Contente
Quando as folhas da hortênsia ficarem vermelhas, não entre em pânico, pois há razões bastante compreensíveis para isso. Mesmo que o problema resida em dano ou doença, tudo isso pode ser resolvido. A hortênsia, embora seja uma planta despretensiosa, raramente adoece, principalmente por cuidados inadequados. Mas ela é bastante paciente com o tratamento e se recupera logo se lembrar a tempo e cuidar dela adequadamente.
Por que as folhas das hortênsias ficaram vermelhas?
A hortênsia é um dos representantes da fauna resistente a diversas doenças e pragas. Mas esses ainda não contornam a planta. Amadores e jardineiros novatos têm muito medo desse fenômeno, porque não é fácil de explicar. No entanto, pode haver muitos motivos, portanto não há necessidade de esperar por uma resposta definitiva. Teremos de recordar as manipulações efectuadas na hortênsia, bem como as características da água, do solo e das condições meteorológicas em que o arbusto cresce.
Depende muito de como as flores são regadas. A umidade excessiva pode prejudicar as hortênsias, embora se acredite que algumas variedades sejam tolerantes a essas condições. Mas isso não significa que a planta precise ser regada todos os dias "até o depósito". Além disso, o motivo pode estar no solo, o jardineiro não o preparou com antecedência, não cuidou da fertilização, ou está esgotado e não nutre a hortênsia tanto quanto precisa. Acontece também que o florista plantou o arbusto de maneira inadequada ou danificou o sistema radicular durante o transplante. Finalmente, as hortênsias podem ser atacadas por doenças fúngicas, mas são tratáveis.
Causas de folhas vermelhas em hortênsias
Hortênsias, especialmente algumas de suas variedades, têm forte imunidade e resistência contra muitas doenças, bem como contra as condições climáticas. Mas o que acontece é que a flor começa a mudar externamente e para pior. Muitas pessoas sabem que a perda da cor da folhagem significa clorose. Mas quando as folhas de diferentes variedades de hortênsias, por exemplo, folhas grandes, ficam vermelhas, os jardineiros começam a procurar respostas.
É importante notar que a vermelhidão se manifesta de maneiras diferentes. A mudança de cor pode começar em diferentes bordas da folha ou no meio. Você notará que apareceram manchas vermelhas nas folhas da hortênsia. Tudo isso expressa diferentes razões para tais modificações.
Para não entrar em pânico, vale a pena fazer um estoque de informações com antecedência sobre o que pode prejudicar a hortênsia - desde as manipulações mecânicas sobre ela até as condições climáticas de crescimento. Vale ressaltar que a planta precisa de muita atenção nos primeiros dois anos após o plantio - é o solo bom, é a água prejudicando, é a hortênsia congelando no primeiro inverno.
Escolha errada de muda
No processo de plantio de novas mudas, é necessário obedecer a várias regras, que incluem a seleção correta do local de plantio, o preparo de um bom solo, o nível de iluminação, bem como a época de plantio.
Em primeiro lugar, um jardineiro inexperiente poderia negligenciar as regras de plantio e enraizar a hortênsia no verão, quando a planta já deveria ter começado a florir ou o sol diurno é muito "agressivo". Tudo isso é inaceitável. É plantada na primavera ou no outono, pouco antes do início do fluxo de seiva ou antes de a hortênsia ser enviada para o repouso.
Além disso, a muda deve estar no solo antes do plantio, ou seja, é adquirida em vaso, recipiente ou outro recipiente. No processo de plantio, o jardineiro pode socar demais o solo, e a planta jovem, literalmente, não tem nada para respirar.
As raízes podem ter sofrido no plantio, no transplante, no transporte da muda para um novo local.
Cuidado impróprio
O cuidado inicial de uma hortênsia jovem deve ser preenchido com atenção à flor, cuidado. Não se trata apenas de uma rega oportuna, mas também da composição do solo, que é regularmente fertilizado no início. Além disso, sua condição depende da poda. Não se esqueça da cobertura morta.
Portanto, é importante lembrar que a acidez do solo da hortênsia deve ser em torno de 5 pH, apesar de muitos representantes dessa flora crescerem bem em solos fracamente ácidos ou mesmo neutros. Mas estamos falando justamente dos cuidados iniciais, incluindo a alimentação regular da flor com fertilizantes minerais e orgânicos e a consolidação do resultado na forma de cobertura morta.
Muitos iniciantes cometem um grande erro no processo de poda e no tempo, cortando as hastes "ao acaso" quase no pico da floração. Assim, as forças naturais literalmente escapam da planta, sem se depositar na folhagem e nas inflorescências, daí as modificações em sua cor e forma.
Condições climáticas desfavoráveis
Hydrangea tolera invernos rigorosos e não sofre muito com o calor do verão. No entanto, deve-se ter cuidado com este último, pois o avermelhamento das folhas pode ser causado por exposição muito longa à luz solar direta após o verão regando o arbusto no meio do dia, durante o qual a folhagem se queima. Além disso, seu tratamento preventivo na hora errada do dia pode se transformar em um desastre. Se a hortênsia tolerar dolorosamente o sol escaldante, vale a pena dar-lhe sombra, sombra parcial, luz solar difusa, que se faz com o auxílio de um transplante ou cubra "manualmente" a planta com uma lona esticada na moldura.
Durante o inverno, os brotos jovens podem congelar, mas geralmente "ganham vida" na primavera. Talvez, sob o peso da neve nas hortênsias sem poda, os caules tenham se estragado, aos quais, naturalmente, os sucos vitais não saem bem na época da floração. Elimine isso por meio da remoção competente e processamento posterior de ramos danificados.
Doenças e pragas
Doenças e pragas, por mais resistente que a hortênsia seja a elas, de vez em quando ela é superada. Falando sobre folhas avermelhadas, especialmente sobre manchas marrons individuais, pode-se presumir uma doença fúngica. Além disso, o problema pode estar no fato de que o solo em que o arbusto cresce está esgotado, seco ou cheio demais.
Entre as pragas, os pulgões são considerados o pior inimigo, assim como a lagarta da raiz, que se alimenta de sucos de hortênsia, que carecem de um funcionamento adequado. Se você não se controlar a tempo, as folhas avermelhadas cairão gradualmente e a planta inteira logo morrerá atrás delas.
O que fazer se as folhas das hortênsias ficarem vermelhas
Se as folhas de hortênsia paniculata, de folhas grandes e qualquer outra ficarem vermelhas, medidas devem ser tomadas. Claro, primeiro você precisa determinar o motivo, já que não faz sentido começar a tratar a planta de uma doença inexistente, aumentar a acidez normal do solo e regar a planta sufocante ainda mais abundantemente.
Se aparecerem manchas marrons na coroa, é sem dúvida uma doença fúngica tratada com fungicidas, por exemplo, Fundazol, Okihom, Hom, Abiga-Peak. A folhagem é tratada em ambos os lados duas vezes, com intervalo de 2 semanas. Para fortalecer o resultado, é necessário fertilizar o solo com oligoelementos, em particular sulfato de magnésio.
No início da primavera ou outono, a planta é pulverizada com os mesmos medicamentos ou biofungicidas - Fitosporin, uma mistura de Alirin com Gamair.
Caso contrário, dependendo da causa da vermelhidão. Com excesso de umidade, rega com um pouco menos de frequência. Proteja do sol escaldante. O solo é verificado quanto à acidez, uma vez por temporada, fertilizado com compostos minerais e orgânicos. No inverno e no verão, eles cobrem para garantir a temperatura exigida (a cobertura protege contra o superaquecimento, bem como contra a evaporação da umidade com substâncias úteis).
Como alimentar uma hortênsia quando as folhas ficam vermelhas
Se as folhas ficarem vermelhas devido ao esgotamento do solo, ele é alimentado. Devido à acidez inadequada, a planta não consegue assimilar micro e macro elementos necessários para o desenvolvimento e crescimento do solo. O método popular envolve a mistura de 10 litros de água com 1 colher de chá. suco de limão ou ácido oxálico e despeje a hortênsia com esta solução.
Caso se verifique que o avermelhamento das folhas é devido a danos nas raízes, a situação é corrigida alimentando o solo com um medicamento que estimula o seu crescimento. Isso é feito três vezes por mês, com rega suficiente. A cobertura é retomada após a restauração do sistema radicular da hortênsia.
Dicas de jardinagem experientes
Sobre o motivo de as folhas das hortênsias ficarem vermelhas, há muitos vídeos filmados por jardineiros experientes que mostram exemplos e explicam as razões do comportamento inadequado da planta.
Muitos aconselham não abandonar a planta por sua despretensão, mas continuar com a alimentação regular, os tratamentos preventivos das hortênsias de doenças e pragas, e com produtos biológicos ou remédios populares, que contribuirão para seu melhor crescimento. Mas a regra mais importante entre os jardineiros experientes é a rega adequada. Secar demais dói, sem dúvida. Mas um excesso de umidade, em primeiro lugar, lava as substâncias úteis e, em segundo lugar, leva à decomposição do sistema radicular.
Conclusão
Sobre o problema, quando as folhas da hortênsia ficam vermelhas, elas criam tópicos distintos nos fóruns de produção agrícola. Pessoas inexperientes pedem conselhos e especialistas em jardinagem e recebem respostas reconfortantes: seja qual for o problema, ele pode ser resolvido. As condições climáticas não podem ser alteradas, mas a planta pode ser movida. A poda correta e a alimentação regular eliminam o aparecimento de doenças. Atitude atenciosa e atendimento oportuno é a principal solução para o problema.