Contente
Amur lilás é um arbusto despretensioso com propriedades decorativas. A planta é tolerante à seca e raramente congela, mesmo em invernos rigorosos. Ao cultivar Amur lilás, as datas de plantio são levadas em consideração, um local e um solo são preparados. O crescimento ativo e a floração são proporcionados por rega, alimentação e poda.
Descrição geral da variedade
Amur lilac é um arbusto de folha caduca, representante da família Olive, o gênero Lilac. Ocorre naturalmente no Extremo Oriente, Manchúria, China e Coréia. A cultura prefere florestas mistas em vales, às vezes crescendo em encostas de montanhas não mais do que 600 m acima do nível do mar. O arbusto tem uma vida útil de até 100 anos.
Um nome alternativo para lilás de Amur é crepitação. Isso se deve ao fato de que ao queimar galhos úmidos, ocorre um forte estalo. Uma característica interessante dessa combustão é que faíscas e carvões são espalhados em diferentes direções por muitos metros.
O diâmetro da copa do lilás Amur é de 2 - 3 m. A planta parece uma árvore ou arbusto, que atinge uma altura de 10 m, às vezes cresce até 12 - 15 m. Sua casca é marrom ou cinza escuro. Os ramos jovens são avermelhados. As folhas com 5 a 11 cm de comprimento, de formato elíptico, parecem-se com a folhagem lilás comum. Quando florescem, apresentam uma tonalidade roxa, que muda gradualmente para um verde escuro. No outono, a folhagem torna-se laranja ou cor de vinho.
Como o lilás do Amur floresce
Amur lilás produz grandes inflorescências de diâmetro largo. Atingem 25 cm de comprimento e 20 cm de circunferência. Suas flores são pequenas, de 5 a 6 mm de diâmetro, com forte aroma, de cor branca ou creme. As inflorescências florescem no final de junho - início de julho.
O período de floração da cultura é de 2 a 3 semanas. O arbusto produz botões com a idade de 9 a 12 anos.
Amur lilás é resistente à seca e às geadas de inverno. Está bem adaptado às condições urbanas, insensível ao pó e ao ar poluído.
Após a floração, os frutos amadurecem em cápsulas de formato alongado. Cada um deles contém ninhos com sementes aladas. Eles são colhidos no outono para posterior reprodução. Na natureza, o arbusto se reproduz por auto-semeadura.
Variedades de lilás amur
Com base na forma selvagem, foram obtidas variedades adequadas para o plantio no jardim. Um deles é o Amur lilac Sudarushka, que é um poderoso arbusto com vários caules que forma uma densa copa que se espalha. Pode atingir 10 m de altura e suas folhas chegam a 11 cm de comprimento, verde escuro. As flores são pequenas, de cor branca, com aroma a mel, coletadas em grandes inflorescências de até 25 cm de comprimento.A floração da cultura é abundante e longa, pelo menos 20 dias.
Como os lilases de Amur se reproduzem
Lilases selvagens são propagados por sementes. Primeiro, o material de plantio é estratificado por 2 meses a uma temperatura de 2 - 5 ° C. Para cultivar lilases de Amur, os recipientes são preparados a partir de sementes, que são preenchidas com solo fértil. As mudas são obtidas em casa. Quando as mudas crescem e ficam mais fortes, são transferidas para um local permanente.
As variedades varietais são propagadas por estacas. Durante o período de floração cortam-se os rebentos com 15 a 20 cm de comprimento, são parcialmente desmatados e é feito um corte oblíquo na parte inferior. As estacas são enraizadas a uma temperatura de +25 ° C e uma humidade do ar superior a 95%.
Plantando e cuidando dos lilases de Amur
O desenvolvimento e a floração do lilás Amur dependem em grande parte do cumprimento das regras de plantio. Primeiro, um local adequado é escolhido para o arbusto. Em seguida, eles preparam o fosso e seguem a sequência de trabalho.
Tempo recomendado
A melhor época para plantar lilases de Amur é da segunda quinzena de julho aos primeiros dez dias de setembro. Se o trabalho for realizado na primavera ou no outono, a muda não cria raízes bem. Nesse caso, o arbusto não crescerá no primeiro ano. Para o plantio, escolha um dia ou noite nublado.
Seleção do local e preparação do solo
Amur lilás prefere lugares ensolarados, mas pode crescer em sombra parcial. Pântanos e planícies não são adequados para o plantio. Mesmo uma curta estagnação de água no solo leva ao apodrecimento das raízes.
Solo moderadamente úmido e drenado é adequado para lilás de Amur. A melhor opção é solo fértil em húmus, neutro ou acidificado. Se o terreno no local for pesado e denso, uma camada de drenagem deve ser fornecida no fundo da cova de plantio. Para tanto, utiliza-se pequena brita ou tijolo quebrado.
Para aumentar a fertilidade do solo, um substrato é preparado. Misture 15 kg de húmus, 200 g de cinza de madeira, 30 g de superfosfato. Os componentes são completamente misturados. Areia de rio é adicionada ao solo argiloso, caracterizado por alta densidade.
Como plantar corretamente
A ordem de plantio do lilás Amur:
- Um poço é cavado com um tamanho de 0,5x0,5x0,5 m. Em solos arenosos e pobres, suas dimensões são aumentadas para 1x1x1 m.
- Uma camada de drenagem com 10 cm de espessura é colocada no fundo.
- Em seguida, o substrato preparado é movido para o poço.
- O solo é regado abundantemente e deixado encolher durante 1 a 2 semanas.
- Quando o solo se assenta, o solo fértil é despejado no poço para formar uma pequena colina.
- Examine a planta, corte raízes muito longas. As áreas secas e danificadas também são removidas.
- Uma muda é colocada no topo, suas raízes são esticadas e cobertas com terra.
- Lilás de Amur são regados abundantemente.
- Os rebentos da muda são encurtados por 2 - 3 botões.
- No círculo próximo ao tronco, uma camada de cobertura morta é feita de turfa ou húmus com espessura de 5 cm.
Crescendo lilás de Amur
Depois de plantar lilases de Amur, eles fornecem alguns cuidados. A planta é alimentada e regada. A poda ajuda a regular o crescimento do arbusto e a formar a copa. No outono, a planta é preparada para o inverno.
Horário de rega
O lilás Amur cresce bem em solos moderadamente úmidos. O arbusto é regado à medida que a camada superficial do solo seca. Para fazer isso, use água que se acomodou e aqueceu em barris. É trazido de manhã ou à noite, quando não há luz solar direta.
No verão, a água é trazida apenas em períodos de seca severa. Para que o arbusto absorva melhor a umidade e os nutrientes, o solo é solto após a rega. O procedimento ajuda a saturar o solo com oxigênio. Garfos, ancinhos e outras ferramentas de jardim são adequados para afrouxar.
O que você pode alimentar
Depois de plantar lilases de Amur, apenas fertilizantes de nitrogênio são aplicados nos primeiros 2 a 3 anos. Durante a estação, o arbusto é alimentado 2 a 3 vezes: ao despertar os botões, no início e durante a floração. Para o processamento, é preparada uma solução composta por 20 g de ureia por 10 litros de água. Lilacs são regados na raiz. Substâncias nitrogênicas contribuem para o surgimento de novos brotos e folhas.
A partir do 4º ano após o plantio dos lilases, as preparações de fósforo e potássio são adicionadas ao esquema alimentar. No outono, é preparada uma solução composta por 40 g de superfosfato duplo e 30 g de nitrato de potássio. Os fertilizantes são enterrados no círculo do tronco até uma profundidade de 5 cm.
Um fertilizante universal para o lilás Amur é a cinza de madeira. Contém um complexo de nutrientes que garantem o desenvolvimento do arbusto. As cinzas são adicionadas ao regar. Por um dia, 250 g de fertilizante são adicionados a 10 litros de água e o agente é deixado para infundir. Em seguida, o lilás Amur é regado da maneira usual.
Cobertura do solo
A cobertura morta do solo evita a evaporação da umidade e inibe o crescimento de ervas daninhas. O mulch natural torna-se uma fonte de nutrientes para o arbusto. Turfa, húmus ou folhas secas são despejadas no círculo do tronco em um raio de 50 cm. A camada de cobertura morta ideal é de 5 cm. Durante a temporada, esta camada é renovada periodicamente.
Regras de poda
A poda dos lilases de Amur ajuda a formar uma coroa saudável. Como resultado, o arbusto fica menos doente, tem um tamanho compacto e floresce abundantemente. Os primeiros dois anos após o desembarque não são podados. Isso não é necessário porque a muda cresce lentamente.
Do 3º ao 4º ano, 5 a 10 brotos mais fortes são escolhidos da planta. Eles são deixados e o resto do crescimento é cortado. O processamento é realizado no início da primavera, antes do início da estação de crescimento. Galhos secos, quebrados e congelados são removidos anualmente.
Para fazer buquês, corte até 2/3 dos brotos de flor lilás do Amur. Para manter os galhos na água por mais tempo, é recomendável podá-los de manhã cedo. Como resultado, o arbusto começa a formar novos brotos com botões de flores. Galhos doentes e quebrados são removidos, se necessário, no verão.
Preparando um arbusto para o inverno
O lilás de Amur tolera até invernos rigorosos. Os arbustos jovens, que ainda não são suficientemente fortes, precisam de abrigo. No final do outono, antes que o solo congele, as plantas são regadas abundantemente. O solo úmido se torna uma proteção contra geadas.
Em seguida, o arbusto é cravado com terra, turfa ou húmus de 10-15 cm de espessura no círculo próximo ao tronco e as plantações jovens são cobertas com ramos de abeto ou fibra agrícola. O material é fixado a uma estrutura de madeira ou ferro. Na primavera, depois que a neve derrete, o abrigo é removido.
Aplicação em paisagismo
Amur lilás é uma excelente opção para decorar parques, jardins e áreas de lazer da cidade. A planta é utilizada na cultura desde o final do século XIX. Ao decorar o território, leva-se em consideração o período de floração, que é relativamente tardio. O arbusto é adequado para paisagismo de áreas industriais, reservatórios, cidades e vilas.
Lilás de Amur são usados muito além do Extremo Oriente. O arbusto tolera bem as condições da Rússia central e regiões mais frias. A variedade é colocada na parte central da composição ou combinada com outras árvores. No primeiro caso, um arbusto com flores brancas ficará espetacular contra o fundo de um gramado verde.
A variedade Amur cresce bem e é adequada para a criação de uma sebe. Se forem plantadas plantas da mesma variedade, sobram 0,5 m entre elas. Se forem usados arbustos diferentes, a distância ideal é de até 2 m.
Pragas e doenças
Sujeito à tecnologia agrícola, Amur lilás raramente sofre de doenças e pragas. Em alta umidade, a requeima ou podridão bacteriana se desenvolve no arbusto. Quando as doenças são detectadas, os brotos afetados são cortados. O arbusto é pulverizado com líquido bordalês. O tratamento é repetido após 10 dias.
O arbusto pode ser atacado pela mariposa lilás, mariposa falcão e mariposa salpicada. Os inseticidas ftalofos ou clorofos ajudam no combate às pragas. As preparações são diluídas com água para obter uma concentração de 0,1%. Para a profilaxia, eles escavam o solo anualmente no final do outono, podam a tempo e evitam o engrossamento do arbusto.
Conclusão
Amur lilás é um dos arbustos mais despretensiosos para uma casa de verão. Durante o período de floração, a planta apresenta um aspecto decorativo. Durante a estação de crescimento, ele é regado e alimentado. A variedade Amur se adapta até mesmo a condições adversas.Devido às suas propriedades decorativas, o arbusto se adapta bem ao projeto paisagístico. É usado para plantações individuais, sebes ou composições mais complexas.
Testemunhos