Contente
Hortênsia é altamente decorativa. Graças a isso, é popular entre os produtores de flores. Muitos deles usam um tipo de arbusto semelhante a uma árvore - hortênsia em um tronco. Este método de formar um arbusto tem uma copa bonita e bem cuidada, pontilhada por enormes inflorescências. Pode parecer muito difícil de implementar, mas, na verdade, a hortênsia padrão é relativamente fácil de fazer com as próprias mãos.
O que significa hortênsia em um tronco
Na sua forma usual, a hortênsia é um arbusto de até 2 m de altura com uma a duas dúzias de ramos retos, mas ligeiramente caídos nas pontas. A variedade padrão é um tronco central, com comprimento de 30 a 150 cm, ramificando-se de cima em forma de árvore.
Devido a esse "levantamento" do arbusto, as dimensões da planta são reduzidas acima do nível do solo, ela adquire um aspecto mais compacto e estético. Os arbustos de hortênsias padrão são amplamente utilizados em projetos paisagísticos.
As melhores variedades de hortênsia para a forma padrão
Atualmente, é recomendado o uso de três variedades de hortênsia para o cultivo em uma forma padrão. Cada um deles difere em suas características e dimensões.
Panícula de hortênsia
É considerada uma opção versátil usada em muitas soluções de design. Possui alta resistência à geada e dá floração abundante a longo prazo. Os brotos principais são muito fortes e podem permanecer inalterados por muito tempo, o que será uma vantagem adicional na formação de uma planta. Hydrangea paniculata em um tronco é mostrada na foto abaixo:
Tradicionalmente, essa cultura tem uma altura de tronco de 50 cm a 1 m, e acredita-se que a panícula de hortênsia possa sobreviver por cerca de 50 anos. A altura total da planta pode ser de até 4 m.
Grandiflora
A versão clássica usada para obter plantas padrão antes do aparecimento de um grande número de variedades de hortênsia de panícula. Até agora, todas as novas variedades foram comparadas com Grandiflora. Em sua terra natal (os países do Oriente Médio), pode atingir até 10 m de altura.
O principal problema dessa variedade está relacionado ao fato de que em um clima temperado e até subtropical, seus arbustos raramente atingem uma altura de 2,5 m. É por isso que o aparecimento de híbridos paniculados literalmente expulsou Grandiflora de jardins e parques. No entanto, se a diferença de altura de 1,5-2 m não for crítica, essa variedade também pode ser usada para o tronco.
PG (Pee-Gee)
O nome é uma abreviatura de Paniculata Grandiflora, que se traduz como "paniculata Grandiflora". Isso reflete totalmente o tipo de determinada cultura.Pee-Gee é uma versão melhorada de Grandiflora, hibridizada com uma das hortênsias da panícula. Distingue-se pela floração abundante e de longa duração, vários tons de cor, flores grandes e densas.
Além disso, Pi-Ji possui resistência ao gelo de até - 35 ° C, despretensão e resistência à seca. Ela é capaz de mudar sua tonalidade com o tempo. No início da floração é branca, depois rosa, no final é roxa.
Outras variedades
As variedades de hortênsia listadas acima são usadas com mais frequência, mas a escolha de uma variedade para um caule não se limita apenas a elas. Hoje ele pode ser usado para o cultivo similar das variedades Vanilla Freise, Pinky Winky, Kiushu, Phantom, Luz limão.
Acredita-se que as variedades listadas têm uma duração de floração mais longa e uma grande variedade de tons em comparação com a panícula de hortênsia.
Hortênsia em um tronco em projeto paisagístico
Este método de decoração de uma planta é uma excelente decoração de jardim que pode ser usada em uma ampla variedade de soluções de design de paisagem:
- em várias mixborders em combinação com outras plantas ornamentais;
- troncos com arbustos de diferentes tons serão usados para criar jardins japoneses;
- as árvores cultivadas em um recipiente separado podem ser usadas para decorar sacadas, terraços, bancos e outros locais de descanso;
- hortênsia padrão pode ser combinada com plantas de cobertura do solo;
- boas combinações são obtidas com coníferas subdimensionadas;
- hortênsia pode ser o centro da composição no canteiro de flores.
Dependendo da altura da copa, variedades de plantas padrão podem ser usadas para outras tarefas.
Como cultivar hortênsia em um caule
Formar e cultivar tal planta é relativamente simples. A única desvantagem desta variedade é o tempo de formação bastante longo, que pode durar de 2 a 7 anos. As características de cultivar uma hortênsia padrão e cuidar dela são discutidas abaixo.
Seleção e preparação do local de pouso
Todas as regras e condições para o cultivo de hortênsias artesanais também são adequadas para hortênsias padrão. Ela precisa de uma área localizada em sombra parcial com intervalos aproximadamente iguais de iluminação e sombreamento. O solo deve ser ligeiramente ácido, moderadamente úmido e solto.
Regras de plantio para hortênsia padrão
As plantas são plantadas no início ou no final da estação quente. Além disso, o plantio na primavera será mais eficaz, pois o arbusto se enraizará muito mais rápido. 3-4 semanas antes do plantio, o solo no local é desenterrado e fertilizado com húmus ou composto.
Os furos são feitos de um volume tal que o sistema radicular da muda é totalmente inserido neles. A distância entre plantas adjacentes para variedades padrão não deve ser inferior a 2 m.
A muda é colocada no centro do buraco, seu sistema radicular é endireitado e aspergido uniformemente com o solo removido. Em seguida, o solo é levemente calcado e a muda regada com um balde d'água. É aconselhável cobrir um círculo próximo ao tronco com cerca de 1 m de diâmetro e turfa com 5-10 cm de espessura.
Cuidando de uma hortênsia padrão
Os cuidados com as plantas incluem regar, alimentar e podar regularmente a planta. Mas antes de todos esses procedimentos, você deve formar corretamente uma haste de hortênsia. Na verdade, é esta tarefa que será a mais difícil das que enfrentam o florista, já que o resto do cuidado de uma planta despretensiosa é muito simples.
Como formar um caule de hortênsia
Você pode formar uma planta já no primeiro ano de vida. Alguns jardineiros iniciam o processo no segundo ano, pois a hortênsia se adapta e os galhos ficam mais grossos. Em qualquer caso, a sequência de operações será a seguinte:
- Em primeiro lugar, o pinçamento é realizado de uma forma padrão no verão, a saber: arrancar todos os brotos laterais e processos. Na próxima temporada, ao mesmo tempo, eles são cortados no ringue.Devido a isso, o tronco fica mais espesso.
- Para que o tronco "principal" se torne uniforme e bonito, no início da primavera ele deve ser encurtado para o primeiro botão mais desenvolvido. O início da formação do tronco dá-se quando a planta atinge uma altura de 100-150 cm.
- A fim de distribuir uniformemente a carga no tronco principal e ramos esqueléticos, a hortênsia é formada em 2-3 hastes com uma coroa comum.
Repetindo essas operações de ano para ano, após 5-7 uma árvore madura em um tronco é obtida, o cuidado da copa que se relacionará principalmente com a poda cosmética.
A poda de uma hortênsia padrão no outono é realizada de acordo com o seguinte esquema:
- os ramos jovens são removidos imediatamente após a floração, o que permitirá a formação de novos rebentos antes do início do tempo frio;
- remova todos os caules e ramos que crescem dentro da copa;
- os brotos lignificados são removidos a cada 3 anos, o que estimula o crescimento adicional da copa;
- antes do inverno, os brotos doentes e danificados são removidos.
Na primavera, a poda de uma hortênsia padrão é predominantemente higiênica: os ramos doentes, secos e congelados são removidos.
Como plantar uma hortênsia no caule
Usando este método, você pode obter não apenas paniculação, mas também hortênsia padrão semelhante a uma árvore. Para isso é necessário escolher um caldo que seja suficientemente espesso e saudável. A planta mais comumente usada é da mesma variedade.
Uma ou mais fendas são feitas na parte do tronco a uma altura de 0,5 a 0,7 m. Em geral, seu número depende da espessura do porta-enxerto e do número de ramos disponíveis. De acordo com o arranjo clássico, são utilizadas 2 ou 3 estacas de enxerto. Seu comprimento é escolhido entre 10-20 cm e depende da distância entre os olhos. Cada estaca deve ter pelo menos 5 botões.
O esquema de enxerto é padrão - as estacas são aprofundadas em 3-4 cm na divisão, puxando-a firmemente ao redor do perímetro com fio. Em seguida, todas as áreas abertas são tratadas com verniz de jardim e embrulhadas com filme plástico.
Se a vacinação foi bem-sucedida ou não, ficará claro em cerca de um mês. Se os botões começaram a florescer nas mudas, tudo correu bem.
Regar e alimentar
A frequência da rega é determinada pelo grau de umidade do solo. Independentemente de se usar cobertura morta ou não, o círculo do tronco não deve permanecer seco. Normalmente, uma rega por semana é suficiente na quantidade de 1-2 baldes para uma planta.
Chega de duas fertilizações da planta por temporada. O primeiro visa estimular a vegetação. É feito na primavera, durante o período de floração. O fertilizante ideal, neste caso, é a uréia na quantidade de 20 g por 1 balde de água. Tradicionalmente, a cobertura é combinada com a rega. Uma planta adulta requer dois baldes de água com cobertura, um jovem (até 3 anos de idade) - um.
A segunda cobertura é usada no verão, durante a floração. A composição ideal é uma mistura de ureia, superfosfato e sulfato de potássio. Os componentes são tomados em 30 g cada e dissolvidos em 1 balde de água. No outono, uma terceira cobertura na forma de estrume ou composto é permitida.
Como cobrir uma hortênsia padrão para o inverno
Hortênsias de inverno em um tronco podem ser realizadas sem abrigar a planta. Possui resistência ao gelo suficiente.
Conclusão
Hortênsia em um tronco é um belo elemento de paisagismo, que tem uma ampla gama de aplicações. Pode ser utilizado tanto em um único plantio quanto como parte de composições complexas. O cultivo de um caule leva vários anos, mas, em geral, cuidar de uma hortênsia é relativamente simples e despretensioso. Até um jardineiro novato pode lidar com isso.
Avaliações de hortênsias no caule