Contente
O lilás chinês é uma das variedades híbridas de um arbusto conhecido. Esta espécie com folhagem delicada e belas inflorescências é muito utilizada na horticultura. Além disso, a nova variedade tem uma série de outras características aprimoradas.
Descrição geral do lilás chinês
O lilás chinês mostrado na foto foi descoberto no século 18 no jardim botânico da cidade francesa de Rouen, e ainda permanece um mistério por que é chamado assim, porque essa espécie não cresce em condições naturais.
A semelhança externa do arbusto com o lilás persa levou os criadores a pensar sobre a origem híbrida da espécie, o que foi posteriormente provado por L. Henry e E. Lemoine no decorrer de testes por cruzamento artificial de várias espécies.
Assim, ficou estabelecido que o lilás chinês (Syringa x chinensis) é um arbusto ornamental de jardim perene pertencente à família das Oliveiras, obtido pelo cruzamento dos lilases comuns e persas. Como resultado, o híbrido recebeu uma forma de arbusto melhorada, floração exuberante, resistência aos períodos de seca, melhor enraizamento e taxa de sobrevivência.
O arbusto pode ter 5 m de altura e o diâmetro dos troncos é menor que o do lilás comum. Os graciosos ramos do arbusto pendem, a sua copa é bem cuidada, até 3 - 4 m de largura.
Folhas alongadas são pontiagudas nas pontas. Eles não são muito grandes em comprimento - cerca de 4 a 7 cm, localizados do lado oposto. Pequenas flores tubulares formam panículas de 10-16 cm de comprimento e 2 cm de largura. As inflorescências lembram a cauda de uma raposa ou uma pirâmide.
Como o lilás chinês desabrocha
O lilás chinês floresce magnificamente, forma muitas inflorescências e isso faz com que pareça comum. Começa em maio - junho e agrada aos olhos por mais duas semanas. Suas inflorescências são variadas - brancas, roxas ou rosadas. Além disso, esta espécie apresenta formas com flores simples e com terry, sempre com um aroma perfumado.
Formas e variedades de lilás chinês
O lilás chinês tem várias formas, ambas populares entre os jardineiros e nem tanto, cada uma delas com suas próprias características distintas.
- Saugeana lilás chinesa (Saugeana ou Sojina). Esta é a forma mais comum desta espécie. O diâmetro da copa do arbusto que se espalha é de 3 m, a altura também chega a 3 m. Grandes inflorescências roxas de lilases estreitos chineses parecem bem contra o fundo da folhagem verde;
- Lilás Chinês Duplex, ou duplo. Este também é um pequeno arbusto, cuja altura máxima é de 2, menos frequentemente - 3 m. Uma característica distintiva desta forma são as flores duplas de um rico matiz bordô;
- Metensis lilás chinês... O arbusto com uma coroa ovóide é mais alto em altura do que as formas anteriores - 3,5 m Panículas de inflorescências roxas claras são grandes: 15 - 16 cm de comprimento e até 9 cm de largura;
- Lilás chinês Alba Dieck - caracterizado por cores brancas espetaculares;
- Lilás chinês bicolor (Lemoine) H. Jaeger. Embora esta variedade não seja muito difundida, suas flores são muito raras e de uma beleza incomum - bicolor.
Como os lilases chineses se multiplicam
Existem várias maneiras de propagar um arbusto usando:
- Sementes;
- Camadas;
- Enxertos;
- Cherenkov.
Jardineiros raramente usam sementes para propagação, porque os frutos nem sempre estão disponíveis. Para melhor germinação, é necessário realizar estratificação - manter a semente em areia úmida na geladeira por 2 meses. No início da primavera, ele pode ser plantado em uma caixa com solo a uma profundidade de não mais de 1,5 cm. As sementes podem brotar em 2 semanas ou depois de vários meses. As mudas mergulham 2 semanas depois de germinar. É importante que o ar e o solo estejam bem aquecidos, é então que chega a hora de transferir as mudas para o local.
Um dos métodos de criação mais comuns é a estratificação lilás chinesa. Na primavera, o broto de um ano é amarrado com fio de cobre em dois pontos: na base e a 80 cm dela. A casca não pode ser danificada. O galho deve ser colocado em um sulco próximo ao arbusto, polvilhado com terra (exceto no topo). Assim que os novos brotos atingem uma altura de 15 a 17 cm, eles são spud. No outono, as camadas são separadas do arbusto.
Na primavera, os jardineiros também costumam plantar o arbusto - este é o segundo método de criação comum. As estacas são preparadas no início da primavera e mantidas na geladeira até a enxertia. O enxerto é embalado em um saco. É removido depois que os rins começam a inchar.
Não é muito fácil propagar lilases chineses usando estacas, porque elas não criam raízes bem. Para o efeito, são adequados rebentos jovens (de preferência anuais), que são cortados directamente durante a floração ou depois. As estacas são enraizadas em uma estufa em solo calcinado de turfa e areia. É importante cobrir os brotos. Após cerca de 2 meses, a muda criará raízes e na primavera a planta pode ser plantada no local.
Plantando e cuidando de lilases chineses
Os lilases chineses são bastante resistentes ao inverno e resistentes à seca. Mas algumas nuances associadas ao plantio e a maiores cuidados ainda precisam ser observadas, pois não é à toa que essa espécie não cresce na natureza.
Lilás chinês - plantio e cuidado na foto:
Tempo recomendado
Com exceção de certas condições, para os métodos de reprodução do arbusto descritos acima, o período ideal de plantio para lilases chineses é considerado a segunda quinzena de julho - início de setembro. Outras vezes, os arbustos arraigam pior, dificilmente darão um bom crescimento e não florescerão por vários anos.
Seleção do local e preparação do solo
É importante escolher um local adequado para um arbusto no jardim. Para fazer isso, siga as regras:
- O lilás chinês cresce preferivelmente com acesso ao sol, além disso, deve haver muita luz. Se você colocar o arbusto em um local sombreado, ele florescerá muito modestamente, é até possível que os botões não floresçam.
- A planta precisa de proteção contra correntes de ar fortes, mas deve haver ventilação leve para o crescimento de lilases chineses.
- É melhor escolher um local em uma colina para evitar o apodrecimento das raízes devido à umidade estagnada.
- Os lilases chineses são exigentes com o tipo e a fertilidade do solo, como o húmus. É necessário que o solo seja moderadamente úmido e drenado, com pH neutro ou levemente ácido.
Como plantar corretamente
Recomenda-se seguir os seguintes passos:
- Prepare raízes - remova as fracas e danificadas. O tempo nublado ou de manhã cedo é mais adequado para o plantio.
- É necessário primeiro cavar uma cova de plantio maior que as raízes, junto com um pedaço de terra: aproximadamente 50 - 60 cm de profundidade e largura.Importante! Se você pretende colocar várias plantas próximas umas das outras, vale a pena considerar que a distância entre elas deve ser deixada cerca de 2 - 3 m (o diâmetro da copa de um lilás adulto).
- A drenagem deve ser colocada no fundo da fossa. Pode ser pedra britada ou argila expandida. Em seguida, adicione um pouco de solo com cobertura e coloque uma muda de lilás chinês. É importante distribuir cuidadosamente suas raízes sobre o caroço.
- Em seguida, polvilhe as mudas com solo fértil e compacte a superfície com as mãos (não é necessário pressionar com força).
- Polvilhe o arbusto recém-plantado com bastante água.
Regras de crescimento
O lilás chinês é relativamente despretensioso, mas para que floresça mais exuberantemente e cresça mais rápido, vale a pena seguir uma série de regras - regar, alimentar, podar e se preparar para o inverno. Então, a cultura vai adornar o local por muitos anos.
Horário de rega
O lilás chinês tolera a seca, por isso no verão não é recomendado regá-lo com muita frequência e não muito: a planta chove o suficiente. Mas durante a estação de crescimento e a floração ativa dos lilases, é necessária uma grande quantidade de água.
O que você pode alimentar
Nos primeiros 2 a 3 anos, não é necessário fertilizar a planta: para o seu crescimento e desenvolvimento, são adicionados minerais suficientes durante o plantio. Além disso, o arbusto deve ser alimentado com fertilizante de nitrogênio (60 g por arbusto). A lama também funciona e deve ser aplicada em cerca de 2 baldes por planta. Os fertilizantes nitrogenados melhoram a cor das folhas e estimulam o crescimento dos rebentos.
Cerca de 1 vez em 2 anos, a planta é alimentada com superfosfato duplo e nitrato de potássio (35 g por arbusto).
Cobertura do solo
O círculo do tronco do lilás chinês é coberto com turfa e folhas podres. Isso é feito para proteger as raízes do superaquecimento. Basta afrouxar o solo 3 a 4 vezes por temporada até uma profundidade de 7 a 8 cm, sendo importante não danificar as raízes. Como alternativa, há outra opção - plantar pequenas plantas perenes sob os lilases. Eles vão soltar o solo naturalmente.
Poda de lilás chinês
A poda enobrece o arbusto ou lhe dá uma bela forma, fazendo com que pareça bem cuidado imediatamente. Recomenda-se fazer isso três anos após o plantio. É melhor cortar o cabelo no início da primavera, antes que os botões cresçam. Galhos fracos ou danificados devem ser removidos todos os anos.
Além disso, a poda rejuvenesce o arbusto e dá à copa o formato correto. Nesse caso, apenas 5 ou 10 das hastes mais saudáveis e retas devem ser deixadas.
Preparando um arbusto para o inverno
Recomenda-se que os arbustos jovens sejam cobertos para o inverno. Isso deve ser feito apenas quando o tempo frio começa, mas não antes. O círculo da raiz é coberto com uma camada densa de 10 cm de folhas caídas e turfa.
Os arbustos que crescem na zona média, nos Urais e até na região de Moscou devem ser cobertos para o inverno, pois em temperaturas muito baixas existe o risco de congelamento dos brotos.
Aplicação em paisagismo
Esta planta muito cuidada, bonita e espetacular pode decorar uma área de jardim por si só, por exemplo, crescendo em um gramado, bem como fazer parte de uma composição com outras plantas.
Uma vantagem significativa do lilás chinês, frequentemente usado na jardinagem, é um sistema radicular poderoso e ramificado. Isso permite que o arbusto fique firme no solo e ajuda a fortalecer encostas rastejantes ou solo solto.
Lilás chineses também são adequados para sebes. As cercas feitas de arbustos de caules múltiplos são bastante densas e bonitas.
Pragas e doenças
O lilás chinês é uma cultura bastante persistente, mas algumas doenças e pragas podem superá-la, em particular:
- Necrose bacteriana... Acompanhado por uma mudança na cor da folhagem de verde para cinza. Os rebentos ficam castanhos. Para evitar isso, é recomendado afinar a coroa para ventilação do lilás.
- Podridão bacteriana... A doença afeta as folhas, flores, brotos e botões dos lilases chineses, eles secam gradualmente. Você pode curar lilases. Para isso, é necessário borrifar o arbusto 3 ou 4 vezes com oxicloreto de cobre com intervalo de 1,5 semanas.
- Oídio... As folhas são cobertas com placa. É necessário cortar as áreas infectadas e borrifar o arbusto com o fungicida. Na primavera, é melhor cavar o solo com água sanitária (100 g / m2).
- Verticilose... As folhas se enrolam, sua superfície é coberta por manchas marrons. O arbusto seca rapidamente, começando de cima.A planta afetada deve ser tratada com uma solução especial - 100 g de carbonato de sódio e sabão em pó são adicionados a 1,5 baldes de água.
Além disso, uma mariposa-falcão, uma mariposa-mineira, uma mariposa-lilás, bem como um broto e um ácaro-da-folha podem perturbar o arbusto. É necessário pulverizar a planta com preparações adequadas.
Conclusão
O lilás chinês é uma das espécies arbustivas com flores mais abundantes e interessantes. Jardineiros usam ativamente para decorar lotes como uma planta independente ou em conjunto com outras.
Testemunhos