Contente
- 1 É possível cultivar uma hortênsia a partir de sementes
- 2 Como são as sementes de hortênsia
- 3 Como coletar sementes de hortênsia
- 4 Quando plantar sementes de hortênsia para mudas
- 5 Como plantar sementes de hortênsia em casa
- 6 Quando as sementes de hortênsia germinam
- 7 Como germinar hortênsia a partir da semente
- 8 Quando plantar hortênsias ao ar livre
- 9 Em que ano as hortênsias das sementes florescem?
- 10 Conclusão
A hortênsia pertence por direito a uma das plantas perenes favoritas dos cultivadores de flores. Uma característica distintiva desta planta é que pode ser propagada sem perda de qualidade não só pelo método vegetativo, mas também pelo método da semente. Cultivar uma hortênsia a partir de sementes não é nada difícil, e muitos jardineiros fazem isso com sucesso.
É possível cultivar uma hortênsia a partir de sementes
Para cultivar hortênsias a partir de sementes, você precisa conhecer algumas das características dessa planta. Nem todas as flores formam frutos, algumas variedades apresentam apenas inflorescências grandes, bonitas e estéreis que não geram sementes.
A maioria das variedades também tem flores férteis, no final da floração, das quais as sementes amadurecem. São bastante pequenos, localizados no centro das inflorescências. É no final da floração que se coleta a semente, que posteriormente é utilizada para o plantio.
Como são as sementes de hortênsia
No outono, no lugar das flores férteis de hortênsias, amadurecem cápsulas, dentro das quais há sementes. São de tamanho médio, geralmente marrom escuro, marrom ou preto, oblongo e com superfície irregular. Na aparência, as sementes lembram vagamente um cruzamento entre pequenas sementes de melancia e passas.
As sementes são leves, bastante duras ao toque.
Como coletar sementes de hortênsia
O material da semente é colhido no período pré-inverno, depois que as flores estão completamente murchas. A coleta das caixas de sementes é realizada em tempo seco. Ao mesmo tempo, as sementes de cores claras encontradas no processo devem ser imediatamente descartadas como verdes. E também os espécimes com danos mecânicos, sinais de podridão, mofo não são adequados para armazenamento. As sementes selecionadas após a rejeição são secas e armazenadas antes da semeadura em sacos de papel ou em sacos de linho limpos, em salas escuras e bem ventiladas a uma temperatura de + 10-15 ° C.
Quando plantar sementes de hortênsia para mudas
As sementes de hortênsia podem ser plantadas diretamente em terreno aberto, mas com mais frequência os produtores de flores usam o método de mudas. Ele permite que você obtenha bons brotos fortes em casa, e então, depois que as mudas atingirem a idade de 2 anos, transplante as plantas para um local permanente. O plantio de sementes para mudas geralmente é realizado no final de fevereiro ou início de março. A semeadura de hortênsia com sementes paniculadas pode ser realizada no outono, imediatamente após a colheita. No entanto, isso é impraticável, uma vez que exigirá cuidados adicionais com as mudas ao longo de vários meses de inverno.
Como plantar sementes de hortênsia em casa
As sementes de hortênsia podem ser colhidas sozinhas se a planta já estiver sendo cultivada, levadas de amigos ou compradas em uma loja especializada. Neste caso, é imprescindível esclarecer os parâmetros da variedade, comparar as condições de cultivo existentes com as recomendadas.Antes de plantar as sementes, você precisa examiná-las cuidadosamente novamente e, se houver alguma deficiência, descarte-as.
Preparação de tanques de plantio e solo
Para o plantio de sementes e o cultivo de mudas, quaisquer recipientes largos e rasos, recipientes, potes, copos de plástico, cassetes de mudas padrão são adequados. Eles são preenchidos com solo especial ou mistura de solo caseiro, que inclui terra de folhas, turfa e areia, misturados na proporção de 4: 2: 1. Antes do uso, o substrato deve ser desinfetado calcando-o na estufa ou vaporizando-o em banho-maria.
E também, para prevenção, é possível pré-tratar o nutriente do solo com uma solução de permanganato de potássio diluído em rosa.
Preparação de sementes
Existem 2 maneiras de preparar sementes de hortênsia antes de plantar mudas:
- Plantar com sementes secas. Com esse método, o material de plantio é desinfetado com solução de permanganato de potássio por várias horas. Em seguida, as sementes são imersas em solução de Epin (estimulador de formação de raízes) por 12-15 horas. Depois disso, eles estão prontos para plantar.
- Plantar com sementes germinadas. Para a germinação, as sementes de hortênsia selecionadas são colocadas entre 2 almofadas de algodão úmidas, camadas de gaze ou simplesmente embebidas em água morna em um pires. É necessário monitorar constantemente se as sementes estão em ambiente úmido. Após o aparecimento de pequenas raízes brancas, as sementes são plantadas no solo.
Regras para o plantio de hortênsias a partir de sementes
Após a preparação dos recipientes, substrato de solo e material de plantio, procedem diretamente ao procedimento de plantio. As sementes são dispostas na superfície do solo, observando-se um intervalo entre elas de pelo menos 1 cm, e ligeiramente afundadas. Em seguida, são borrifados em cima com uma fina camada de areia e borrifados com água de um borrifador.
O recipiente é coberto com vidro ou papel alumínio.
Quando as sementes de hortênsia germinam
Hydrangea sobe lentamente e de forma desigual. Leva pelo menos 2 semanas para as sementes germinarem, mas geralmente o processo pode levar um mês ou até um mês e meio. Todo esse tempo, é necessário abrir o abrigo diariamente para ventilação, bem como para controlar a umidade do solo. Não pode ser permitido secar, no entanto, a rega excessiva é inaceitável.
Como germinar hortênsia a partir da semente
O cuidado adicional com as mudas jovens consistirá em criar condições confortáveis para que cresçam nos próximos 2 anos. Durante este tempo, as plantas mergulham em recipientes maiores várias vezes para não conter o crescimento do sistema radicular. Também é necessário manter certos parâmetros do microclima ao cultivá-los.
Condições ideais para o cultivo de hortênsias a partir de sementes
As hortênsias jovens são sensíveis a várias mudanças nas condições externas. Eles não toleram oscilações bruscas de temperatura, baixa e alta umidade, e a luz solar direta também é inaceitável para eles. Para o cultivo adequado, os parâmetros do microclima devem ser os seguintes:
- Iluminação. Hortense adora luz, mas deve ser suave, difusa. Manter as mudas sob a luz direta do sol é inaceitável. Se recipientes com mudas de hortênsia forem instalados no parapeito da janela no lado sul da casa, eles devem ser movidos para o fundo da sala. Ao cultivar mudas em um peitoril de janela no lado norte, as plantas precisarão de iluminação adicional.
- Condições de temperatura. A temperatura ideal está dentro de + 15-20 ° С. Flutuações bruscas são inaceitáveis.Por isso, durante o cultivo, as mudas de hortênsia devem ser protegidas das correntes de ar, principalmente no inverno.
- Umidade do ar. O valor ideal para este parâmetro é 70%. Em uma sala com aquecimento artificial, especialmente no inverno, o ar costuma ser muito seco. Em tais condições, recomenda-se manter os parâmetros de umidade especificados borrifando periodicamente as mudas com água morna limpa de um borrifador. Além disso, um pires de água pode ser colocado ao lado das mudas jovens.
Regar e alimentar
É necessário monitorar a condição do solo superficial diariamente. Não deixe secar. Regue as mudas de hortênsia com água sedimentada macia à temperatura ambiente; a altura ideal para este procedimento é de manhã. Não use água da torneira ou água artesiana para irrigação ao cultivar hortênsias. Como regra, ele contém uma grande quantidade de sais de cálcio e magnésio dissolvidos. Uma vez no solo, reduzem a acidez, o que é inaceitável para esta planta. É melhor usar água da chuva para irrigação.
Para alimentar as mudas, fertilizantes de flores especializados são usados para o cultivo de hortênsias e rododendros. Essas formulações contêm uma gama completa de substâncias necessárias para o desenvolvimento de mudas jovens. Esses fertilizantes podem ser comprados em floriculturas especializadas e vendidos sob as marcas Green Wood, Pokon, Fertika e outros. Eles são usados de acordo com as instruções, por exemplo, Fertika-Lux é usado para alimentar mudas, uma vez a cada 2 semanas.
Picking
Durante o tempo em que as mudas de hortênsia crescem em casa, as plantas mergulham várias vezes. Pela primeira vez, uma seleção de um recipiente de grupo em vasos individuais ou células de um cassete de muda é realizada depois que a planta tem duas folhas de cotilédone. As mudas voltam a mergulhar no final de maio, altura em que as plantas atingem uma altura de 8 a 10 cm. Se a hortênsia crescer fortemente, no outono pode ser transferida para vasos maiores. Na época do plantio em terreno aberto, a altura da planta chega a 30-35 cm, e a capacidade para isso deve ser proporcional.
Cobertura
Muitos produtores optam por não podar hortênsias até os 4 anos de idade. No entanto, até agora, você também pode se envolver na formação de uma planta jovem. Nesse momento, é recomendável pinçar os brotos apicais. Esta operação estimula a ramificação lateral e aumenta o esplendor do arbusto de hortênsia.
Quando plantar hortênsias ao ar livre
Nos primeiros 2 anos após o plantio das sementes, a hortênsia é cultivada em vasos. Em seguida, as mudas jovens são plantadas em campo aberto. Isso é feito na primavera, depois que o solo está bem aquecido. Um local para o plantio de hortênsias deve ser selecionado com antecedência. O local deve ser bem iluminado, mas a luz solar direta é ruim para as flores, elas desbotam e ficam desbotadas. A iluminação deve ser difusa, de modo que o lado leste ou oeste da casa seja o melhor local para hortênsias.
O solo para o plantio e cultivo de mudas jovens deve ser solto, bem fertilizado e moderadamente úmido. Um pré-requisito é que o solo seja ligeiramente ácido. Você pode aumentar esse indicador adicionando turfa alta ou ácido cítrico ao solo. Fertilizantes como sulfato de amônio ou sulfato de potássio aumentam a acidez. O solo superficial retirado de uma floresta de coníferas é bem adequado para o cultivo de hortênsias e geralmente é misturado com liteira de coníferas.
Plantar mudas jovens de hortênsia é geralmente simples. As covas de plantio são dispostas em fileira, mantendo um intervalo entre elas de 1 a 1,5 m. Sua profundidade e diâmetro dependem do tamanho do recipiente em que crescem as mudas, a cova deve ser pelo menos duas vezes maior. Para o preenchimento, uma mistura de solo é preparada a partir de uma quantidade igual de húmus, grama e turfa. As mudas são retiradas com cuidado do recipiente, colocadas no centro da cova de plantio e preenchidas sem aprofundar o colo da raiz. Em seguida, a planta plantada é regada com cerca de 10 litros de água e a camada superior é coberta com a casca das árvores coníferas.
Em que ano as hortênsias das sementes florescem?
Se tudo for feito corretamente, o local e o solo são adequados para hortênsias, então os arbustos crescidos de sementes florescem por 3 anos após o plantio. Os botões podem aparecer mais cedo, mas devem ser cortados nos primeiros 2 anos. Caso contrário, a planta perderá muita energia, que é mais bem direcionada para o desenvolvimento da parte radicular e o crescimento dos brotos.
Um vídeo sobre o cultivo de hortênsias a partir de sementes pode ser visto no link:
Conclusão
Demora muito tempo e trabalho para cultivar uma hortênsia a partir de sementes. No entanto, este método é bastante real e pode ser feito tanto em casa como em campo aberto. Apesar disso, a maioria dos produtores usa métodos vegetativos, pois podem propagar hortênsias com elas muito mais rápido do que as sementes.