Contente
Fotos e descrições dos lilases de Madame Lemoine permitem que você conheça a cultura em detalhes. Arbustos perfumados que florescem no final da primavera deixam poucas pessoas indiferentes, e esta variedade se distingue por uma floração particularmente exuberante e longa, cujo pico ocorre em meados do verão. É o mais famoso de todos os lilases brancos com flor dupla.
Descrição do lilás Madame Lemoine
O arbusto lilás atinge uma altura de 3 - 4 m, o diâmetro da copa que se espalha é cerca de 3 m. Os ramos crescem verticalmente para cima, têm uma folhagem verde brilhante densa que não muda de cor no outono. A lâmina foliar é grande, com 6-11 cm de comprimento, densa e em forma de coração. O arbusto cresce muito rapidamente - o crescimento anual é de cerca de 20 cm. A casca do tronco e dos ramos velhos é cinzento escuro, para os rebentos jovens é característico um tom amarelado ou verde-oliva.
Como o lilás floresce Madame Lemoine
Esta variedade pertence à floração tardia - a floração abundante e prolongada do arbusto ocorre em junho-julho. Os botões são grandes, de cor creme, as flores em floração são grandes, até 2,6 cm de diâmetro, de cor branca pura, com cheiro agradável pronunciado. Flores amargas, consistindo de 2-3 corolas, são coletadas em inflorescências densas de cerca de 30 x 30 cm. Cada inflorescência contém 1-2 pares de panículas fortes.
O arbusto atinge seu efeito decorativo máximo por volta dos 10-12 anos.
Características de reprodução
Lilac Madame Lemoine é propagado por enxertia, estacas e camadas. A destilação de sementes também é possível, mas este método não se justifica.
Inocular lilases com um botão adormecido ou cortes em lilás húngaro, lilás comum ou alfeneiro comum.
O sucesso da propagação por estacas depende do cumprimento dos requisitos de temperatura e umidade.
A forma mais comum de obter uma planta jovem é enraizando as estacas. Os ramos inferiores do arbusto-mãe são colocados em ranhuras especialmente cavadas no solo e polvilhadas com terra. Durante a temporada, eles criarão raízes e podem ser transplantados.
Plantando e cuidando dos lilases Madame Lemoine
Lilac Madame Lemoine é um arbusto relativamente despretensioso, porém, é a escolha do local e o correto plantio que determinam como será e quão bem poderá mostrar suas qualidades decorativas.
Tempo recomendado
Tanto o início da primavera quanto o final do outono são adequados para o plantio de Madame Lemoine, mas muitos jardineiros insistem que a melhor época é depois da floração e antes do início de setembro. Durante este período, o arbusto não desperdiça energia com vegetação e floração rápidas, e tem a oportunidade de criar raízes antes do início da geada.
Seleção do local e preparação do solo
Lilás Madame Lemoine prefere lugares bem iluminados, mas cresce em sombra parcial. Áreas baixas e alagadas não são adequadas para isso. Para o sistema radicular desta cultura, a ocorrência próxima de água subterrânea é destrutiva.
O lilás se desenvolve em solos férteis, moderadamente úmidos e drenados, com alto teor de húmus. Uma excelente opção são os solos argilosos, ligeiramente ácidos ou neutros.
Como plantar corretamente
Para uma melhor sobrevivência, recomenda-se plantar lilases à noite em tempo nublado.
Lilás são plantados por Madame Lemoine em poços quadrados com paredes íngremes. Caso o solo não necessite de preparo, o tamanho de 50x50 cm é suficiente, fertilizantes orgânicos e cinzas são despejados no fundo. Em solos pobres, os poços são feitos com o dobro do tamanho e metade do volume é preenchido com um substrato nutritivo da terra escavada, húmus, cinza de madeira e superfosfato.
Uma muda com sistema radicular esticado ou com torrão de terra é colocada em um buraco e coberta com terra até o nível do colo da raiz. Em seguida, o arbusto é abundantemente regado e coberto com cobertura morta. Por 2–4 anos após o plantio, não precisa ser fertilizado.
Se você plantar uma planta na primavera, precisará remover todos os botões de flores - assim, o lilás colocará toda a sua força no enraizamento. No plantio no outono, basta cortar parte dos botões.
Cultivando lilases Madame Lemoine
Cultivar lilases não é difícil. Como outras variedades de lilases, Madame Lemoine pode resistir a erros de cuidado, mas quanto mais esforço o jardineiro fizer para cuidar dela, mais eficaz será o florescimento. A rega, a alimentação, a cobertura morta e a poda são os principais componentes do cultivo correto dos lilases.
Rega
Lilac Madame Lemoine é higrófila. Durante a estação de crescimento e floração, a quantidade de rega é aumentada, mas a estagnação da água não deve ser permitida - raízes finas podem morrer. Quando o arbusto murcha, a rega é minimizada para não provocar inchaços repetidos dos botões. Recomenda-se regar as mudas com mais freqüência do que as plantas adultas.
Top curativo
Lilacs da variedade Madame Lemoine reage à alimentação com maior crescimento e floração abundante. A fertilização está sujeita a várias regras:
- se um substrato nutritivo foi introduzido na cova durante o plantio, a planta não pode ser fertilizada por 2 a 3 anos;
- o principal fertilizante é matéria orgânica (esterco, composto, excrementos de pássaros). É trazido dentro de um raio de cerca de meio metro do mato;
- fertilizantes minerais - potássio e fósforo são aplicados uma vez a cada poucos anos em agosto;
- durante a estação de crescimento ativa, você pode pulverizar o arbusto com uma solução aquosa de fertilizantes minerais;
- alimentar com cinzas dissolvidas em água é muito útil.
Mulching
Mulching é uma técnica popular que torna mais fácil cuidar dos lilases. O uso de turfa, serragem ou húmus como cobertura morta imediatamente após o plantio ajuda o lilás a criar raízes melhor, fornecendo nutrição adicional ao sistema radicular. A cobertura morta também ajuda a reter a umidade no solo, evita o crescimento de ervas daninhas e elimina a necessidade de afrouxar regularmente o arbusto. No inverno, esse procedimento protege as raízes das plantas jovens de geadas severas.
Poda
A poda dos lilases é uma parte importante do cuidado com essa variedade. Possui várias sutilezas:
- quando a planta murcha, os pincéis desbotados são cortados, caso contrário, os botões não se formarão no próximo ano;
- se a planta precisar de rejuvenescimento, os ramos antigos devem ser cortados gradualmente, não mais do que 1-2 por ano. Essa poda é feita no início da primavera;
- É aconselhável realizar podas higiênicas 2 vezes ao ano - na primavera e no outono, mas pode-se fazer em qualquer época do ano. Neste caso, todos os brotos quebrados, mortos ou danificados são removidos;
- lilás Madame Lemoine não precisa da formação obrigatória de um arbusto, mas muitos jardineiros preferem dar a ele uma forma ampla, deixando apenas 6-10 dos ramos esqueléticos mais bem localizados. Esse procedimento é realizado até que os rins estejam inchados;
- corte todos os brotos do ano passado, que tiram comida dos ramos do esqueleto;
- remova os sugadores de raiz;
- para que o lilás não envelheça prematuramente e a floração seja abundante a cada estação, parte dos botões da flor é cortada. Portanto, a planta não gasta toda a sua energia na floração e não precisa ser restaurada na próxima temporada.
Se preparando para o inverno
Os lilases da variedade Madame Lemoine têm alta robustez no inverno e não precisam de abrigo para o inverno.Apenas as mudas podem sofrer geadas severas, portanto, os círculos próximos ao caule dos arbustos jovens no outono são cobertos com uma mistura de turfa e folhas com uma camada de até 12 cm. Na primavera, a cobertura é removida para não para interferir no aquecimento do solo. Às vezes, com mudanças repentinas de temperatura no lilás de Madame Lemoine, alguns galhos podem congelar. Isso não representa perigo para a planta. Eles precisarão ser removidos durante a poda sanitária.
Doenças e pragas
A característica varietal do lilás de Madame Lemoine é sua resistência a doenças e pragas. No entanto, às vezes pode ser afetado pela requeima dos rins e podridão bacteriana. O oxicloreto de cobre e o líquido Bordeaux ajudam a lidar com eles. As pragas específicas dos lilases são a mariposa lilás e a mariposa. Para combatê-los, são usados inseticidas.
Conclusão
Fotos e descrições do lilás de Madame Lemoine não deixam indiferentes os paisagistas profissionais ou os jardineiros amadores. Esta variedade extraordinária parece ótima como um único elemento e como parte de vários conjuntos de plantas. O cuidado exigente permitirá que até um iniciante desfrute da floração longa e abundante dessa variedade de lilases.
Testemunhos