Lilás padrão: foto, variedades, plantio e cuidados, uso em paisagismo

O lilás no tronco não é uma variedade separada, mas uma árvore decorativa formada artificialmente de tamanho compacto. O lilás comum é um arbusto com várias hastes. O lilás padrão tem um único tronco e uma coroa arredondada e uniforme. Esta forma é adequada para vários tipos de jardins, incluindo pequenas áreas.

O que é lilás em um tronco

Um caule é uma parte do tronco sem ramos, que se localiza desde o colo da raiz até o início da ramificação. A haste tem cerca de 1 m. Além disso, há uma coroa compacta nela.

O lilás tolera bem a poda, por isso permite criar várias formas de copas. Pela foto do lilás no tronco, percebe-se que a planta se destaca pela floração abundante. Uma nova variedade ou várias variedades diferentes podem ser enxertadas no caule de uma cultura, obtendo-se a floração de uma árvore em tons diferentes.

Conselho! O lilás padrão pode ser feito com suas próprias mãos a partir de um broto novo ou de um arbusto jovem.

Um lilás enxertado em um tronco não requer a remoção constante de brotos laterais, ao contrário de um autoformado. Mas as raízes da árvore demoram mais para crescer. Algumas variedades de lilás padrão podem ser usadas como cultivo em vasos.

As vantagens de cultivar um lilás padrão

Sem modelar e podar, o lilás cresce e fica sem atrativos, a floração enfraquece. A planta padrão, com os devidos cuidados, floresce abundantemente, parece bem cuidada e original. Normalmente, uma árvore padrão é formada por uma pequena copa arredondada. Você pode cultivar lilases em um tronco no estilo bonsai ou torcer galhos novos, obtendo galhos incomuns.

As plantas padrão compactas não ocupam muito espaço no jardim; elas parecem elegantes e decorativas em plantio em grupo e isoladas. As vielas, a periferia dos locais, são decoradas com lilases padronizados. Árvores se misturam melhor com outras plantas do que formas arbustivas e servem como pano de fundo para mixborders. Lilás, como uma árvore padrão, é decorativo não apenas durante a floração, mas também deixado com uma folhagem.

Variedades lilás em um tronco

As variedades lilases diferem em tons de floração, tamanhos de folhas e flores. As plantas padrão distinguem-se pela intensidade do crescimento anual e pelo tamanho de uma árvore adulta, pela altura e diâmetro.

Beleza de moscou

A beleza de Moscou é uma variedade antiga, caracterizada por suas flores duplas originais e um aroma perfumado.

Durante a floração da árvore, os botões rosa são substituídos por flores branco-pérola com uma leve tonalidade rosa no meio, passando para o final da floração em flores brancas puras.

Meyer Palibin

Uma das variedades mais curtas. Uma árvore anã apresenta um pequeno crescimento anual e não atinge mais de 1,5 m de altura.

Floresce profusamente, com um tom lilás claro. Difere na floração repetida no final do verão.

Charles Jolie

Lilás de crescimento rápido com flor luxuosa. As flores pequenas são coletadas em escovas de inflorescências de cor púrpura escura.

Na idade adulta, a planta forma poderosos ramos esqueléticos, bem como uma copa densa e densamente folhosa. As folhas da variedade são de tamanho médio.

Katherine Havemeyer

Variedade 1922, que se distingue pelas grandes flores duplas, matiz lilás-rosa e inflorescências pesadas e densas.

Pela foto do lilás padrão, pode-se ver que Katerina Havemeyer se distingue pela floração abundante. As folhas da variedade são grandes. A variedade possui um aroma rico.

Lilás padrão prontos para venda não são baratos. Dependendo da variedade e da idade da planta, o preço é de 3.000 a 8.000 rublos.

Como você pode fazer lilases em um tronco com suas próprias mãos

Você pode criar um lilás padrão enxertando ou modelando. As variedades anãs são adequadas para este propósito, assim como os arbustos com copa compacta. Mas a árvore padrão pode ser formada em qualquer lilás. As plantas com raízes próprias resistem melhor à geada.

Conselho! Para fazer um lilás padrão, é melhor usar plantas jovens, porque com a idade, os lilases são menos suscetíveis a formarem um caule.

Como fazer uma árvore padrão de lilases usando enxertia

Para formar uma árvore padrão, é necessário um porta-enxerto - uma parte da árvore na qual as mudas do rebento serão implantadas. Até várias variedades diferentes de arbustos podem ser enxertadas em um estoque. Neste caso, as variedades devem ter a mesma época de floração e tamanho de folha.

Instruções para fazer lilases em um tronco com suas próprias mãos:

  1. Estoque em crescimento. Uma fuga de qualquer lilás pode servir de estoque para a formação de um tronco. Eles o obtêm da propagação vegetativa do arbusto, por exemplo, por estratificação ou estacas. O crescimento de raízes escavadas também é adequado. O rebento resultante é cultivado separadamente até uma altura de cerca de 1 m. Para que o caule imaturo não se curve, a princípio é cultivado amarrado a uma estaca.
  2. Tempo de vacinação. A vacinação é realizada durante o início do fluxo de seiva e dentro de duas semanas após.
  3. Preparação de estoque. Um dia antes da vacinação, o excesso de raízes é cortado do rebento cultivado. Para isso, são cortados com uma pá de diâmetro a uma distância de 20 cm do tronco. Os rebentos que se projetam para além do solo são cortados com um podador afiado. Os botões são removidos do estoque. Se vacinações adicionais forem planejadas no futuro, vários rins serão deixados no topo.
  4. Métodos de vacinação. No caule, enxerta-se um rebento varietal com auxílio de brotamento a olho ou para casca.

No futuro, quando o lilás enxertado crescer junto e a copa crescer, ele será formado cortando-se os ramos no comprimento necessário. No caule do lilás enxertado não se formam rebentos laterais, o que facilita muito o cuidado da árvore.

Como formar lilases em um caule sem enxertia

Para cultivar lilases em um tronco sem enxerto, você pode usar um arbusto jovem. Você pode obter um novo arbusto de um broto plantado ou usar um que já esteja crescendo no local.

Para a formação do tronco, opta-se por um rebento central, regular e forte. Para acelerar seu crescimento, os brotos laterais são cortados, deixando o ramo central. Eles são alimentados com fertilizantes orgânicos ou minerais, regados e cobertos com cobertura morta. Levará cerca de 4-5 anos para crescer um lilás padrão.

Importante! Quando o tronco central - o futuro caule - atinge a altura desejada, os ramos restantes são cortados ao nível do solo.

Para apoiar o caule, como no caso da enxertia, é amarrado a uma estaca. No topo do caule, restam 5-6 botões, que mais tarde formam ramificações laterais e formação de copa. Quando os ramos laterais começam a crescer, eles os beliscam ou criam imediatamente a forma necessária.

O caule formado é mantido descoberto, removendo o excesso de brotos. Na haste resultante, você também pode enxertar adicionalmente outra variedade de lilases ou deixar apenas a inicial.

A copa da árvore padrão deve ser desbastada com o tempo. Para uma floração abundante, as inflorescências secas são cortadas com uma pequena parte do ramo. Nos primeiros anos de cultivo de uma árvore padrão, cerca de metade das escovas de flores também são cortadas para obter uma floração mais exuberante na próxima estação.

Para não prejudicar a formação da copa, os ramos não devem ser quebrados, mas apenas uma ferramenta de jardim afiada deve ser usada para removê-los.

Plantar e cuidar de lilases padrão

Plantar e cuidar dos lilases em um tronco é semelhante a cuidar de uma cultura convencional. Um local permanente é escolhido para o plantio, mas uma árvore padrão adulta pode ser transplantada.

Para o plantio, escolha um local claro, algumas variedades resistem à luz parcial sombra. Mas a floração espetacular e rica da árvore padrão ocorre apenas em áreas bem iluminadas e sem vento. A cultura é pouco exigente para a composição do solo, mas prefere solos férteis soltos e com acidez neutra. Terras baixas e pantanosas não são áreas de cultivo adequadas.

Conselho! Ao plantar em grupo, a distância entre as árvores é de cerca de 1,5 m.

O plantio e o transplante são realizados em um dia nublado ou à noite. A cova de plantio é preparada 2 vezes o tamanho do sistema radicular. Se o plantio for feito em solos esgotados ou em áreas não cultivadas, a cova é ainda maior para mudar a composição do solo para uma mais fértil e respirável. Solos acidificados devem ser desoxidados com antecedência adicionando farinha de calcário ou dolomita.

Um buraco é cavado na profundidade de acordo com o tamanho da muda e levando em consideração a camada de drenagem. O colar da raiz da planta não é enterrado durante o plantio. Uma camada de drenagem é colocada no fundo da cova de plantio. Para isso, são usados ​​seixos ou argila expandida. O solo para o plantio é misturado com fertilizante.

A planta é baixada verticalmente na cova de plantio, as raízes são esticadas. O plantio é coberto com solo, distribuindo-se cuidadosamente para que não se formem camadas de ar entre as raízes e as raízes não sequem, então o solo é socado.

Após o plantio, um rolo de barro é colocado ao redor do tronco, recuando 25-30 cm. Portanto, ao regar, a água não se espalha. Um balde de água é derramado no círculo formado. No futuro, o rolo é comparado com o nível geral do solo. O solo ao redor é coberto com cobertura morta.

Cuidando do lilás padrão:

  1. Rega. As plantas jovens precisam de rega adicional na primeira metade do verão, especialmente quando há falta de umidade devido à precipitação atmosférica nos períodos secos e quentes. No outono, com o início da queda das folhas, é realizada uma carga de umidade abundante do solo para que a planta seja preparada para o inverno.
  2. Top dress. Para a floração abundante de uma árvore ornamental, os fertilizantes começam a ser usados ​​a partir do segundo ano de cultivo. Para isso, tanto curativos orgânicos quanto minerais são introduzidos no solo. A primeira alimentação é realizada no início da primavera, após o derretimento da neve. Neste momento, fertilizantes com um teor de nitrogênio são usados. Os próximos dois curativos são realizados com intervalo de 3 semanas. Para fazer isso, tome infusões de ervas, bem como infusões de verbasco ou cinzas.
  3. Mulching. É útil cobrir o solo sob a árvore com turfa ou casca de árvore. Isso permite que a camada superior não seque, permaneça solta e respirável.
  4. Remoção do crescimento da raiz. Os brotos de raiz resultantes devem ser cortados exatamente no anel. Método em que após a poda não sobra cânhamo, do qual o crescimento só aumenta.
  5. Poda. A maioria das variedades de lilás cresce rapidamente. A copa formada requer a manutenção da altura dos ramos no nível necessário. Na primavera, remova todos os galhos secos e quebrados. Eles também eliminam periodicamente o espessamento da coroa, para que todos os botões das flores tenham luz suficiente.

Nos primeiros anos de cultivo do lilás padrão, no período de inverno, é preciso cuidar para que a neve que cai não quebre a copa e o próprio caule. Os troncos são embrulhados em estopa para que não sejam danificados pelos quebradores de gelo.

Conclusão

O lilás no tronco é uma árvore compacta que vai decorar o jardim em qualquer estilo. Qualquer jardineiro pode se tornar o dono de uma árvore com uma silhueta primorosa. O processo de criação de um lilás padrão com as próprias mãos é simples e emocionante, mas leva algum tempo. Além da sua função decorativa, uma sebe lilás retém o pó e limpa o espaço envolvente.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção