Contente
As abelhas são uma espécie organizada de criaturas que vivem de acordo com suas próprias leis e regras estabelecidas. Durante milhões de anos de evolução, foi realizada a formação de um tipo de comportamento social, a divisão dos indivíduos de acordo com as funções. Cada abelha tem uma finalidade e não importa se é um zangão, uma operária ou uma abelha rainha, graças à qual a comunidade de abelhas consegue uma vida normal. A abelha rainha é a rainha da colmeia, que não só une toda a família, mas também dá continuidade à família. A principal tarefa da abelha rainha é a reprodução e a manutenção da família intacta.
Qual é a aparência de uma abelha-rainha?
Uma característica distintiva da abelha rainha é seu tamanho. Como regra, a abelha rainha é várias vezes maior em comprimento e peso. O comprimento do corpo é de 2 a 2,5 cm e o peso varia de 18 a 33 g.
O corpo da rainha é alongado, o abdômen tem a forma de um torpedo, que se projeta fortemente além das asas. Ao contrário de outros insetos, os olhos da abelha rainha são muito menores, não havendo diferenças na estrutura interna. A principal diferença entre a abelha rainha são os ovários desenvolvidos.
A abelha rainha é lenta, de difícil movimentação, pelo que não sai da colmeia sem necessidade de acasalamento, ou enxameando... A rainha está constantemente rodeada de abelhas operárias que cuidam e alimentam a dona de casa. Se necessário, você pode ver como a abelha-rainha se parece na foto.
Útero fetal
Via de regra, uma rainha fetal é uma abelha rainha que conseguiu acasalar com zangões, após o que começou a pôr um grande número de ovos fertilizados. Indivíduos que trabalham são subseqüentemente chocados a partir deles.
A abelha rainha parece muito maior em comparação com o fundo de outros insetos. Graças a ela, a força e o poder de toda a família são determinados. Como os apicultores experientes freqüentemente notam, a abelha rainha depende inteiramente da abelha rainha e, como resultado, elas podem ser amigáveis ou agressivas.
Útero infértil
Útero infértil é aquele indivíduo que ainda não passou pelo processo de acasalamento com zangões, pois ainda é jovem, ou não conseguiu acasalar devido ao mau tempo, pelo que permaneceu infértil. Em tais casos, a abelha rainha põe ovos exclusivamente estéreis, dos quais os zangões eclodem.
Depois que esse indivíduo sai do licor-mãe, ele fica enfraquecido por algum tempo, devido ao transbordamento dos intestinos, o movimento é lento. Depois de alguns dias, a abelha ganha força e depois de outros 4 dias sai para um vôo aproximado, depois de uma semana sai voando para o acasalamento.
Como distinguir um útero fetal de um útero infértil
Muitas vezes acontece que nos estágios iniciais é muito difícil distinguir uma abelha rainha fetal de uma infértil. Depois que os indivíduos nascem, eles têm o mesmo tamanho e estrutura corporal e são igualmente ativos. Somente depois de 5 dias as diferenças se tornam visíveis, e o útero estéril começa a ficar visivelmente para trás em crescimento.
O útero fetal é bastante grande; no favo de mel, ele se move lentamente, sem movimentos bruscos.Possui abdômen espesso e está sempre próximo à ninhada aberta - procurando células livres para botar ovos.
Por sua vez, o útero infértil é muito agitado, constantemente em movimento. É de tamanho pequeno, o ventre é fino, aparecendo constantemente em diferentes partes do ninho. Se necessário, você pode ver o tamanho das abelhas rainhas na foto, o que permitirá que você entenda as diferenças entre as espécies.
Como a rainha aparece nas abelhas
O desenvolvimento da abelha principal na colmeia ocorre em várias etapas:
- 1-2 dias - o ovo está no útero, após o qual é colocado em uma tigela especialmente preparada;
- 3-7 dias - a larva eclode, que se alimenta ativamente de geleia real;
- 8-12 dias - a larva se alimenta ativamente e se prepara para se tornar uma pupa;
- 13-16 dias - período de pupa;
- Dia 17 - o aparecimento de um útero infértil.
Após 5 dias, a rainha começa a voar, o que dura 7 dias, após os quais a abelha rainha retorna à colmeia e começa a pôr ovos.
Ciclo da vida
Se uma colônia de abelhas vive em condições naturais, então uma abelha rainha vive assim por 8 anos. Nos primeiros anos de vida, a abelha rainha se distingue por um alto nível de fertilidade - pode colocar até 2.000 ovos por dia, ao longo do tempo, a capacidade reprodutiva diminui. O suprimento de sêmen obtido no processo de fertilização se esgota e a abelha rainha põe ovos não fertilizados. Assim que a colônia de abelhas começa a sentir que sua rainha está se tornando um zangão, ela é substituída.
Quais são as funções da abelha rainha?
A abelha rainha é responsável por manter a população de insetos na colméia, além disso, ela une o enxame. Você pode determinar a qualidade da rainha pelo número de ovos postos. Se a abelha rainha for boa, em 24 horas ela colocará cerca de 2.000 ovos. Após a fertilização dos ovos, nascem operárias e outras rainhas, e os zangões nascem de ovos não fertilizados.
Como mostra a prática, a expectativa de vida da rainha da colmeia é de cerca de 5 anos, após alguns anos a capacidade reprodutiva diminui, as abelhas rainhas põem cada vez menos ovos, como resultado os apicultores substituem a rainha após 2 anos. As abelhas são capazes de reconhecer a abelha rainha pelos feromônios que ela secreta (eles também determinam morte e perda).
Tipos de rainhas
Até o momento, existem 3 tipos de rainhas, se necessário, você pode ver como a rainha da abelha se parece na foto:
- fistuloso - aparece depois que a rainha anterior foi perdida ou morreu;
- enxame - aparece no momento em que a colônia de abelhas planeja deixar a colmeia. Esses indivíduos são considerados os mais fortes e são capazes de dar uma prole saudável;
- mudança silenciosa - o processo de aparecimento é natural, tal indivíduo vem para substituir a velha rainha.
É importante controlar as rainhas do enxame, pois mais cedo ou mais tarde elas sairão da colmeia com toda a família.
Fistulous
Uma abelha rainha é uma abelha rainha que substitui a rainha. Se a abelha rainha morrer, o enxame saberá sobre sua morte em 30 minutos. Nessas situações, a colônia de abelhas começa a zumbir bem alto, o trabalho é interrompido e a busca pela rainha começa. É neste momento que as abelhas são forçadas a trazer uma nova rainha, se a antiga não tiver sido encontrada.
As larvas são ativamente alimentadas com leite real (via de regra, em uma situação normal, as larvas recebem leite por vários dias, após o qual são transferidas para uma mistura de mel e pão de abelha). Após 20 dias, nascem cerca de 20 a 25 novas rainhas, que gradualmente começam a se destruir. Isso se deve ao fato de que mais de uma rainha pode viver na colmeia.
Como esses indivíduos se desenvolvem em células pequenas, sua qualidade é muito inferior. Alguns apicultores experientes combinam várias células, dando à larva mais espaço para se desenvolver, mas como esse trabalho é trabalhoso, esse método raramente é usado.
Enxame
No processo de vida, a abelha rainha põe de 10 a 50 células rainhas, via de regra, seu número depende totalmente da força da família. As larvas que nascem obtêm tudo de melhor - recebem os melhores alimentos, bem cuidados, de modo que se acaba por criar indivíduos de alta qualidade. Uma característica distintiva deste tipo de rainhas é a tendência para o enxame. Se as medidas necessárias não forem tomadas em tempo hábil, o enxame sai do apiário. É por isso que muitos apicultores preferem recorrer ao isolamento da rainha.
Mudança silenciosa
A velha rainha da colmeia põe um ovo em uma tigela separada, enquanto a vida da família continua como antes. Após 16 dias, uma nova abelha rainha eclode do ovo, o que mata a velha rainha.
O nascimento de um útero tranquilo é realizado em vários casos:
- Esta situação foi provocada pessoalmente pelo apicultor.
- A abelha rainha é muito velha.
- A abelha rainha está danificada e, como resultado, morrerá em breve.
As rainhas obtidas desta forma são da mais alta qualidade.
Conclusão da abelha rainha
Existem várias maneiras de trazer a rainha das abelhas: natural, artificial. Se o caminho natural for escolhido, as abelhas constroem independentemente uma célula-rainha, onde depois colocam seus ovos. Para que as rainhas emergentes tenham uma capacidade reprodutiva bem desenvolvida, elas são alimentadas de forma intensiva, usando geléia real para isso.
Com o método artificial, você precisará de:
- Remova a abelha rainha e abra a ninhada da colmeia, deixando apenas os ovos e as larvas.
- Para que novos indivíduos adquiram excelentes habilidades reprodutivas, o favo de mel é cortado por baixo.
- O útero é cortado e colocado na colmeia, após o que o útero é devolvido.
Vôo das rainhas
Depois que a rainha da colmeia atinge a puberdade, ela vai realizar o ritual de acasalamento. Muitas vezes, a abelha rainha não sai do apiário durante o vôo. Após 7 dias, o útero voa para o acasalamento. Se o acasalamento por algum motivo não ocorrer durante a semana, a rainha permanece infértil.
O zangão que conseguiu alcançar a rainha participa do acasalamento, todo o processo se dá no ar, no tempo quente. Se a fertilização for bem-sucedida, a abelha arranca os órgãos genitais do zangão e retorna com eles para a colméia para provar que o acasalamento foi bem-sucedido.
Conclusão
A abelha rainha é a rainha da família das abelhas, cujas funções incluem botar ovos e manter a colmeia viva. A abelha rainha é cuidada por toda a colmeia, cuidada, alimentada e protegida. Apenas uma rainha pode viver em uma família de abelhas. Se uma segunda aparecer, elas lutarão até que uma seja deixada viva.