Lilás de Meyer: Red Pixie, Jose, Tinkerbell, Flowerfest Pink, Flowerfest Purple, Bloomerang (Boomerang) Ash

É difícil encontrar uma pessoa que nunca apreciaria a flor dos lilases em sua vida. Em cidades grandes e pequenas, em aldeias e em fazendas na primavera, essas plantas personificam a entrada final da primavera em seus próprios direitos. O lilás de Meyer não parece totalmente tradicional, já que é uma espécie em miniatura, até mesmo anã. Mas essa também é a sua vantagem, uma vez que é verdadeiramente universal na aplicação.

Descrição detalhada das espécies

O lilás de Meyer foi descoberto pela primeira vez na China, mas entre plantações culturais. Na natureza, esse tipo de lilás ainda não foi descoberto. Sua principal característica é o seu pequeno tamanho. O arbusto atinge uma altura máxima de 1,5 m.

O artigo apresentará não apenas uma descrição do lilás de Meyer, mas também inúmeras fotos que ajudarão a ter uma ideia de sua aparência.

Com a compacidade comparativa geral do formato da copa em largura, pode crescer significativamente e também atingir 1,5 M. Portanto, esta espécie de lilás serve perfeitamente como uma tênia no gramado, e em uma fileira de sebes. Mas o arbusto desta variedade cresce e se desenvolve muito lentamente, o crescimento anual pode ser de apenas cerca de 10 cm por ano, e ainda menos para algumas variedades.

Os ramos jovens do arbusto são castanhos escuros. Com a idade, a cor clareia um pouco e torna-se acinzentada. A casca dos ramos adultos é coberta por numerosas rachaduras microscópicas.

Bastante pequeno em tamanho, as folhas opostas são elípticas com uma base em forma de cunha. Em comprimento, eles não excedem 4-5 cm, em largura - 2,5-3 cm. De cima eles têm uma tonalidade verde rica, e de baixo eles são mais claros. Uma ligeira pubescência pode ser observada ao longo da borda das duas veias inferiores. As folhas são irregulares nas bordas.

A floração do lilás de Meyer começa por volta do final de maio até meados de junho, simultaneamente com as variedades tardias do lilás comum. As inflorescências parecem panículas eretas de até 10 cm de comprimento, que florescem de vários dos botões superiores nas extremidades dos brotos. As flores são muito pequenas, em forma de funil com uma borda clara na parte inferior da corola. O aroma é forte, agradável e às vezes sofisticado.

No final do verão, quando o calor diminui, a floração do lilás de Meyer pode muito bem se repetir, embora não seja tão abundante como na primavera. As flores, dependendo da variedade, podem ser brancas, vermelhas, rosas, roxas e lilases.

Ao contrário do lilás comum? esta espécie consegue florescer muito mais cedo, literalmente no segundo ou terceiro ano de vida. Incrivelmente, arbustos minúsculos, com cerca de 30 cm de altura, podem já estar cobertos de botões.

Lilás de Meyer ou Syringa Meyeri (como esta espécie é chamada em latim) é caracterizada pelo fato de que, ao contrário de outras variedades, não forma um crescimento de raiz. Mas ela é capaz de dar muitos brotos da base do arbusto, expandindo em largura.

Esta espécie pode ser usada para o plantio em linha em sebes, em um grupo de outros arbustos floridos e, claro, como uma tênia.

Na descrição do lilás de Meyer, não se pode deixar de mencionar suas características:

  • incrível resistência à geada - as plantas podem suportar quedas de temperatura do ar para - 30 ° С;
  • resistência à fumaça e gás, o que permite o plantio dessas variedades em condições urbanas;
  • resistência ao calor.

Variedades populares de lilás de Meyer

Os criadores conseguiram obter muitas variedades diferentes de lilases de Meyer. E embora a variedade anã Palibin seja considerada a mais popular, outras variedades não merecem menos atenção.

Red Pixie

Na descrição do lilás Red Pixie de Meyer, não se pode deixar de notar que, em comparação com outras variedades, difere em tamanhos bastante significativos, o que é claramente visível na foto.

Os arbustos podem atingir 170 cm de altura. E as inflorescências que se formam nos arbustos se distinguem por um tamanho decente, de até 12-16 cm. As inflorescências são caracterizadas por um tom relativamente raro de vermelho ou roxo brilhante de flores para lilases . É verdade que com o tempo, a cor das flores lilases da Meyer Red Pixie vai ficando mais clara, mais parecida com o rosa, como na foto.

Os arbustos desta variedade atingem 120 cm de largura, apresentam folhas ovais com ponta protuberante quase imperceptível e superfície lustrosa. A variedade pode ser chamada de remanescente, já que no final de julho e em agosto se espera uma segunda onda de floração. As flores têm um aroma agradável e persistente e vão decorar qualquer área.

Josee

É uma variedade híbrida, na qual participaram três tipos de lilases: Meyer, de folhas pequenas e aberta. Tanto em altura como em largura, os arbustos chegam a 150 cm, por isso parecem muito impressionantes. A variedade também pertence ao remontant. A primeira floração tradicional é no final de maio, quando todo o arbusto está coberto de inflorescências rosa-lavanda. Se o nível de iluminação, assim como o teor de umidade do solo, permitir, então, no final do verão, o lilás de Meyer Jose florescerá pela segunda vez. A intensidade da floração também depende da remoção oportuna de todas as inflorescências murchas.

Essa variedade cresce muito lentamente, o que a torna ideal para pequenos meios-fios e mixborders. As flores tubulares exalam um perfume inesquecível, especialmente perceptível à noite.

Tinkerbelle

Outra variedade lilás Meyer muito atraente. Pertence às variedades mais anãs, não excedendo 1-1,2 m de altura. Mas no plano horizontal, os arbustos são capazes de se espalhar 1,5 m.

Os botões não abertos que aparecem no final da primavera têm uma cor cereja brilhante. E depois de florescer, eles se tornam rosa suave e muito perfumados. Com uma aparência tão atraente, a variedade lilás Meyer Tinkerbell não é nada exigente nas condições de cultivo. Pode tolerar solos pobres, irrigação moderada, localização semi-sombreada e outras condições médias. Em circunstâncias favoráveis, também pode voltar a florescer no final do verão.

Flowerfesta Pink

Um dos representantes da nova série de variedades de lilases Meyeraflower festa (festa de flores), sob a designação pink, que significa "rosa" em inglês. Esta série foi lançada literalmente nos últimos anos. Tem floração mais abundante e mais longa do que outras variedades. O período de floração começa em maio e continua em junho. A floração repetida pode durar de julho até o início da primeira geada.

As plantas distinguem-se por uma das formas mais compactas de arbustos, atingindo um metro de largura e no máximo 120 cm de altura, esta variedade particular apresenta flores de cor rosa. O comprimento das inflorescências é bastante normal para esta espécie de lilás - cerca de 10 cm, mas as próprias inflorescências são muito exuberantes e são formadas nos arbustos em grande número.

Flowerfesta Roxo

Outra variedade da série Flowerfest, que apresenta flores de tonalidade lilás ou violeta.

Flowerfesta White

A variedade lilás de Mayer da série híbrida moderna descrita acima com flores brancas.

Bloomerang Roxo

Uma interessante variedade híbrida foi obtida pelo cruzamento de quatro variedades de lilases. As dimensões do arbusto são bastante típicas do lilás da variedade descrita, tanto em largura quanto em altura chegando a 150 cm.

As inflorescências têm uma atraente tonalidade púrpura brilhante, que pode desbotar ligeiramente com o tempo. Como todas as outras variedades, distingue-se por sua remontabilidade. Além disso, se você remover especificamente todas as inflorescências que secam com o tempo, a floração repetida em agosto pode não ser inferior em brilho e abundância à primeira, que ocorreu em maio-junho.

O maravilhoso perfume complementa a impressão geral de floração do arbusto, que pode durar até a primeira geada.

Lillifee

Esta variedade caracteriza-se por uma floração muito abundante no mês de maio. Os arbustos atingem uma altura de 120-130 cm, na largura chegam a se espalhar até 150 cm. No outono, a folhagem muda de verde para um atraente tom laranja-avermelhado. Os botões não abertos são de cor roxa escura. Já as flores se distinguem por uma bela cor lilás-roxa. O aroma da flor é sutil e leve.

Benefícios do cultivo de lilás anão de Meyer

Não é à toa que o lilás anão de Meyer atrai muitos jardineiros. Afinal, mesmo a menor área da casa pode ser decorada com seus arbustos compactos. São bastante adequados para plantar em vasos ou vasos e até em caixas de varanda. Não é à toa que as pessoas chamam de varanda. Além disso, o lilás de Meyer pode ser chamado de planta do meio-fio, porque, devido à sua baixa altura, pode servir para criar bordas de flores verdes.

Os arbustos de lilases desta variedade são capazes de florescer muito jovens, muito mais cedo do que as variedades tradicionais, o que não pode deixar de atrair os proprietários de parcelas pessoais.

Mas para grandes áreas ajardinadas deste lilás existe uma aplicação. Ele vai caber perfeitamente em canteiros de flores, mixboders, decorar grandes jardins ornamentais e sebes.

E a maior vantagem desta variedade é a sua floração no final do verão. Afinal, o aroma dos lilases em flor em agosto pode surpreender qualquer pessoa.

Como o lilás de Meyer se multiplica

A reprodução do lilás de Meyer pode ser feita de todas as maneiras padrão:

  • sementes;
  • vacinações;
  • estacas;
  • camadas.

O método da semente é muito trabalhoso. Além disso, a maioria das variedades híbridas não manterá suas propriedades originais com este método de propagação.

Por enxerto, lilases desta espécie são propagados no início da primavera ou inverno, quando todos os botões estão em um estado dormente. Você pode plantar estacas em lilases comuns ou húngaros, bem como em alfena. Nesse caso, a formação das plantas costuma ocorrer na forma de uma árvore padrão.

Importante! Ao propagar por enxerto em um lilás comum, é necessário remover regularmente os brotos da raiz do estoque.

Esta espécie é melhor propagada por estacas durante a floração. Ao mesmo tempo, um broto anual é cortado do meio do arbusto e plantado em uma mistura leve de areia com vermiculita.

Os lilases de Meyer são propagados por camadas de raízes, via de regra, no outono, época em que a intensidade do fluxo de seiva nas plantas diminui.

Regras de plantio de lilases de Meyer

Na maioria das vezes, as variedades de lilases de Mayer são compradas em centros de jardinagem em recipientes com sistema de raiz fechada. Isso garante facilidade de plantio e garante 100% de sobrevivência.

Para o plantio de lilases em local permanente, o período mais favorável é de meados de agosto à primeira quinzena de setembro. Se a muda foi comprada na primavera, é melhor cavá-la em um local semissubido até o final do verão.

Ao escolher um local para o plantio de um arbusto, você deve se orientar apenas pelas suas necessidades estéticas.Os arbustos são muito despretensiosos e podem enraizar-se em quase todo o sítio, mas para uma floração boa e abundante é aconselhável escolher um local ensolarado. Os solos podem ser qualquer um: de ligeiramente ácido a ligeiramente alcalino. A única coisa que nenhum tipo de lilás pode tolerar é o alagamento estagnado na zona das raízes. Portanto, ao plantar em áreas baixas ou pantanosas, uma camada de drenagem decente deve ser usada.

O tamanho do buraco deve corresponder aproximadamente ao tamanho do sistema radicular da muda. Se os solos estiverem completamente esgotados, é aconselhável adicionar à cova de plantio:

  • 1 Colher de Sopa. eu. fertilizantes de fósforo;
  • um balde de composto ou húmus;
  • vidro de freixo de madeira.

Uma muda de lilás é retirada do recipiente, se necessário, raízes velhas e doentes são removidas ou cortadas para um local vivo. A planta é colocada em um buraco preparado e gradualmente coberta com terra. Depois disso, todos os brotos são cortados em 2 botões.

O solo ao redor da muda é ligeiramente compactado, derramado abundantemente com água e coberto com uma camada de cobertura morta orgânica de cerca de 6-7 cm de espessura.

Cuidado lilás de Meyer

O lilás de Meyer é um arbusto resistente ao calor e à seca, portanto, cuidar dele não causará muitos problemas. Os arbustos precisam de muita água apenas durante o período de floração. Em outras ocasiões, as plantas terão umidade atmosférica suficiente. Claro, se o verão acabou sendo especialmente quente e seco, então para florir no outono, os arbustos precisam de rega adicional. Além disso, arbustos recém-plantados precisam de rega regular (uma vez por mês) antes do início de geadas estáveis.

Ao fertilizar durante o plantio nos primeiros dois anos, os lilases não precisam de alimentação adicional. Além disso, o nitrato de amônio pode ser aplicado sob as plantas sobre a neve no início da primavera e regado com fertilizantes de fósforo-potássio em agosto em intervalos de dois anos.

Conselho! As plantas respondem bem à pulverização da folhagem com uma solução de oligoelementos durante a floração e o crescimento ativo.

Os arbustos de lilases desta espécie são muito pequenos em tamanho e possuem um sistema radicular superficial, o que facilita o seu cultivo em recipientes. Mas o mesmo fato pode ser desastroso para a planta no caso de um inverno gelado e sem neve. Apesar de o lilás de Meyer se distinguir pela boa robustez invernal, nos primeiros anos após o plantio é aconselhável cobrir abundantemente toda a zona radicular com matéria orgânica e no inverno certificar-se de que os arbustos ficam o mais cobertos de neve possível.

A poda sanitária dos lilases deve ser realizada ao longo da estação, retirando os ramos secos, doentes ou danificados. A poda rejuvenescedora geralmente é feita no outono, cortando não mais do que 1-2 brotos velhos por ano.

Para dar uma forma bonita aos arbustos, você pode encurtar ligeiramente os brotos no início da primavera, antes que os botões despertem e imediatamente após a floração. Lilás respondem bem à poda. Mas não seja muito zeloso com os brotos anuais, já que a floração ocorre principalmente neles e nas brotações do ano passado. E, claro, você não pode prescindir da poda formativa constante ao cultivar lilases de Meyer em um tronco.

O afrouxamento do solo na zona radicular e a retirada das ervas daninhas devem ser realizados com muito cuidado devido à ocorrência superficial das raízes. É melhor cobrir toda a zona da raiz com uma camada abundante de cobertura morta, que irá reter a umidade, evitar a germinação de ervas daninhas e fornecer nutrição adicional.

Doenças e pragas

Os lilases dessa espécie apresentam boa resistência a diversas doenças e pragas. Em condições de verão muito úmido, pode ser afetado pelo oídio, que é combatido com sucesso pela pulverização com qualquer fungicida.

Se forem detectadas pragas (ácaros renais, besouros da folha lilás, mariposas), os lilases são tratados com inseticidas.

Às vezes, ele é afetado por vírus, que são inúteis para combater. Basta monitorar a saúde do material de plantio e cuidar integralmente da planta.

Conclusão

O lilás de Meyer é um arbusto muito decorativo, versátil e ao mesmo tempo despretensioso.Pode ser cultivada em quase qualquer lugar, e a floração no início do outono surpreenderá e encantará com sua surpresa.

Testemunhos

Avaliações do lilás de Meyer mais uma vez atestam a despretensão e o charme dessa planta.

Ekaterina, 46 anos, Izhevsk
O lilás de Meyer de uma variedade desconhecida vive no meu site há cerca de 7 anos. Durante esse período, ela não adoeceu com nada, pois no inverno eu nunca a cobri. E no ano passado nós nos mudamos, então eu desenterrei e transplantei para um novo lugar junto com um caroço de terra. Na primavera, como sempre, ela me deliciou com uma floração incrível. Uma planta totalmente livre de problemas e muito bonita.
Snezhana, 29 anos, Dzerzhinsk
Assim que vi a foto da flor roxa de festa de flores lilás de Meyer no catálogo, imediatamente me apaixonei por ela de forma irrevogável. Plantei no local ano passado e já neste verão ela me deliciou com o aroma perfumado de suas lindas flores.
Nadezhda, 37 anos, Moscou
Tenho um terreno minúsculo na frente da casa e não havia lugar para lilases lá. Quando descobri sobre a existência de uma espécie anã lilás, decidi arriscar. Plantei uma muda em um grande recipiente, que sempre arrasto para a varanda no inverno. Faz já o terceiro ano que me faz feliz, e continuo à procura de um canto onde possa continuar a ter residência permanente.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção