Fertilizando hortênsias no outono: o que e como fertilizar para uma floração exuberante

Muitos residentes de verão e jardineiros, escolhendo culturas ornamentais para decorar seus terrenos, preferem hortênsias. Este belo arbusto é coberto por grandes botões de vários tons na primavera. Para que a planta cresça bem e agrade com uma floração longa e exuberante, é necessário alimentar a hortênsia no outono. Isso lhe dará força e ajudará a acumular nutrientes para um maior crescimento na primavera. Para que o procedimento seja eficaz, as substâncias minerais e orgânicas devem ser introduzidas corretamente, observando a tecnologia, a dosagem e os horários.

Preciso alimentar a hortênsia no outono

Durante o período de floração, o arbusto gasta muita energia. Para que a planta sobreviva melhor ao inverno, o suprimento de nutrientes deve ser reabastecido. Para melhorar o aspecto e a floração abundante até o muito frio, é necessário alimentar a hortênsia no outono.

A fertilização no período de outono contribui para a colocação eficaz dos botões de flores para a próxima estação. Se a hortênsia não for alimentada no outono, ela enfraquecerá e ficará mais suscetível aos efeitos de doenças e pragas. A falta de nutrientes também afetará o processo de formação da inflorescência. Eles se tornarão sombras pequenas e opacas. Os botões aparecerão com menos frequência. Se você alimentar a hortênsia no outono, ela ficará mais forte e, com o início da primavera, começará a crescer ativamente.

Com a ajuda da alimentação de outono, você pode não só fortalecer a hortênsia antes do inverno, mas também obter uma cor diferente dos botões na primavera

Quando fertilizar hortênsias no outono

O período ideal para fazer os curativos de outono é o final de agosto e o início de setembro, quando a hortênsia já desbotou e o crescimento de novos brotos parou. Nesse momento, o sistema radicular absorve ativamente os nutrientes do solo, tentando criar um suprimento de umidade e elementos necessários.

Os jardineiros se esforçam para alimentar a hortênsia no outono, para que seu caule tenha tempo de ser coberto com uma densa camada de casca antes do início do frio. O momento de fertilizar hortênsias com fertilizantes no outono depende das condições climáticas e da região de crescimento. A cobertura geralmente coincide com o início da queda das folhas e é realizada no máximo um mês antes do início da geada. A última vez que os fertilizantes são aplicados durante o período de aquecimento dos arbustos.

Como fertilizar hortênsias no outono

A alimentação de arbustos ornamentais no outono tem um efeito benéfico em sua condição geral:

  • fortalece o sistema radicular;
  • alimenta plantas enfraquecidas;
  • protege contra pragas e doenças;
  • prepara-se para o inverno;
  • cria condições favoráveis ​​para uma floração mais exuberante e abundante na primavera.

Para atingir esses objetivos, os jardineiros usam vários meios, preparações e métodos de aplicação.

Alimentando hortênsias no outono com remédios populares

Para manter os níveis ideais de acidez necessários para um crescimento eficiente e uma floração exuberante, os jardineiros costumam usar remédios populares.Os métodos de alimentação não convencionais fertilizam arbustos ornamentais da mesma forma que as preparações químicas, mas, ao contrário deles, são mais seguros para as plantas e o solo.

Produtos lácteos fermentados

Kefir com baixo teor de gordura, soro de leite ou iogurte são diluídos em água na proporção de 1: 4. A solução resultante é regada com hortênsia 2 vezes por mês. Se você alimentar a flor com uma solução de bactérias de ácido láctico, ela irá enriquecê-la com oligoelementos e protegê-la do desenvolvimento de doenças fúngicas.

Hortênsias de folha larga podem ser alimentadas no outono e por pulverização com fertilização foliar. Esse tratamento de outono terá um efeito benéfico no crescimento e na floração.

Água acidificada

O método provou ser bom para alimentar variedades de hortênsias com tons de azul de inflorescências. 60 g de ácido cítrico ou 100 ml de vinagre devem ser diluídos em um balde de água.

Hortênsia é derramada com uma solução ácida na queda, a uma taxa de 0,5 baldes por arbusto

Pão azedo

Um mingau homogêneo de pão azedo embebido em água é um excelente fertilizante que estimula o acúmulo de nutrientes no outono e o crescimento de hortênsias na primavera. Recomenda-se aplicar o agente sob arbustos a cada 10-15 dias.

Para alimentar efetivamente a hortênsia, você pode preparar outro remédio popular. Adicione 1 colher de sopa ao balde. eu. açúcar granulado, 1 kg de tostas de pão preto ou 1 embalagem de fermento prensado. Mexido com água em temperatura ambiente e deixe em local aquecido por 24 horas.

Solução de glicose

1 ampola do produto, diluída em 1 litro de água, irá compensar a falta de nutrientes e fornecer nutrição adicional à hortênsia. Somente plantas saudáveis ​​podem ser alimentadas com tal solução. Em caso de detecção de doenças fúngicas, mofo, podridão, alimentação com glicose é contra-indicada. Isso pode provocar a reprodução da flora patogênica.

Solução de permanganato de potássio

Alimentar hortênsias no outono com uma solução rosa de permanganato de potássio, diluída em baixa concentração, fortalecerá a casca, formará a coroa correta do arbusto, conferindo-lhe formato e tamanho compactos. O manganês ajudará a reter a umidade nos tecidos das plantas e terá um efeito benéfico no florescimento das hortênsias.

ácido succínico

250 g de ácido succínico na forma de pó ou comprimidos são agitados em 1 litro de água. A solução resultante ajuda a fortalecer a imunidade das plantas. Você pode fertilizar uma hortênsia de jardim com esse remédio no outono, no máximo uma vez por ano.

Infusão de ervas

Urtiga picada, dente-de-leão, celidônia são despejados em um barril e despejados com água. Para enriquecer ainda mais a solução com microelementos, é recomendável adicionar um frasco de iodo a ela. A mistura é tapada com uma tampa e agitada diariamente durante 2 semanas, após o que é diluída com água fria na proporção de 1: 5. A infusão de ervas de hortênsia resultante pode ser regada no outono todas as semanas.

Os remédios populares são simples, acessíveis e testados pelo tempo. Se você alimentar a hortênsia no outono, observando as regras de fertilização, na primavera as flores da hortênsia serão lindas, grandes e brilhantes.

Fertilizando hortênsias no outono com fertilizantes minerais

A aplicação de fertilizantes minerais no outono aumenta a fertilidade do solo e estimula a floração exuberante na primavera. Os compostos inorgânicos têm um alvo estreito e devem ser usados ​​estritamente de acordo com o esquema estabelecido.

Sulfato de potássio

O sulfato de potássio é um agente de alta concentração, que contém elementos como ferro, enxofre, sódio. Os fertilizantes à base de potássio ajudam a fortalecer o sistema radicular e a proteger a hortênsia do congelamento. O sulfato de potássio é usado tanto na forma líquida quanto na forma seca (grânulos, pó).

A vantagem do sulfato de potássio é a ausência de cloro em sua composição, o que é difícil de tolerar pelas plantas.

Para a preparação de uma solução nutritiva 1 colher de sopa. eu. os fundos são diluídos em 10 litros de água. Cada arbusto deve consumir pelo menos 7 litros.

Superfosfato

O fertilizante de fósforo mineral simples mais comum fortalece o sistema imunológico e reduz a suscetibilidade às principais doenças, estimula a formação de botões para a próxima estação, o que promove uma floração exuberante na primavera.

O superfosfato tem um efeito de longo prazo nas culturas ornamentais em flor

Alimentar hortênsias no outono com fertilizantes de fósforo e potássio satura as plantas com nutrientes úteis e ajuda a preencher a falta de elementos necessários para o crescimento, o desenvolvimento e a bela floração anual.

Sulfato ferroso

Se você alimentar a hortênsia no outono com sulfato de ferro, isso vai melhorar a estrutura da casca do arbusto, garantir o crescimento da massa verde e a continuação do período de floração da hortênsia.

Se você alimentar a hortênsia com sulfato de ferro no outono, um fungicida seguro a protegerá dos efeitos de doenças e pragas.

Kalimagnesia

O remédio universal consiste em três componentes - enxofre, potássio e magnésio. Melhora a decoratividade das inflorescências, fornece os elementos necessários para o inverno e acelera a restauração da vegetação na primavera.

Kalimag tem uma composição amiga do ambiente, não contém cloro e melhora a qualidade do solo, contribuindo para o aumento da floração após o frio do inverno

Para alimentar a hortênsia no outono, 20 g de fertilizante são dissolvidos em 10 litros de água. Este montante é gasto em 1 arbusto adulto. O medicamento também pode ser usado a seco. Para isso, 20 g de pó são espalhados pelo tronco do arbusto, compactando levemente e regando com água.

Fertika Crystalon

O produto solúvel em água é especialmente desenvolvido para a nutrição, o crescimento saudável e o desenvolvimento de arbustos ornamentais. A alimentação de hortênsias de folhas grandes no outono aumenta a intensidade da cor das flores e permite que você obtenha as flores mais exuberantes na primavera, aumentando sua duração e intensidade.

A composição líquida concentrada é diluída em água de acordo com as instruções

Um frasco de 200 ml é suficiente para preparar 50 litros de solução nutritiva.

Grânulos de Pokon

Se você alimentar a hortênsia no outono com este medicamento de longa ação, a planta receberá todas as substâncias necessárias e ficará encantada com sua cor exuberante ao longo da próxima temporada.

O fertilizante é freqüentemente usado por jardineiros experientes para dar e manter a cor azul das hortênsias.

Para alimentar as hortênsias no outono em setembro, os grânulos são misturados ao solo, espalhados pelos troncos dos arbustos e regados com bastante água. Dissolvendo-se, a substância é absorvida pelas raízes, saturando as plantas com componentes minerais.

Como alimentar hortênsias no outono

Ao preparar arbustos ornamentais para o inverno, é necessário adicionar húmus ao solo. Protegerá as raízes do congelamento e, com o início da primavera, como resultado do processo de decomposição, enriquecerá a terra com nitrogênio, o que ativa o processo de floração e o crescimento das plantas.

Você pode usar excrementos ou estrume dissolvendo-os em água na proporção de 1:10. Concentrações mais altas podem causar queimaduras. A solução é aplicada em um círculo sob a raiz.

Os fundos complexos são aplicados em setembro, antes da poda e proteção para o inverno. No tempo chuvoso, os grânulos se espalham pelos arbustos. Eles vão se dissolver gradualmente, alimentando as plantas. Se houver pouca chuva, os arbustos ornamentais podem ser alimentados com uma composição líquida preparada a partir dos seguintes componentes:

  • 15 g de superfosfato;
  • 15 g de monofosfato;
  • 10 litros de água.

Para alimentar hortênsias no outono paniculado, os agentes líquidos são mais preferidos, pois são mais bem absorvidos pelo sistema radicular.

Importante! Os fertilizantes líquidos não devem ser aplicados após a temperatura do solo cair abaixo de 10 ° C.

Dicas de jardineiros experientes

Os botões de flores para a próxima estação começam a se formar no final do verão e no início do outono. As variedades de floração precoce devem ser alimentadas durante este período. As variedades tardias são fertilizadas 2 semanas depois, antes da poda.

Importante! Após a poda, as plantas ficam dormentes e não é mais possível alimentá-las neste momento.

Experimentando, você pode conseguir uma mudança na tonalidade das inflorescências:

  • a aplicação regular de 5 g de alume, diluído em 1 litro de água morna, mudará a cor rosa dos botões para azul;
  • uma mistura de 70 g de sulfato de potássio e 80 g de cloreto de potássio, combinada em um balde com turfa e distribuída na forma de cobertura morta perto dos caules de hortênsia, tingirá os gorros de azul;
  • a solução de permanganato de potássio, as preparações "Flower" e "Agricola-7" realçam a cor rosa;
  • a combinação de turfa argilosa com areia de rio permitirá que você obtenha uma cor branca nas tampas.

Jardineiros experientes não recomendam o uso de preparações que contenham cinza ou cal. Eles reduzem a acidez do solo, o que afeta negativamente o esplendor da floração e o aparecimento de plantas ornamentais.

Atenção! Recomenda-se fertilizar as plantas no primeiro ano. O procedimento é importante realizar anualmente.

Conclusão

Para que os arbustos ornamentais encantem os jardineiros com uma floração exuberante na primavera, é necessário alimentar as hortênsias no outono. Graças ao uso complexo de fertilizantes minerais e orgânicos, as plantas resistirão facilmente ao inverno e florescerão magnificamente na nova estação.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção