Como fertilizar lilases para uma floração exuberante, após a floração

É imperativo alimentar os lilases na primavera. Embora a cultura seja considerada selvagem, a nutrição do solo é a chave para uma floração longa e vibrante. A fertilização do arbusto é necessária durante a temporada.

Por que você precisa alimentar lilases

Um arbusto ornamental é uma planta despretensiosa. Pouco exigente para a composição do solo, pode crescer em qualquer terreno. Tolera bem o frio. No entanto, para obter uma flor exuberante, você precisa fertilizar o lilás. O próprio arbusto pode crescer, é claro, mas não haverá inflorescências brilhantes.

Benefícios de comer lilases regularmente:

  • crescimento ativo;
  • a formação de flores grandes;
  • cores ricas;
  • maior resistência a doenças fúngicas e virais;
  • alta resistência à geada.

O rápido desenvolvimento e a floração abundante dependem do conteúdo de componentes minerais do solo. Portanto, vale a pena fertilizar lilases da primavera ao outono.

Quais curativos são adequados para lilases

As culturas hortícolas respondem bem a quase todos os nutrientes. A composição e quantidade de curativos dependem da idade, tamanho do arbusto, condição, composição do solo, sazonalidade, condições climáticas.

Orgânico

O lilás necessita de matéria orgânica, pois melhora a estrutura, aquece o solo e promove o desenvolvimento da microflora benéfica. Os componentes orgânicos contêm micro e macroelementos em proporções ideais para o arbusto.

A falta de elementos naturais no solo provoca amarelecimento e enrugamento das folhas, as raízes sofrem, as inflorescências diminuem visivelmente de tamanho. Escolha de suplementos nutricionais:

  • estrume;
  • húmus;
  • excrementos de pássaros;
  • composto;
  • turfa.
Importante! Os elementos orgânicos são introduzidos apodrecidos, observando-se rigorosamente a dosagem.

Mineral

O nitrogênio ativa a formação da clorofila, o aparecimento de compostos orgânicos na folhagem, auxilia no processo de fotossíntese. A substância estimula as mudas a enraizarem e crescerem rapidamente.

O potássio aumenta a resistência da planta a doenças, condições climáticas adversas, promove recuperação sem dor após o transplante.

O fósforo é responsável por processos metabólicos, fornece oxigênio e minerais. O fósforo influencia a divisão celular e o crescimento do arbusto.

Farinha de dolomita, calcário, molho de giz obtido pelo processamento de calcário. Eles são usados ​​para normalizar a acidez do solo.

Complexo

Existem compostos complexos que incluem vários componentes minerais de uma vez: nitrophoska, ammophos, molibdatos. Esses elementos químicos são seguros para arbustos e solo.

Os fertilizantes complexos incluem cinzas de madeira. Ele contém mais de 30 elementos úteis. Culturas de jardim e horticultura são alimentadas com cinzas. A substância combina bem com orgânicos.

Como fertilizar lilases após o plantio

Um solo leve e drenado é adequado para lilases, o que permite que água e ar cheguem às raízes sem demora. Durante o plantio das mudas, o solo é fertilizado. Substâncias minerais e orgânicas são introduzidas na depressão:

  1. Drenagem de cascalho, pedras pequenas.
  2. Farinha de dolomita, cal se o solo for ácido.
  3. Para regular a permeabilidade do ar e da água, areia é adicionada ao solo argiloso e argila ao solo arenoso.
  4. Despeje uma mistura de matéria orgânica: húmus e esterco em partes iguais.
  5. Superfosfato - 500 g, sulfato de potássio - 150 g, farinha de osso - 300 g.
  6. A próxima camada é um balde de solo fértil.
  7. Todos os componentes são completamente misturados.
  8. Após o plantio, certifique-se de cobrir o arbusto com turfa, folhas secas, serragem, feno e agulhas.

Se a cultura crescer lentamente, o sistema radicular está se desenvolvendo mal. Neste caso, a muda precisa ser alimentada com substâncias orgânicas 2 vezes na temporada primavera-verão.

Importante! Com o desenvolvimento normal, os primeiros 2-3 anos após o plantio, os lilases não são fertilizados. O excesso de nutrientes pode prejudicar o desenvolvimento do sistema radicular.

Como fertilizar lilases na primavera

O cuidado da primavera com os lilases envolve a alimentação com substâncias minerais e orgânicas. A fertilização começa imediatamente após o desaparecimento da cobertura de neve. Em meados de março, o arbusto acorda, os botões são colocados. A formação ajudará a uma solução de verbasco em proporções de 1:10. Na ausência deste componente, estrume, composto e excrementos de pássaros são usados. Dependendo do tamanho, 1-3 baldes de fluido nutritivo são suficientes para um arbusto.

O solo sob o lilás é solto a uma profundidade de 6-7 cm e, em seguida, a mistura é derramada. Depois de cobrir o círculo próximo ao caule com feno e palha. Portanto, os componentes naturais ajudarão a preservar os oligoelementos úteis no solo.

Os fertilizantes orgânicos também são aplicados secos. Então, eles desempenham não apenas as funções de alimentação, mas também de cobertura morta. Em média, 10-25 kg de húmus seco são consumidos por arbusto lilás.

A alimentação dos lilases com preparações minerais ocorre na primavera, quando os brotos vão crescer. Isso é em algum lugar no meio de abril. Fertilize o solo com nitrogênio, de que os lilases precisam para um crescimento ativo, floração longa e exuberante. Os jardineiros são aconselhados a usar 80 g de nitrato de amônio sob um arbusto ou uréia, 50 g. É necessário voltar a alimentar com preparações contendo nitrogênio no início de maio.

Além disso, durante a brotação, os lilases podem ser fertilizados com cinza de madeira. Ele contém elementos úteis suficientes para a formação completa de botões. Cinza pesando 200 g é dissolvida em 10 l de água. Para um arbusto adulto, 1 balde de nutriente é suficiente.

Como alimentar lilases na primavera para uma floração exuberante

Quando as inflorescências se formaram, o lilás deve ser alimentado com preparações contendo nitrogênio pela última vez na primavera. Os jardineiros usam nitrato de amônio para uma floração exuberante, bem como produtos complexos de potássio e fósforo.

Na fase de aparecimento das flores, o solo já está coberto de grama, portanto, antes de aplicar os fertilizantes, o círculo próximo ao caule deve ser limpo e afrouxado. Por volta da mesma época, besouros verdes brilhantes aparecem nas inflorescências, que se alimentam de pétalas delicadas. Como resultado, o lilás parece pouco atraente. Os besouros devem ser recolhidos em tempo hábil.

Importante! A fertilização com matéria orgânica neste período é indesejável, pois pode provocar diminuição da intensidade da floração.

Características de alimentação de lilases após a floração

Quando o lilás desaparece, o processo de vida para, a planta descansa. No entanto, os arbustos jovens precisam ser regados uma vez a cada duas semanas. Adultos com mais de 4-5 anos não precisam de rega frequente, caso contrário, as raízes podem apodrecer. Eles são mais resistentes à seca do que os jovens.

As inflorescências murchas são removidas com um podador afiado. Se você deixá-los no arbusto, o lilás vai gastar muita energia na formação dos frutos. Isso afetará negativamente a vegetação e a floração no próximo ano.

No final de julho, os lilases devem ser alimentados sem esperar pelo outono. No entanto, é indesejável usar nitrogênio. As preparações de potássio e fósforo são utilizadas principalmente. Eles têm um efeito benéfico no sistema radicular. Pode ser alimentado com compostos de cinzas que nutrem bem a planta. A quantidade de fertilizante para um arbusto lilás:

  • potassa - 25-30 g;
  • fosfórico - 50 g;
  • compostos de potássio - 30 g.

Lilacs são alimentados a cada 3 anos.

Conselho! Se muitas inflorescências se formaram no arbusto, é recomendável quebrar algumas delas. Assim, a floração da próxima estação não será menos exuberante e regular.

Como e o que você pode alimentar lilases no outono

Com a chegada do outono, as atividades para o cuidado dos lilases não param de ser realizadas. Foi nessa época que a nutrição complexa do arbusto foi a segunda mais importante. No outono, os lilases precisam ser fertilizados com fertilizantes na dosagem máxima. Assim, será possível restaurar a composição do solo.

Não é recomendado o uso de preparações contendo nitrogênio antes do inverno, pois podem provocar o crescimento de rebentos antes da geada. Será útil desbastar o arbusto, fazer podas higiênicas.

No outono, é preferível alternar os fertilizantes orgânicos e minerais. Mas não contribua com tudo ao mesmo tempo. As dosagens são as mesmas da primavera. Você só pode alimentá-lo com matéria orgânica: excrementos de galinha, esterco, verbasco, húmus. O volume da solução nutritiva por 1 sq. m é 15-20 litros.

Os jardineiros recomendam o uso de fertilizantes orgânicos secos. Eles são colocados sob um arbusto após a última rega antes do inverno. Uma camada de cobertura morta preserva a umidade, protege as raízes da geada e nutre a planta em doses. A quantidade de matéria orgânica para uma planta é de 10-20 kg.

Importante! Você pode fertilizar lilases com nitrato de amônio depois que a primeira neve cair.

Cobertura foliar de lilases

A planta também prefere tratamentos foliares. Por via de regra, tal alimentação de lilases executa-se no verão e no outono. Agricola é adequado para um arbusto em flor. Uma solução de fertilizantes com micronutrientes é preparada da seguinte forma:

  • o conteúdo da embalagem de 25 g é dissolvido em um balde de água morna;
  • despeje a mistura de nutrientes em um recipiente de spray;
  • todas as folhas são cuidadosamente processadas.

Em vez de um fertilizante pronto, você mesmo pode fazer a composição. Para fazer isso, você precisa de 1 g de sulfato de cobre, 5 g de manganês, 2 g de sulfato de zinco e a mesma quantidade de molibdato de amônio. A quantidade de pó é calculada para 10 litros de água. A solução é suficiente para processar vários arbustos de lilases.

Importante! É necessário alimentar os lilases foliares somente após a floração.

Como fertilizar corretamente

Antes de fertilizar o lilás, a área deve ser limpa de ervas daninhas e do crescimento excessivo. Capine o círculo próximo ao caule e afrouxe-o até uma profundidade de 8 a 10 cm. Ao mesmo tempo, tente fazer tudo com cuidado para não machucar o sistema radicular do arbusto.

Os jardineiros geralmente alimentam os lilases na primavera com minerais dissolvidos em água ou nutrientes secos. A mistura não é despejada diretamente sob o tronco, mas é feita uma ranhura que percorre todo o perímetro do arbusto. Distância do centro 50 cm. As substâncias secas são incorporadas a uma profundidade de 7 a 8 cm.

Para obter uma flor lilás luxuosa, as dosagens não devem ser negligenciadas. É importante seguir as instruções e aplicar a alimentação com moderação para não provocar excesso de nutrientes. Caso contrário, ao contrário do que se esperava, a planta superalimentada visivelmente enfraquece, a imunidade e a resistência a doenças diminuem. Posteriormente, o arbusto pode ser exposto a infecções virais e fúngicas, ataques de parasitas. Uma overdose de drogas contendo nitrogênio pode provocar:

  • queimadura de sol;
  • danos à casca;
  • podridão do caule;
  • clorose;
  • derrotado por uma bainha, uma cochonilha.

Os lilases ficarão expostos às condições meteorológicas e o índice de resistência à geada diminuirá. Podem aparecer rachaduras de congelamento, o que por sua vez levará a um inverno insuficiente.

Você precisa ter cuidado com fertilizantes orgânicos. É melhor adicionar mais água para que a solução não fique muito concentrada. Essa mistura é capaz de queimar raízes delicadas e destruir a planta.

Conclusão

Você precisa alimentar os lilases na primavera imediatamente após o derretimento da neve e seguir a dieta durante toda a temporada. Solo rico em húmus, leve e nutritivo será o melhor ambiente para o cultivo de arbustos ornamentais. A qualidade da floração lilás depende diretamente da presença de elementos úteis no solo.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção