Enxame de abelhas

O enxame de abelhas é um processo natural de migração da colmeia, que ameaça o apicultor com perdas significativas. Um enxame de abelhas deixa o ninho por vários motivos. Na maioria das vezes, várias doenças ou superpopulação agem como um fator provocador. Conhecendo as medidas preventivas, é possível evitar a separação da colônia de abelhas.

O que é "enxame"

O enxame faz parte da família das abelhas que decidiu deixar as colmeias. Cada enxame tem um líder que é um útero. A maior parte do enxame é representada por trabalhadores. O resto das abelhas são chamadas de zangões. Sua principal função é a fertilização. Um enxame de abelhas consegue se deslocar a mais de 20 km de distância da família da mãe.

O vôo dos enxames de abelhas não depende dos pontos cardeais. A direção é escolhida, dependendo das condições meteorológicas. A principal tarefa das abelhas é encontrar um novo lar. O ambiente é avaliado pelas abelhas batedoras, que saem da colméia antes do restante dos indivíduos. A altura do local do enxerto depende diretamente do estado da família. As abelhas enfraquecidas podem ficar perto do solo ou perto da toca de qualquer animal. Enxames mais fortes correm para os galhos das árvores.

Atenção! Em média, um enxame contém de 6.000 a 7.000 abelhas.

Como as abelhas enxameiam

O enxame de abelhas é um processo de migração de insetos causado por causas naturais ou artificiais. Esse processo visa a preservação da população da espécie. No processo de enxameação, os indivíduos mais ativos, junto com a rainha, deixam a colmeia e vão em busca de um novo lar. Na maioria das vezes, os insetos são escolhidos por aceroleira, ameixa, viburno, coníferas ou bordo.

A enxameação que visa o crescimento reprodutivo é realizada no final da primavera - início do verão. Durante este período, o número de zangões no ninho da abelha aumenta e os ovos da rainha são postos. Devido ao trabalho ativo na colmeia, há pouco espaço. Se o apicultor não cuidar de expandir o ninho a tempo, as abelhas começarão a enxamear. Colônias de abelhas enfraquecidas se aglomeram no outono, à medida que conseguem ganhar força durante o verão.

Apesar de as abelhas saírem de casa repentinamente, esse processo pode ser previsto cerca de 7 a 10 dias antes do início. Durante este período, aparecem sinais característicos de enxame de uma colônia de abelhas. Apicultores experientes prevêem a migração com base nas células-rainha formadas nos favos. Em alguns casos, é necessária uma enxameação artificial de abelhas. Por exemplo, quando o útero está doente ou o ninho está arruinado durante o período de inverno.

Na maioria das vezes, apenas um enxame emerge da colmeia. Mas há casos em que vários são liberados de uma vez. Mas em tais situações, o útero em enxames subsequentes será infértil. O apicultor deve capturar este enxame e combiná-lo com o existente. Isso ajudará a aumentar as chances de uma colônia de abelhas bem-sucedida no futuro. O recém-formado, separado do antigo, um enxame de abelhas da apicultura é denominado juvenil.

Causas do enxame de abelhas

O enxame de abelhas ocorre sob a influência de fatores provocadores internos ou externos. A causa mais comum é a superpopulação da colmeia. Este problema pode ser facilmente evitado se detectado a tempo. As seguintes razões também podem provocar enxameação:

  • violação da troca de ar na colmeia;
  • envelhecimento do útero;
  • quantidade excessiva de criação de abelhas;
  • superaquecimento do ninho como resultado da seleção inadequada de sua localização;
  • falta de espaço no ninho.

Indivíduos trabalhadores da família das abelhas estão interessados ​​em condições favoráveis ​​para atividades vigorosas. A troca de ar perturbada e as altas temperaturas podem provocar a saída de abelhas para fora do território habitado. Para evitar o entupimento da colmeia, é necessário espaçar amplamente as entradas e fechar periodicamente o apiário da exposição direta ao sol. O enxame de abelhas, cuja foto está localizada acima, não deixará a colmeia se todas as condições favoráveis ​​forem criadas nela.

Um enxame de abelhas está em proporção direta ao estado do útero. Se o processo de postura dos ovos parar devido à doença da rainha ou ao seu envelhecimento, as abelhas precisam de uma nova rainha. A essa altura, o apicultor precisa cuidar da criação de um novo líder. Se isso não acontecer, o processo de enxameação começa.

O infeliz estado de coisas na colmeia é evidenciado pelo grande número de coberturas. Nesse caso, as abelhas não conseguem se levantar do solo. Eles se tornam muito pesados ​​devido à infestação de ácaros. Como fonte de infecção, os carrapatos enfraquecem as defesas da família. Por fim, algumas abelhas deixam a colmeia em busca de um novo lar. Se a ação for tomada a tempo, a migração pode ser evitada. Mas, neste caso, você precisará fazer esforços para restaurar a imunidade das abelhas.

Por que as abelhas se aglomeram durante a colheita do mel

O período de colheita do mel é acompanhado por um aumento diário do peso da colmeia em 3 kg. Em média, isso leva cerca de 10 dias. A família está empenhada em prover-se de reservas para o inverno. Mas às vezes podem surgir problemas, como resultado dos quais parte da família sai de casa. A principal razão para o início da enxameação durante a coleta de mel é o crescimento da colônia de abelhas. Os trabalhadores não têm espaço suficiente, por isso ficam ociosos. O útero, por sua vez, não pode botar ovos. Nesse caso, as abelhas deixadas sem trabalho começam a construir células rainhas. Depois de selados, o grande enxame sai de casa com a rainha.

Conselho! Para detectar sinais a tempo, é recomendável examinar as colmeias com a maior freqüência possível.

Quantas abelhas em 1 kg de enxame

O enxame de abelhas, localizado na foto abaixo, com peso de 1 kg, contém mais de 6.000 operárias. O peso médio de uma abelha é de cerca de 0,15 g.

Para onde voam os enxames

É quase impossível prever em que direção o enxame irá voar. Na maioria das vezes, eles encontram uma nova casa a 8 km da antiga. Durante sua jornada, o enxame faz uma pausa enquanto abelhas batedoras voam em busca da moradia mais adequada. Freqüentemente, os apicultores, percebendo os sinais de uma enxameação iminente, montam armadilhas. São eles que o enxame escolhe como uma nova colméia. Para aumentar as chances, é necessário formar várias armadilhas ao mesmo tempo.

Qual útero permanece na colmeia após o enxame

Quando se trata de enxamear na primavera, a velha rainha sai voando da colmeia. Nesse momento, um jovem se torna viável. Se ela estiver doente ou se o apicultor tiver cortado propositalmente suas asas, o enxame é realizado sob a liderança de uma jovem rainha. Conseqüentemente, a velha rainha permanece na colmeia.

Em que mês as abelhas enxameiam

Se a colônia de abelhas for forte o suficiente, a enxameação ocorre em maio ou no início de junho. As abelhas enfraquecidas começam a colocar células rainhas mais tarde do que o necessário. Portanto, eles enxameiam na queda. O principal antecedente é interromper a postura de ovos pelo útero. As abelhas tornam-se menos ativas e voam cada vez menos para fora da colmeia para coletar néctar. A construção de favos de mel também é interrompida. As abelhas operárias passam a maior parte do tempo na plataforma de desembarque.

Quando as abelhas soltarem seus últimos enxames

O processo de enxameação ocorre em etapas. Primeiro, o enxame de pervak ​​deixa a colmeia. Acontece na primeira metade do dia, das 10h às 14h.O enxame é enxertado em árvores próximas enquanto as abelhas exploradoras procuram um novo lar. O segundo enxame deixa a colmeia em 4-5 dias.

Quando as abelhas param de enxamear

Normalmente, o processo de enxameação termina com a chegada do frio. O período máximo de enxameação possível é de setembro a outubro. O ciclo anual de uma colônia depende muito das condições climáticas da área em que estão localizadas.

Comente! Em algumas partes do sul da Rússia, o último enxame pode surgir em novembro.

Trabalhando com enxames de abelhas

As ações do apicultor durante a enxameação das abelhas dependem do quão forte é a família e em que período ocorre a migração. Se o enxame saiu da colmeia alguns dias antes do início da coleta do mel, isso significa que as abelhas têm um grande suprimento de energia de trabalho. Você deve se preparar para o processo de enxameação muito antes de começar. É necessário preparar novas colmeias e quadros com terra firme.

No início, o enxame é enxertado próximo ao local anterior. Sabendo onde ocorreu a parada, o apicultor pode remover o enxame. Isso exigirá uma escada, um enxame e uma rede de aterrissagem improvisada:

  1. A remoção é realizada após o enxame se acalmar completamente.
  2. O enxame é colocado sob a colmeia e as abelhas são sacudidas com a ajuda de solavancos.
  3. Em seguida, o enxame com uma parte das abelhas é pendurado próximo ao local da enxertia.
  4. Novos indivíduos voarão para ele.

O processo de adaptação das abelhas ao novo local é realizado de forma gradual.

Como fazer um enxame artificial de abelhas

Às vezes, há interrupções no trabalho da família das abelhas. Na maioria das vezes, as razões para os desvios incluem a ausência de um útero ou força familiar insuficiente. Nestes casos, os apicultores provocam a enxameação, assumindo o controle da população de insetos. Os métodos mais comuns de enxameação artificial incluem:

  • dividindo a colônia de abelhas em duas partes;
  • placa no útero;
  • a formação de camadas.

As vantagens da enxameação artificial incluem:

  • aumentar a capacidade reprodutiva das colônias de abelhas;
  • a capacidade de planejar o processo de enxameação;
  • não há necessidade de estar constantemente no apiário para o apicultor;
  • controle sobre a produtividade de cada família individual.

Como determinar onde está o enxame e onde estão as abelhas ladrões

Apicultores experientes devem ser capazes de distinguir o enxame de abelhas ladrões. O principal critério é o comportamento dos indivíduos que aparecem na colmeia. Se as abelhas operárias entrarem e saírem da colméia calmamente, os ladrões reagem com medo a cada barulho. Eles procuram uma brecha para entrar na colmeia. Se a abelha passar despercebida, ela tira o mel da colmeia e volta para buscá-lo. Outros indivíduos chegam com ela. As abelhas sentinelas imediatamente tentam paralisar o ladrão pego cravando um ferrão nele.

Impedir o roubo de néctar não é fácil. A melhor maneira é mudar a localização da colmeia. Mas a maneira mais fácil é prevenir o roubo. Para evitar o ataque de ladrões na colônia de abelhas, você deve ter muito cuidado. É indesejável deixar as entradas das colmeias abertas por muito tempo. Também é importante monitorar a saúde do útero. Famílias enfraquecidas são mais frequentemente atacadas.

Como adicionar um enxame a uma família fraca

Um enxame que deixou sua casa é chamado de errante. Depois de pegá-lo, você precisa determinar onde é melhor colocá-lo. Uma opção é plantar o enxame em uma família fraca. Para fazer isso, você deve aguardar a manifestação de sinais de ausência de rainha na colmeia. Só depois disso, o enxame é despejado no favo de mel ou na frente da entrada. Isso evita conflito entre as abelhas. Antes de migrar os insetos, é aconselhável polvilhar com calda de açúcar.

As primeiras abelhas novatas exalam um odor característico. Ele atrairá o resto da família com ele. O processo de reassentamento completo geralmente não leva mais de 30 minutos. Quando todas as abelhas tiverem entrado na colmeia, você pode começar a alinhar a largura do ninho. Após cerca de uma semana, você pode aumentar a produtividade da família adicionando vários quadros de cria. Se o útero no enxame for muito velho, ele será substituído por um mais jovem e ativo.

Importante! O momento mais favorável para o replantio é o período de coleta do mel. É melhor transferir as abelhas no final da tarde para evitar o ressurgimento.

Como um enxame tardio pode ser preservado

Com a abordagem certa, o apicultor pode manter um enxame tardio. Desde que as condições necessárias sejam fornecidas, as abelhas hibernarão com sucesso e estarão prontas para o trabalho na primavera. A melhor opção seria unir o enxame a outra família. Você também pode colocar insetos em uma casa de inverno equipada com um termostato. É igualmente importante garantir uma boa troca de ar na colmeia e alimentar a família.

As abelhas podem enxamear em agosto

O enxame de abelhas em agosto não é incomum. É provocada pelos erros dos apicultores, em resultado do desenvolvimento de doenças ou da superpopulação. As estatísticas mostram que as abelhas enxameiam com mais frequência no outono do que no final do verão. Nesse caso, você notará um aumento na atividade da colmeia. O útero começa a voar e para de pôr ovos. Uma causa comum da enxameação em agosto é o estado enfraquecido da família.

O que fazer com enxames de agosto

Normalmente, em agosto, a colheita é realizada após o término da colheita do mel. Durante este período, atenção especial deve ser dada ao enxame. As abelhas enxameiam em julho e agosto como resultado de qualquer perturbação no trabalho interno da colmeia. Portanto, é importante criar o maior número possível de rainhas jovens para que a colônia de abelhas seja produtiva na primavera.

Inicialmente, as abelhas são alimentadas. Em seguida, é realizado o tratamento preventivo da moradia contra carrapatos. Também é importante determinar a quantidade de reservas alimentares e avaliar a força da colônia de abelhas. Os quadros danificados e meio vazios são removidos da colmeia. Isso evita o crescimento de fungos e ataques de roedores.

O estado da colônia de abelhas é avaliado pela ninhada no ninho. É importante manter o maior número possível de indivíduos viáveis ​​para o inverno. A intensidade do seu trabalho na primavera depende disso. No meio da habitação das abelhas, devem ser colocados favos com cria. Os favos de mel são colocados ao longo das bordas e os favos de mel um pouco mais longe. A colmeia é cuidadosamente isolada, após o que um agente protetor contra roedores é colocado no entalhe. A área de inverno é cuidadosamente limpa e elimina a umidade elevada. É igualmente importante lidar com a descontaminação do futuro local de invernada.

A alimentação das abelhas é preparada com xarope de açúcar misturado com água em proporções iguais. Em casos raros, o leite é substituído por água. Para aumentar as defesas da colônia de abelhas, a colmeia é borrifada com uma decocção de absinto, coníferas ou mil-folhas.

Com o início do frio, é necessário monitorar regularmente o estado das abelhas. Durante este período, o risco de ataque por abelhas ladrões aumenta. É aconselhável verificar a colmeia tarde da noite, a partir das 21:00 h. Em caso de suspeita da presença de estranhos é necessário bloquear o acesso às entradas. Também é recomendado observar as seguintes regras:

  • você não pode realizar o enfeite superior antes da data de vencimento;
  • você precisa se certificar de que não há rastros de doce ao lado da colmeia;
  • não seque favos ao alcance de insetos selvagens;
  • é necessário monitorar regularmente a colmeia.

Conclusão

Um enxame de abelhas sai de casa apenas quando existem condições desfavoráveis ​​para uma reprodução posterior. A principal tarefa do apicultor é proporcionar atendimento de qualidade e proteção contra insetos e intempéries. A ação correta e oportuna ajudará a prevenir as consequências negativas da enxameação.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção