Contente
A hortênsia branca é o arbusto mais popular da família com o mesmo nome em parcelas de jardim. Para decorar o jardim da frente com belas flores, você precisa saber plantá-lo e cultivá-lo corretamente.
Descrição de hortênsia branca
No jardim, a hortênsia branca é geralmente representada por variedades de árvores ou paniculadas. Em ambos os casos, a planta sobe em média 2-2,5 m acima do solo, tem numerosos rebentos finos e folhas verdes em forma de coração. As folhas da planta são geralmente grandes, com até 15-20 cm de comprimento.
A hortênsia branca floresce do início do verão ao outono em grandes inflorescências - esféricas ou paniculadas, dependendo da variedade. As inflorescências consistem em pequenas flores brancas, amarradas em jovens brotos anuais.
Uma característica de uma planta de jardim é que a sombra da floração depende diretamente da acidez do solo. Produz botões brancos como a neve em solo neutro.
A planta é bastante despretensiosa, pode florescer por cerca de 10 anos seguidos no mesmo local do jardim, e às vezes mais.
Variedades de hortênsia branca
Existem dezenas de variedades de hortênsias brancas de jardim. No entanto, vários deles são mais populares entre os residentes de verão.
Annabelle
Annabelle, ou hortênsia lisa, é uma planta de até 1,5 m de altura e até 3 m de diâmetro de arbusto. A variedade é caracterizada por grandes folhas ovais com bordas irregulares, folhagem verde escura e floração branca como a neve muito bonita. As flores brancas de Annabelle se formam em grandes inflorescências esféricas de até 25 cm de largura.
Annabelle é uma variedade despretensiosa que prospera em qualquer solo. Os principais requisitos são a rega regular e a ausência de luz solar direta.
Sterilis
A hortênsia de arbusto branco Sterilis também é um arbusto vertical de até 1,5 m de altura. As folhas da planta são ovais e ligeiramente alongadas, verdes brilhantes com uma coloração azulada na parte inferior. As flores desta variedade são verdes claras no início da floração, tornam-se brancas como a neve e assim permanecem até o final da estação.
A hortênsia branca Sterilis floresce de maneira especialmente luxuriante em agosto. O arbusto não exige muito do solo, mas requer muita umidade.
Grandiflora
A hortênsia branca arbórea desta variedade atinge 2 m de altura e apresenta folhas ovais verdes de até 10 cm cada. Floresce de julho a setembro, os botões são verdes claros e depois brancos, coletados em grandes inflorescências corimbosas. No final da floração, Grandiflora pode adquirir uma tonalidade ligeiramente cremosa.
Sente-se bem em solos úmidos e gosta de áreas iluminadas com sombras claras. Grandiflora está crescendo rapidamente - o aumento anual na altura pode chegar a 30 cm.
Kyushu
A panícula de hortênsia branca cresce até 2,5 me espalha uma copa de 3 m de diâmetro. Os caules do arbusto são castanho-avermelhados, as folhas ovóides são verdes abundantes e ligeiramente pubescentes. A planta produz pequenas flores brancas, de 2-3 cm cada, formando grandes inflorescências paniculadas de até 25 cm de comprimento. No final da floração, as panículas brancas de Kyushu podem adquirir uma leve tonalidade rosada.
Os jardineiros amam a variedade Kiushu não apenas por seu efeito decorativo. O arbusto cresce rapidamente e também é caracterizado por uma boa resistência à geada.
Bola branca
A variedade de árvore White Ball pode crescer até 80 cm de altura e produzir grandes inflorescências globulares de até 30 cm de diâmetro, razão pela qual se deve o nome de hortênsia branca. A floração começa em julho, termina em setembro, inflorescências brancas como a neve parecem espetaculares no design do jardim. Arbustos suficientemente compactos são frequentemente usados como sebes, uma vez que White Ball se sente bem em áreas iluminadas do jardim.
Hortênsia branca em paisagismo
Para decorar o jardim, costuma-se usar hortênsias brancas, que impressionam muito no cenário de verdura de verão. O arbusto é usado para:
- criação de sebes e delimitação do jardim em zonas separadas;
- formação de grupos e composições decorativas únicas;
- decorar áreas vazias do jardim, por exemplo, o espaço próximo à parede da casa;
- decoração de cercas e sebes.
Hortênsia branca vai bem com árvores altas, outros arbustos e plantas perenes. O arbusto pode ser a base da composição ao criar mixborders.
A hortênsia branca é especialmente apreciada pelo facto de manter o seu efeito decorativo, inclusive no início do outono. A maioria dos arbustos e perenes já terminou a floração nessa época, mas a hortênsia ainda agrada aos olhos com inflorescências brancas como a neve.
Resistência de inverno de hortênsia branca
Diferentes variedades têm diferentes resistências ao frio. Em geral, a hortênsia branca tolera calmamente temperaturas negativas de até -25 ° C, algumas variedades podem resistir a baixas até -30 ° C. Mas para o período de inverno, recomenda-se que o arbusto seja coberto com cuidado para protegê-lo do congelamento.
Plantando e cuidando de uma hortênsia branca
Não é difícil cultivar um arbusto exuberante em seu jardim; cuidar dele se resume a alguns procedimentos simples. A planta não exige muito do jardineiro e só precisa de cuidados básicos.
Seleção e preparação do local de pouso
Hortênsia branca prefere áreas bem iluminadas, com sombra leve à tarde e proteção de ventos fortes. O melhor local para plantar arbustos é uma área próxima a qualquer prédio ou árvores altas.
Solos para hortênsias brancas comuns são mais neutros ou ligeiramente ácidos, férteis e soltos. Não se deve plantar um arbusto em solos fortemente ácidos ou calcários, em ambos os casos a cultura piorará e, além disso, poderá alterar a cor das flores.
Pouco antes do plantio do arbusto, deve-se desenterrar o solo da área selecionada e adicionar húmus, turfa e areia. Se o solo for altamente ácido, você pode adicionar um pouco de farinha de dolomita para trazer o pH mais próximo da neutralidade, mas é preciso observar a medida.
Como plantar uma hortênsia branca
Recomenda-se plantar arbustos no solo no mês de maio, após as geadas de retorno e o solo aquecido. Durante o verão, a hortênsia branca terá tempo para criar raízes e aguentará com calma o inverno. No outono, a planta é plantada apenas nas regiões do sul, onde as temperaturas do inverno permanecem quentes o suficiente.
Algoritmo:
- Uma cova de plantio para uma hortênsia branca é cavada com antecedência, cerca de um mês antes do plantio. O buraco deve ter cerca de 50 cm de largura e profundidade.
- A cova é preenchida até a metade com solo especialmente preparado, geralmente solo conífero é misturado com húmus e turfa e um pouco de areia é adicionado para maior soltura.
- Fertilizantes complexos são aplicados ao buraco - nitrogênio, potássio e superfosfato, o que ajudará a hortênsia branca a criar raízes mais rapidamente.
- Imediatamente antes do plantio, a muda é embebida em água por algumas horas e seus brotos anuais são encurtados por vários botões.
Em seguida, a muda é colocada no centro da cova cavada, as raízes são espalhadas em seu interior e polvilhadas com os restos da mistura de solo, deixando o colo da raiz acima do solo. O solo é compactado levemente, então regado abundantemente com 2 baldes de água e o tronco da árvore é coberto com casca de árvore ou serragem.
Regar e alimentar
Hortênsia branca adora umidade, por isso precisa de rega adicional. No tempo seco, é necessário colocar 20 litros de água debaixo do arbusto semanalmente, e a umidade deve ser limpa e levemente quente, a planta não gosta de água fria. Se o verão for chuvoso, os arbustos são umedecidos 1 a 2 vezes por mês, mas ao mesmo tempo garantem que o solo das raízes não seque.
Recomenda-se alimentar o arbusto três vezes ao ano:
- no início da primavera - fertilizantes nitrogenados e matéria orgânica;
- antes da floração - superfosfato;
- no final do verão - sulfato de potássio ou fezes de frango.
Recomenda-se fazer cobertura a partir dos 3 anos de idade, pois no início a hortênsia branca tem bastante adubo aplicado durante o plantio.
Não é recomendado fertilizar hortênsias brancas no jardim com cinzas de madeira. Mas você pode adicionar um pouco de permanganato de potássio à água, essa solução protegerá a cultura de doenças fúngicas e aumentará a resistência do arbusto à geada.
Poda
Uma vez que a hortênsia branca cresce rapidamente, deve ser podada a cada primavera. O procedimento é realizado no início da primavera, antes do início da estação de crescimento, os rebentos doentes e velhos são removidos e os ramos jovens são encurtados em 5 botões.
Nos primeiros 2 anos da primavera, durante a poda, é aconselhável retirar os pequenos botões do arbusto. Isso permitirá que a planta dedique todos os recursos para construir raízes e massa verde, para que possa florescer mais abundantemente.
Como preparar uma hortênsia branca para o inverno
A robustez do inverno em hortênsias brancas é média, embora algumas variedades tolerem com sucesso o frio severo e possam crescer até mesmo na Sibéria. Mas, em qualquer caso, é costume cobrir a planta para o inverno, e eles fazem isso da seguinte maneira:
- com o início do outono, as inflorescências desbotadas são removidas e os galhos do arbusto são dobrados ao chão e amarrados;
- o arbusto é coberto com ramos de agromaterial, serapilheira ou abeto;
- o círculo do tronco é coberto com turfa ou composto.
Os arbustos pequenos podem ser circundados por uma moldura especial da mesma altura que a própria planta e completamente cobertos com folhas caídas em seu interior. O procedimento é especialmente recomendado para arbustos jovens que são vulneráveis às geadas de inverno.
Não é recomendado cobrir arbustos de hortênsias com um filme - a umidade se acumula sob eles, o que leva ao desenvolvimento de doenças fúngicas. Eles removem o abrigo de inverno da hortênsia branca em março ou abril, depois que o tempo quente finalmente se estabelece.
Como propagar uma hortênsia branca
Existem várias maneiras de propagar uma hortênsia em um local:
- Camadas. Este método é muito simples - basta curvar-se ao solo e fixar um rebento inferior forte no solo no início do verão, para que no outono se enraíze bem. Na próxima temporada, as mudas podem ser transplantadas para um local separado.
- Ao dividir o arbusto. O método é adequado para plantas adultas com um sistema radicular desenvolvido, na primavera a hortênsia branca é desenterrada e dividida em 2-3 partes, e então plantada de acordo com o algoritmo padrão em diferentes áreas.
- Estacas. No início da primavera, você precisa cortar vários brotos de um arbusto de hortênsia, mantê-los na água por 2 dias e depois enraizá-los em uma mistura de turfa e areia em casa. As mudas são transplantadas para o solo no segundo ano, quando ficam um pouco mais fortes.
Se desejar, você pode propagar a hortênsia branca usando sementes compradas na loja. O material de plantio é incorporado ao solo nutriente em vasos no final do inverno e antes do início do verão, as mudas são cultivadas em casa e depois plantadas do lado de fora. Mas a propagação de sementes raramente é usada, leva muito tempo e pode não ser bem-sucedida.
Doenças e pragas
A imunidade da hortênsia branca é média, mas com cuidados inadequados, a planta pode sofrer de doenças fúngicas e pragas de jardim. Na maioria das vezes, o arbusto é afetado por:
- clorose, a doença se desenvolve em solos calcários e, com a falta de ferro no solo, as folhas das hortênsias começam a amarelar e cair prematuramente;
- oídio - com umidade excessiva, a planta pode sofrer de um fungo, no qual as folhas ficam cobertas por uma flor esbranquiçada e começam a murchar;
- podridão cinzenta - em condições de alagamento, as folhas ficam cobertas por uma flor cinza e depois secam.
Para combater os fungos, é necessário, em primeiro lugar, remover todas as áreas afetadas do arbusto, e depois tratar a planta com sulfato de cobre ou agentes químicos, por exemplo, o Fundazol.
Das pragas, o perigo para a planta é principalmente:
- pulgão verde, pequenas pragas podem devorar muito um arbusto decorativo;
- nematóides - os vermes infectam todas as partes da hortênsia e impedem o seu desenvolvimento;
- ácaro-aranha - o inseto se alimenta das folhas e sucos do caule, por isso a planta começa a murchar;
- lesmas - as pragas de jardim comem folhas e podem causar sérios danos aos arbustos ornamentais.
Se, na próxima inspeção, forem encontradas pragas ou suas larvas nas folhas, o arbusto é tratado com água com sabão, infusão de alho ou preparações inseticidas.
Conclusão
A hortênsia branca é um arbusto muito bonito, muito apreciado pelos jardineiros. Em solo fértil e com boa umidade, a hortênsia desenvolve-se rapidamente e, até o início do outono, agrada aos olhos com uma floração branca como a neve.