Contente
- 1 Preciso cortar hortênsia da panícula na primavera
- 2 Por que você precisa podar hortênsias na primavera paniculada
- 3 Quando você pode cortar hortênsia paniculata na primavera
- 4 Como podar adequadamente uma hortênsia de panícula na primavera
- 5 Cuidar da hortênsia paniculata após a poda da primavera
- 6 Dicas de jardinagem experientes
- 7 Conclusão
Em muitos lotes domésticos, você pode encontrar hortênsia de panícula - um belo arbusto perene com gomos de flores exuberantes. Para preservar por mais tempo seu efeito decorativo, a planta é podada periodicamente, retirando-se parte dos brotos da copa. A poda da panícula de hortênsia na primavera não só contribui para a floração abundante, mas também rejuvenesce a planta, prolongando significativamente sua vida.
Preciso cortar hortênsia da panícula na primavera
A panícula de hortênsia distingue-se não apenas pelo rápido crescimento dos rebentos, mas também pelo aumento da formação de rebentos. Com o tempo, isso leva a um forte espessamento do arbusto, fica com uma aparência desleixada, o número de flores diminui. A aparência das inflorescências também se deteriora, tornam-se raras e desbotadas. Os rebentos velhos inibem o crescimento dos jovens. Além disso, o espessamento da mata é um fator de risco para o aparecimento de doenças e pragas nas hortênsias.
A poda primaveril de hortênsia paniculada tem várias vantagens em relação a este procedimento no outono. Aqui estão alguns dos pontos positivos:
- A poda primaveril da hortênsia paniculata contribui para a rápida recuperação do arbusto após o período de inverno.
- Este procedimento livra a hortênsia de galhos fracos, congelados, secos e quebrados, que podem se tornar uma fonte de doenças ou um terreno fértil para pragas de insetos.
- Estimula o crescimento de rebentos jovens, sobre os quais se formarão os gorros.
- Ao podar na primavera, a probabilidade de congelamento dos brotos podados é reduzida.
- Na primavera, é mais fácil determinar qual dos brotos deve ser removido.
A poda primaveril melhora a aparência e o efeito decorativo do arbusto, reduz a probabilidade de doenças e prolonga a vida da planta. Apesar de todas as suas qualidades positivas, ela também tem desvantagens:
- Curto período de trabalho.
- A poda atrasa significativamente o início da floração.
Por que você precisa podar hortênsias na primavera paniculada
Existem vários tipos de poda que são usados para hortênsia de panícula:
- Sanitário. Este procedimento é usado para remover galhos quebrados e secos que congelaram durante os brotos de inverno. Por poda sanitária entende-se qualquer ação associada à limpeza do arbusto, reduzindo a probabilidade de focos de infecções e pragas nele. Além da primavera, esse procedimento deve ser realizado no outono e, em caso de emergência, pode ser realizado no verão.Importante! Em caso de danos mecânicos graves ou danos ao arbusto, a poda sanitária deve ser radical, os brotos são removidos para o cânhamo com 40-50 cm de comprimento. O arbusto não florescerá no próximo ano, mas tal medida extrema ajuda a salvar a planta da morte .
- Anti-envelhecimento. Realizado para estimular o crescimento de novos brotos. Durante este procedimento, os ramos velhos são removidos para a base, onde a floração não ocorre mais.Após a poda rejuvenescedora, o arbusto deve conter cerca de 10 brotos jovens e fortes.
- Formativo. Este tipo de poda é necessário para que um arbusto de hortênsia de panícula jovem cresça uniformemente e tenha a forma correta.
- Normalizando ou regulando. Eles são feitos para dar esplendor ao arbusto, bem como para regular o número de brotos de flores.
Geralmente, vários tipos de podas são combinados em função da idade do arbusto, pois são feitas ao mesmo tempo e ao mesmo tempo.
Quando você pode cortar hortênsia paniculata na primavera
A hortênsia de panícula pode ser cultivada em diferentes zonas climáticas, portanto, o momento do início da estação de cultivo pode ser significativamente diferente. Portanto, ao podar, você precisa se concentrar não na data do calendário, mas nas condições meteorológicas. Você precisa cortar hortênsias paniculadas bem no início da estação de cultivo, quando a planta está apenas começando a despertar. Neste caso, a temperatura ambiente não deve cair abaixo de 0 ° C, caso contrário os brotos cortados congelarão.
Também não deve apertar muito no início da poda. Se você se atrasar e podar o arbusto após o início da estação de crescimento, a recuperação demorará muito, a planta irá doer e começará a florir muito mais tarde.
Como podar adequadamente uma hortênsia de panícula na primavera
Para podar hortênsias em panícula, é mais conveniente usar um podador de jardim comum. As arestas de corte da ferramenta devem primeiro ser limpas e desinfetadas, caso contrário, há risco de infecção. Mantenha o podador afiado para que ele deixe cortes limpos, retos e com franjas que irão apertar rapidamente. Caso contrário, as bordas cortadas ficarão molhadas por muito tempo e não cicatrizarão logo.
O esquema de poda da panícula de hortênsia na primavera é bastante simples, suas principais etapas são:
- Limpeza sanitária do mato. Todos os brotos danificados ou quebrados no inverno são cortados pela raiz. O mesmo deve ser feito com pequenos galhos e brotos com mais de 4 anos, pois não formam pedúnculos, apenas engrossam o arbusto.
- A segunda etapa consiste em cortar os rebentos laterais a uma altura ligeiramente superior ao segundo par de botões. Isso estimula o crescimento de rebentos laterais jovens, o que dará volume e esplendor ao arbusto.
- Afine a copa, remova o crescimento jovem fraco do centro do arbusto e corte os rebentos que crescem para dentro.
Um vídeo interessante para iniciantes sobre como podar adequadamente uma hortênsia de panícula na primavera:
Cuidar da hortênsia paniculata após a poda da primavera
Para ajudar os arbustos de hortênsia em paniculação a se recuperarem o mais rápido possível após a poda na primavera, é imperativo fornecer umidade e nutrientes suficientes. A rega nesta altura deve ser realizada regularmente, certificando-se de que a zona da raiz da planta não seca. Ao mesmo tempo, não é necessário encher o mato, um excesso de água para hortênsias é prejudicial. A zona da raiz deve ser coberta com palha ou casca de árvores coníferas, isso não só reterá a umidade no solo, evitando sua evaporação, mas também acidificará o solo.
Após a poda, as plantas devem ser alimentadas. No início da primavera, eles precisam especialmente de fertilizantes de nitrogênio, a falta deste elemento inibe o crescimento dos brotos, reduz a folhagem do arbusto e seu efeito decorativo. Para alimentar hortênsias paniculadas, recomenda-se neste momento o uso de uma solução de uréia e sulfato de potássio (2 colheres de sopa por balde de água), que é irrigada uniformemente na zona radicular.Para 1 arbusto, 0,5 baldes de fertilizante líquido são suficientes. Em vez de uréia, você pode usar outros fertilizantes contendo nitrogênio: nitroammofosku ou azofosku, sulfato de amônio, nitrato de amônio.
No início da primavera, as hortênsias paniculadas podem ser alimentadas não apenas com fertilizantes minerais, mas também com matéria orgânica: uma solução de chorume, infusão de verbasco, excrementos de galinha. Alguns jardineiros preferem usar fertilizantes de liberação prolongada projetados especificamente para alimentar hortênsias, rododendros e azaléias. São comercializados em lojas especializadas das marcas Fertika, Pokon, Green Wood, etc.
Dicas de jardinagem experientes
Ao realizar um procedimento como a poda, vale a pena levar em consideração a experiência dos jardineiros que cultivam essas plantas há muito tempo. Isso ajudará a evitar erros e simplificará muito o trabalho. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a podar suas hortênsias de panícula corretamente na primavera:
- Quanto mais frio o clima da região em que a panícula de hortênsia é cultivada, mais cuidado é necessário planejar a data de trabalho. A ameaça de geadas recorrentes deve ser completamente eliminada. É melhor esperar um pouco e fazer o trabalho mais tarde do que congelar arbustos já cortados.
- Hydrangea paniculata tolera bem a poda, por isso não há necessidade de ter medo de, por inexperiência, cortar algo supérfluo. No entanto, ao realizar este procedimento pela primeira vez, é aconselhável primeiro estudar esta questão em teoria e podar diretamente sob a orientação de um jardineiro experiente.
- É muito fácil reconhecer rebentos velhos que nunca mais florescerão. Eles são de cor marrom escuro, têm uma estrutura semelhante a uma árvore e várias rachaduras na casca. Esses ramos devem ser cortados pela raiz.
- Após a poda, certifique-se de limpar a bucha e remover todas as peças cortadas. Quanto mais limpo estiver o espaço interior do arbusto, melhor será a sensação e menos provável que adoeça ou apareçam pragas nele.
- Nas hortênsias da panícula, de 1 a 3 brotos podem crescer de cada botão. Para deixar o arbusto mais exuberante e arredondado, você deve cortar os galhos que crescem dentro do arbusto, deixando os que estão voltados para fora.
Conclusão
A poda da panícula de hortênsia na primavera deve ser feita em todas as estações. Esta é uma boa forma de manter em alto nível o efeito decorativo do arbusto e ao mesmo tempo rejuvenescer, prolongando assim a sua vida. A poda de hortênsia de panícula não é particularmente difícil, e até mesmo um jardineiro novato pode lidar com isso. Basta entender o princípio de realização desse trabalho e escolher o momento certo.