Contente
Eles aprenderam como tratar verrugas em uma vaca no úbere nos tempos antigos. Agora, alguns proprietários de gado ainda estão usando métodos populares antigos, ignorando os métodos modernos de tratamento da papilomatose. Muitas vezes, os crescimentos do úbere desaparecem por conta própria, no entanto, em alguns casos, os papilomas levam a consequências tristes e à morte do animal. Todo dono de vaca deve saber como essa doença se manifesta e como prevenir a papilomatose em bovinos.
Por que uma vaca tem verrugas no úbere?
A papilomatose bovina é uma doença viral crônica caracterizada pela formação de tumores benignos (verrugas) nas membranas mucosas e na pele. O agente causador da papilomatose bovina pertence aos vírus DNA genômicos da família Papovaviridae, gênero Papillomavirus.
A infecção de um animal ocorre mais frequentemente em contato direto com um portador do vírus quando vacas infectadas e saudáveis são mantidas juntas, bem como:
- pelas mãos do pessoal de serviço;
- por meio do inventário para o cuidado dos animais;
- quando marca;
- com as picadas de insetos sugadores de sangue.
A infecção com o vírus pode ocorrer durante o acasalamento com papilomatose dos órgãos genitais em um touro. No entanto, neste caso, as neoplasias aparecem nas membranas mucosas dos órgãos genitais. Os bezerros durante o período de amamentação, alimentando-se do leite de uma vaca doente, que apresenta protuberâncias nos mamilos, também podem se infectar com essa doença desagradável.
Animais mantidos em condições não higiênicas freqüentemente sofrem de papilomatose. Comedouros e bebedouros sujos, umidade e não observância dos padrões básicos de higiene durante a ordenha afetam a saúde do gado.
A diminuição da imunidade e a manifestação da doença também levam a:
- alimentação desequilibrada;
- alimentação de má qualidade;
- falta de exercício e bebedouro de boa qualidade.
Nas pastagens, são frequentes os casos de infecção de animais ao beber de reservatórios sujos e estagnados, lagoas.
As neoplasias podem afetar qualquer parte do corpo do animal. Em vacas, o úbere é mais afetado. Durante o período de pastejo, com pastejo livre, os animais costumam receber microtrauma no úbere. No período de estábulo, eles também não são excluídos durante a ordenha mecânica ou a superlotação do gado.
A infecção do animal pelo vírus pode ocorrer por meio de rachaduras, arranhões e escoriações nos mamilos. As verrugas do úbere da vaca aparecem como crescimentos pequenos, densos e lisos que podem aumentar de tamanho com o tempo e cobrir toda a área do peito, incluindo os mamilos. Os tamanhos das neoplasias benignas variam de grãos de milho a ovos de galinha.
Os papilomas crescem lentamente, por isso os pequenos nódulos nos primeiros meses da doença são completamente invisíveis. Em casos graves, as verrugas coalescem (crescem juntas) e formam dobras.
Por que o crescimento do úbere em uma vaca é perigoso?
Em alguns casos, o crescimento do úbere desaparece sem tratamento. Freqüentemente, as verrugas desaparecem durante a gravidez ou após o parto. Portanto, muitos proprietários não têm pressa em tomar qualquer medida quando são encontrados pequenos papilomas, especialmente em animais jovens. No entanto, especialistas veterinários acreditam que a manifestação da papilomatose não pode ser ignorada, uma vez que essa doença indica principalmente uma diminuição da imunidade.
Do momento da infecção ao aparecimento das primeiras neoplasias, leva de três a oito semanas. Os primeiros pequenos crescimentos, por via de regra, não causam desconforto ao animal. No entanto, com o tempo, pequenos papilomas podem crescer até 10-15 cm de diâmetro. Após 4-6 meses, as verrugas engrossam, secam e desaparecem após 8-12 semanas. Quando feridas, as verrugas começam a sangrar, ulcerar e se infectar facilmente.
Em alguns casos, os papilomas se formam dentro do mamilo (no epitélio do canal mamilar) e na cisterna de leite. O úbere da vaca torna-se protuberante e dolorido. Pequenos coágulos sanguíneos podem ser vistos no leite durante a ordenha. A produtividade do animal cai drasticamente.
Na ausência de tratamento medicamentoso, os papilomas bloqueiam o canal mamilar e evitam que a secreção seja excretada. A vaca desenvolve mastite, edema e atrofia do úbere.
Às vezes, até mesmo pequenos papilomas degeneram em tumor maligno, que pode levar à morte do animal. Portanto, não é recomendável excluí-lo.
Se forem encontradas verrugas na pele do úbere de uma vaca, antes de mais nada, é necessário chamar um veterinário em casa ou consultar um especialista tirando uma foto das neoplasias. Em qualquer caso, o diagnóstico de papilomatose é feito com base em exames laboratoriais.
Como remover verrugas do úbere de uma vaca
O tratamento de papilomas no úbere de vacas deve começar com uma análise minuciosa da dieta e das condições dos animais. Se forem detectados tumores na pele da glândula mamária e em outras partes do corpo, o indivíduo doente deve ser isolado do rebanho.
Se você encontrar uma única verruga grande no úbere de uma vaca, pode usar o método antigo e comprovado - enfaixar o crescimento com um fio de seda. Este método de remoção de verrugas pode ser usado se o crescimento for estreito na raiz (tem uma perna). A ligadura da base do papiloma interfere no suprimento sanguíneo da neoplasia, que depois de um tempo seca e desaparece.
As verrugas grandes e médias no úbere devem ser removidas. Os papilomas podem atingir tamanhos impressionantes - do tamanho de um ovo de galinha ou de uma noz. Antes da remoção, 1-2 ml de uma solução de novocaína a 2% são injetados na base do papiloma e, em seguida, o tumor é removido junto com a pele. Uma sutura é aplicada à ferida e tratada com anti-sépticos. As verrugas pequenas e planas podem ser lubrificadas com ácido acético, pomada salicílica.
Para uma rápida cicatrização de feridas após a remoção ou cauterização de verrugas, pode-se usar a suspensão “Spray de Alumínio”, um antibiótico de amplo espectro “Spray de Terramicina”.
Com extensos danos ao úbere de uma vaca com crescimentos, um tratamento complexo é necessário. Do lado de fora, os papilomas são cauterizados com ácido nítrico, ácido carbólico, lápis-lazúli, correntes de alta frequência (eletrocoagulação) ou tratados com nitrogênio líquido.
Para se livrar das verrugas e sua rápida remoção do úbere da vaca, um remédio eficaz "Antiborodavka", pomada salicílica também é usado.
A dieta de uma vaca doente inclui sulfato de magnésio na dosagem de 30-50 g por 10 dias. Para estabilizar o sistema de defesa do corpo, é necessário realizar um curso de drogas imunoestimulantes:
- "Gamavit";
- Fosprenil;
- Interferon;
- "Mixoferon";
- Eleovit.
Além disso, as injeções intramusculares de cianocobalamina (vitamina B12) são prescritas para dois dias pela manhã e à noite. Previamente, 1 ml de solução de novocaína a 2% é injetado sob a base da neoplasia. Você também pode aplicar o bloqueio de novocaína com solução a 1% na dosagem de 60-80 ml (por via intravenosa) com um intervalo de um dia. No total, devem ser administradas 3-5 injeções. Para o tratamento de verrugas, a administração intravenosa de uma solução de novocaína a 1% e penicilina também é usada.
Remédios populares para o tratamento de papilomas em bovinos
Para remover verrugas em vacas leiteiras, você pode usar métodos populares simples e eficazes:
- limpar o úbere com uma decocção de batata germinada (ou casca) três vezes ao dia;
- aplicar a massa de cebola finamente ralada nas verrugas uma vez ao dia ou fazer suco 2 a 3 vezes ao dia;
- você pode curar verrugas em uma vaca no úbere, lubrificando-o com uma mistura de um copo (200-250 ml) de óleo vegetal aquecido em uma panela com cebolas picadas e cera (20-25 g) por 7 a 14 dias;
- tratamento local de crescimentos no úbere de uma vaca com amônia;
- aplicar nas áreas afetadas do peito uma mistura de alho ralado e banha (na proporção de 1: 1) duas vezes ao dia;
- lubrificação das áreas afetadas da pele com soro de leite por um mês;
- esfregar uma mistura de raiz de rábano moída com sal na proporção de 1: 1 nas áreas afetadas até a recuperação completa;
- lubrificação diária dos mamilos com óleo de mamona por 30-40 dias;
- tratamento de áreas do úbere afetadas por papilomas com óleo sólido. Todas as vezes após a ordenha por 2-3 semanas (antes de aplicar a mistura, lave a área desejada com água morna limpa);
- lavar a tigela do úbere e as tetas com uma decocção quente de pulmão (1 colher de sopa. l de grama seca para 2 colheres de sopa. água fervente) durante o dia (4-6 vezes).
Prevenção da papilomatose em vacas
Para prevenir a ocorrência de papilomatose de úbere em vacas, é necessário seguir as regras básicas de criação de gado:
- mantenha os celeiros limpos - remova o estrume na hora certa, troque a cama duas vezes ao dia;
- evitar a criação de animais em aglomeração;
- desinfetar completamente o equipamento, itens de cuidados, comedouros e bebedouros;
- os animais infectados devem ser isolados imediatamente dos saudáveis e a sala deve ser desinfetada;
- antes da ordenha, o úbere da vaca deve ser inspecionado quanto a microtraumas, lavado com água morna e enxugado;
- Antes e depois da ordenha, a pele pode ser tratada com a pomada Caring Milkmaid, que ajuda a cicatrizar rachaduras, arranhões e restaurar o epitélio.
Em alguns animais portadores do vírus, a doença não se manifesta. Portanto, os proprietários de gado são aconselhados a realizar exames preventivos e testes laboratoriais regulares.
A melhor prevenção da papilomatose bovina é a vacinação. Normalmente, os veterinários fazem por conta própria a vacina, utilizando biomateriais (papilomas) de animais doentes. Com manifestações frequentes de papilomatose em grandes rebanhos, os animais jovens são vacinados pela primeira vez aos 12 meses. A revacinação é realizada em duas semanas.
Conclusão
Existem muitas maneiras de tratar as verrugas do úbere em uma vaca. A medicação deve ser realizada apenas por um veterinário. As formas graves de papilomatose podem levar à atrofia do úbere e à degeneração de uma neoplasia benigna em um tumor maligno. Para evitar a infecção de uma vaca com o vírus, é necessário seguir as regras de guarda do animal, fazer exames preventivos no úbere para neoplasias e também vacinar o gado na hora certa.