Contente
- 1 Qual é a diferença entre uma vespa e uma abelha
- 2 Abelha e vespa: diferenças
- 3 Por que uma abelha morre depois de picar
- 4 Quanto tempo uma abelha vive após uma picada
- 5 Como distinguir uma abelha de uma vespa
- 6 Conclusão
A foto do inseto mostra as diferenças entre uma abelha e uma vespa, que devem ser cuidadosamente estudadas pelos moradores da cidade antes de partir para a natureza. Ambos os insetos picam dolorosamente e suas picadas podem causar reações alérgicas. Vale a pena conhecer os seus hábitos, os locais onde podem ser encontrados com maior frequência para se proteger a si e aos filhos de ataques. Além disso, ambas as espécies diferem em vários graus de agressividade.
Qual é a diferença entre uma vespa e uma abelha
Não é tão fácil para uma pessoa que vive em uma cidade grande distinguir imediatamente entre dois insetos voadores completamente diferentes. De aparência semelhante, eles emitem um som de zumbido. Além disso, quase não há diferenças nos tamanhos das espécies comuns encontradas na parte europeia do país. À primeira vista, sua coloração também pode parecer a mesma.
A tabela mostra as diferenças claras entre uma abelha e uma vespa:
Qual é a diferença | Abelha | Vespa |
Cor | Subjugado: faixas alternadas amarelo-mel e pretas no abdômen | Vívido: listras amarelas intensas no corpo alternadas com pretos ricos |
Contornos corporais | A forma oval-arredondada do abdômen, perto dos contornos são borrados devido às vilosidades no corpo | O corpo é liso, alongado, dividido em 2 partes desiguais por uma ponte estreita entre o tórax e o abdômen pontiagudo, os contornos são claros |
Onde eles se encontram | Em flores decorativas, em flores de árvores, em hortas, perto de tanques com água e torneiras localizadas na rua no campo | Em frutas doces maduras de árvores frutíferas, vegetais podres; em qualquer produto exposto na rua, incluindo carne crua, peixe, desperdício de comida, mesmo podre |
Comportamento | Eles picam apenas em caso de ameaça à própria vida, ao se aproximar da colmeia | Agressivo, pode picar sem ameaça aparente à vida |
A natureza da mordida | Picada uma vez, a picada permanece na ferida | Pode picar várias vezes, a picada da vespa arranca |
Abelha e vespa: diferenças
Existem muitas diferenças entre esses insetos, a começar pela aparência, modo de vida e comportamento.
Como distinguir externamente uma vespa de uma abelha
A característica mais marcante da diferença entre os dois insetos é a riqueza de sua cor listrada. O contraste expressivo de duas cores intensas que se alternam no corpo da vespa, o preto e o amarelo, deixa a pessoa imediatamente alerta no nível subconsciente.
A cor da abelha é mais suave, castanho-amarelado, não havendo uma transição nítida entre os tons suaves de amarelo e preto de listras no abdômen. Como você pode ver na foto, a abelha se diferencia da vespa por uma capa bastante felpuda. Em parte, essa impressão é conseguida devido às vilosidades densas por todo o corpo e nas pernas da abelha. A principal tarefa natural de um inseto benéfico é coletar mais pólen com a ajuda de seu "peludo" e transferi-lo para outra flor para polinização.
As diferenças na aparência de uma abelha e de uma vespa são fáceis de ver na forma de seus corpos. Devido ao grande número de vilosidades, o corpo da melaria não apresenta contornos pronunciados. A capa lisa da vespa delineia claramente sua cor natural predatória e agressiva com abdômen pontudo.
Também existem diferenças na estrutura das asas, na cor das pernas, mas são consideradas apenas por especialistas.Ao tirar uma foto macro em uma foto de uma vespa e uma abelha, a diferença é que a segunda tem formações especiais nas pernas, onde se acumula o pólen, as chamadas cestas. O resultado do trabalho é levado pelo inseto do mel até a colmeia para o bem comum.
Qual é a diferença entre uma vespa e uma abelha: uma comparação de estilo de vida
Esses representantes da ordem Hymenoptera, a subordem stalk-bellied, conforme definida pelos entomologistas, têm muitas espécies. As abelhas mais famosas:
- público melífero;
- solteiro.
Entre as vespas existem as mesmas variedades. A característica geral acima se aplica à maioria das espécies e outros representantes da ordem dos Hymenoptera. A diferença entre espécies sociais e indivíduos solitários é que os primeiros têm um útero para criar descendentes. Ela é cuidada por uma família, onde cada membro tem suas próprias tarefas e responsabilidades. E outras espécies, solitárias, se reproduzem independentemente. Mas todas as abelhas, independentemente de sua organização social, trabalham para polinizar várias plantas. Até 80% de todos os tipos de flora do planeta estão sob o "controle" das abelhas. Este é o seu propósito.
As abelhas constroem ninhos de favo de mel nas árvores, em fendas nas rochas e instalam-se em tocas de roedores abandonadas no solo. Todas as câmaras são cobertas com cera por dentro. Essa substância é uma diferença marcante, com a ajuda da qual você pode entender imediatamente qual ninho de inseto foi encontrado. O homem aprendeu a selecionar mel, cera e pólen para suas necessidades.
Nas colônias, a vespa cuida de si mesma. Insetos agressivos costumam se instalar perto de habitats humanos: em jardins, pequenos buracos sob os telhados. Os ninhos também têm a forma de um favo de mel, mas são construídos com partículas mastigadas de grama e madeira. As estruturas são geralmente de cor cinza.
Vespa e abelha: diferenças na nutrição
Os insetos têm alimentos completamente diferentes. As abelhas alimentam suas larvas e se alimentam de pólen e néctar. A diferença entre uma abelha e uma vespa é que esta última, sendo predadora, alimenta suas larvas com alimentos protéicos - lagartas, outros insetos, o que beneficia os jardins. Sua dieta também inclui néctar de flor, suco de frutas e vegetais, qualquer resíduo alimentar, incluindo proteínas estragadas, carniça.
As vespas dão mel
Algumas espécies de vespas do continente americano são capazes de coletar mel. Mas a cera não é produzida.
Vespas e abelhas: a diferença nas picadas
Picadas de insetos são igualmente dolorosas e podem causar sérios problemas para quem sofre de alergias. As consequências particularmente graves são na forma de choque anafilático. Foi notado que mais frequentemente os insetos picam as pessoas que usam perfumes e cosméticos. Esses odores químicos são percebidos por ambas as espécies como uma ameaça imediata para si mesmas. Frequentemente, atacam pessoas que suam após o exercício ou que ficam com a pele úmida após o banho. Os especialistas também argumentam que as pessoas que sofrem de alergia têm maior probabilidade de serem atacadas, em contraste com as pessoas que não sofrem dessa doença.
As diferenças entre uma picada de abelha e uma vespa na foto são quase imperceptíveis:
- ocorre inchaço, cuja magnitude depende das características da reação do corpo de uma determinada pessoa;
- a área onde o veneno está se espalhando fica vermelha.
A diferença na composição química da substância injetada pelo inseto:
- a vespa tem um veneno com reação alcalina, portanto, para neutralizá-lo, basta esfregar a ferida com vinagre;
- O veneno de abelha é caracterizado por uma reação ácida, após uma mordida eles se salvam esfregando a ferida com sabão comum ou álcool.
Diferenças entre a picada de uma vespa e uma abelha
A arma de defesa para os dois insetos é semelhante, mas há algumas discrepâncias. Estudando cuidadosamente nas fotos como a vespa difere da abelha, é possível notar a picada lisa da primeira, com pequenos entalhes na ponta. Um inseto irritante pica uma vez, mas pode picá-lo novamente, ao contrário de outras espécies.A picada de abelha é fortemente serrilhada, os dentes grandes são direcionados para cima.
Por que uma abelha morre depois de picar
Se uma abelha, protegendo a si mesma ou a sua colmeia, enfia o ferrão no tecido elástico do corpo, é difícil puxar sua arma de ataque por causa de seus dentes. Tentando se libertar, o inseto se solta da picada, mas deixa com ela parte de seus órgãos internos. Esse momento, apresentado na foto, é a principal diferença entre uma vespa e uma abelha.
Quanto tempo uma abelha vive após uma picada
A vida útil de uma abelha após ser picada depende de quanto dano ela recebeu. Acontece que um inseto vive apenas alguns minutos. Às vezes, 1,5-3 dias. Se as abelhas atacam insetos, que têm uma capa quitinosa dura, não elástica, ela tira o ferrão e permanece viva. Embora um estudo mais detalhado da vida de ambas as espécies e suas diferenças lance dúvidas sobre o resultado necessariamente feliz de tal ataque.
Como distinguir uma abelha de uma vespa
Resumindo as diferenças entre vespas e abelhas, é importante ressaltar que, após o primeiro conhecimento, qualquer citadino reconhecerá ambas. É necessário estudar bem e familiarizar as crianças em como distinguir uma vespa de uma abelha por meio de uma foto. A primeira coisa que chamará sua atenção é a cor brilhante do inseto zumbidor. Alternando listras pretas e limão, contornos corporais bem distinguíveis com uma extremidade pontiaguda predatória imediatamente sinalizam que uma vespa está voando por aí. O ouvido musical também distingue entre as diferenças de zumbido, embora os sons sejam muito semelhantes. Uma vespa pode se enrolar agressivamente em torno de uma pessoa se for atraída por algum tipo de cheiro de comida.
Os representantes da família das abelhas são mais pacíficos e reagem violentamente ao odor que os irrita das pessoas apenas perto das colmeias. Uma abelha que trabalha em uma flor nunca se distrairá de seu trabalho, se não for especialmente tocada. O comportamento da vespa é mais imprevisível e às vezes evita obter comida, ameaçando os humanos. Conhecendo bem a aparência de uma abelha e de uma vespa, você pode viver pacificamente com elas, sem consequências terríveis na forma de picadas.
A principal diferença é a cor da abelha, uma mistura de tons suaves de amarelo-preto, não tão provocantes. Zangões e vespas são muito maiores em tamanho.
Conclusão
As diferenças entre uma foto de abelha e uma vespa tirada durante a macro fotografia ajudarão a determinar o tipo de inseto. As abelhas são mais comuns nas flores, as vespas adoram frutas maduras e doces, migram para o cheiro de peixe fresco e carne. Em nenhum caso você deve investigar o ninho de Hymenoptera, que o defenderá ferozmente. Ao viajar para a natureza, é melhor abrir mão da perfumaria e dar preferência a roupas sem graça.