de potássio e fósforo.
O curativo foliar permite que a planta receba os microelementos necessários. É útil adicionar epin ou zircão alternadamente ao balão - esses medicamentos custam um centavo e seus benefícios dificilmente podem ser superestimados.
O curativo foliar completo balanceado contém todos os oligoelementos necessários para a planta. Muitas vezes é aconselhável adicionar uma dose adicional de magnésio ao recipiente de efedrina. Para abetos vermelhos com agulhas azuis ou prateadas, isso deve ser descartado. O magnésio realça a cor verde dos órgãos vegetativos, o que é claramente desnecessário para Glauk Pendula.
Mulching e afrouxamento
É necessário afrouxar o solo sob os abetos recém-plantados. Depois de criarem raízes, raízes finas sugadoras chegam perto da superfície. Não os danifique ao afrouxá-los regularmente.
Em vez disso, o círculo do tronco é coberto com casca de pinheiro ou turfa alta - isso acidifica o solo, protege a raiz do superaquecimento, conserva a umidade e evita que ela rompa. ervas daninhas.
Poda
A bela coroa de abetos espinhosos chorões não precisa de poda. Só é necessário remover galhos quebrados ou secos durante as medidas sanitárias. Mas a cultura tolera bem o corte de cabelo, então se o design do site requer uma mudança no formato do Glauk Pendula, você pode cortá-lo como quiser.
Só é necessário cortar o cabelo no início da primavera, antes que os botões se abram, ou, dependendo da região, no final do verão ou início do outono. Antes do início do tempo frio, a superfície da ferida deve ser apertada. Do final de maio ao início de junho, é realizada a pinça dos abetos, removendo-se os rebentos moles, total ou parcialmente.
Como exibir o explorador
Pendula spruce na foto sempre tem uma bela forma de coroa inclinada. Na prática, os jardineiros costumam reclamar que sua árvore não está crescendo da maneira que gostariam. O fato é que Pendula Glauka nem sempre pode formar uma coroa atraente sem ajuda.
As árvores desta variedade não têm tronco, as suas funções são assumidas por um forte galho amarrado a um suporte. Ela é chamada de líder ou guia. A altura da Glauk Pendula é regulada amarrando a guia cada vez mais alto. Quando a árvore atingir o tamanho desejado, pare de construir o suporte. A ponta do líder continua crescendo, caindo cada vez mais. Essa operação é chamada de "extração". Ou um maestro, que gosta mais de qual nome.
Neste caso, o topo pode ser direcionado na direção desejada, assim como os ramos laterais. Para que se dobrem na direção certa, os brotos jovens são simplesmente amarrados primeiro a estacas cravadas no solo. Durante a estação, eles se tornam lignificados e eles próprios crescerão "quando necessário".
Usando uma liga, suportes horizontais e verticais de tamanhos diferentes do abeto espinhoso de Glauka Pendula, você geralmente pode formar uma planta de uma forma fantástica. Vai ficar estranho por um tempo, cercado de pedaços de madeira e cordas, mas o resultado vale um pouco de paciência.
Se você não amarrar um abeto chorão enxertado em um caule baixo, ele espalhará galhos pelo solo e se parecerá com uma planta de cobertura do solo ou um arbusto baixo de forma bizarra.
Se preparando para o inverno
Abetos espinhosos são altamente resistentes à geada. As formas Pendula podem passar o inverno sem abrigo em 2-3 zonas, apenas a variedade polonesa Wojsławice é mais termofílica e se destina à zona 4.
O abeto espinhoso deve ser protegido de baixas temperaturas apenas no ano de plantio. No Norte e em outras regiões de clima frio, é melhor se arriscar e embrulhar a árvore com tecido não tecido para o segundo inverno.
O local da vacinação é outra questão. Se for feito com alta qualidade e bem curado, não haverá problemas. Mas, mesmo assim, é melhor envolver o enxerto, não coberto com galhos grossos, com uma tira de tecido não tecido em 1-2 camadas, quando a temperatura cair abaixo de -20 ° C. Mas aqui é importante não exagerar com isolamento, porque o amortecimento é muito mais perigoso do que baixas temperaturas.
Para proteger as raízes do abeto da geada no inverno sem neve, no outono, o círculo do tronco é coberto com turfa azeda. Não é removido na primavera, mas cravado superficialmente no solo.
Para aumentar a resistência à geada, no outono, eles carregam a umidade e fertilizam a árvore com fertilizantes de fósforo e potássio.
Reprodução
As formas lacrimejantes de abetos reproduzem-se exclusivamente por enxertia. A partir de sementes ou estacas enraizadas, as árvores crescerão com uma forma de copa normal.
Somente especialistas experientes podem vacinar coníferas. Os amadores podem tentar realizar a operação, mas só podem conseguir algo bom por acidente.
Doenças e pragas
Glauka Pendula é suscetível ao ataque pelas mesmas pragas que outros abetos espinhosos:
- pulgões;
- ácaros da aranha;
- escudos falsos;
- serras de abetos;
- topógrafos de besouros de casca de árvore;
- cochonilhas;
- Hermes.
Para destruir as pragas, são usados inseticidas.
Glauka Pendula pode ser afetado por doenças:
- câncer ulcerativo;
- shute;
- podridão de raízes e tronco;
- necrose.
Na primavera e no outono, são realizados tratamentos preventivos com fungicidas. Eles também são usados nos primeiros sinais de doença.
Críticas sobre o abeto Glauka Pendula
Conclusão
A espinhosa Glauka Pendula é uma das coníferas mais bonitas. Com sua ajuda, em qualquer site, você pode criar uma atmosfera romântica. E ajustando habilmente a altura e a direção do crescimento, até mesmo um jardineiro inexperiente é capaz de formar uma árvore com uma copa de formato único.