Contente
Hortênsias baixas e de folhas grandes não são resistentes ao inverno, portanto, em áreas com invernos frios, elas são tradicionalmente cultivadas em vasos. Apesar disso, sob certas condições e abrigo para o inverno, algumas variedades desta espécie podem ser cultivadas em campo aberto. Uma delas é a hortênsia Bodensee de folhas grandes, que não só é muito decorativa, mas também fácil de cuidar.
Descrição da hortênsia Bodensee
Bodensee (Hydrangea m Bodensee) é um tipo de hortênsia de folhas grandes. Esta variedade é cultivada em vaso, além disso, é utilizada em paisagismo como cultura de borda, em plantações individuais ou em grupo.
Aqui estão suas principais características:
Parâmetro | Descrição |
Tipo de planta | Arbusto de folha caduca perene. |
Escapes | Brotos lisos, retos e jovens são verdes, depois tornam-se castanhos claros, frequentemente com uma tonalidade avermelhada. A altura média do arbusto é de 0,5-0,7 m, sob certas condições pode crescer até 1,5 m. |
Folhas | Grande, oblongo-ovalado, com uma extremidade pontiaguda, borda serrilhada e pecíolo curto. A lâmina foliar é verde-escura, densa, com nervuras bem marcadas, ligeiramente curvada por um barco. |
Sistema radicular | Amplamente ramificado, fibroso, superficial. |
Flores | São compostas por 4 ou 5 pétalas planas, coletadas em grandes inflorescências esféricas de até 30 cm de diâmetro, cuja cor depende da acidez do solo onde a planta cresce, podendo variar do azul ao rosa. |
Época de floração | Junho a setembro. |
Hydrangea Blue Bodensee em paisagismo
Em campo aberto, paisagistas e especialistas em paisagismo utilizam as hortênsias Bodensee como meio-fio, plantando-as ao longo de caminhos, vielas, próximo a muros e cercas de construção. Estas flores podem ser usadas como acentos coloridos de um tom azul incomum, estão incluídas em composições, cultivadas em grupos ou individualmente.
Hortênsias Bodensee, cultivadas como vasos de plantas, são usadas para decorar objetos arquitetônicos, corredores, corredores, galerias e são plantadas em vasos de flores e vasos.
Resistência de inverno de hortênsia de folhas grandes Blue Bodensee
Variedades de hortênsias de folhas grandes têm uma resistência de inverno bastante fraca, e o Bodensee não é exceção. A classificação internacional classifica-as como plantas da 6ª zona climática, para este grupo a temperatura mínima admissível no inverno é de - 23,6 ° С. Ao mesmo tempo, a parte central da Rússia está localizada na zona 4, aqui a temperatura mínima no inverno pode chegar a - 34,4 ° C.
A partir disso podemos concluir que cultivar hortênsias de folhas grandes em campo aberto na pista do meio é um empreendimento muito arriscado, e mesmo um bom abrigo para o inverno não garante que a planta não morrerá no inverno ou não passará pela primavera.
Diferentes regiões da Rússia têm suas próprias características climáticas. Portanto, não pode haver nenhuma opinião inequívoca aqui.Claro, nas regiões do sul, a hortênsia Bodensee de folhas grandes pode ser cultivada e deixada para o inverno mesmo sob um pequeno abrigo, mas na Sibéria não funcionará cultivá-la ao ar livre.
Para não arriscar em vão, muitos produtores cultivam hortênsias de folhas grandes apenas em recipientes, levando-as para dentro no inverno.
Plantando e cuidando de hortênsias Bodensee
Para cultivar hortênsias Bodensee de folhas grandes em campo aberto, é necessário, antes de mais nada, escolher o local certo para o plantio. Só neste caso o arbusto crescerá bem e florescerá abundantemente. Os bons cuidados com a planta, rega, alimentação e outras atividades oportunas também são importantes.
Seleção e preparação do local de pouso
As hortênsias de folhas grandes do Bodensee adoram luz, mas a luz solar direta é contra-indicada para elas. No sul são plantados em sombra parcial, optando-se por locais com iluminação difusa, porém, quanto mais ao norte se vai, mais ensolarada é a área que você precisa escolher. Além disso, mesmo nessas áreas, é desejável prever a possibilidade de proteger as plantas do forte sol do meio-dia, sob a influência do qual as flores começam a murchar e as folhas ficam pretas.
O local de plantio da hortênsia de folhas grandes de Bodensee também deve ser bem protegido do vento norte.
Uma condição importante para o cultivo de hortênsias é a reação ácida do solo em que os arbustos vão crescer. Uma característica de muitas variedades de folhas grandes, e do Bodensee em particular, é a dependência da cor das inflorescências em relação ao nível de acidez do solo. Ajustando o valor de PH na faixa de 4-6,5, você pode alterar a cor das pétalas das inflorescências de azul brilhante para rosa. Em solos calcários, a hortênsia tem um péssimo crescimento e muitas vezes adoece, por isso a acidez deve ser mantida dentro dos limites indicados e o solo não deve ser alcalinizado.
O solo, além de uma reação ácida fraca, deve ser solto e respirável. Margas e terras férteis são adequadas para hortênsias Bodensee de folhas grandes, mas este arbusto não cresce na areia. O local não deve ser salgado ou pantanoso, esta planta não tolera estagnação de água nas raízes, embora adore muito a umidade. O nível do lençol freático também não deve ser muito alto e a água da chuva ou do degelo não deve se acumular no local.
Regras de pouso
Para o plantio da hortênsia Bodensee de folhas grandes, o momento certo é o início da primavera, período em que o solo está completamente descongelado, mas a planta ainda não começou a crescer. Nas regiões mais ao sul, as mudas podem ser levadas para o campo aberto no outono, porém, deve-se ter em mente que o arbusto pode precisar de pelo menos 1 mês para se adaptar a um novo local, o que significa que não deve haver geadas durante este período.
Covas para plantio de mudas devem ser preparadas com antecedência. Se as hortênsias Bodensee forem plantadas como uma sebe, a distância entre os arbustos adjacentes deve ser de cerca de 1 m. O tamanho da cova de plantio não deve ser inferior ao volume do sistema radicular da muda, é melhor se for cerca de 3 vezes maior. A drenagem deve ser equipada. Para isso, são usados brita, seixos grandes e argila expandida. Uma camada deste material com espessura de 8-10 cm deve ser colocada no fundo da cova de plantio. Com antecedência, você precisa preparar um solo nutritivo com o qual as raízes adormecerão.
Deve incluir os seguintes componentes:
- Terra folhosa e húmus - 2 partes cada.
- Areia e turfa - 1 parte cada.
Todos os componentes são misturados com antecedência. No dia do plantio, a muda é retirada do recipiente e colocada verticalmente no fundo da cova de plantio. Se necessário, adicione solo, nivelando o colo da raiz da muda até o nível do solo.Você não pode aprofundá-lo, se você fizer isso, então você não pode esperar pelo florescimento da hortênsia em tudo. Todo o espaço vazio da cova de plantio é coberto com solo nutritivo, compactado e então derramado abundantemente com água. Depois disso, o solo é coberto com uma camada de cobertura morta da casca, serragem ou agulhas de árvores coníferas.
Regar e alimentar
A hortênsia Bodensee de folhas grandes, como qualquer outra espécie desta planta, é exigente para regar e responde bem a ela. Em tempo seco, a taxa de consumo de água é de 1 a 2 baldes por arbusto adulto por semana. Se o tempo estiver chuvoso, a rega deve ser limitada ou interrompida completamente, pois o excesso de água para hortênsias é prejudicial. Os arbustos são regados durante todo o período vegetativo, de acordo com o clima.
No primeiro ano após o plantio, as hortênsias de folhas grandes do Bodensee não são alimentadas. A partir do próximo ano, o curativo superior deve ser aplicado regularmente. Neste caso, os fertilizantes são aplicados na seguinte seqüência (tabela).
Tempo de fertilização | Composição, por 1 sq. m | Método de aplicação |
Início da primavera. | Ureia 20-25 g, sulfato de potássio, superfosfato 30 g cada. | Raiz |
Amadurecimento de botões | Superfosfato 60-80 g, sulfato de potássio 35-40 g. | Raiz |
Durante a floração, duas vezes em intervalos de 2-3 semanas | Semelhante ao curativo superior anterior. | Raiz |
Após o final da floração | Húmus ou estrume podre, 10 kg por arbusto. | Raiz |
Alguns produtores preferem alimentar hortênsias com fertilizantes de liberação prolongada. Essas formulações são vendidas em floriculturas especializadas e contêm toda a gama de substâncias necessárias.
Eles são produzidos sob as marcas comerciais Pokon, Agrecol, Green World, etc.
Poda de hortênsia de folhas grandes Bodensee
Uma característica da hortênsia de folhas grandes de Bodensee é a sua longa floração, que ocorre primeiro no ano passado e depois nos brotos anuais. Portanto, os arbustos quase não precisam de poda. Durante os primeiros anos, apenas galhos mortos e quebrados são cortados. Dos 4-5 anos de idade, os rebentos desbotados são cortados no verão a 0,15-0,2 m do solo, deixando 1 botão de crescimento, e nos jovens na primavera, as pontas são cortadas por 1-2 botões.
Preparando-se para o inverno
Como a hortênsia de folhas grandes de Bodensee não pertence a plantas resistentes à geada, seu abrigo para o inverno é obrigatório. Os arbustos jovens são completamente cobertos com solo seco ou turfa, os arbustos mais velhos podem ser cobertos com folhas caídas ou serragem. De cima, a hortênsia é coberta com material de cobertura ou material não tecido dobrado em várias camadas. Arbustos Bodensee maduros requerem mais cobertura. Os rebentos devem ser amarrados em um ou vários feixes, dobrar suavemente ao solo e fixar nesta posição, tendo previamente espalhado ramos de abeto por baixo deles. Em seguida, todo o arbusto é coberto com folhas caídas ou coberto com ramos de abeto, após o que é coberto com lutrasil, que deve ser pressionado ao solo para que não seja levado pelo vento.
Uma das opções para abrigar uma hortênsia de folhas grandes de Bodensee para o inverno é equipar uma casa seca sobre um arbusto. Depois de fechar a bucha, uma moldura forte é construída sobre ela a partir de um arame ou placas rígidas, sobre as quais uma folha de material de cobertura é colocada por cima. Após a primeira nevasca, toda a estrutura está completamente coberta de neve.
Reprodução
Na maioria das vezes, mudas prontas são compradas para o plantio de hortênsias Bodensee de folhas grandes. No entanto, se necessário, pode ser propagado de forma independente, usando qualquer método vegetativo:
- Divisão do mato. Um método simples que pode ser usado se o arbusto já estiver maduro e tiver muitos brotos. No início da primavera, antes do início da estação de crescimento, deve ser desenterrado do solo e dividido em várias partes, cada uma das quais conterá brotos com seu próprio sistema radicular. Depois disso, elas devem ser plantadas imediatamente em um novo local, como mudas comuns.
- Camadas de ar. Na primavera, um dos brotos jovens e flexíveis que crescem da borda do arbusto deve ser dobrado ao solo, fixado nessa posição e coberto com terra. Com o tempo, desenvolverá pontos de crescimento de raízes, e o broto lançará seus próprios brotos. As camadas hibernam junto com a planta-mãe e, no início da primavera, são cortadas e transplantadas para um local permanente.
- Estacas. Método comum de criação de hortênsias, já que a quantidade de material de plantio é quase ilimitada. As mudas verdes são cortadas em junho de jovens rebentos anuais. Em seguida, eles são enraizados em recipientes especiais e, no ano seguinte, são transplantados para um local permanente.
Doenças e pragas
As hortênsias de folhas grandes de Bodensee são relativamente raras. A maioria das doenças dessas plantas está associada à violação do cuidado, à rega excessiva, bem como à calagem do solo. A alcalização causa clorose nas hortênsias, uma doença associada à falta de ferro. É muito fácil reconhecê-lo: as folhas ficam verdes claras, enquanto os veios nelas permanecem escuros e brilhantes.
A clorose é tratada aumentando a acidez do solo até o nível necessário, bem como pela introdução de quelatos no solo - compostos de ferro facilmente digeríveis. Eles contêm medicamentos como anticlorose ou Ferovit.
A rega excessiva, assim como uma grande quantidade de precipitação em baixas temperaturas do ar, podem provocar o aparecimento de várias doenças fúngicas nas hortênsias: oídio, septórios, podridão branca e cinzenta. A doença aparece na forma de várias manchas na folhagem, o aparecimento de lesões.
O princípio do tratamento é o mesmo em todos os casos: as partes afetadas são cortadas e queimadas, e os arbustos são tratados com fungicidas, por exemplo, Bordeaux líquido ou oxicloreto de cobre.
As pragas são raras nas hortênsias de folhas grandes de Bodensee, especialmente quando cultivadas em recipientes. Em casos raros, os pulgões podem aparecer nas flores - um inseto sugador microscópico que se alimenta da seiva das plantas. Em pequenas quantidades, os pulgões não são perigosos. Se você perceber a tempo, poderá remover os insetos limpando as folhas com um pano umedecido em água com sabão.
Se as colônias de pulgões forem grandes, os arbustos precisam ser tratados com inseticidas, por exemplo, Decis ou Inta-Vir.
Conclusão
Sob certas condições, a hortênsia Bodensee de folhas grandes pode muito bem ser cultivada ao ar livre, mesmo na Rússia Central. No entanto, isso nem sempre se justifica. A fraca robustez invernal destas plantas exige o seu abrigo obrigatório para o inverno, daí surgirem outros problemas, porque os arbustos não só precisam de ser tapados a tempo, mas também de abrir correctamente e na altura certa na primavera. Portanto, a versão em vaso na faixa do meio parece muito mais preferível, especialmente se for possível remover hortênsias Bodensee de folhas grandes para o inverno em uma sala adequada.