Contente
A fertilização da hortênsia na primavera é necessária, em primeiro lugar, para que a planta se recupere após o inverno. Além disso, durante este período, o arbusto gasta muita vitalidade na formação de massa verde e na criação de botões, portanto, para uma floração exuberante, é melhor adicionar pelo menos um adubo de cobertura.
Se mesmo depois de alguns curativos de primavera a hortênsia parecer deprimida, fertilizantes são adicionados ao solo no verão e no outono. Se você plantar inicialmente esta cultura em solo com alto nível de acidez, a necessidade de fertilização é minimizada.
Preciso alimentar hortênsias na primavera
Apesar do fato de que esta é uma cultura bastante despretensiosa e resistente, no início da estação de crescimento o arbusto precisa urgentemente de reposição. A alimentação oportuna com misturas orgânicas e minerais restaura sua força após leve congelamento e estimula uma rápida solidificação da massa verde. No final das contas, a hortênsia não apenas floresce profusamente, mas também forma uma copa exuberante e espetacular.
A deficiência de micronutrientes inibe o crescimento dos arbustos. Seus brotos estão ralos, a folhagem é extremamente rara e quase não há flores nos galhos. O amarelecimento das folhas e sua subsequente queda indicam uma grave falta de nutrição.
Por isso, na primavera, as hortênsias são alimentadas com grandes doses de nitrogênio, é ele quem se encarrega da folhagem das plantas. É seguido por fertilizantes de potássio e compostos de fósforo.
Quando fertilizar hortênsia na primavera
Na primavera, é realizada pelo menos 2 alimentação de arbustos de hortênsia. Pela primeira vez, as plantações são fertilizadas depois que a neve derrete e o solo descongela. Nas condições da zona média, isso ocorre do início a meados de abril. Durante este período, a ênfase é colocada em fertilizantes contendo nitrogênio.
A segunda alimentação ocorre na fase de formação do botão. Nesse momento, a hortênsia é alimentada com compostos de potássio e fósforo. Os fertilizantes complexos provaram ser bons.
Além disso, você pode alimentar a hortênsia 2 a 3 vezes com uma solução de manganês na primavera. Esta substância ajudará a fortalecer o tecido da madeira.
Alimentando hortênsias na primavera com remédios populares
Os remédios populares permitem fertilizar arbustos de hortênsia de forma rápida e barata. Eles são bastante eficazes, mas você não deve confiar inteiramente neles. Todos esses métodos devem ser usados apenas em combinação com formulações industriais, alternando entre os dois tipos de fertilizantes.
Lacticínios
Uma maneira bastante simples e barata de alimentar hortênsias na primavera é usar os restos de produtos lácteos fermentados. Isso inclui kefir de qualquer teor de gordura, iogurte, vários soro de leite, leite fermentado cozido, etc.Todos estes produtos acidificam eficazmente o solo, o que tem um efeito benéfico na cor dos botões.
Infusões de pão
Uma boa alimentação para a exuberante floração das hortênsias é regar as plantas com infusão de pão na primavera. Pode ser feito embebendo a casca do pão, após o que a composição resultante é diluída na proporção de 1: 1. Os líquidos são fermentados um pouco mais, decantados e despejados sob os arbustos de hortênsias na primavera.
Levedura
Outra forma comum de alimentar hortênsias de jardim é adicionar fermento de padeiro comum ao solo. Existem diferentes composições de fertilizantes com base neste produto, mas uma das mais populares é a seguinte: um saco de uma substância é misturado com 2-3 colheres de sopa. eu. açúcar e despeje tudo isso em 1 litro de água em temperatura ambiente. Quando o fermento espumar, a solução é despejada em um balde de 10 L e mais água é adicionada a ela para que o recipiente seja preenchido até o topo.
Casca de banana
As cascas de banana são uma das formas mais acessíveis de alimentar as hortênsias na primavera, sem grandes despesas. As bananas contêm uma grande quantidade de potássio, magnésio, nitrogênio e fósforo, e são esses elementos vitais para o florescimento total das plantas de jardim.
Permanganato de potássio
Muitas vezes a hortênsia é fertilizada com permanganato de potássio, mas aqui é importante não exceder as normas permitidas. A solução não deve ser concentrada - apenas alguns cristais de permanganato de potássio em um balde de água. Se você mexer, ele deve ficar levemente rosado.
Fertilizando hortênsias na primavera com fertilizantes minerais
Os fertilizantes minerais mais simples para hortênsias na primavera são superfosfato, sulfato de potássio e sulfato de amônio. Antes do uso, essas substâncias são dissolvidas na água decantada e introduzidas no solo de acordo com as instruções, regando as plantações de abril-maio a julho.
A solução de ureia também se provou bem como fertilizante. É criado na proporção de 1 colher de sopa. eu. substâncias em um balde de água. Na primavera, o consumo dessa solução é de 5 a 8 litros para cada planta.
Agrícola para hortênsias de interior e de jardim
Agrícola é muito popular e pode ser usada para alimentar hortênsias de jardim e de interior. O complexo é baseado em nitrogênio, fósforo e potássio.
"Pokon"
O molho alimentar Pokon é produzido na forma de grânulos. Eles estão espalhados na área do círculo do tronco, levemente polvilhados com terra. Após o plantio da composição nutritiva, os arbustos são regados abundantemente para que os componentes ativos nele contidos penetrem no solo.
Ferrovit
"Ferrovit" é pulverizado nas plantações se a planta for deficiente em ferro. Isso é evidenciado pelo enfraquecimento da imunidade - os arbustos começam a doer e parecem deprimidos. A dosagem recomendada da solução para esta cultura hortícola é de 1 g de substância por 1 litro de água.
"Ferrovit" é usado na alimentação preventiva de hortênsias da panícula na primavera.
"Mundo Verde"
"Green World" é fertilizado na primavera e no verão de acordo com as instruções para aumentar o esplendor da floração. O efeito da droga dura em média 2-3 meses.
Fertika
Fertika é uma fórmula nutricional especializada para hortênsias de jardim. Recomenda-se alimentar os arbustos com este medicamento 1-2 vezes por mês, de acordo com as instruções, da primavera ao final do verão.
Como fertilizar hortênsias na primavera
Hortênsia não tolera alto conteúdo orgânico no solo, portanto este tipo de fertilizante deve ser alternado com composições minerais. Além disso, é importante manter o nível de acidez recomendado para esta cultura, que deve estar entre 4-5 pH. Se você cultivar hortênsias em um ambiente alcalino, a planta geralmente doerá e as flores ficarão desbotadas e sem expressão.
As mudas jovens são fertilizadas durante o plantio, enchendo o fundo da cova de plantio com misturas de nutrientes. Isso é especialmente importante se o solo no local for pobre. Você pode alimentar os arbustos com sulfeto de potássio ou húmus, o superfosfato também é adequado.
Dicas de jardineiros experientes
Apesar de a hortênsia ser uma planta pouco exigente, é recomendável fertilizar as plantações de vez em quando. Alguns truques associados a este processo ajudarão a revelar totalmente o potencial do arbusto:
- Se você alimentar a muda durante o plantio com uma mistura de nutrientes, enchendo-a no fundo da cova de plantio, não será mais possível fertilizá-la até o inverno. Além disso, essa composição pode ser suficiente para a planta no próximo ano.
- Se a acidez do solo no local for muito baixa, o solo pode ser acidificado artificialmente. Para fazer isso, o círculo próximo ao tronco é fertilizado com serragem de coníferas podres, turfa de pântano alto e também serragem de pinheiro ou abeto.
- A cor de uma panícula de hortênsia de folhas grandes com flores rosa pode ser corrigida se a planta for alimentada adequadamente. Para fazer isso, é necessário fertilizar as plantações com alúmen de alumínio, solução de ácido cítrico ou turfa alta, após o que as flores ficarão azuis. Se você adicionar essas substâncias ao solo de apenas um lado do arbusto, você pode obter uma cor de duas cores dos botões - rosa-azulado. Uma exceção a essa regra é a hortênsia branca, que não altera a cor das pétalas.
Conclusão
Se você fertilizar a hortênsia em tempo hábil na primavera, isso não apenas garantirá a exuberante floração do arbusto, mas também fortalecerá significativamente sua imunidade contra várias doenças fúngicas. Nesse caso, é importante não permitir o preconceito em relação a fertilizantes orgânicos ou, ao contrário, minerais. Esses dois tipos de curativos devem ser alternados.