Contente
Hoje, as pessoas que criam animais de estimação estão pensando em qual raça de gado escolher para seu quintal. Tudo depende de qual direção será escolhida: laticínios ou carne. Mas Shvitskaya raça de vaca igualmente bom para a produção de carne e leite ao mesmo tempo.
As características do cuidado e da criação dos animais, as regras de alimentação serão discutidas no artigo. Além disso, citaremos os prós e os contras da raça de vacas suíças. Assim terá a oportunidade de pensar e fazer a escolha certa do gado para os seus terrenos subsidiários pessoais ou para uma quinta.
Um pouco de historia
Esta raça de vacas foi criada há vários séculos na Suíça, no cantão de Schwyz. Para melhorar os animais locais com pernas curtas, foram usados gobies de raças orientais. Já naquela época, os criadores estavam pensando em criar vacas leiteiras e vacas de corte. Além disso, os animais deveriam ter força e resistência para que os touros pudessem ser usados no trabalho camponês.
Hoje, a raça de gado marrom Shvitskaya é animais de maturação precoce, altamente produtivos e fortes que fornecem carne e leite.
Hoje em dia, as vacas suíças são comuns em todo o mundo. Os criadores continuam trabalhando para melhorar a raça hoje. Além disso, em cada país, os animais têm suas próprias diferenças.
Na Rússia, prevalece a raça marrom Shvitskaya, obtida no século XIX. Além disso, os criadores russos criaram três variedades:
- laticínios;
- leite e carne;
- carne e laticínios.
As fazendas de criação cuidam bem dos touros Schwyz, já que o futuro da agricultura russa dependerá de sua saúde.
Descrição
Indicadores gerais
Apesar de Schwyz poder ser diferente, é necessário estar atento aos sinais comuns:
- As vacas suíças são castanhas, mas a tonalidade pode ser diferente. Eles se distinguem pela pele elástica e fina. A raça pode ser identificada por um espelho de chumbo escuro ao redor do nariz e pelos loiros.
- O cabelo na parte de trás também é mais claro do que nas laterais e na barriga. Os touros suíços têm cabeça e torso frontal mais escuros do que as novilhas. Veja como o animal parece imponente na foto.
- As formas nos animais são proporcionais, mas aqui você pode encontrar a diferença. Nos animais da direção da carne, os músculos são altamente desenvolvidos, são largos no corpo, mas o úbere é pouco desenvolvido. As vacas leiteiras suíças, por outro lado, são angulares com um corpo alongado.
Raça de carne láctea, descrição
Os russos dão preferência às vacas da raça Schwyz, de leite e carne.
Prestamos atenção especial à descrição e características dos animais:
- grande, até 1 metro e 34 cm de altura;
- em um pescoço forte e curto, há uma cabeça pequena, com uma testa larga;
- chifres com pontas escuras;
- o tórax atinge 187 cm de circunferência, cerca de 44 cm de largura e cerca de 70 cm de profundidade;
- sem barbela;
- o úbere é em forma de tigela, menor do que o de uma raça de vacas puramente leiteiras;
- as pernas com cascos pretos são bem inseridas e se distinguem pela força.
Categorias de peso
Agora vamos nos deter na raça suíça de vacas - a característica do peso:
- Os bezerros recém-nascidos são bastante grandes, pesando 32-41 kg. Com a idade de um ano, tanto as novilhas quanto os touros ganham cerca de 300 kg. Já em um ano e meio, os bezerros pesam 350-370 kg em condições ideais. Via de regra, o ganho de peso diário deve ficar entre 800 gramas e um quilo. Aqui estão os bezerros Schwyz na foto.
- O peso das vacas adultas da raça Schwyz oscila em torno de 550 kg. Também há recordistas, com quase 800 kg.
- O peso dos touros reprodutores é de cerca de 950 kg. Com excelente alimentação e cuidado, podem chegar a 1100 kg.
Sobre produtividade
A raça suíça de vacas, mesmo na direção de laticínios e carnes, distingue-se pela excelente produção de leite. A produtividade de um animal é de até 3,5 toneladas de leite com teor de gordura de 3,6 a 3,8%. Em granjas de criação, esse número chega a 4%. A proteína do leite é de até 3,6%, portanto, um grande rendimento de queijo cottage é obtido.
Quanto à carne, o rendimento é de cerca de 60%. A carne suíça é de alta qualidade.
Vacas suíças na fazenda:
Vamos resumir
A raça suíça de vacas, infelizmente, não está disponível em toda a Rússia, mas apenas em 9 regiões. Dada a produtividade do gado, gostaria que esses animais se estabelecessem em fazendas e lotes subsidiários dos russos e assumissem uma posição dominante ali. Afinal, as sanções do Ocidente e da América exigem o desenvolvimento da agricultura e o recebimento de um grande número de produtos de alta qualidade e ecologicamente corretos.
Muitos de nossos leitores estão interessados em quais são os prós e os contras das vacas. Vamos designá-los.
Pontos positivos:
- vacas e gobies são resistentes, grandes, praticamente não ficam doentes se forem fornecidos cuidados, alimentação e manutenção adequados;
- rápido crescimento e ganho de peso;
- vacas parem todo ano, às vezes gêmeas;
- grande produção de leite e carne;
- os animais são calmos, equilibrados, a agressividade não é observada;
- sinto ótimo em quaisquer condições climáticas.
E agora sobre os contras, porque seria injusto para nossos leitores manter o silêncio sobre eles. Embora deva ser observado que existem algumas desvantagens:
- a alimentação deve ser rica em calorias e em grandes quantidades;
- baixa produtividade de leite;
- Devido à natureza atípica do úbere, a ordenha mecânica é inadequada, embora as vacas sejam ordenhadas manualmente em fazendas particulares e pequenas fazendas.