Contente
As larvas das abelhas, assim como os ovos e pupas, pertencem à ninhada. Normalmente, a pupa é uma ninhada selada e os ovos são uma ninhada aberta. Como você sabe, a abelha rainha põe ovos nas células da rainha, após o que ela os fertiliza. Subseqüentemente, outras rainhas, indivíduos que trabalham, se desenvolvem e crescem a partir dos ovos. Se a embreagem por algum motivo não foi fertilizada pelo útero, então zangões - machos - aparecerão dos ovos.
Quantos dias uma abelha choca
As abelhas vivem na natureza em famílias de dezenas de milhares de operárias e apenas uma rainha da colméia. Como regra, os drones são necessários apenas no período de verão e seu número é muito menor - 100-200 pcs.
O útero está empenhado em botar ovos, o número de novos indivíduos depende da sua qualidade. Acima de tudo, nascem as abelhas operárias. Após 21 dias, eclodem as abelhas, que são operárias. O período de desenvolvimento do útero é muito mais curto e leva apenas 16 dias.
Depois que os indivíduos trabalhadores nasceram, eles primeiro realizam o trabalho na colmeia; ao atingir a idade adulta, podem deixar a colméia:
- 1-3 dias - limpadores (arrancar as pupas das células, limpar a colmeia);
- 3-13 dias - enfermeiras (processam mel com pão de abelha, alimentam a rainha, zangões, filhotes de abelha);
- 13-23 dias - recepcionistas (tomar pólen, néctar, enriquecer com enzimas);
- 23-30 dias - sentinelas (guardando a colmeia).
Os machos, ou seja, os zangões, desenvolvem-se dentro de 24 dias após o útero ter posto os ovos. O ciclo de vida de uma abelha drone não é superior a 3 meses.
Estágios de desenvolvimento da abelha
As células usadas para o desenvolvimento das abelhas são diferentes em tamanho dos favos de mel comuns. O desenvolvimento é realizado em várias etapas:
- ovo - a abelha rainha está empenhada em colocá-los. Esta etapa dura 3 dias. É importante levar em consideração que esse período é igual para todos - abelhas operárias, zangões, mãe;
- larva - esta etapa leva 6 dias. Nos primeiros 3 dias, eles recebem alimentos de lactantes. Inicialmente, obtém-se a geleia real, depois que a dieta inclui uma mistura de mel e pão de abelha;
- prepupa - esta fase de desenvolvimento dura 2 dias para rainhas e operárias, 4 dias para zangões;
- crisálida - os insetos permanecem neste estado por 6 dias, após os quais se transformam em insetos adultos. As pupas permanecem imóveis e sem comida por cerca de 21 dias. No momento em que ocorre a muda, as abelhas aparecem;
- adulto - nos primeiros dias recebem alimento das abelhas mais velhas, após o que passam a consumir mel e pão de abelha por conta própria.
Depois que os jovens nascem, eles devem primeiro se familiarizar com o útero - tocá-lo com suas antenas, estudando o cheiro. Esses estágios permanecem inalterados, independentemente da raça de abelhas que vivem no apiário do apicultor e do tipo de larva: a rainha da colmeia, zangões, insetos trabalhadores.
Larva de abelha: nome e ciclos de desenvolvimento
As abelhas são insetos que passam por uma transformação completa. Antes de começar a fase de rotação do verme, que mais tarde se torna uma abelha, ele muda de pele 4 vezes. Os estágios de desenvolvimento do ovo à abelha são caracterizados por diferentes estruturas corporais, hábitos alimentares e comportamento dos indivíduos.Também é importante considerar o fato de que operárias, drones e rainhas se desenvolvem de maneira diferente. Ou seja, eles têm tempos de desenvolvimento diferentes, recebem rações diferentes.
Qual é a aparência de uma larva
As larvas têm uma estrutura simples: uma pequena cabeça, um corpo branco semelhante a uma minhoca, que inclui os segmentos abdominal e torácico. Externamente, a casca é coberta por uma pequena camada de quitina.
Tanto nas larvas das abelhas como nas abelhas jovens, os intestinos desempenham um papel importante, como regra, a seta anterior se assemelha a um tubo com músculos. No processo de contração intestinal, o inseto absorve o alimento líquido, desenvolvendo-se assim.
A maior parte do corpo é ocupada pelo intestino médio, ao longo do qual se localizam os órgãos excretores. O intestino posterior é curvo, com o ânus na extremidade. O coração está localizado na parte dorsal e consiste em 12 câmaras, mas o número de câmaras em uma abelha adulta é de apenas 5. Como você sabe, os órgãos genitais e o sistema nervoso estão fechados, os olhos e o olfato estão completamente ausentes. No lábio inferior existem glândulas giratórias, com a ajuda das quais o inseto tece um casulo para si mesmo no futuro.
Os insetos e zangões que trabalham são colocados nas mesmas condições, ao contrário das rainhas - um lugar especial é alocado para eles, uma vez que é necessário mais espaço durante o processo de desenvolvimento. Por 3 dias, todos são alimentados com geléia real, depois que se sabe quem exatamente vai eclodir, todos os indivíduos são transferidos para uma mistura de mel e pão de abelha. A geleia real continua a ser dada apenas ao útero.
Nutrição e número de mamadas
Sem dúvida, o padrão e o ciclo de desenvolvimento da abelha são pontos bastante importantes, mas um papel especial é dado à qualidade e quantidade da nutrição, a partir da qual as larvas se desenvolvem. É importante entender que o tipo de nutrição depende inteiramente de quem vai nascer - uma abelha rainha ou um indivíduo trabalhador. Muitas famílias podem alimentar seus filhos da mesma maneira. Nos primeiros 3 dias de vida, as larvas recebem o mesmo alimento - geleia real. As abelhas produzem leite com a ajuda da mandíbula superior ou inferior. Este produto alimentar contém todas as vitaminas necessárias para o desenvolvimento.
Após 3 dias, as abelhas são transferidas para uma mistura de mel e pão de abelha, enquanto as rainhas recebem leite ao longo de seu desenvolvimento. O período de desenvolvimento dura 5 dias. O tempo de formação de zangões de criação aberta é de 7 dias, insetos de trabalho - 6 dias.
A alimentação é um processo importante e que consome energia. Se a ninhada ficar sem comida por pelo menos alguns minutos, ela morre. As responsabilidades da ama de leite incluem a produção de cerca de 1.500 porções de leite.
Microclima
Além do ciclo de vida da abelha, é necessário entender qual microclima deve ser observado na colmeia para o pleno desenvolvimento das larvas. Via de regra, a primeira semeadura ocorre em fevereiro. Durante este período, é muito importante manter os níveis de temperatura e umidade exigidos. O desenvolvimento das larvas requer temperaturas que variam de + 32 ° C a + 35 ° C. Se a temperatura cair abaixo do nível mínimo permitido, a ninhada ficará enfraquecida. As abelhas jovens serão subdesenvolvidas, algumas podem ter asas deformadas.
É importante também entender que não deve haver aumento do regime de temperatura acima do nível máximo permitido, pois neste caso a cria pode morrer. Durante o tempo frio, os indivíduos são pressionados contra as paredes das células, criando o microclima necessário para o desenvolvimento das larvas. Em dias quentes, os insetos reduzem a temperatura por conta própria. Para fazer isso, eles começam a bater as asas rapidamente, fornecendo fluxo de ar.
Estágio prepupal
No momento em que as larvas estão na célula lacrada, elas se endireitam e começam a tecer um casulo, ou seja, iniciam o processo de pupação. Este estágio é chamado de estágio pré-pupal. Posteriormente, uma prepupa se desenvolve dentro do casulo.Após 24 horas, esse processo chega ao fim, depois de mais algumas horas começa a primeira muda. A velha casca da pupa permanece na célula e fica lá até o final, onde se mistura com as fezes.
Estágio final: crisálida
As abelhas no estágio de desenvolvimento do testículo à pupa passam por um número suficiente de estágios para se tornarem adultos, e este é o estágio final. O esqueleto da pupa escurece e após 2-3 dias nasce um inseto jovem. Um inseto que nasce deve passar por 4 estágios de muda, após os quais ele roe a tampa e sai da célula.
As abelhas recém-nascidas têm um corpo macio com muitos pelos. No processo de desenvolvimento e crescimento, a casca endurece, os cabelos se desgastam. O desenvolvimento de um trabalhador leva 21 dias.
Muda final
O ciclo de desenvolvimento bastante rápido da abelha a partir das larvas não afeta o tamanho da vestimenta da abelha, ou seja, a casca, que se estende à medida que o indivíduo cresce. No momento, quando o manto fica pequeno demais para a abelha, a larva, que muitos apicultores chamam de criança, muda-o de acordo com seu tamanho.
É importante levar em consideração o fato de que no processo de crescimento e desenvolvimento, a larva de abelha muda 4 vezes, a duração é de cerca de 30 minutos:
- 12-18 horas após o nascimento da larva.
- A próxima muda ocorre 36 horas após a primeira.
- Para a terceira troca de roupa, 60 horas devem decorrer desde a eclosão.
- A muda final ocorre em 90 horas.
Quando a larva completa 6 dias de vida, ela ocupa a célula completamente. Ao mesmo tempo, nenhuma mudança é observada na muda e no corpo da futura abelha.
Como as abelhas se desenvolvem em um buraco
O processo de desenvolvimento da cria em abelhas selvagens e domésticas não é muito diferente. Os insetos passam por estágios de desenvolvimento semelhantes. A única exceção é que os apicultores podem fornecer às suas colônias de abelhas o microclima necessário para o desenvolvimento das larvas, enquanto as abelhas selvagens fazem tudo sozinhas.
Além disso, é importante levar em consideração o fato de que as abelhas domésticas utilizam as mesmas células para criar seus filhotes um grande número de vezes. Até que o apicultor os substitua. Já no processo de atividade vital das larvas, as células diminuem e nascem indivíduos fracos. As abelhas selvagens preenchem as células da ninhada com mel, pois essas células se tornam muito mais fortes com o tempo e, como resultado, não entram em colapso.
Conclusão
As larvas das abelhas são o primeiro estágio de desenvolvimento da ninhada. Via de regra, as larvas recebem grande quantidade de alimento e, com ele, os elementos valiosos necessários ao seu pleno desenvolvimento. Enquanto mantêm o microclima necessário, nascem indivíduos saudáveis, que rapidamente começam a desempenhar suas funções diretas na família das abelhas.