Gado da língua azul

A língua azul bovina é uma doença infecciosa causada por um vírus. Esse tipo de doença é popularmente chamada de língua azul ou febre punitiva da ovelha. Isso se deve ao fato de que as ovelhas são mais freqüentemente expostas à língua azul. Esse tipo de doença foi registrado oficialmente pela primeira vez na região da África do Sul em 1876, e somente em 1905 o patógeno foi identificado.

O que é bluetooth

Na medicina veterinária, a febre catarral ovina nas vacas também é chamada de febre punitiva das ovelhas. Este vírus é uma infecção transmitida por um vetor que afeta ruminantes domésticos e selvagens. Esta doença infecciosa é caracterizada por um quadro febril, lesões inflamatórias e necróticas da membrana mucosa da boca e nariz, do trato gastrointestinal, além disso, os músculos esqueléticos em bovinos estão sujeitos à deformação.

Causas de ocorrência

O vírus da língua azul é encontrado no sangue, plasma, soro e órgãos internos de bovinos doentes. Via de regra, esse tipo de patógeno pode ser transmitido de um animal infectado a um indivíduo saudável por meio de insetos sugadores de sangue.

A infecção da língua azul é uma infecção sazonal. É importante considerar que a doença coincide com o período em que os insetos apresentam maior nível de atividade. Como mostram a prática e as pesquisas, o principal vetor do patógeno são os piolhos, que são muito difundidos.

Além disso, os mosquitos e mosquitos podem espalhar este vírus. As aves migratórias são consideradas um elo intermediário. Isso porque a transmissão do vírus é dirigida inicialmente aos insetos, que já estão transmitindo a infecção para bovinos suscetíveis.

Na maioria das vezes, os surtos de uma doença fatal são registrados em áreas onde há um grande número de pântanos, há bastante precipitação, há áreas onde se observa água estagnada. Além disso, deve-se ter em mente que esta doença afeta principalmente os animais que têm uma dieta inadequada, bem como os que sofrem de vermes e outras infecções.

Atenção! Na maioria das vezes, os bovinos jovens são expostos à doença infecciosa da língua azul.

Sintomas da língua azul em bovinos

Se a infecção ocorreu naturalmente (da mãe para o feto através da placenta), o período de incubação no gado pode durar até 7 dias. Para a infecção do vetor, o período de incubação pode ser de 2 a 18 dias. Após esse período, começam a aparecer os primeiros sinais da doença em bovinos.

A língua azul pode proceder de forma diferente em indivíduos diferentes. Tudo depende da quantidade de vírus que entrou no corpo, do estado do sistema imunológico. Existem as seguintes formas de doença da Língua Azul:

  • afiado;
  • subagudo;
  • crônica;
  • abortivo.

A forma aguda é mais indicativa da manifestação de sinais da doença. A princípio, pode-se observar um leve aumento da temperatura corporal - até 42 ° C, desde que a temperatura em um animal adulto seja considerada normal na faixa de 35,5 ° C a 40 ° C.

Por 24-48 horas, ocorre inflamação da membrana mucosa da boca e do nariz. Nesse caso, pode-se observar forte salivação e secreção nasal abundante em animais com língua azul, a respiração também é difícil, há chiado no peito.

Os lábios, a língua e a área ao redor das orelhas começam gradualmente a inchar.A hemorragia aparece na boca do gado. Tudo isso leva a uma inflamação purulenta e a um odor desagradável. Os lábios caem, uma língua azul se projeta da boca. O resultado letal ocorre devido à fraqueza geral do animal e ao esgotamento do corpo.

As formas subagudas e crônicas da língua azul se desenvolvem de maneira semelhante, mas os sintomas são muito menos pronunciados. Como mostra a prática, a forma abortiva da língua azul em bovinos prossegue sem sintomas, ocorrendo na maioria dos casos a autocura. Após a recuperação, o animal permanece portador do vírus por algum tempo, posteriormente desenvolve-se uma imunidade estável.

Conselho! Ao usar medicamentos na luta contra a febre catarral ovina, as instruções para eles devem ser estudadas primeiro.

Diagnóstico

Depois que a infecção entrou no corpo do gado, o processo de penetração do vírus nas células sanguíneas localizadas na superfície interna dos vasos sanguíneos começa. No momento em que o agente causador da febre catarral ovina (febre do gado) entra na corrente sanguínea, inicia-se o processo de destruição do endotélio, em decorrência do qual o animal desenvolve inchaço e hemorragia. É importante entender que os sintomas clínicos não aparecem por um longo tempo, com o que o período de incubação de 1 mês aumenta para 40 dias. O processo de nutrição do tecido é interrompido e ocorre a decomposição necrótica.

Se levarmos em conta que esse tipo de doença em bovinos na maioria dos casos se apresenta de forma subclínica, nem sempre é possível recorrer ao uso de métodos clínicos para o diagnóstico. Para identificar a febre catarral ovina, deve-se recorrer ao uso de métodos sorológicos. O PCR é usado com muito menos frequência, mas é preciso entender que, neste caso, os resultados da pesquisa obtidos serão os mais precisos possíveis.

Como mostra a prática, o método mais popular é a análise de IF, com a ajuda da qual é possível determinar com precisão se há anticorpos no corpo do animal. Além disso, é importante que a presença de anticorpos não seja um sinal de que o animal tem língua azul. Depois que o animal fica doente com o vírus na fase abortiva, ele adquire imunidade vitalícia do vírus, mas os anticorpos permanecem no corpo por um longo tempo. Assim, o ensaio IF não é recomendado para ser usado para detectar o vírus em áreas onde a doença é generalizada.

Prognóstico da língua azul em vacas

Com a língua azul em bovinos, são observadas as seguintes alterações patológicas:

  • o corpo está praticamente esgotado;
  • devido a distúrbios circulatórios, o edema aparece na parte inferior do corpo do animal;
  • as membranas mucosas ficam inflamadas, que mais tarde ficam azuis;
  • a língua aumenta, sai da boca, fica com uma tonalidade azulada;
  • úlceras e erosão podem ser vistas nas gengivas e na parte interna das bochechas;
  • na parte musculoesquelética, um grande número de focos aparecem nos quais o tecido morre;
  • o músculo cardíaco aumenta fortemente, após o que adquire uma estrutura frouxa;
  • há mudanças significativas na estrutura dos órgãos internos;
  • frequentemente junto com a língua azul, a hidropisia pode ser encontrada em bovinos;
  • o esqueleto, o trato gastrointestinal está sujeito à deformação.

No curso agudo de uma doença infecciosa, pode-se observar febre em um animal, que pode durar de 1 dia a 1 semana. Se não houver febre durante a doença, o indivíduo sofre muito mais a doença e, posteriormente, morre.

Importante! Até o momento, não há nenhuma droga que possa ser usada para derrotar a língua azul.

Ações preventivas

Como regra, os animais infectados são enviados para abate e posterior eliminação. No caso de um indivíduo ter um valor particular ou ser reprodutor, então ele é preservado.Para isso, o animal é colocado em uma sala isolada e são criadas condições especiais com alimentação aprimorada.

Nessas situações, recorrem à terapia sintomática, que visa melhorar o estado geral. É proibido pastar um animal doente. Isso porque os raios ultravioleta apenas agravam o quadro geral.

Durante o combate à doença, é necessário aderir à quarentena na importação de animais para a fazenda. Como regra, a quarentena deve durar um mês. Não é recomendado importar gado de regiões desfavorecidas.

Se um surto infeccioso foi registrado, vale a pena parar de pastar à noite. Se houver pântanos nas imediações, eles devem ser secos e os insetos devem ser destruídos com a ajuda de inseticidas. Os animais precisam ser vacinados em tempo hábil e diagnosticados em tempo hábil para a presença do vírus.

Atenção! De acordo com as instruções, com a febre catarral ovina em bovinos, é permitido o uso de medicamentos que contenham compostos de arsênio.

Conclusão

A língua azul bovina é caracterizada por uma alta taxa de mortalidade. Se considerarmos os focos estacionários, a taxa de mortalidade é de cerca de 10-30%. Em novos locais, após a detecção de uma doença infecciosa, a taxa de mortalidade do gado pode ultrapassar 90%. É por esta razão que se recomenda a execução atempada de medidas preventivas e de combate ao perigoso vírus. O uso da vacina permite proteger o organismo do animal por 12 meses (a vacinação é realizada anualmente). Se um animal tem uma língua azul abortiva, então a imunidade vitalícia é desenvolvida.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção