Contente
Hydrangea serrata Bluebird é uma planta arbustiva originária do Japão. As flores são valorizadas por suas propriedades decorativas, por isso são frequentemente utilizadas em projetos paisagísticos. O arbusto floresce até o final do outono, quando outras plantas não estão mais presentes no local. Por isso, muitos jardineiros preferem essa cultura.
Descrição da hortênsia serrilhada Bluebird
A hortênsia serrata (hydrangea serrata bluebird) é um arbusto com um tronco forte. Por muito tempo foi considerado um habitante de estufas, mas hoje é plantado em todos os lugares.
A altura da planta chega a 120 cm. As folhas são verdes brilhantes, de forma oval, com até 12 cm de comprimento. A largura da copa frequentemente ultrapassa 1,5 m.
Hydrangea serrata Bluebird tem grandes inflorescências de até 8 cm de diâmetro, podendo mudar de cor dependendo da composição do solo. No centro da inflorescência estão pequenas flores branco-azuladas ou rosa claro. Ao longo das bordas da "panícula" surgem flores grandes, que, após a floração, adquirem uma tonalidade rosa leitosa e azulada.
Hortênsia Bluebird em paisagismo
Especialistas em paisagismo recomendam o plantio de hortênsia serrata para dar ao local uma aparência florida. No processo de criação de qualquer composição, deve-se levar em consideração o fato de que a distância entre as plantas deve ser de pelo menos 1,5 m.
O arbusto com flor vai bem com Astilbe ou Astrantia. Os amantes do minimalismo vão adorar a combinação de Blueber com lilás ou laranja simulada. Se houver um lago no jardim, a hortênsia pode decorar sua zona costeira. Devido à sua alta resistência à geada, o arbusto fará as delícias de seus proprietários desde o início da primavera até o final do outono.
Abaixo estão as fotos do uso da hortênsia serrata Bluebird no projeto paisagístico.
Resistência de inverno de hortênsia serrata Bluebird
A robustez de inverno de um bluebird adulto de hortênsia serrilhada permite que ela resista a geadas de até -23 ° C, então pode ser plantada na região de Moscou. A única área onde você não deve criar hortênsias Bluebird é na Sibéria.
Com o início do tempo frio, uma planta jovem precisa de abrigo ou transferida para uma sala fria. O cuidado correto e oportuno com o arbusto garante um despertar saudável da hortênsia serrilhada no início da primavera.
Plantando e cuidando de Bluebird viu hortênsias
As melhores épocas para plantar hortênsia serrata Bluebird são abril, maio e setembro. Para que um arbusto jovem crie raízes mais rapidamente, ele é plantado em climas quentes. Você precisa cuidar dele com cuidado.
Para uma floração abundante, o jardineiro deve fornecer hortênsias:
- rega oportuna;
- afrouxamento da superfície;
- poda competente;
- proteção contra pragas.
A variedade serrilhada Bluebird é uma variedade termofílica, portanto, no plantio ao ar livre, é importante determinar corretamente o local.
Seleção e preparação do local de pouso
A hortênsia Bluebird é plantada em áreas abertas e parcialmente sombreadas. Esta flor não tolera quando uma grande quantidade de luz solar cai sobre ela. A longa exposição ao sol pode causar o ressecamento do arbusto. Para evitar que isso aconteça, o pouso é realizado em sombra parcial.
A hortênsia serrilhada é uma planta despretensiosa, por isso não se preocupe se ela vai criar raízes no local escolhido ou não. O mais importante é que o local não fique exposto a ventos fortes e o solo esteja suficientemente umedecido. Além disso, a planta se sentirá confortável em condições em que nenhuma outra flor que ama a umidade cresça por perto. Caso contrário, a hortênsia não poderá florescer.
Se o local selecionado não estiver protegido da luz solar, as mudas deverão ser sombreadas. Isso ajudará a prevenir queimaduras nas folhas.
Por este motivo, muitas vezes é plantado perto de cercas altas, fachadas de edifícios.
Regras de pouso
O arbusto enraíza-se bem em todos os tipos de solo, exceto naqueles que contêm grande quantidade de calcário e cinzas. Essas substâncias reduzem a acidez do solo, fazendo com que a planta não se desenvolva normalmente.
O processo de plantio é realizado da seguinte forma:
- Uma cova de 50 cm de largura e 60 cm de profundidade é preparada para as mudas.
- Depois disso, fertilizantes orgânicos são aplicados no solo. Solo argiloso é diluído com areia. Se fertilizantes orgânicos não estiverem disponíveis, é permitido usar uréia em seu lugar.
- Durante o plantio, é necessário garantir que o colo da raiz permaneça nivelado com o solo.
- Depois de completado o plantio, o arbusto serrilhado é regado abundantemente com água.
- Aplique cobertura no solo ao redor da flor.
Quanto maior a acidez (Ph) da terra, mais brilhantes serão as flores. Essas formulações de solo irão garantir que as hortênsias cresçam bem.
Regar e alimentar
Hortênsia é um arbusto que adora umidade, por isso deve ser regado regularmente. Não permita que o solo seque. Em climas quentes e secos, a planta é regada diariamente, trazendo 2-3 litros de água sob a raiz. Durante a estação das chuvas, a rega é reduzida para 10 litros por semana.
A água de irrigação tem seus próprios requisitos:
- Não deve ser duro, caso contrário, a acidez do solo cairá para um valor crítico.
- É proibido usar água da torneira. O alto teor de cloro freqüentemente causa clorose nas folhas (amarelecimento).
- Não é altamente recomendável regar a flor com água bolorenta - isso pode provocar o apodrecimento das raízes.
Se durante o processo de plantio foi usada uma mistura nutritiva de solo, a fertilização pode ser omitida nos próximos 2 anos. Após 2-3 anos, a hortênsia é fertilizada três vezes por estação: na primavera, durante o período de floração, no outono.
A planta não gosta de cinzas de madeira e fertilizantes de cal. É proibido usar esses fundos. Quanto aos fertilizantes contendo nitrogênio, eles devem ser aplicados estritamente de acordo com as instruções.
Poda de hortênsias finamente serradas Bluebird
A hortênsia serrilhada do Bluebird é podada em setembro. Com a ajuda de um podador, é necessário cortar 2-3 nós superiores, nivelando assim a "capa" do arbusto. Ramos sem flores, rebentos velhos e secos também são cortados.
A poda no outono é obrigatória. É necessário reduzir a área de evaporação da umidade da planta. Para dar uma forma bonita, é permitido cortar o arbusto no verão.
A tosquia radical do arbusto é realizada a cada dois anos. A remoção de brotos mortos e fracos beneficiará a planta.
Preparando-se para o inverno
Após a poda preventiva, a hortênsia é preparada para o inverno. Os arbustos são tratados com soluções contra pragas. Quando a folhagem finalmente cai, a planta é borrifada com um líquido à base de sulfato de cobre e cal apagada.
Isto pode ser feito de várias maneiras:
- Afrouxe o solo e cubra com plástico.
- Enrole os galhos com uma rede e jogue roupas quentes por cima.
- Amarre os galhos com uma corda e isole com galhos de abeto.
Você precisa cobrir a planta antes da chegada de geadas severas.
Reprodução
A propagação da hortênsia serrilhada Bluebird é realizada de várias maneiras. Os jardineiros preferem usar um dos seguintes métodos:
- Estacas - os ramos novos são cortados em meados de julho e colocados no solo com turfa e areia. O caule enraizado é plantado em um lugar permanente e, no outono, ele se transforma em um arbusto maduro.
- Camadas - os ramos inferiores de um arbusto adulto são adicionados ao solo na primavera. No outono aparecem brotos, que podem ser plantados na próxima primavera.
- Dividir um arbusto é o método mais acessível. O sistema radicular é limpo de solo, folhas, brotos. Em seguida, corta-se a parte superior das raízes e, em seguida, os delenki são plantados em outro local.
- Semente - Este método é necessário se muitas mudas forem necessárias. As sementes são compradas no centro de jardinagem e depois embebidas. Mudas emergindo da semente sinalizarão prontidão para o plantio no solo.
O sucesso do cultivo de mudas depende da seleção correta da mistura de terra.
Doenças e pragas
Hydrangea Bluebird é resistente a doenças. Além da rega regular, o arbusto serrilhado precisa de abrigo dos raios solares. Uma flor que cresce sob o sol fica doente com o tempo: as folhas ficam amarelas, as flores pálidas e pequenas. Para evitar isso, é necessário criar sombreamento artificial.
Às vezes, o arbusto é afetado por clorose, pulgões e míldio. A inspeção regular da flor ajudará a agir a tempo.
Os arbustos que crescem em solos calcários são mais freqüentemente expostos à clorose. Para o tratamento das plantas, é utilizada uma solução aquosa à base de sulfato de cobre e nitrato de potássio. O míldio se manifesta como manchas oleosas nos caules e folhas. Uma solução composta por sabão em pó, água e sulfato de cobre é usada para processar a flor.
Se a hortênsia for atacada por pulgões, moscas-brancas ou ácaros, o arbusto deve ser tratado com um inseticida. A pulverização regular com preparações especiais protegerá a planta de quaisquer infecções.
Conclusão
Hydrangea serrata Bluebird é um arbusto semelhante a uma árvore com belas inflorescências. A planta pode decorar uma varanda, jardim ou terraço. Com os devidos cuidados, o arbusto florescerá não só durante todo o verão, mas também em setembro.