Qual é a aparência de uma abelha

A estrutura da abelha é considerada tão única que existe uma ciência especial em biologia que estuda a estrutura externa e interna das abelhas - a apiologia. Na Europa, o termo soa como apidologia e inclui pesquisas sobre todos os tipos de abelhas.

A estrutura externa da abelha

As abelhas, como outras espécies de insetos, não têm esqueleto. Seu papel pode ser desempenhado por uma pele complexa, que contém quitina.

A cor da abelha e sua estrutura corporal permitem distinguir o inseto de todas as outras espécies. O corpo tem uma distribuição clara e é composto por três seções:

  • cabeça;
  • peito;
  • abdômen.

Cada um desses departamentos cumpre um certo significado na vida de um inseto e inclui um certo conjunto de órgãos. Nas laterais da cabeça há dois olhos compostos, entre os quais há três olhos simples. Cada olho percebe alguma parte da imagem e, no conjunto, tudo isso se transforma em uma única imagem. Os cientistas chamam esse tipo de mosaico de visão. O olho consiste em uma lente e há pequenos pelos em torno dele.

Com a ajuda de olhos complexos, os insetos podem ver objetos que estão distantes, por isso se orientam durante seu voo no espaço. Olhos simples permitem a formação de uma imagem nas proximidades, o que permite ao inseto coletar o pólen.

Se considerarmos o aparelho bucal da abelha, podemos ver que na parte inferior da cabeça existe uma tromba, que inclui a mandíbula e o lábio inferior. O comprimento da tromba pode variar dependendo da espécie e varia de 5,6 a 7,3 mm. Como os órgãos internos estão localizados no abdômen, essa parte é a maior e mais pesada.

Você pode ver a estrutura da abelha na foto abaixo.

Quantos olhos uma abelha tem e como ela vê o mundo ao seu redor?

No total, o inseto tem cinco olhos. Destas, 3 são simples, estão localizadas na parte frontal da cabeça da abelha, as demais são complexas, localizadas nas laterais. Olhos simples diferem pouco uns dos outros, mas os complexos têm diferenças significativas no tamanho e número de facetas, por exemplo:

  • a rainha da colmeia tem olhos compostos localizados nas laterais, o número de facetas chega a 4 mil;
  • os olhos de uma abelha trabalhadora têm o formato oval, embora sejam muito menores e totalizem 5 mil. facetas;
  • olhos mais complexos em drones. Via de regra, são bastante grandes e interligadas na parte frontal, podendo o número de celas ultrapassar 10 mil peças.

Devido à estrutura especial dos olhos, os insetos podem ver objetos tridimensionais, enquanto a forma pode ser diferente do que uma pessoa vê. Por exemplo, os insetos são muito pobres em perceber formas geométricas. Eles veem as formas coloridas com muito mais clareza. Os indivíduos mostram o maior interesse em objetos que se movem. Além disso, as abelhas podem ler vibrações leves e usar isso para orientação no espaço.

Atenção! Com a ajuda de olhos complexos, os insetos são guiados pelo terreno, eles veem a imagem completa. Olhos pequenos permitem que você veja claramente objetos próximos.

Quantas asas uma abelha tem

No total, a abelha tem quatro asas, enquanto as duas asas dianteiras cobrem completamente o par das traseiras. Durante o vôo, eles são conectados em um plano.

Os indivíduos colocam suas asas em movimento com a ajuda dos músculos peitorais. Deve-se notar que até 450 flaps das asas podem ser realizados em um segundo.Em um minuto, um inseto pode voar 1 km, mas um indivíduo que carrega o néctar voa muito mais devagar. Ou seja, uma abelha que se dirige para o mel voa mais rápido do que um indivíduo que retorna com a presa.

Em busca de néctar, os insetos podem voar para longe do apiário por no máximo 11 km, mas na maioria das vezes eles voam a uma distância de no máximo dois km das colmeias. Isso se deve ao fato de que quanto mais longe o inseto voa, menos néctar é trazido para casa.

Importante! Se você olhar as asas de uma abelha ao microscópio, poderá ver um grande número de vasos cheios de hemolinfa.

Quantas pernas uma abelha tem

Se olharmos para a estrutura de uma abelha na foto, então vale a pena notar que ela tem 3 pares de pernas, e todos eles são diferentes uns dos outros. O par do meio é o menos especializado em estrutura. Cada pé consiste nas seguintes partes:

  • bacia;
  • girar;
  • quadril;
  • canela;
  • tarso com 5 segmentos.

