Folhas de hortênsia ficam amarelas: o que fazer, motivos, como alimentar

Freqüentemente, com tecnologia agrícola inadequada, muitas plantas começam a doer e murchar. As folhas das hortênsias ficam amarelas - um sinal claro de falta de cuidado ou nutrição. Quanto mais rápido forem realizadas as operações de recuperação, maiores serão as chances de devolver o aspecto saudável ao arbusto.

Por que a hortênsia tem folhas amarelas

Toda dona de casa deseja que suas plantas de interior e ornamentais sejam saudáveis ​​e tenham flores abundantes. A hortênsia é cultivada não apenas em parcelas pessoais, mas também em casa. O aparecimento de folhas amarelas em diferentes condições de cultivo pode ser causado por vários motivos.

Importante! Se a hortênsia ficar amarela e crescer mal, medidas preventivas de recuperação devem ser iniciadas imediatamente.

Para o bom desenvolvimento de qualquer arbusto ornamental, são necessários água e luz solar. Apesar de a hortênsia ser uma planta bastante despretensiosa do ponto de vista da rega, a tecnologia agrícola inadequada pode prejudicar gravemente a saúde da planta. Tolera muito mal o alagamento excessivo - a irrigação abundante estraga o sistema radicular do arbusto.

Se as folhas começarem a amarelar, você precisa estabelecer a causa o mais rápido possível.

As hortênsias também precisam criar condições especiais em termos de iluminação. A exposição prolongada à luz solar direta leva a queimaduras nas folhas e seu posterior murchamento. É melhor plantar o arbusto parcialmente à sombra ou entre grandes árvores frutíferas.

Por que as folhas da hortênsia ficam amarelas

Muitos arbustos ornamentais criam raízes bem em casa. Tendo criado as condições ideais para eles, você pode desfrutar de folhas brilhantes e flores exuberantes ao longo do ano. Mas não é incomum que uma hortênsia mude repentinamente a cor de suas folhas para amarelo e marrom. Na maioria das vezes, as razões para esta doença são os seguintes fatores:

  1. Falta ou excesso de umidade. É necessário regar a planta somente depois que a camada superficial do solo estiver completamente seca.
  2. Humidade insuficiente na divisão. Recomenda-se a pulverização adicional das folhas ou a instalação de um dispositivo climático especial.
  3. Baixa quantidade de nutrientes. Hortênsias requerem fertilização periódica - uma vez a cada 7 a 10 dias.

Não se esqueça das queimaduras solares. Na maioria das vezes, eles acontecem quando o vaso é colocado no parapeito de uma janela na parte sul de uma casa ou apartamento. É melhor colocar a planta no lado oeste ou leste da residência - isso fornecerá uma entrada moderada de luz solar.

Por que as folhas da hortênsia do jardim ficam amarelas

Ao contrário de uma planta doméstica, colocar um arbusto em um local exige que o jardineiro siga condições claras para cuidar dele. É necessário preparar o local de pouso com antecedência - não deve ser muito aberto, mas não muito sombreado. É necessário cumprir o cronograma de irrigação para fertilização.

Importante! Não plante hortênsias em locais onde o lençol freático esteja muito próximo à superfície - isso prejudicará o sistema radicular.

Apesar da adesão estrita à tecnologia agrícola, muitos jardineiros enfrentam o fato de que as folhas começam a amarelar gradualmente.Isso pode ser causado por um grande número de fatores - desde o excesso de umidade até danos causados ​​por insetos e outras pragas. Em caso de detecção dos primeiros sinais da doença, é importante iniciar as medidas de ressuscitação do mato o mais rápido possível.

Causas de folhas amarelas em hortênsias

Assim que a planta apresentar os primeiros sinais de murcha, é necessário atentar para um grande número de fatores que podem ser a causa. Se as folhas da hortênsia paniculada ficarem amarelas devido à umidade e ao excesso de cor do sol, a primeira coisa a fazer é estudar o local de plantio. Hortênsia prefere solos ácidos - alto teor de álcali pode levar à secagem dos brotos.

A causa mais comum de folhas amarelas é a falta de rega.

Também é importante prestar atenção à ventilação do local de pouso. O arbusto é bastante sensível a ventos fortes. Em condições desfavoráveis, as folhas perdem umidade, começam a amarelar e secar. Nesse caso, é recomendável cobrir a hortênsia com telas de proteção especiais ou transplantá-la para um local mais silencioso do local.

Escolha errada de muda

Os viveiros modernos abundam em um grande número de plantas ornamentais de todas as formas e cores. Isso também é facilitado pelo rápido desenvolvimento da criação - a cada ano, várias novas variedades de flores e arbustos aparecem. Porém, vale lembrar que nem todo tipo de hortênsia pode ser cultivado nas condições originais.

Importante! Antes de comprar mudas, é melhor consultar especialistas que se dedicam ao cultivo de plantas ornamentais na região.

Na maioria das vezes, ao escolher mudas, jardineiros inexperientes preferem variedades com floração mais longa e exuberante. Por exemplo, as folhas da hortênsia de folhas grandes ficam amarelas quase imediatamente com as geadas da primavera. Apesar de até os viveiros da região Norte comercializarem esses tipos de hortênsias, com o tempo, os arbustos começarão a amarelar devido ao clima inadequado. É melhor escolher uma variedade que seja resistente a mudanças bruscas de temperatura e destinada ao cultivo em uma zona climática específica.

Cuidado impróprio

Além de seguir estritamente o cronograma de rega e aplicação de alimentos complementares, o arbusto também precisa de manipulações adicionais para manter uma aparência saudável. Freqüentemente, as folhas da hortênsia paniculata começam a amarelar com fornecimento insuficiente de oxigênio às raízes em agosto e setembro. Para evitar o murchamento dos brotos, é necessário cavar os círculos próximos ao tronco várias vezes por ano.

Para evitar que as folhas fiquem amarelas, é importante não negligenciar a poda do arbusto. Se todos os brotos carecem de nutrientes, é necessário o desbaste periódico dos ramos. É realizada após o derretimento da neve, antes que comece a circulação ativa do suco dentro do tronco.

Condições climáticas desfavoráveis

Mesmo com o cumprimento integral das regras para o cuidado de uma árvore ou hortênsia da panícula, as folhas podem começar a amarelar devido aos caprichos da natureza. Chuvas prolongadas ou secas prolongadas afetam negativamente a saúde da maioria das plantas. O alagamento excessivo prejudica o sistema radicular da hortênsia e o sol seca os brotos.

Importante! Para evitar que o arbusto fique amarelado durante os períodos de seca severa, é necessário reduzir o tempo entre as regas.

Os brotos podem ficar amarelos devido à geada repentina

Além disso, mudanças repentinas na temperatura do ar podem ser a causa do murchamento repentino da planta. As geadas noturnas no final da primavera ou no início do verão prejudicam os rebentos frágeis. Esta é frequentemente a razão pela qual ramos inteiros ficam amarelos e morrem gradualmente.

Doenças e pragas

Uma das razões mais comuns pelas quais as folhas das hortênsias começam a amarelar é sua derrota por vários vírus ou microorganismos. Como a maioria das outras plantas ornamentais, possui doenças típicas que podem levar não só ao murchamento, mas também à morte completa do arbusto.

Essas doenças incluem:

  • clorose;
  • oídio;
  • podridão branca.

Entre as pragas, destacam-se os pulgões foliares e os ácaros-aranha.Além disso, há casos frequentes de danos às hortênsias por lesmas de jardim e nematóides de vermes. Quando os parasitas aparecem em uma planta sã, é necessário realizar um conjunto de medidas para destruí-los o mais rápido possível.

O que fazer se a hortênsia tiver folhas amarelas

Assim que os brotos começam a murchar no arbusto, é necessário estabelecer a causa o mais rápido possível e começar a agir. É importante lembrar que quanto mais cedo a ação for tomada, maior será a probabilidade de a hortênsia mantê-la saudável.

Se as folhas ficarem amarelas, as seguintes abordagens são usadas:

  • com falta de umidade - aumenta a freqüência de rega;
  • com excesso de líquido - cancele a introdução de água por um tempo;
  • em caso de doenças - tratamento com produtos químicos especiais;
  • com insuficiente acidez do solo - introdução de curativos especiais;
  • se forem detectadas pragas, o uso de inseticidas.

Se as folhas começarem a amarelar devido a danos nas raízes causados ​​por tecnologia agrícola inadequada, a hortênsia deve ser transplantada. Nesse caso, as áreas danificadas do sistema raiz são removidas. Nas covas de plantio, a camada de drenagem é aumentada e fertilizantes ácidos adicionais são adicionados.

Como alimentar hortênsias quando as folhas ficam amarelas

A fertilização regular ajuda a manter uma aparência saudável e a garantir uma floração abundante. Se as folhas ficarem amarelas de repente, uma alimentação não programada é necessária, o que irá restaurar a saúde e se recuperar após uma doença.

Importante! Para melhor absorção dos fertilizantes, antes de aplicá-los, é necessário umedecer levemente o solo próximo aos troncos.

Se as folhas ficarem amarelas, você precisará aplicar fertilizantes nitrogenados.

O fertilizante mais importante para hortênsias é a uréia. Ele contém uma grande quantidade de nitrogênio, que é necessário para a rápida transferência de nutrientes das raízes para as folhas. 10-20 g de uréia são misturados com 10 litros de água e aplicados embaixo de cada arbusto.

Além da uréia, jardineiros experientes recomendam nitrato de amônio, esterco de galinha ou esterco de vaca. Se as folhas ficarem amarelas, essas iscas ajudarão a impedir que a planta inteira murche.

Dicas de jardinagem experientes

Se a folha da hortênsia ficar amarela, ela deve ser removida. Nenhum método permitirá que você retorne a cor verde ao tiro. Todas as tecnologias visam apenas interromper a doença. Se um ramo inteiro morrer, é melhor cortá-lo completamente para não espalhar a lesão.

Freqüentemente, as folhas das hortênsias começam a amarelar ao molhar o arbusto com a água errada. A água da torneira com muitas impurezas afeta negativamente o sistema radicular de uma planta jovem. É melhor ferver antes de regar e esfriar até a temperatura ambiente.

Importante! Para irrigação, é melhor usar água sedimentada ou de nascente.

Como o arbusto prefere solos ácidos, você pode alimentá-lo com aditivos naturais. Adicione algumas gotas de suco de limão a 1 litro de água. Pode ser substituído por essência de vinagre - neste caso, é adicionado na proporção de 1 colher de chá. 10 litros de água.

Conclusão

As folhas das hortênsias ficam amarelas - um sinal de tecnologia agrícola inadequada. Na maioria das vezes, essa doença é causada pela não conformidade com a tecnologia de irrigação ou tratamento. Assim que forem detectados os primeiros sinais de murcha, é necessário tomar um conjunto de medidas para restabelecer a saúde da planta o mais rápido possível.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção