Contente
- 1 Descrição da serrata hortênsia
- 2 Como as hortênsias serrilhadas diferem das de folhas grandes
- 3 Variedades de hortênsia serrata
- 4 Hortênsia em paisagismo
- 5 Resistência à geada de hortênsia serrata
- 6 Cuidado e cultivo de hortênsia serrata
- 7 Reprodução
- 8 Doenças e pragas
- 9 Conclusão
- 10 Comentários sobre serrata hydrangea
Hortênsia serrilhada é um tipo de cultura de jardim. É especialmente popular entre os jardineiros domésticos. E isso não é surpreendente, porque a planta tem muitas vantagens, entre as quais, em particular, é conveniente para a formação de uma coroa, resistência ao frio, alta fitoimunidade e despretensão. Com cuidados elementares, os arbustos crescem rapidamente e anualmente encantam o verão residente com lindas flores exuberantes de tons delicados.
Descrição da serrata hortênsia
Hydrangea serrata é um arbusto de folha caduca espessa. O sistema radicular é fibroso, espalhando-se, até 40 cm de profundidade e graças a esta característica, a planta reage rapidamente tanto à fertilização como à contaminação do solo. As placas das folhas são verdes, ovais, pontiagudas na extremidade. Seu comprimento é de 10-12 cm. Existem entalhes ao longo das bordas, como uma serra.
A maioria das variedades de hortênsias serrilhadas florescem de julho a setembro. Porém, em regiões de clima frio, a brotação pode diminuir até agosto. O diâmetro das inflorescências varia entre 8-15 cm.
Como as hortênsias serrilhadas diferem das de folhas grandes
A diferença entre essas espécies está no formato das inflorescências. Em hortênsias de folhas grandes, geralmente são esféricas e consistem inteiramente de flores estéreis. O serrilhado tem inflorescências corimbosas. Em seu centro há um grande número de pequenas flores capazes de polinização cruzada. Ao longo das bordas estão flores estéreis maiores, de quatro folhas, que não possuem órgãos reprodutivos.
Variedades de hortênsia serrata
Existem muitos tipos serrilhados de hortênsias. Qual é o melhor, é impossível dizer com certeza. Cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens. Somente depois de estudar as descrições dos tipos mais populares, você pode entender qual opção é mais adequada.
pássaro azul
Sua característica distintiva são grandes inflorescências. As flores incluídas em sua composição possuem uma cor diferente. Os mais brilhantes são os do meio. Eles são rosa-púrpura com estames azuis. O tom das flores grandes nas bordas varia de rosa pálido ou roxo claro a azul profundo, roxo. Ao longo do período de floração, as inflorescências mudam gradualmente de tonalidade. Os arbustos de Bluebird florescem em qualquer idade. Eles atingem uma altura de 1,5 m.
Coreana
Este é outro arbusto subdimensionado, cuja altura não ultrapassa 150 cm. A cor das inflorescências varia do branco neve ao azul. Depende da acidez do solo. Quanto mais ácido for, mais pigmento azul será. Koreana não tolera bem a seca e precisa de rega regular.
Preciosa
O arbusto cresce até 250 cm de altura. Possui flores expressivas, placas de folhas inusitadas.Na primavera e no verão são verdes, porém, no outono adquirem uma tonalidade bordô. As inflorescências da Preciosa não são menos brilhantes. No início da floração, são verdes cremosos, depois rosa intenso e antes do final da floração - carmesim.
Luz solar dourada
É uma planta anã, cuja altura não ultrapassa 1 m. A sua característica distintiva são as grandes folhas pontiagudas de tonalidade amarela, que ficam verdes com o tempo. As pequenas flores localizadas no centro são rosa escuro, e as grandes ao longo da borda são rosa pálido. De todos os tipos de hortênsia serrilhada, esta é a menos resistente à geada.
Vierle
É uma planta baixa, com cerca de 1 m de altura e a tonalidade das inflorescências varia do azul lilás ao rosa. As placas de folhas são verdes na primavera e no verão, mas no outono tornam-se cor de vinho ou roxas. Vierle não sobrevive em pântanos. Para o crescimento e desenvolvimento adequados da planta, você precisa alimentá-la regularmente. Assim como a Golden Sunlight, não é resistente e precisa de abrigo para o inverno.
Avelrose
O arbusto, cuja altura não ultrapassa 1 m, apresenta um grande número de inflorescências rosadas (podem ser claras ou escuras). Uma característica desta planta é a presença de placas foliares violeta-esverdeadas, que ficam roxas com o fim do verão. Em solos ácidos, as inflorescências Avelrose adquirem uma tonalidade azul. A planta se sente confortável à sombra e ao sol. Não tolera o excesso de umidade.
Hortênsia em paisagismo
A hortênsia serrilhada não tem defeitos, e é por isso que os designers a amam tanto. Devido à enorme variedade de paletas de cores e formas das inflorescências, essas plantas desempenham o papel de um sotaque brilhante nas composições paisagísticas. As placas de folha parecem incomuns e, portanto, enfatizam a beleza dos arbustos.
As variedades de baixo crescimento são cultivadas em vasos.
Freqüentemente, as composições de hortênsias são colocadas em grupos separados. No entanto, eles também vão bem com outras plantas ornamentais. Hortênsia fica bem ao lado de bétula, bordo, acácia e lilás, bem como salgueiro, cereja de pássaro, bérberis, jasmim. Dálias, rosas, peônias, estrelas do mar, rododendro, azálea, astilbe também são adequados para ela,
Resistência à geada de hortênsia serrata
A robustez invernal da hortênsia serrilhada depende da variedade. Aqui estão os indicadores que os tipos mais populares podem suportar:
- Bluebird - 20 ° C,
- Koreana - 25 ° C;
- Preciosa - 20 ° C;
- Luz solar dourada - 16 ° C;
- Vierle - 18 ° C;
- Avelrose - 23 ° C.
Cuidado e cultivo de hortênsia serrata
Para que uma planta cresça e se desenvolva corretamente, ela deve ser tratada com atenção especial. Em primeiro lugar, é preciso escolher o local certo para o plantio, enraizar a muda. No futuro, depois disso, não se deve esquecer dos cuidados constantes. Sem ela, a hortênsia para de florescer e começa a doer, morrendo aos poucos.
Seleção e preparação do local de pouso
A hortênsia serrilhada não tolera a luz solar direta. Sob eles, suas pétalas ficam muito pálidas. No entanto, hortênsia serrilhada não é adequada para sombra total. O escurecimento excessivo pode fazer com que os arbustos parem de florescer. A melhor opção é sombra parcial. As hortênsias devem ser plantadas em locais protegidos de ventos fortes. O pouso próximo ao prédio é indesejável, pois neste caso é possível congelar no inverno.
Poucos dias antes do plantio, o local é desenterrado. O solo coberto de ervas daninhas pode ser pré-tratado com herbicidas em 2 semanas. As hortênsias serrilhadas adoram solos leves e ácidos, ricos em húmus. Eles não toleram alto teor de calcário e cinzas na terra, pois reduzem a acidez.
Nos casos em que o solo é pesado e de má composição, adquire-se com antecedência um substrato pronto para o plantio em uma loja de jardinagem. Alguns residentes de verão sobrevivem por conta própria. Para isso, turfa moor alta, grama, húmus, solo preto e areia são misturados em proporções iguais.
Regras de pouso
Um poço de pouso é feito com antecedência. Seu tamanho deve corresponder totalmente ao tamanho do sistema radicular da planta. A distância ideal entre os poços é de 1,5 m.
O próprio procedimento para plantar uma variedade de hortênsia serrilhada é simples. Água é despejada na cova e uma muda é colocada. Em seguida, é coberto com terra ou um substrato pré-preparado. O terreno próximo à planta plantada é levemente calcado e regado. Por último, coloque uma camada de cobertura morta com cerca de 10 cm de espessura, para isso utiliza-se agulhas ou serradura.
Regar e alimentar
A maioria das variedades de hortênsia serrilhada precisa de rega regular. É especialmente importante realizar este procedimento durante o calor e a seca. As plantas são regadas à medida que o solo seca pela raiz. A água deve estar em temperatura ambiente. Se estiver muito frio, precisa ser aquecido. O líquido clorado deve se estabelecer por algum tempo. O uso de água da chuva é incentivado.
Debaixo dos arbustos, você precisa fertilizar duas vezes por ano, primeiro antes e depois da floração. No início da primavera, 20 g de uréia são dissolvidos em um balde de água e a hortênsia é vertida com o líquido resultante. Para cada arbusto, 3 baldes de solução são consumidos. Após o final da floração, a hortênsia é alimentada com fertilizantes minerais complexos.
Como podar uma hortênsia serrilhada
A época mais adequada para podar uma planta é março. Os brotos são cortados de forma que 6-12 dos mais poderosos permaneçam. Os ramos restantes são encurtados por vários botões (até 5). A poda da hortênsia serrilhada no outono envolve a remoção dos botões murchados.
Apenas arbustos velhos precisam de poda radical. São encurtados de maneira que tocos de até 8 cm de altura fiquem acima do solo. Não é perigoso e até mesmo útil. Depois dessa poda, surgem novos rebentos, que florescem abundantemente.
Preparando-se para o inverno serrata hortênsia
No outono, os arbustos precisam ser tratados com produtos químicos contra pragas e todo tipo de infecções. Quando toda a folhagem cair do arbusto e ficar completamente nua, deve-se borrifar com uma solução de bordalês a 3%. Se você precisar de um transplante de hortênsia serrilhada, isso pode ser feito no outono.
A maioria das variedades serrilhadas tem uma resistência à geada muito boa, mas, apesar disso, ainda precisam de abrigo para o inverno. Primeiro você precisa adicionar superfosfato e sal de potássio ao buraco. Em seguida, você deve amarrar os brotos em um cacho e dobrá-los ligeiramente no chão. Finalmente, cubra a planta com duas camadas de spunbond. O procedimento é melhor executado antes do início do congelamento.
Reprodução
O tipo serrilhado de hortênsia pode ser propagado por sementes, divisão, camadas ou estacas. O último método é o mais popular. As estacas são geralmente cortadas de brotos jovens de arbustos jovens. Tradicionalmente, utiliza-se a parte central dos rebentos, onde não existem copas floridas e folhas inferiores.
Para que as raízes cresçam mais rápido, a estaca é colocada em água com um formador de raízes (qualquer). Se não estiver disponível, o mel é adicionado à água (1 colher de chá por 250 ml). As mudas são plantadas sob abrigo e, na primavera, as plantas já enraizadas são transplantadas para um local permanente.
Para reprodução em camadas, um arbusto adulto é escolhido. Com o início da primavera, antes que os botões desabrochem, seus ramos inferiores são pressionados contra o solo, fixados com alfinetes e o local de contato é borrifado com solo. No outono, esses ramos criarão raízes. Novas plantas são transplantadas para um local permanente na primavera.
A propagação de sementes é geralmente praticada por criadores durante seus experimentos. Os espécimes cultivados a partir de sementes geralmente não adotam qualidades parentais.
Doenças e pragas
O excesso de cálcio no solo é responsável pelo desenvolvimento de clorose nas folhas serrilhadas. Se a massa verde começar a ficar amarela ou pálida, é necessário usar um fertilizante foliar, que inclui ferro. Neste caso, é importante acidificar o solo através da introdução de turfa, casca triturada ou sulfato de amônio.
Uma das pragas mais amplamente difundidas são os pulgões. Os principais sinais de sua presença são danos às folhas jovens, o desenvolvimento de doenças fúngicas. Se o número de pulgões for pequeno, ele é destruído por inimigos naturais - o crisopídeo e a joaninha. Você pode lutar contra uma grande invasão com uma decocção caseira. Eles fazem assim: 1 kg de folhas de urtiga crus ou 200 g de folhas frescas de urtiga, flores de camomila ou raízes de dente de leão são despejados em água fervente e deixados em fermentação por 24 horas. Se isso não funcionar, use um inseticida.
Conclusão
A hortênsia serrata é um arbusto ornamental com flores delicadas, que muitas vezes se torna a principal decoração do jardim. A planta não é nada extravagante para as condições de cultivo e cuidados. Mesmo os residentes de verão inexperientes podem lidar com isso. Se você seguir as regras elementares da tecnologia agrícola, a planta ficará encantada com sua beleza por muitos anos.
Comentários sobre serrata hydrangea