Criação de porcos para iniciantes

A criação de porcos em casa é uma das formas de fornecer carne e banha ecologicamente corretas a um custo mínimo.

Benefícios de criar porcos em casa

Os porcos não são exigentes em condições de criação, são onívoros, praticamente não estão sujeitos a doenças. Depois de tomar a decisão de criar porcos, você precisa pensar cuidadosamente sobre a dieta, as condições de detenção, decidir sobre a raça e escolher o quarto certo para os porcos. As principais vantagens da criação de suínos são consideradas:

  • baixa suscetibilidade de suínos a doenças;
  • alta fertilidade de porcos (uma porca pode gerar 2 descendentes de 10-14 leitões por ano);
  • um porco é capaz de produzir um grande rendimento de carne e banha;
  • a carne suína tem grande demanda no mercado de alimentos;
  • crescimento rápido, alta produtividade de porcos (o peso de um leitão recém-nascido é de 10 kg, aos seis meses chega a 100 kg).

Porcos e leitões são despretensiosos, mas isso não significa que não precisem de cuidados.

Seleção de raça

É impossível determinar qual raça de porcos é a melhor para a criação de leitões em casa, já que qualquer pessoa pode se adaptar à alimentação e manutenção. É necessário descobrir a que direção de produtividade esta ou aquela raça de porcos pertence. Existem 3 tipos principais de produtividade:

  • tipo de porcos gordurosos;
  • tipo de carne (bacon) de porcos;
  • tipo universal de porcos.

As raças de suínos gordurosos distinguem-se por uma parte frontal maciça. O crescimento do tecido muscular diminui um pouco em seis meses e o tecido adiposo continua a crescer ativamente. A quantidade de carne nas carcaças desses porcos chega a apenas 50%. Raças populares de porcos gordurosos: Ucraniano, Grande preto, Porco Berkshire.

A massa muscular de raças de carne ou bacon de porcos cresce muito rapidamente, a gordura fica para trás no desenvolvimento. Com a ração correta, até o 7º mês, o peso do porco pode chegar a 100 kg. A quantidade de carne da carcaça de um animal é de 60 a 70% da massa total. Representantes do tipo de carne de porcos: Landrace, bacon da Estônia, porco branco grande inglês.

Representantes do tipo universal de suínos (sugadores de carne) produzem uma grande quantidade de carne antes de atingir a idade adulta. Os porcos ganham peso bem, mesmo com a engorda padrão. Raças: Caucasiano do Norte, Murom, Porco Breit.

O que procurar ao comprar leitões

Os criadores de suínos novatos que planejam criar porcos em casa precisam saber que a melhor idade para comprar um porco é 2,5 meses. Nesse período, eles são desmamados de sua mãe, ensinados a comer por conta própria. Vale observar como os bebês se comportam durante a mamada. Animais saudáveis ​​atacam avidamente a comida, comem ativamente a comida dos adultos. Na aparência, eles devem ser móveis, fortes, com pele, olhos e cabelos limpos.

Importante! Se os leitões forem comprados para a criação posterior da prole, diferentes sexos devem ser comprados de diferentes proprietários para evitar o incesto.

Também é necessário prestar atenção aos pais para entender o que esperar do indivíduo no futuro.Uma porca, por exemplo, deve ser bastante fértil e ter alta produção de leite.

Preparação da sala de criação de leitões

Criar leitões em casa requer a construção ou reequipamento de uma sala para um chiqueiro. É desejável que esteja localizado a pelo menos 10 m de um edifício residencial. Vale a pena destacar um local para leitões passeando ou andando em baias.

Requisitos para a sala de criação de suínos:

  • temperatura ambiente 10-20 ° С;
  • aquecedor;
  • boa ventilação;
  • janelas para ventilação e luz;
  • a altura da sala não deve ser inferior a 2,5 m;
  • pavimento em tabuleiro com ligeiro declive;
  • para tetos, paredes, é melhor usar cal como desinfetante.

A área para andar porcos e leitões deve ter uma cobertura contra o sol e a chuva, bem como proteção contra o vento.

Métodos de criação de porcos

O sucesso da criação de porcos em casa depende muito da forma como os animais são mantidos. Os mais comuns são:

  • um método de gaiola para criar porcos;
  • andar livre;
  • andando.

Grandes fazendas de suínos usam o método celular de criação de porcos. Cada uma das células contém cerca de 3 indivíduos, há um pequeno ângulo de inclinação, com a ajuda do qual excrementos, os restos de comida líquida escoam para um canal especial. O microclima nessas fazendas é regulado por sistemas automatizados.

A criação sem suínos também é utilizada em grandes propriedades, por ser a mais rentável economicamente. Mas esse método afeta negativamente a condição física dos animais de estimação. Para evitar problemas de saúde no rebanho, é necessário estar atento à alimentação e ao cuidado dos porcos.

Para a criação de leitões por fazendeiros novatos em casa, o método de cultivo a pé é o mais adequado. Os animais, estando em áreas abertas, movem-se ativamente, recebem a quantidade necessária de ar e luz. Esses locais precisam ser equipados com toldos, bebedouros e alimentadores de sol. Este método de criação não é adequado para leitões e leitões recém-nascidos.

Requisitos de chiqueiro

Os quartos dos porcos devem ser claros, quentes e bem ventilados. Apenas as porcas paridas com recém-nascidos devem ser mantidas separadamente. Em grandes fazendas, as máquinas de fixação são organizadas para o parto e a posterior manutenção dos porcos com crias. No verão, é necessário umedecer parte do piso das máquinas. A umidade deve ser de 70%, mais de 85% já é perigoso para os leitões recém-nascidos. Se várias máquinas são esperadas, a passagem mínima entre elas deve ser feita em cerca de 1,5 m.

A área para um porco deve ser de até 5 m quadrados. A norma da área para caminhar (para 1 cabeça M ²) De uma porca é 5 M ², Para lactantes pesadamente (uma semana antes do parto) e rainhas com filhotes - 10 M ².

Atenção! O piquete dos leitões forma o sistema esquelético, acelera o crescimento dos bebês e facilita muito a limpeza dos currais.

Como criar um porco

O crescimento jovem passa por vários estágios de desenvolvimento:

  • o período de amamentação pela mãe;
  • desmame da mãe;
  • engorda.

Cuidar dos leitões em casa é bastante simples, mas é preciso levar em consideração as características deles em cada etapa. Para leitões, eles equipam um local separado no curral de cerca de 1,5 metros quadrados. m) A temperatura ambiente recomendada não é inferior a 15 ° C, uma vez que os leitões ainda não são capazes de regular a temperatura corporal por conta própria. Até os 25 dias de idade, os leitões recém-nascidos se alimentam apenas do leite materno. No terceiro dia, eles são injetados com medicamentos à base de ferro para prevenir a anemia.

Bebês enfraquecidos são colocados em um cercado aquecido, soldados com leite e concentrados e, em seguida, começa a substituição por volumoso.

A ausência é realizada a partir de um mês de idade, quando o peso do indivíduo chega a 17 kg. Isso acontece gradualmente, ao longo de 4 dias:

  • 1 dia - contato com a mãe cerca de 6 vezes ao dia;
  • 2 dias - 4 vezes;
  • 3 dias - 2 vezes;
  • 4º dia - 1 vez.

Aumente a dieta 7 dias após a ausência.

Cuidando de leitões recém-nascidos

Os leitões são considerados recém-nascidos desde o momento do nascimento até a separação do coto do cordão umbilical. Este período é o mais perigoso, pois as funções básicas do corpo ainda são instáveis. Portanto, ao cuidar de leitões recém-nascidos em casa, é necessário monitorar cuidadosamente as necessidades dos bebês nesta fase.

A partir de 4 dias após o desmame, os animais jovens são ensinados a comer giz, carvão, grãos torrados, argila vermelha. A água deve ser trocada duas vezes ao dia, os bebedouros devem ser lavados antes de trocar a água.

Freqüentemente, um porco pela primeira vez não produz leite. Nesse caso, os leitões são transferidos para a alimentação artificial, utilizando misturas prontas preparadas pelos próprios. Para 1 litro de leite de vaca adicione 30 ml de água fervida, um ovo de galinha caseiro, 1 colher de chá. açúcares, vitaminas A e D (1 ml cada), sulfato ferroso 1% - 10 g, aminopeptídeo 2,5 g.

Os leitões acostumados à alimentação são mais ativos desde tenra idade, eles massageiam melhor as glândulas mamárias do porco, melhorando assim o fluxo do leite. A primeira alimentação é dada a partir dos 4 dias. Este é o leite de vaca, reverso, leite acidofílico. A partir do 5º dia são servidos mingaus de cevada, aveia ou trigo cozido com leite desnatado.

A caminhada começa a partir de 3 dias de vida no verão, no inverno de 5 a 7 dias, a partir de 10 minutos. O ar fortalece o corpo, o sol permite o acúmulo de vitamina D.

Leitões desmamados

Os desmamados são muito sensíveis a infecções gastrointestinais, por isso são alimentados 5 vezes por dia em intervalos regulares. O resultado da correta tecnologia de alimentação deve ser um ganho de peso diário de 400 G. A dieta costuma conter farinha de peixe, farinha de ossos, trevo, alfafa, obrigatoriamente retorno de leite. Legumes cozidos também devem estar presentes, no verão os leitões são alimentados com leguminosas junto com os topos.

Até os 3 meses, o alimento seco é cozido no vapor com água quente para não ferir a mucosa gástrica.

Com o desmame precoce, você deve alimentar cerca de 15 vezes ao dia em intervalos regulares com leite de vaca fervido. Os alimentos complementares são administrados da mesma forma que para os leitões no desmame posterior.

Como criar leitões para carne

Ao criar porcos para carne de até 70 kg (enquanto a massa muscular está crescendo), a dieta deve consistir em alimentos ricos em proteínas: ervilhas, legumes, leite desnatado, farinha de peixe. Depois que a dieta deve ser enriquecida com cereais, ração suculenta.

Quando alimentado com bacon (um tipo de carne), a dieta consiste em cevada, ervilhaca, legumes e vários aditivos de origem animal.

Muitos criadores de suínos usam um sistema de alimentação simplificado quando escolhem uma das opções - seca ou úmida. Na versão úmida, os leitões são alimentados com purê (batata cozida, restos de comida, ervas), grãos triturados, bolo, farinha de ervilha são adicionados. A opção seca é mais cara. Os leitões costumam ter prisão de ventre (especialmente se não consumirem água suficiente). Mas esse método é o mais eficaz e mais simples.

Como criar porcos

Os porcos pertencem à família dos artiodáctilos não ruminantes. Na sociedade de seus parentes, eles absorvem os alimentos muito mais ativamente. Assim, quando os animais são criados em grupo em casa, eles ganham peso mais rápido. Na formação dos grupos, é necessário levar em consideração a idade, sexo, peso vivo, estado fisiológico dos porcos.

Deve-se levar em consideração que os suínos são afetados negativamente pelas mudanças de temperatura, alta umidade, ruído, vacinação, transporte.

A criação de porcos em casa para iniciantes deve ser baseada no conhecimento das características comportamentais e fisiológicas dos animais.

Criação de porcos para carne

Com uma engorda adequada, um porco aos 7 meses deve pesar cerca de 100 kg, dos quais 70% do peso útil. Se o objetivo é criar porcos para a produção de carne em casa, você precisa escolher entre dois tipos principais de alimentação: intensiva e de baixa intensidade.

Com a engorda intensiva de porcos, é possível obter carne no menor tempo possível. Para fazer isso, é melhor comprar porcos de raça pura com quatro meses de idade e pesando cerca de 30 kg. Com a alimentação adequada do porco com ração combinada, leguminosas, o acréscimo diário ao peso será de 650 G. A saída é uma carne suculenta com uma fina camada de gordura.

Com a engorda de baixa intensidade, o porco cresce mais lentamente, chegando a 100 kg em mais tempo. A essência da engorda é que o porco come mais, mas com alimentos baratos em termos de custo.

Características da manutenção de porcas

A manutenção da porca depende do seu estado fisiológico. Se falamos sobre o período de preparação de uma porca para a gravidez e a geração de uma prole saudável, então é necessário criar todas as condições para uma fertilização bem-sucedida.

Antes do acasalamento, os porcos são mantidos em pequenos grupos. Na estação quente, é necessário equipar uma área de passeio para manter as porcas em boa forma e prevenir a obesidade. As fêmeas de caça são instaladas em baias separadas até que a gravidez seja determinada.

Mas o principal é um regime alimentar especial. Deve ser variado (incluir todos os tipos de ração) e balanceado. A emissão é feita 2 vezes ao dia e a quantidade ingerida é monitorada. Se a comida permanecer no cocho, a quantidade de comida é reduzida durante a alimentação subsequente.

Criação de porcos usando tecnologia canadense

A principal necessidade para a criação de porcos em casa com a tecnologia canadense é um galpão com teto transparente e grandes rolos de palha.

Vantagens da tecnologia:

  • não há custos de aquecimento, iluminação, pois uma espessa camada de palha (20 cm) e a umidade manterão a temperatura em até + 15 ° C, além disso, os suínos poderão se enterrar na palha;
  • aumento da imunidade dos suínos devido à maior mobilidade, palha leve e ecologicamente correta;
  • construção rápida das instalações.
Importante! Com este método de criação de porcos, é necessário trocar o canudo na hora.

Ao limpar, apenas a camada superior precisa ser removida. A palha é completamente removida duas vezes por ano - na primavera e no outono.

Contras em manter: odor desagradável, umidade elevada, desmame precoce de leitões de um porco, o que é estressante para eles.

Conclusão

A criação de porcos em casa é uma atividade bastante lucrativa e descomplicada que um fazendeiro novato pode dominar com a organização certa e abordagem competente. O sucesso da criação depende em grande parte da criação de boas condições de vida e da nutrição balanceada dos porcos. Muito depende das qualidades pessoais de uma pessoa, seu trabalho árduo, capacidade de trabalhar com animais.

É necessário levar em conta as desvantagens da criação de porcos: a complexidade do cuidado dos porcos, a laboriosidade do processo, os riscos (os animais podem adoecer e isso levará à morte em massa), alguns meios. O principal requisito: uma atitude extremamente séria em todas as fases da criação de porcos.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção