Contente
A ordenhadeira Burenka conseguiu experimentar no trabalho muitos proprietários de vacas domésticas. Houve muitas análises sobre o equipamento. Algumas pessoas gostam, outros donos não gostam. A gama de máquinas de ordenha produzidas sob a marca Burenka é grande. O fabricante oferece unidades do tipo seco e óleo, destinadas à ordenha de um determinado número de rebanhos.
Vantagens e desvantagens das máquinas de ordenha para vacas Burenka
Em termos gerais, os equipamentos da Burenka apresentam as seguintes vantagens:
- mangueiras e revestimentos elásticos de alta qualidade;
- recipiente de aço inoxidável amplo;
- os modelos de pistão não têm medo de que o leite entre no pistão;
- contêiner de transporte de alta qualidade.
As desvantagens incluem:
- equipamento pesado;
- não há lugar para enrolar o fio da rede;
- a presença de um grande número de unidades móveis cria um som alto durante a operação;
- às vezes é observada ordenha instável.
Há muitos comentários negativos dos proprietários sobre a máquina de ordenha Burenka, e a maioria deles afeta os modelos de pistão. Criadores de gado reclamam do trabalho muito barulhento. Dentro do motor, você pode ouvir claramente a característica de rosqueamento da operação do virabrequim com pistões.
O aumento da pressão de trabalho a longo prazo é considerado um problema para muitos. A partir do momento de ligar, deve demorar de 30 a 60 segundos. Problemas foram observados ao medir a ondulação. Em vez da frequência recomendada de 60 ciclos / min. o equipamento produz até 76 ciclos / min. Nos dados do passaporte, o parâmetro da taxa de ondulação é 60:40. No entanto, a bomba atua como um pulsador na unidade de pistão Burenka. O movimento dos pistões ocorre sem demora, o que dá o direito de assumir uma relação de pulsação real de 50:50.
Durante a operação, o terceiro ciclo de ordenha - descanso - não funciona bem para alguns modelos. O forro não abre totalmente e a vaca se sente desconfortável. O leite às vezes não é extraído totalmente.
O alinhamento
Convencionalmente, os agregados de Burenka podem ser divididos em três grupos:
- Modelos a seco para ordenhar 5 vacas. As ordenhadeiras são equipadas com motor de 0,75 kW com velocidade de rotação de 3 mil rpm.
- Modelos a seco para ordenhar 10 vacas. Os aparelhos são dotados de motor de 0,55 kW com velocidade de rotação de 1,5 mil rpm.
- Modelos do tipo óleo para ordenhar 10 vacas. As ordenhadeiras utilizam motor de 0,75 kW com velocidade de rotação de 3 mil rpm.
Cada grupo inclui um modelo com características específicas. A classificação dos dispositivos é indicada pela abreviatura "Combi", "Standard", "Euro".
Para uso doméstico, os dispositivos Burenka-1 da configuração básica com a designação "Padrão" são adequados. A máquina de ordenha pode servir até 8 vacas. O dispositivo Burenka-1 com a abreviatura "Euro" tem pequenas dimensões. O equipamento atende 7 vacas por hora. O modelo Burenka-1 N é popular devido à presença de uma bomba de vácuo a seco que pode funcionar longe das teteiras.
O modelo Burenka-2 tem características aprimoradas. Duas vacas podem ser conectadas ao dispositivo ao mesmo tempo. A máquina de ordenha atende até 20 vacas por hora.A bomba de vácuo do tipo seco bombeia 200 l de leite / min.
A ordenhadeira Burenka 3m, equipada com bomba tipo óleo, apresenta características aprimoradas. O equipamento é equipado com motor de 0,75 kW com velocidade de rotação de 3000 rpm. O modelo é projetado para grandes fazendas. As instruções gerais para a ordenhadeira Burenka 3m afirmam que três vacas podem ser conectadas para ordenha ao mesmo tempo. A produtividade é de até 30 vacas por hora.
As características dos diversos modelos do tipo pistão para uso doméstico para ordenha de cabras e vacas são apresentadas na tabela:
No vídeo, o trabalho do aparato de pistão Burenka
Especificações da máquina de ordenha
O fabricante ucraniano de ordenhadeiras Burenka equipou seu equipamento com uma lata de aço inoxidável, que tem um melhor efeito na qualidade do leite. As mangueiras de leite são feitas de silicone transparente, o que melhora o controle visual da ordenha. Inserções de copas para tetinas Burenki são elásticas, não irritam as tetas e os úberes.
As seguintes qualidades são inerentes aos dispositivos da Burenka:
- trabalho confiável;
- recipiente amplo para coleta de leite;
- Boa performance;
- compacidade do equipamento.
Apesar de muitas críticas negativas sobre as unidades de pistão, outros modelos da Burenka têm boas características e são fáceis de operar.
A tabela mostra as características da ordenhadeira Burenka "Tandem". O dispositivo está equipado com um carrinho de transporte conveniente. Todos os itens do equipamento têm acesso gratuito. Dimensões compactas e distância entre eixos confiável dão ao modelo manobrabilidade.
Como usar a ordenhadeira Burenka
As instruções anexadas à máquina de ordenha Burenka incluem principalmente ações padrão. O sistema é lavado antes da ordenha. Seque os copos e o recipiente de coleta de leite. Se várias vacas são ordenhadas, a lavagem também é necessária após cada processo. As tetinas são imersas em água limpa, o motor é ligado. Com o início da criação do vácuo, o aparelho começará a sugar o líquido pelas tetinas, passar pelas mangueiras e drenar para a lata. Após a secagem, as inserções de silicone das tetinas são desinfetadas antes do uso.
O úbere é lavado da sujeira, estrume aderido, enxugado com um pano seco. Os mamilos são tratados com especial cuidado. Eles devem caber completamente secos nas tetinas. O úbere da vaca é massageado bem antes da ordenha.
Uma maneira simples de usar a máquina de ordenha para vacas Burenka permite que um criador iniciante domine rapidamente o equipamento:
- Após lavar e secar o aparelho, feche a tampa da lata. Abra a torneira de vácuo e ative o interruptor simultaneamente. O medidor de vácuo deve mostrar um parâmetro operacional de 36-40 mm Hg. Se o valor não estiver correto, faça um ajuste.
- Antes de conectar ao úbere da vaca no feixe da conexão da teteira, abra a torneira. Colocar em cada mamilo é executado por sua vez. Durante a ligação, não gire os copos, caso contrário o ciclo de ordenha será interrompido, haverá extração irregular do leite.
- Se os copos estiverem corretamente conectados ao úbere, o leite fluirá imediatamente pelas mangueiras para a lata no início da ordenha. Se erros fossem cometidos, o sistema era despressurizado, o chiado do ar seria ouvido nos vidros. O leite pode estar faltando se conectado corretamente se a vaca não estiver pronta para a ordenha. O processo é interrompido imediatamente. Os óculos são removidos do úbere, uma massagem adicional é realizada e o procedimento é repetido.
- Durante o processo de ordenha, o operador controla a operação do sistema. Quando o leite para de fluir pelas mangueiras, a ordenha é interrompida. O aparelho deve ser desligado a tempo para não danificar o úbere do animal. O leite da lata é colocado em outro recipiente.
Proprietários experientes, após a ordenha mecânica, verificam manualmente se a vaca abandonou todo o leite.A ordenha de pequenos resíduos evita a mastite do úbere.
Os requisitos gerais incluem a regra de adesão ao início da ordenha. O período ideal é de dois meses a partir da data do parto. Durante este período, o bezerro não recebe mais leite, mas é transferido para vegetais, feno e outros alimentos. Além disso, a esta altura, o leite está ganhando seu valor de sabor.
Conclusão
A ordenhadeira Burenka se tornará um assistente confiável, dará conta de sua tarefa, se você selecioná-la corretamente de acordo com os parâmetros. É importante seguir as recomendações do fabricante nas instruções de operação do equipamento.
a seta do medidor de pressão salta não mantém um vácuo constante