Contente
Um dos arbustos ornamentais mais atraentes para uma área suburbana é a hortênsia Sargent. Folhas grandes e ásperas e delicadas inflorescências roxas atraem a atenção dos transeuntes e enfatizam o gosto requintado dos donos do jardim. Recebendo os devidos cuidados, o arbusto agrada aos que o rodeiam com uma copa exuberante e abundante floração por muito tempo.
Descrição da hortênsia Sargent
O nome dessa variedade de hortênsia foi formado com base no nome do biólogo americano. Seus habitats naturais são as florestas e vales da China. Daí o amor pela sombra parcial e solo úmido. As grandes geadas características do clima da zona média, a hortênsia Sargent não tolera bem.
Os rebentos começam a desenvolver-se a partir do final de abril, adicionando 20-30 cm por mês. No final da estação de crescimento (meados de setembro), a hortênsia Sargent atinge 1-1,5 m de altura e largura. Inflorescências lilases com manchas claras de flores estéreis adornam o arbusto durante a segunda metade do verão até as geadas de outono.
Uma característica do arbusto são as folhas excepcionalmente longas - cerca de 30 cm. Elas são cobertas por uma penugem grossa e não mudam de cor até morrerem. Os rebentos jovens têm uma pubescência mais esparsa e mais grossa. A casca dos ramos lignificados esfolia, realçando o efeito decorativo.
Hydrangea Sargent em projeto paisagístico
No projeto paisagístico, a hortênsia de Sargent encontrou ampla aplicação. Arbustos exuberantes podem ser um destaque ou um elemento complementar de muitos estilos de paisagismo. A hortênsia bruta de Sargent é apreciada pela oportunidade de experimentar ideias, porque é quase universal na aplicação.
Características da hortênsia Sargent como um elemento de design:
- Num único plantio concentra-se em si pelo seu elevado efeito decorativo.
- Arranjos florais contrastantes dão ternura e singularidade.
- Com plantações de arbustos coníferos e caducifólios, forma um quadro completo.
- Becos e sebes são extraordinariamente espetaculares.
- Está em perfeita harmonia com as plantas inferiores na fronteira da mistura.
- Parece elegante no ajuste do contêiner.
Resistência de inverno de hortênsia áspera Sargent
A zona de resistência à geada da hortênsia de Sargent é 6a. Isso significa que a temperatura mínima na qual ele consegue se manter viável é de 23 ° C. Mas mesmo nessas regiões, um abrigo está sendo preparado para a planta.
No inverno, a parte do solo da planta morre parcial ou totalmente. Durante a estação de crescimento, os rebentos jovens têm tempo para ganhar o comprimento necessário. A probabilidade de surgirem inflorescências neles é alta. Para aumentar a probabilidade de floração, os jardineiros isolam cuidadosamente o arbusto para o inverno.
Plantando e cuidando de hortênsia Sargent
Para que a hortênsia de Sargent seja exuberante, não adoeça e floresça profusamente, é necessário criar condições adequadas para ela.
Os seguintes fatores são de grande importância:
- composição do solo;
- iluminação;
- umidade;
- temperatura no inverno.
Cultivar uma planta de uma zona climática diferente o obriga a seguir estritamente as regras de plantio e cuidados.
Seleção e preparação do local de pouso
Ao escolher um local para o plantio de hortênsias Sargent, leve em consideração suas necessidades básicas:
- Sol moderado.
- Solo azedo e leve.
- Falta de ventos.
A exposição ao arbusto à luz solar direta no meio do dia leva a queimaduras nas folhas. Portanto, o local tem que ser pensado para que ao meio-dia o mato fique na sombra ou na sombra parcial. A proteção solar total interromperá o desenvolvimento cultural. Hydrangea Sargent não é capaz de criar raízes totalmente no solo típico das regiões de estepe. Em outras palavras, não se contenta com solo alcalino, pesado e infértil.
Regras de pouso
As mudas com 2 a 3 anos de idade se enraízam melhor de todas. O plantio geralmente é feito antes que os botões estejam totalmente floridos ou depois que as folhas caírem, seguindo o seguinte padrão:
- Cave um buraco de 40x40x50.
- Espalhe no fundo uma camada de drenagem de até 10 cm de tijolo quebrado ou cascalho.
- Despeje 10-15 cm de solo fértil por cima.
- As raízes da muda são espalhadas e enterradas até o colo da raiz.
- Regue o local de plantio com bastante água.
- O círculo do tronco é coberto com cobertura morta.
Plantar uma muda com as raízes fechadas é permitido em qualquer período, do início ao final da estação de crescimento. Durante a estação quente, ele precisa criar um abrigo temporário do sol.
Regar e alimentar
Hydrangea Sargent precisa de rega regular abundante. Durante o período de crescimento, devem ser de pelo menos 5. Na rega, é importante levar em consideração a peculiaridade da localização das raízes - elas são rasas, mas crescem em largura. Para desacelerar a evaporação da umidade, é realizado afrouxamento do solo.
Para aumentar a decoratividade da cultura, é realizado o top dress. O primeiro é no início da temporada, depois 2 a 3 vezes durante o verão. É especialmente importante aplicar fertilizantes durante o período de brotamento. Hydrangea Sargent é suscetível à fertilização orgânica e mineral.
Podando hortênsia Sargent
A poda anual do arbusto é realizada com as seguintes finalidades: manutenção da saúde, formação de copa exuberante, floração abundante e rejuvenescimento do arbusto. Nas regiões frias, o evento é realizado no outono antes do abrigo para o inverno. A maior parte do comprimento do rebento é removida.
Em regiões mais quentes, a poda pode ser adiada até o início da primavera. Os jardineiros aguardam o surgimento dos brotos e deixam 3-4 deles em cada broto. A poda anual inclui uma parte sanitária: cortar ramos doentes e tortos.
Preparando-se para o inverno
Para proteger contra temperaturas extremas e geadas severas na ausência de neve, a hortênsia de Sargent é coberta para o inverno. Eles fazem isso de acordo com o seguinte esquema:
- Afunde a base do arbusto.
- Cubra o solo com folhas secas.
- Construindo um abrigo.
Para abrigo, use caixas de papelão, papel grosso ou agrofibra. Os arbustos velhos são protegidos com uma camada de folhagem ou ramos de abeto, que é fixada com uma moldura de metal.
Reprodução
Existem três maneiras eficazes de propagar hortênsia Sargent:
- Divisão de arbustos.
- A formação de camadas.
- Estacas.
A propagação por estacas é a opção mais comum. Os blanks são feitos no verão durante o período de floração. A formação de estratificação e divisão do arbusto é realizada no início da primavera, antes da abertura do botão.
Doenças e pragas
Com quantidade suficiente de umidade e minerais, iluminação moderada, solo leve e ácido e preparação adequada para o inverno, as chances de aparecimento da doença são mínimas. Em casos raros, apodrecimento branco ou cinza, câncer comum, clorose, oídio, vários tipos de manchas, necrose da casca aparecem.
Às vezes, os arbustos ásperos de hortênsias são atacados por um carrapato, um pulgão, um inseto, uma concha, um nematóide da galha, um bronze dourado, um besouro de folha e uma lacraia.O problema é facilmente eliminado pulverizando-se com inseticidas adequados.
Conclusão
Hydrangea Sargent é adequado para a incorporação de muitas idéias em design de paisagem. Parece espetacular no plantio individual e em grupo, durante e antes da floração. Porém, para preservar a alta decoratividade da cultura, é necessário criar condições ótimas para ela.
O pleno desenvolvimento da hortênsia ocorre apenas em solos leves e ácidos. Para manter a saúde do arbusto, rega regular, poda anual e abrigo para o inverno são necessários. A alimentação de alta qualidade dá à planta os elementos necessários para um crescimento rápido e uma floração abundante. Se doenças ou pragas forem detectadas, medidas devem ser tomadas imediatamente.
Avaliações de hortênsia áspera Sargent
Jardineiros de boa vontade compartilham suas impressões sobre o cultivo de Hydrangea Sargent. Na maioria dos casos, as avaliações são positivas.
Hydrangea Sargent é famosa por sua alta decoratividade, por isso se torna um atributo invariável de muitos jardins. Embora a cultura esteja acostumada com as florestas úmidas da China, ela se adaptou bem às condições mais secas e frias. Toda primavera, muitos brotos jovens sobem para criar uma coroa exuberante para decorar o jardim.