Contente
Blackthorn é um arbusto de crescimento selvagem, cujos frutos têm um sabor azedo. As bagas, como todas as partes da planta, têm propriedades medicinais. Mas devido ao seu sabor específico, praticamente não são consumidos frescos. Porém, com base nos frutos da ameixa brava, fazem geléias, geléias e sucos para o inverno. E você também pode secar o espinho para uso futuro. Este método de apanha permite conservar a colheita por muito tempo e ter sempre à mão frutos saudáveis. Mas para que os espinhos secos retenham a maior parte das vitaminas e minerais, o procedimento deve ser realizado corretamente.
Propriedades medicinais e contra-indicações de abrunho seco
O abrunheiro seco possui uma rica composição química, o que explica suas propriedades medicinais. Contém um complexo de vitaminas, minerais, taninos, ácidos orgânicos, fibra alimentar e amido. Além disso, essa preparação contém muitos monossacarídeos, aminoácidos e óleos essenciais.
Propriedades curativas do produto:
- restaura a microflora;
- elimina o aumento da flatulência;
- ajuda com náuseas;
- tem um efeito sedativo;
- aumenta a elasticidade dos vasos sanguíneos;
- fortalece o sistema imunológico;
- normaliza o funcionamento do fígado, rins;
- previne o desenvolvimento de adenoma da próstata;
- reduz a dor durante a menstruação;
- acelera os processos metabólicos;
- promove a descarga de escarro;
- ajuda na inflamação da cavidade oral;
- reduz o nível de colesterol ruim.
Apesar dos benefícios dos frutos secos de abrunheiro, em alguns casos, eles podem ser prejudiciais à saúde.
As principais contra-indicações:
- gastrite;
- úlcera;
- aumento da acidez do estômago;
- intolerância individual.
Escolher e preparar espinhos para secar
Para a colheita, você precisa usar frutas silvestres maduras. Eles se distinguem por uma rica tonalidade roxa e têm uma flor azulada. As bagas amadurecem no mato em setembro, mas ao mesmo tempo aderem bem aos ramos e não se desintegram. A colheita deve ser realizada após as primeiras geadas, pois os taninos são parcialmente destruídos nas baixas temperaturas. Isso faz com que os bagos se tornem mais doces e sua adstringência diminua.
Para a secagem, é necessário escolher frutas inteiras e elásticas sem sinais de danos e danos mecânicos. Os bagos devem ser separados inicialmente e todos os talos devem ser removidos. Em seguida, devem ser bem lavados, colocados em uma peneira e deixados por meia hora para escoar o restante da água.
A abrunheira pode ser seca com ou sem sementes. Na segunda opção, a vida útil do produto acabado aumenta significativamente. Antes da secagem, os frutos devem ser preparados adicionalmente. Para fazer isso, despeje água fervente sobre eles por 3 minutos, depois retire e seque um pouco.
O escaldamento ajuda a suavizar os frutos de abrunho. Se forem secos como um todo, nesse caso aparecem pequenas fissuras na casca, o que acelera significativamente a evaporação da umidade. E se você precisar obter os ossos, o branqueamento simplifica muito esse procedimento.
Como secar espinhos em casa
Você pode secar as frutas do abrunheiro em casa ao ar livre, no forno e na secadora elétrica. Cada um desses métodos tem suas próprias características, às quais você precisa prestar atenção.
Secando espinhos ao ar livre
Para este tipo de secagem, prepare uma assadeira grande e funda e despeje as frutas em uma camada. Puxe a gaze por cima e fixe-a para que as moscas e as vespas não se sentem. Coloque a assadeira de forma que fique exposta à luz solar ao longo do dia. À noite, é recomendável levar a peça de trabalho para a sala para que os frutos não fiquem úmidos.
Você precisa secar as frutas ao sol por 4-5 dias, dependendo do tamanho. Durante esse tempo, eles devem ser revirados periodicamente para que a umidade evapore por igual. Em seguida, transfira a peça de trabalho para a sombra e seque por mais 3-4 dias.
Os frutos secos devem ser firmes e firmes ao toque. Para obter espinhos secos, a duração da peça de trabalho ao ar livre deve ser reduzida à metade.
Como secar espinhos no forno
Usando um forno, você pode acelerar significativamente o processo de evaporação da umidade. Mas, neste caso, o procedimento é realizado em várias etapas, observando um determinado regime de temperatura.
Processo de cozimento:
- Prepare uma assadeira.
- Cubra com papel manteiga.
- Organize as matérias-primas em uma camada.
- Aqueça o forno a 50 graus.
- Coloque uma assadeira com espinhos por 4 horas.
- Em seguida, desligue o forno.
- Deixe os bagos em local seco por 5 horas.
- Na segunda etapa, pré-aqueça o forno a 70 graus.
- Misture bem as bagas.
- Leve ao forno por mais 4 horas.
- Retire e guarde 4 horas em local seco.
- No terceiro estágio, aumente o modo de secagem para 75 graus.
- Mantenha os espinhos no forno até ficarem macios, ou seja, cerca de 2-3 horas.
Secando espinhos em uma secadora elétrica
Um secador elétrico também ajuda a simplificar o processo de cozimento. Nesse caso, o procedimento também deve ser realizado em várias etapas, necessárias para a evaporação uniforme da umidade da matéria-prima.
Processo de cozimento:
- Disponha as bagas em bandejas em uma camada.
- Coloque em um secador elétrico, defina o modo para 45-50 graus.
- Suporta 3-4 horas.
- Retire paletes com matéria-prima.
- Deixe esfriar em temperatura ambiente por 2-3 horas.
- No próximo estágio de secagem, aumente a temperatura para 60 graus.
- Misture as bagas e reorganize as bandejas.
- Seque por 3-4 horas.
- Retire a peça de trabalho e faça uma pausa de 4 horas.
- No futuro, aumente o modo para 75 graus.
- Misture novamente e troque os paletes.
- Mantenha essa temperatura até que esteja cozido por cerca de 4 horas.
Como armazenar espinhos secos
Você pode armazenar a peça de trabalho em sacos de tecido, sacos de papel e caixas de papelão. Mantenha os espinhos secos em um local escuro e seco. Condições necessárias: temperatura não superior a +20 graus e umidade entre 65-70%.
A vida útil de frutas secas inteiras é de 1 ano e as bagas sem caroço - 24 meses. Durante o armazenamento, mudanças bruscas de temperatura não devem ser permitidas e a exposição à luz solar direta deve ser excluída.
Aplicação de espinhos secos
O produto acabado pode ser usado para fins culinários e medicinais. Na verdade, a maioria dos componentes úteis são preservados na peça seca.
A andorinha-do-mar é usada para cozinhar:
- compota;
- caldo;
- kvass;
- tintura fortificada.
Espinhos secos sem caroço podem ser usados como recheio de tortas, bem como em muesli e cafés da manhã rápidos.
Conclusão
Os espinhos podem ser secos de várias maneiras, mas independentemente disso, o produto final retém a maior parte das vitaminas e minerais. Portanto, essa preparação, em contraste com o congelamento e a preservação, é mais útil. E o produto acabado pode ser usado na culinária e na medicina tradicional. No entanto, é importante garantir o armazenamento adequado.