Contente
O transplante de hortênsias para outro local no outono é considerado um evento responsável. Portanto, sem primeiro estudar as nuances do procedimento, você não deve iniciá-lo. A dificuldade reside no fato de que os arbustos adultos nem sempre toleram bem o transplante. Mesmo que até agora eles tenham se desenvolvido bem e parecessem absolutamente saudáveis e despretensiosos. Os jardineiros recomendam o replantio de plantas relativamente novas, pois são mais fáceis de se adaptar às mudanças. No entanto, o cumprimento estrito das regras de transplante permitirá que você mude facilmente o local de crescimento, mesmo em relação a uma planta perene adulta.
É possível transplantar hortênsia no outono
Jardineiros experientes recomendam agendar um transplante no outono. A hortênsia não deve ser perturbada durante o período de floração. Neste momento, a planta está muito vulnerável, qualquer erro pode levar à sua morte. Na primavera, o processo de preparação do arbusto para a floração começa, por isso é melhor transplantar a flor no final da primavera ou início do outono.
É necessário transferir uma planta perene na primavera antes que os botões comecem a florescer, mas no início da primavera a terra pode estar mal descongelada. Portanto, o procedimento de outono é preferível. A floração do arbusto termina no final do verão, será mais fácil para ele se adaptar a um novo local. Recomenda-se o replantio da hortênsia em setembro. No verão, é melhor não tocar na flor. Ele vai deixar cair os botões e inflorescências, e na próxima temporada ele se recusará completamente a agradar o dono com seu esplendor.
Por que você precisa transplantar hortênsias
A planta cresce anualmente, é um processo biológico natural. Depois de alguns anos, o mato começa a sentir falta de comida e luz. Como resultado, as flores ficam menores, a hortênsia fica com uma aparência desbotada. Isso geralmente acontece após 5 a 10 anos, dependendo da variedade da planta. Ele precisa de um transplante. Às vezes, há outros motivos não relacionados ao desenvolvimento do mato. Por exemplo, você precisa abrir espaço para outros fins, ou a hortênsia não se encaixou na composição pretendida.
Momento do transplante de hortênsias no outono
O outono foi escolhido pelos jardineiros como a melhor época para o procedimento. Recomenda-se replantar a hortênsia em outubro para dar ao arbusto tempo para criar raízes. Além disso, ele não terá tempo para cultivar novos brotos que congelam na primeira geada. O momento é ligeiramente diferente por região. No Middle Lane, a época ideal é final de agosto ou início de setembro, no sul - meados de outubro. A maneira mais fácil é se concentrar no momento do plantio inicial da planta.
Onde o inverno chega cedo e de repente, você não deve arriscar. É melhor adiar o procedimento para a primavera, especialmente para certas espécies. Por exemplo, o transplante de uma hortênsia de folhas grandes no outono não é recomendado.
Como transplantar uma hortênsia para outro local no outono
As condições mais importantes são a preparação preliminar da planta e um novo local para ela. Ao mesmo tempo, é importante escolher o lugar certo. Hortênsia não gosta de transplantes frequentes, então o arbusto deve crescer em um lugar por pelo menos 5 anos.Durante esse tempo, ele certamente crescerá. Se estiver planejado o plantio de várias plantas, então a distância entre elas deve ser cuidadosamente determinada para que no futuro não interfiram uma na outra.
Seleção e preparação do local de pouso
Vários fatores desempenham um papel para a planta:
- Um lugar. As hortênsias precisam receber luz solar direta antes do almoço e depois ficar à sombra. Privar uma planta de luz o dia todo significa reduzir a abundância de flores. Isto é especialmente verdadeiro para hortênsias paniculadas, de folhas grandes resistem bem à sombra parcial. O arbusto ainda requer proteção confiável contra correntes de ar ou vento direto. A melhor solução seria plantar uma planta perto de uma cerca ou cerca, no fundo de uma composição ou de um slide alpino. Você não deve colocar arbustos perto de caminhos de jardim, você deve manter uma distância de pelo menos 1 m.
- O solo. Se houver argila no local, isso é bom. É ainda melhor quando a reação do solo é ácida ou neutra. Não é recomendado plantar hortênsias em solo preto, calcário ou solo de húmus de esterco. Esse solo precisa ser acidificado com componentes naturais - aparas, cascas, húmus de folhas. Eles são trazidos durante a escavação.
Com uma reação ligeiramente alcalina, os botões tornam-se de cor rosa. Se azedas, ficam azuis. Uma reação neutra estimula o aparecimento de botões brancos ou cremosos.
Cumpridas estas simples condições, pode ter a certeza da escolha correta do local no local para a sua hortênsia preferida.
Preparando hortênsia para transplante
Antes de iniciar o procedimento, a planta deve ser preparada. Isso facilitará a transferência de todo o processo. Um orifício anular deve ser cavado com antecedência a uma distância de 35-40 cm do tronco. A largura e profundidade do sulco é de 25 cm, a maneira mais fácil é medir os valores com uma pá de baioneta. Encha a vala com composto amadurecido e umedeça-o periodicamente. Quando a planta perene coloca raízes laterais no composto, você pode começar a transplantar:
- Amarre os galhos com uma corda para que não interfiram no procedimento.
- Cave na bucha ao longo da borda externa da ranhura anular.
- Remova suavemente do solo junto com as novas raízes, tomando cuidado para não danificá-las.
Se for decidido transplantar uma hortênsia em forma de árvore no outono, você deve primeiro remover todas as inflorescências desbotadas dela.
Enquanto o processo de crescimento da raiz está ocorrendo, você pode preparar uma cova de plantio. Os jardineiros recomendam fazer isso 2 semanas antes do início do transplante.
Regras de transplante de hortênsia no outono
Em primeiro lugar, você precisa preparar o fosso de pouso. Deve ter a forma de um cubo com lados de 50 cm. Ao transplantar vários arbustos, a distância entre eles deve ser de pelo menos 1 m. Um dia antes do início do evento, abrir um buraco com água e esperar até a umidade é completamente absorvido. Em seguida, despeje o solo para hortênsias no fundo com uma camada de 20 cm de espessura. Sua composição inclui certos componentes tomados em partes iguais:
- terra frondosa;
- terra de coníferas;
- turfa de cavalo;
- areia;
- húmus.
Misture toda a composição, coloque uma camada no fundo da cova de plantio. Adicione sulfato de potássio e superfosfato à mistura preparada (1 colher de sopa cada). Cinza, farinha de dolomita ou lima não devem ser adicionadas. Eles vão desacidificar o solo, mas isso não é necessário para a hortênsia.
Instale a bucha, tomando cuidado para não danificar o torrão de terra. Adicione a quantidade necessária de solo da parte superior e das laterais. Não enterre o colar da raiz; ele deve permanecer no nível do solo.
Após o término do trabalho, é bom regar a hortênsia e a cobertura morta com serragem ou casca de coníferas com uma camada de pelo menos 5 cm.
Sombreie um pouco a planta por 2 semanas. Spunbond, moldura de gaze vai servir.
Para tornar o processo mais claro, você deve assistir ao vídeo:
Para que o arbusto de hortênsia transplantada cresça bem, é necessário cortar todas as inflorescências na próxima primavera.
Como alimentar hortênsias no outono após o transplante
Após o transplante, a planta precisará de um complexo de potássio e fósforo. A fertilização com nitrogênio não é necessária no outono. Você pode adquirir um fertilizante especial para hortênsias e aplicá-lo de acordo com as instruções. A segunda opção é alimentar o arbusto com superfosfato misturado com sulfato de potássio. Além disso, trate a perene com mistura de Bordeaux (1%) para proteger contra pragas e doenças.
Cuidado depois de pousar
Para que a hortênsia se enraíze e se desenvolva bem, primeiro é necessário monitorar cuidadosamente o teor de umidade do solo. A rega é necessária regularmente, nas primeiras 2 semanas você pode adicionar estimulantes de crescimento e formação de raízes (Epin, Heteroauxin) à água. Nesse caso, é importante não permitir o estouro. O afrouxamento regular do solo ajudará a manter o grau de umidade necessário.
A cobertura é realizada uma vez por semana após o plantio em um novo local. É necessário um complexo de potássio-fósforo, é melhor usar um fertilizante mineral pronto para hortênsias.
A planta não precisa de poda se foi encurtada corretamente durante o transplante.
Se você transplantou uma hortênsia de panícula no outono, precisa preparar o arbusto para o inverno. Para isso, na região sul, basta retirar todas as folhas e amontoar o tronco. Para regiões mais frias, será necessário abrigo adicional para que o mato possa suportar as geadas com calma. Cubra uma pequena planta com turfa e, em seguida, cubra com papel alumínio. Amarre um arbusto mais alto, incline-o no chão, amarre-o a tábuas que estão colocadas no chão. Jogue serragem ou galhos de abeto sobre a hortênsia, coloque lutrasil ou spunbond por cima.
Conclusão
O transplante de hortênsias para outro local no outono pode ocorrer sem muito custo para o jardineiro. É importante seguir as recomendações de especialistas, bem como seguir os conselhos de jardineiros amadores experientes neste tipo de plantas.