Além disso, existem garras nas pernas que permitem que os insetos se agarrem à superfície durante o movimento. As patas dianteiras parecem mãos, são bastante poderosas. Os insetos os usam para realizar vários tipos de trabalho. Os membros posteriores são equipados com dispositivos especiais chamados cestos.

Anatomia de abelha

A peculiaridade da estrutura interna da abelha é a presença de órgãos com o auxílio dos quais é realizada a produção do mel. Isso se aplica ao sistema digestivo do inseto, ou seja, a presença de órgãos especiais - o bócio mel e a glândula faríngea. No bócio, os insetos armazenam o néctar e, com a ajuda de enzimas, é realizado o processo de conversão do néctar em mel.

Graças ao sistema muscular e nervoso desenvolvido, os insetos voam com bastante rapidez, constroem favos de mel, extraem e processam o néctar. Tal atividade só é possível devido ao processo contínuo de respiração.

Uma abelha tem coração

Acredite ou não, as abelhas têm coração. Na aparência, o coração de um inseto se assemelha a um longo tubo, que está localizado na parte superior do corpo e percorre toda a parte de trás até a cabeça. Tubos muito mais finos se estendem pelo tórax da abelha e são chamados de aortas. A hemolinfa flui da aorta para a cavidade da cabeça do inseto. O tubo é fixado com segurança por fibras musculares às costas do inseto e possui 5 câmaras que se comunicam entre si. Com a ajuda dessas câmaras, a hemolinfa é transmitida, enquanto a substância se move apenas em uma direção - do abdome para a cabeça.

Particularmente notável é o som produzido, que pode diferir em altura e timbre. Cada família emite um zumbido individual, dependendo do estado fisiológico. É graças aos sons emitidos que os apicultores determinam e controlam o estado dos indivíduos. Graças ao tom de zumbido, apicultores experientes podem entender o seguinte:

  • os insetos são frios;
  • a comida acabou;
  • a família planeja enxamear;
  • a rainha da colmeia está presente;
  • a rainha da colmeia está morta ou se foi.

Além disso, você pode entender como a família se relaciona com a nova rainha se a antiga ou falecida foi substituída.

Quantos estômagos uma abelha tem

Ao realizar estudos regulares da estrutura do corpo do inseto, os seguintes fatos surpreendentes foram revelados:

  • o inseto tem 2 estômagos, um para digestão e outro para mel;
  • o estômago para o mel não produz sucos digestivos.

Uma enzima é produzida no estômago, graças à qual o néctar é decomposto em mel e frutose. Sob a ação da enzima, o néctar é completamente decomposto, os insetos passam a liberar néctar puro nas células destinadas ao armazenamento do mel.

Os insetos obtêm mel do néctar, que, por sua vez, é composto por quase 80% de água e açúcar. Com a ajuda da tromba, as abelhas sugam e depositam no estômago, que é reservado exclusivamente para o mel.

Atenção! O estômago de uma abelha pode armazenar até 70 mg de néctar.

Para encher completamente o estômago, os insetos precisam voar de 100 a 1.500 flores.

Como as abelhas respiram

Considerando o sistema respiratório das abelhas, pode-se notar que uma rede de traqueia de diferentes comprimentos está localizada em todo o corpo do inseto. Os sacos de ar estão localizados ao longo do corpo e são usados ​​como reservatório de oxigênio. Essas cavidades são interconectadas por eixos transversais especiais.

No total, a abelha tem nove pares de espiráculos:

  • três pares estão localizados na área do tórax;
  • seis estão na região abdominal.

O ar entra no corpo do inseto pelos espiráculos, que estão localizados no abdômen, e através do peito os espiráculos voltam. Nas paredes dos espiráculos existe um grande número de fios de cabelo que desempenham uma função protetora e impedem a entrada de poeira.

Além disso, os espiráculos possuem um dispositivo que permite fechar o lúmen da traqueia. O ar se move através dos sacos aéreos e da traqueia. No momento em que o abdômen da abelha é expandido, o ar começa a fluir dos espiráculos para a traquéia e os sacos de ar. Quando o abdômen se contrai, o ar é liberado. Depois disso, o ar entra dos sacos aéreos na traqueia e é transportado por todo o corpo do indivíduo. Quando todo o oxigênio é absorvido pelas células, o dióxido de carbono é liberado para o exterior.

Conclusão

A estrutura da abelha é do interesse de muitos, e isso não é surpreendente, porque os insetos trabalhadores só podem ser admirados. As abelhas levam um estilo de vida ativo - elas voam muito rapidamente, coletam o néctar e o transformam em mel. O estudo das abelhas continua até hoje, como resultado do qual você pode aprender constantemente mais e mais novos fatos sobre elas.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção