Hydrangea paniculata Kiushu: descrição, poda, fotos e comentários

Esta planta é uma verdadeira decoração para qualquer jardim. As mais decorativas são as espécies paniculadas, em particular a hortênsia Kyushu. Lindos e exuberantes arbustos "vieram" do Japão para a Europa e conquistaram os corações de milhões de jardineiros.

Hydrangea Kyushu - decoração de qualquer enredo pessoal

Descrição da hortênsia Kyushu

Hydrangea Kyushu pertence à decídua. Sua altura chega a 2,5-3 M. A planta é despretensiosa para a composição do solo, mas não tolera um ambiente limpo de areia e não cresce em áreas pantanosas. Mesmo sem floração, os arbustos são altamente decorativos devido à combinação incomum de brotos castanhos eretos com folhas ovais de uma rica cor esmeralda com pecíolos vermelhos.

Atenção! Para preservar o apelo visual da hortênsia de Kyushu, não é recomendável colocá-la ao sol.

Outra característica distintiva da hortênsia de Kyushu é uma copa exuberante, que pode chegar a 3 m de diâmetro.A partir de junho, as inflorescências são formadas em forma de cones. Inicialmente, a cor das pétalas é branca, mas perto do outono adquirem uma tonalidade rosada. Por meio da poda, o arbusto pode ser moldado em quase qualquer formato.

O arbusto pode crescer até 3 m de altura

Hydrangea Kiushu em paisagismo

Hydrangea paniculata Kyushu é uma diva nata. Possui lindas flores brancas que criam um quadro fascinante: pétalas delicadas parecem arejadas e leves, como se tivessem descido das páginas de um conto de fadas. Perto destes arbustos encontram-se muitas vezes bancos e baloiços, para que durante a floração se possa admirar esta beleza pura e descansar das preocupações do quotidiano.

Mesmo um único arbusto, plantado no centro do local, certamente atrairá a atenção de todos. Além disso, o local de pouso pode ser decorado com uma pedra decorativa ou pavimentado ao redor do caminho com ladrilhos de formato incomum.

O jardim geralmente precisa de zoneamento. Isso permite que você use o território de forma mais eficiente e agilize o plantio. Como uma sebe, os designers costumam usar a hortênsia de Kyushu. Também é adequado em plantações em grupo, perto de lagos artificiais, gazebos e bancos.

As delicadas flores das hortênsias Kyushu criam um ambiente suave e aconchegante no jardim.

Resistência de inverno de hortênsia de Kyushu

Hydrangea Kiushu distingue-se por altas taxas de resistência de inverno. A sensibilidade a baixas temperaturas é característica apenas de plantas jovens. Com a idade, tornam-se endurecidos e suportam com calma o inverno.

Plantando e cuidando da hortênsia da panícula de Kyushu

A melhor época para plantar a hortênsia de Kyushu é a primavera. É necessário esperar até que a cobertura de neve derreta completamente e o solo aqueça. Se estamos falando sobre as regiões do sul, então é permitido aqui começar a plantar hortênsias Kyushu no outono, o mais tardar em meados de setembro. É importante que a muda tenha um sistema radicular bem formado. Os arbustos jovens com raízes fracas são plantados apenas no verão, para que tenham tempo de ficarem totalmente mais fortes.

Seleção e preparação do local de pouso

Para o crescimento e desenvolvimento normais da hortênsia de Kyushu, é necessário um local bem iluminado, mas sem contato com a luz solar direta.Caso contrário, os brotos perderão o efeito decorativo e o solo secará muito rapidamente. No entanto, a sombra total também não é adequada.

O meio dourado será uma área na qual há uma quantidade suficiente de luz difusa suave para a maior parte do dia. Também vale a pena considerar a proximidade de árvores e outros arbustos. Eles não devem sombrear fortemente a hortênsia, tirar a umidade e os nutrientes dela.

Atenção! As mudas de hortênsia de Kyushu têm rebentos bastante frágeis, portanto, requerem proteção adicional contra correntes de ar e rajadas de vento. Caso contrário, os galhos sempre estarão quebrados, o que terá um efeito negativo não só na aparência do arbusto, mas também em seu estado.

O local deve ser completamente limpo de ervas daninhas, escavado e nivelado o solo. Poucos dias antes do plantio planejado da hortênsia Kyushu, você pode começar a preparar a cova. Sua largura é de 55-60 cm e sua altura é de 40 cm, o solo demora um pouco para afundar completamente. No fundo do poço, a drenagem é despejada na forma de argila expandida, tijolo triturado ou pedra triturada (a altura da camada não é superior a 8 cm).

Em seguida, estão vários tipos de fertilizantes (nitrogênio, potássio e superfosfato). O nitrogênio é especialmente importante na primavera, pois estimula ativamente a vegetação. No outono, ele praticamente não é usado, porque os ramos jovens crescidos não suportam o frio que se aproxima. Após a fertilização, a turfa é derramada (para obter a acidez ideal do solo) e o húmus. É proibido usar cal ou esterco fresco, caso contrário o sistema radicular morrerá. Todos os componentes devem permanecer na cava para encolher. É melhor escolher uma semana seca para que o poço de pouso não seja inundado com água.

Regras de pouso

Uma muda é imersa na cova de plantio "assentada". Antes de transplantar os brotos de hortênsia Kyushu, as raízes são ligeiramente encurtadas para estimular o seu crescimento. Durante o plantio da primavera, os brotos da hortênsia Kyushu também são podados, deixando apenas 3-4 botões. A muda é ligeiramente enterrada e o colo da raiz é borrifado com uma pequena camada de solo (apenas alguns centímetros). Após a rega, ela cairá e o pescoço ficará acima do nível do solo. Depois disso, é realizada a cobertura morta dos círculos do tronco. Para isso, use todos os materiais disponíveis: serragem seca, cascas de nozes, palha ou agulhas.

É melhor plantar hortênsia Kyushu na primavera

Regar e alimentar

Hortênsia Kyushu em um tronco precisa de umidade, portanto, precisa ser regada regularmente à medida que o solo seca. É melhor umedecer o solo pela manhã para proteger o arbusto de queimaduras e evitar a rápida evaporação da água. A seca da hortênsia Kyushu é contra-indicada, pois tolera uma ligeira estagnação da umidade com mais facilidade do que sua completa ausência.

O kiushu e a cobertura não são menos importantes para as hortênsias. Traga 4 vezes por temporada:

  1. O primeiro ocorre bem no início da primavera, quando o fluxo de seiva ativa começa. Nesse período, é introduzida matéria orgânica (soluções à base de esterco ou dejetos de aves).
  2. A segunda é durante a formação dos botões. Para isso, use uma mistura de superfosfato com uréia e sulfato de potássio, diluído em água.
  3. O terceiro curativo superior é aplicado no meio do verão. Um bom resultado é obtido por fertilizantes minerais complexos em grânulos.
  4. Na quarta vez, eles alimentam a hortênsia Kyushu antes do inverno, usando preparações especiais sem nitrogênio.

Poda de hortênsia Kyushu

Um arbusto exuberante perderá rapidamente sua forma sem os devidos cuidados. No entanto, a poda da hortênsia de Kyushu, além de sua função estética, tem um efeito benéfico geral na planta. Se cortar a hortênsia antes que os botões comecem a abrir, ficará encantada com uma floração generosa e longa no futuro. Sem este procedimento, as flores podem não aparecer.

No final do outono, todas as inflorescências da hortênsia Kyushu, bem como os rebentos fracos e podres, são cortados. Na primavera, eles fazem o mesmo com galhos congelados. Para rejuvenescer os arbustos, eles recorrem à poda radical até o próprio toco.

Preparando-se para o inverno

As plantas jovens, especialmente as do primeiro ano, devem ser cuidadosamente isoladas.Todas as inflorescências são cortadas dos rebentos da hortênsia de Kyushu, os caules são dobrados ao solo e ligeiramente pressionados para que não se endireitem. De cima, os ramos e parte do solo são cobertos com fibras especiais de agrofibras ou ramos de abeto.

Arbustos fortes e maduros não reagem à geada. Basta amarrar seus galhos e fixá-los no suporte. Isso os protegerá de quebrar pelo vento e afundar sob o peso da neve. Você pode ver como aparar adequadamente a hortênsia de Kyushu no vídeo:

Reprodução

Hortense Kyushu é criado de várias maneiras:

  1. Sementes. Uma mistura de solo de terra folhosa, turfa e areia é colocada em um recipiente conveniente. O material de plantio é imerso nele e levemente polvilhado com terra. De cima é umedecido com um borrifador. Os primeiros rebentos de hortênsia de Kyushu podem ser vistos no 45º dia. Antes disso, o solo é umedecido regularmente. Depois que os brotos aparecerem, você pode remover o filme e depois de um tempo desembrulhar as plantações em pequenos copos. Quando 4 folhas fortes são formadas, elas são colocadas em pequenos vasos. Depois vem o período de endurecimento para que as plantas se habituem ao ar puro. Após 2 anos, os rebentos são transferidos para a horta, escolhendo imediatamente um local permanente.
  2. Estacas. É necessário selecionar ramos saudáveis ​​que tenham vários botões formados. Primeiro, eles são enraizados em recipientes com água e, em seguida, transferidos para o solo nutriente. Se a muda da hortênsia Kyushu for plantada imediatamente no solo, suas folhas inferiores são cortadas completamente e as superiores têm metade do comprimento. Deve haver uma cúpula transparente no topo para criar um efeito estufa.

    Estacas enraizadas são tratadas da mesma maneira que mudas

  3. Camadas. O rebento inferior da hortênsia de Kyushu é dobrado ao solo e polvilhado com uma camada de solo, fixando-o com firmeza. A parte superior do galho fica acima do solo (é amarrada a um suporte). Após o aparecimento dos rebentos laterais, são batidos em várias etapas. As camadas enraizadas são cuidadosamente separadas e transferidas para local previamente preparado.

Doenças e pragas da hortênsia paniculata variedade Kiushu

As doenças afetam os arbustos de hortênsias de Kyushu com cuidado inadequado, composição inadequada do solo e mudanças repentinas de temperatura. Os problemas comuns incluem:

  1. Clorose. Ocorre com falta de ferro. As nervuras das folhas começam a brilhar visivelmente. O vitríolo de ferro ou o ácido cítrico ajudarão a corrigir a situação.

    Com a clorose, as veias das folhas brilham

  2. Podridão cinzenta. Úlceras e manchas escuras características se formam na lâmina da folha. A pulverização é realizada com uma solução de sabão com cobre.

    Essa infecção se espalha rapidamente, por isso é importante se livrar das partes afetadas da planta a tempo.

  3. Septoria. É expressa em manchas marrons, depois de um tempo a coroa começa a desintegrar-se ativamente.

    A mistura de bordeaux luta bem com o problema

Entre as pragas mais perigosas das hortênsias de Kyushu estão os pulgões, os ácaros-aranha e as lesmas. Para combatê-los, os jardineiros usam métodos populares ou recorrem a inseticidas modernos e eficazes, usando-os estritamente de acordo com as instruções.

Conclusão

Hortênsia Kiushu é uma planta despretensiosa e muito bonita, de fácil propagação. Ao colocar vários desses arbustos em um terreno pessoal, você pode zonear corretamente o jardim, criar locais aconchegantes para relaxar e complementar arranjos de flores. As inflorescências brancas como a neve irão deliciá-lo com sua leveza, maciez e delicado aroma agradável.

Avaliações de hortênsia Kyushu

Evgeniya Eremina, 33 anos, Konstantinov
Plantei uma hortênsia da variedade Kiushu há relativamente pouco tempo. O mato é muito bonito e viçoso, a primeira floração já foi. Beleza incrível! Recomendo a todos os jardineiros - uma fábrica absolutamente despretensiosa.
Sergey Lykov, 41 anos, Nosovka
Comprei uma muda de Kyushu para minha mãe. Ele criou raízes imediatamente e cresceu sem problemas. Ela floresce abundantemente e por muito tempo, o que é uma boa notícia. A mãe conduz regularmente a prevenção de pragas. Não houve problemas particulares com esta hortênsia, mas trouxe alegria para o mar.
Elizaveta Ilnitskaya, 27 anos, Novgorod
Por muito tempo colhi uma planta despretensiosa para o jardim. Um amigo aconselhou hortênsia Kyushu. No início, suas flores me pareceram indefinidas, já que gosto mais de espécimes esféricos. Mas com o tempo, eu simplesmente me apaixonei pela minha beleza. Após a enxertia, já tenho três arbustos saudáveis.
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção