Contente
A maioria das pessoas pensa nas abelhas como insetos amarelos com listras pretas. Mas existem outras variedades: indivíduos negros. As abelhas de carpinteiro são encontradas na natureza, domar ainda não é possível. No total, são mais de 700 variedades de abelhas carpinteiras, dependendo da área de distribuição: americanas, alemãs, africanas, sicilianas, europeias, da Rússia central.
Abelha de carpinteiro: descrição com foto
A abelha carpinteira comum tem corpo preto e asas roxas. Recebeu esse nome incomum devido ao amor por se instalar em sótãos, árvores, postes de madeira. Os insetos não formam famílias grandes, não diferem no comportamento agressivo para com os humanos. Pernas grandes e desgrenhadas permitem que o inseto carregue grandes quantidades de pólen.
Qual a aparência de uma abelha de carpinteiro
A aparência muitas vezes torna possível confundir uma variedade de abelhas com uma mosca, uma abelha. É uma grande abelha negra com corpo denso e arredondado. As fêmeas são maiores que os machos, tamanho do corpo de 2 a 3 cm. Na área da cabeça, a cor é azulada ou roxa. O carpinteiro tem asas roxas com veias azuis. O corpo e as pernas do inseto são cobertos por um grande número de pêlos. Ao molhá-los previamente, a abelha carpinteira é capaz de coletar uma grande quantidade de pólen e processá-lo em néctar. A prole de um carpinteiro se alimenta de néctar.
Apenas as abelhas carpinteiras fêmeas têm ferrão. Zangões de árvore não podem picar. Após uma mordida, o caruncho perde o ferrão e morre.
Área de distribuição
A área de distribuição das abelhas carpinteiras é bastante ampla. A abelha preta, como na foto, pode ser encontrada na Europa Central e Ocidental, Transcaucásia, Ásia Central, Oriente Médio, Mongólia.
No território da Ucrânia, a abelha carpinteira está listada no Livro Vermelho. Na Rússia, as abelhas carpinteiras são encontradas nos Urais, no norte do Cáucaso, em Stavropol, Krasnodar e na região de Moscou.
O que as abelhas da madeira comem
A abelha arbórea se alimenta do néctar de mais de 60 plantas com flores. Estas não são apenas plantas herbáceas, trevo vermelho, mas também árvores e arbustos. As abelhas carpinteiras gostam especialmente de acácias brancas e amarelas.
As abelhas carpinteiras embebem o pólen com saliva, néctar. Os micróbios da saliva ativam o processo de fermentação. O resultado é pão de abelha ou pão de abelha.
Ciclos de vida de características de criação de abelhas carpinteiras
A abelha negra, carpinteira, é solitária, não vive em família. A fêmea cria uma casa separada, uma prole separada. Para fazer o ninho, a abelha cava um túnel na madeira morta. Para fazer isso, a abelha carpinteira usa poderosas mandíbulas de mastigação.
Durante a época de reprodução, os drones voam em torno de sua área, tentando afastar possíveis rivais. Para proteger o terreno, os machos escolhem as terras altas para que seja mais conveniente patrulhar o território. Durante este período, as fêmeas começam a voar mais alto para encontrar o tão esperado cavalheiro mais rápido.
No fundo do túnel escavado na madeira, uma massa nutritiva de néctar e pólen é depositada. Ovos são postos nele. A larva que emerge do ovo se alimentará dessas reservas até o estágio de uma abelha carpinteira adulta.Diretamente acima do ovo, uma abelha fêmea negra constrói uma partição de pequenas partículas e serragem coladas com saliva.
Cada célula serve para seu próprio ovo, uma nova célula é criada no topo, uma estrutura inteira de vários andares está sendo erguida.
A abelha carpinteira preserva o ninho até meados do outono, e todo esse tempo o protege. Então, a abelha carpinteira morre.
A larva se transforma em pupa no final do verão. As abelhas carpinteiras pretas jovens permanecem em suas tocas durante o inverno e só voam na primavera. É então que podem ser vistas jovens abelhas negras com asas azuis. As abelhas carpinteiras pretas começam a criar seus próprios ninhos no final de maio.
Se a abelha morde o carpinteiro ou não
As abelhas carpinteiras raramente mostram agressividade para com os humanos. Se você não tentar destruí-la ou interferir com ela, ela ficará em paz. Ao encontrar uma pessoa, na ausência de perigo, ela continua seu caminho com calma. Se você provocar e tentar agarrar esses insetos, poderá obter uma picada bastante dolorosa. Ao mesmo tempo, a picada permanece no corpo humano, como acontece com a picada de uma abelha comum.
Quão perigosa é a picada de uma abelha de carpinteiro
É importante entender que a picada de uma abelha não é apenas dolorosa, mas também venenosa. Se uma pessoa é saudável e não sofre de hipersensibilidade, então um tumor se forma no local da picada.
O veneno da abelha carpinteira tem um efeito deprimente no sistema nervoso humano. Portanto, um choque nervoso muitas vezes se torna um efeito colateral da picada de tal inseto.
Para evitar consequências desagradáveis, é recomendável arrancar imediatamente o ferrão. Então, o algoritmo de ações é o seguinte:
- Puxe o ferrão, tomando cuidado para não esmagá-lo.
- Esprema o veneno da ferida.
- Aplicar gaze de solução aquosa de amônia na ferida na proporção de 1: 5.
- Faça um curativo na ferida.
Na ausência de amônia, muitos especialistas aconselham aplicar sal na ferida. Deve ser misturado com água até obter uma consistência de lama espessa. Será possível reduzir a dor, aliviar o inchaço doloroso e reduzir uma reação alérgica.
Outra forma de medicina tradicional que ajuda com a picada de uma abelha é o suco de dente-de-leão. É necessário remover a picada, umedeça bem a ferida com suco.
Como lidar com as abelhas da madeira
O combate às abelhas da madeira é feito pelos diversos meios disponíveis. É importante não matar abelhas em grande número, uma vez que os insetos lenhosos são raros e estão incluídos no Livro Vermelho. Mas deixá-los ano após ano no local não é recomendado, uma vez que os insetos são perigosos em grande número para os humanos. As crianças sofrem com mais frequência, os insetos são os mais perigosos para quem sofre de alergias.
A abelha carpinteira azul pode se tornar um verdadeiro desastre se se instalar nas toras de uma casa ou em um celeiro. A maneira mais popular e fácil é usar música alta. Ajudará se insetos lenhosos aparecerem no jardim ou no local. Basta levar o sistema de áudio com graves altos para a rua, depois de um tempo você encontra um resultado positivo. O principal é que os vizinhos não se importem.
Como se livrar de uma abelha de carpinteiro em sua casa
Não funcionará livrar-se da abelha carpinteira da casa com a ajuda de música alta - são muitos os inconvenientes para os próprios residentes. Portanto, outros métodos são usados:
- ácido bórico ou carbaril - usado para destruir ninhos de vespas ativas;
- pesticidas em pó especializados;
- armadilha para abelhas.
A armadilha é usada não só em casa, mas também no local. É fácil de fazer com as próprias mãos.
Como destruir uma abelha de carpinteiro em um celeiro
Em instalações não residenciais e no local, a abelha de carpinteiro pode ser facilmente removida com pesticidas especiais que eliminam os ninhos ativos. Se não houver tais meios disponíveis, existem substâncias mais prontamente disponíveis:
- um limpador de carburador - qualquer motorista pode encontrá-lo na garagem, e as abelhas não morrerão ao borrifar essa substância, mas sairão rapidamente de seu habitat;
- gasolina, óleo diesel - são despejados diretamente nos ninhos, e a ação ocorre quase que imediatamente, depois que os líquidos entram nos ninhos da abelha da madeira;
- a ação mecânica ajuda se não houver muitas abelhas no local, caso em que podem ser derrubadas com uma raquete ou rede e depois esmagadas.
Com um método mecânico de destruição, é importante ter cuidado para que o inseto não pique. Pode haver complicações, especialmente se você tiver uma reação alérgica. É necessário derrubar um inseto flutuante com um golpe e, em seguida, esmagá-lo imediatamente.
Conclusão
A abelha carpinteira é diferente do famoso inseto amarelo brilhante com listras pretas. A abelha carpinteira é grande e roxa, leva uma vida solitária, usa árvores velhas e podres, tábuas e troncos como abrigo. Pode morar ao lado de uma pessoa. O comportamento não é agressivo, mas a mordida pode ser perigosa. Vale a pena se livrar desses vizinhos, mas com cuidado - o inseto lenhoso está listado no Livro Vermelho. As tentativas de domesticar esta espécie falharam.